Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 3, 2013 Membros de Honra Postado Agosto 3, 2013 Em homenagem e comemoração a conquista do Pico Paraná, realizada dia 13 de julho de 1941 por Rudolfo Stam, Alfredo Mysing, e Reinhard Maack, a Associação Montanhistas de Cristo realiza um evento chamado 5 Cumes, que consiste em subir 5 montanhas do Ibitiraquire com 5 equipes simultaneamente. O 5 Cumes é realizado todo ano desde 2002 sempre no mês de aniversário da conquista. As montanhas escolhidas foram o PP, Caratuva (as mais altas), Ferraria (a mais ao norte), Ciririca (a mais ao sul) e o Tucum. Esta escolha tem uma explicação, é que de cada uma destas montanhas pode-se avistar as outras quatro, sendo assim possível se comunicar por rádio e sinais de lanterna. No final do domingo todos se encontram no Tio Doca para comer chuleta com polenta e contar os causos. Neste ano o 5 Cumes teve sua data alterada por causa do mal tempo, sendo adiado para o final de semana 27 e 28 de julho. Isto causou uma série de desistências devido a problemas com agenda e o tão temido “vento leste”, que insistia em soprar e mandar nuvens para a serra, apesar da previsão do tempo insistir em tempo bom, o que se concretizou. Acabou sobrando eu e Matias para subir o Tucum e Cidinha no PP. Cover & Soraia iriam atacar o Caratuva no domingo, o que o Zeca acabou fazendo também, mas no PP. Como a trilha para o Tucum é mais curta saímos sábado mais tarde do que de costume, 09h00min. Seguimos em direção a São Paulo pela BR116 até chegarmos à localidade de Terra Boa, aonde seguimos em direção a Fazenda da Bolinha, ponto de início da trilha do Tucum e também do Ciririca. Chegamos às 10h00min e não tinha mais ninguém por lá, sinal que o mal tempo durante a semana afastou a galera mesmo. Começamos a caminhada bem tranquilos, porque tínhamos tempo de sobra pra chegar em nosso local de pernoite, o Tucum, pois tínhamos planejado no domingo um ataque ao Cerro Verde, montanha que eu ainda não conhecia. A trilha começa suavemente cruzando o rio Samambaia 7 vezes para depois começar a subir em direção à bifurcação Tucum-Ciririca. Neste trecho encontram-se as árvores gigantes, 3 grandes exemplares de nossa floresta que chamam a atenção. Chegamos à bifurcação e encontramos a árvore onde estavam fixadas as placas que indicam os destinos caídas. Procuramos e achamos as plaquinhas e as fixamos novamente no que restou da árvore. Aqui se inicia a subida das encostas do Camapuã, e a subida aperta. Mais a frente saímos da mata para andar pelos campos de altitude, e aqui começa a famosa “rampa do Camapuã”, uma subida reta por pedras e capim numa inclinação constante de +/- 50°, haja perna, a panturrilha chega a esquentar!!! No cume do Camapuã temos a primeira vista da serra: o PP, Itapiroca, Caratuva e Ferraria ao norte, Tucum a leste e Ciririca e Agudos pro sul. Dá pra ver a BR116 e as pontes sobre a represa Capivari, visual de 360°. Tiradas as devidas fotos partimos para o Tucum descendo o vale que os separa, e na subida pegamos água na bica disponível eu sua encosta. Chegamos ao Tucum pouco depois das 15h00min e o visual se abre com a vista da Baía de Paranaguá e toda cadeia de montanhas do Ibitiraquire. As nuvens que ainda persistiam começam a baixar, e temos um por do sol magnífico com um tapete de nuvens cobrindo o litoral e as montanhas todas se sobressaindo. É nessa hora que sei o porquê de passar horas andando com uma mochila pesada nas costas, pegando sol e chuva e dormindo no chão duro... Depois de muitos cliques começamos a prepara a janta, calabresa frita de aperitivo, feijão e arroz (com calabresa, é claro) e chocolate bis de sobremesa. Ainda rolou um chazinho pra esquentar, porque à noite o frio veio com força. Ficamos mais um pouco jogando conversa fora, tentamos alguns cliques noturnos das luzes de Antonina e Paranaguá (que não deram certo, nestas horas minha poit and shot não favorece) e fomos vencidos pelo cansaço. O planejado era acordar cedo, ver o nascer do sol e partir para o ataque ao Cerro Verde. O dia seguinte amanhece ainda mais bonito; nenhuma nuvem no céu, sem palavras... Após muuuuuitos cliques e um farto café da manhã partimos para o Cerro Verde. A trilha começa ao lado da área de acampamento no cume do Tucum, e desce pela face leste. E que descida...depois da piramba chegamos ao vale dos perdidos, mas que agora está marcado e com as bifurcações sinalizadas, tranquilo. Começamos a subida ao Cerro Verde alternando por campos e macega, trilha chata pra se fazer de cargueira, ainda bem que fomos de ataque. Chegamos ao cume do Cerro Verde perto das 11h30min, e o que falam dele é verdade, uma das melhores vistas pro PP. Depois de um breve lanche (e muitos cliques, é claro) iniciamos a volta. Lembrar que teremos que subir as encostas empinadas do Tucum fazem as pernas esquentarem por antecipação... mas depois de 01h30min de caminhada e muita subida estamos de volta ao Tucum. Hora de fazer o almoço e arrumar a tralha toda, sem pressa. O dia está um espetáculo e temos tempo de sobra pra chegar no Posto Tio Doca e encontrar os outros participantes do 5 Cumes. Na volta encontramos o Getúlio (que tinha abortado a missão Ferraria) no cume do Camapuã com sua mãe, Maria de Lourdes. A volta foi tranquila, chegamos à fazenda no início da noite. Ainda sobrou tempo para a confraternização no Tio Doca, aonde comemos chuleta com polenta na companhia dos ilustríssimos colegas Cover, Soraia, Zeca, Getúlio, D. Lourdes e Matias. A Cidinha não pode esperar e a Lucimara apareceu não sei da onde e foi embora não sei porque, só deu oi/tchau pra galera. Mais um grande final de semana abençoado por Deus na companhia da galera nota 1000 da AMC,conquista de uma montanha inédita (para mim), tempo excelente, visual maravilhoso e muitas fotos e filmes... Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 3, 2013 Autor Membros de Honra Postado Agosto 3, 2013 Vídeo oficial da pernada. Citar
Membros Carol Montoaneli Postado Agosto 6, 2013 Membros Postado Agosto 6, 2013 Sensacional Otávio! aliás... como sempre, né?! Beijos!!! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 6, 2013 Autor Membros de Honra Postado Agosto 6, 2013 Valeu Carol!!! Mas eu só conto com foi e tiro fotos, toda beleza e esplendor é graças ao Criador... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.