Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

olá Crisfe, bem vinda !!

como vc leu as infos aqui, poderia ter percebido que guias são obrigatórios para entrar no parque. sempre tem guia na entrada e + gente procurando parceria pra rachar os 100 pilas (ou confira as dicas sobre os guias. p.ex.: chapada-dos-veadeiros-o-paraiso-inesquecivel-t42728.html , chapada-dos-veadeiros-t65594.html e chapada-dos-veadeiros-tive-que-ir-de-novo-pela-terceira-vez-t68329.html )

mas tem muitos picos que pode ir sem guia mesmo, só pesquisar bem ou se embrenhar com cuidado.....

indo em novembro já começam as chuvas, mas ñ deve atolar, da pra ir tranquilamente com carro comum (só q tem uns trajetos mais pedreiros)

boas trips !!

• Membros de Honra
Postado

Fim da obrigatoriedade de guias na Chapada dos Veadeiros é oficializado

Foi oficializado o fim da obrigatoriedade da contratação de guias no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em Goiás. O comunicado foi enviado pelo presidente do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Ricardo Vizentin ao presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) Silvério Nery.

Segundo a carta, a medida será implantada até o fim do mês de agosto, primeiro no Circuito dos Saltos e em seguida no Circuito dos Cânions.

Ao mesmo tempo, o documento reconhece a importância da atuação de condutores junto aos turistas e recomenda os passeios guiados. Para o Ministério, isso enriquece a experiência, além de promover novas atividades econômicas para a população local.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi a primeira unidade de conservação a obrigar os visitantes a ter um guia de acompanhante durante os passeios, e também uma das últimas a manter a exigência.

Saiba mais em: http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2781-sinalizacao-de-trilha-desobriga-visitante-de-contratar-guia.html

[creditos]Webventure[/creditos]

• Colaboradores
Postado

Bom dia Sandro!

Que pena ligar o computador e dá de cara com essa notícia. Estive na chapada em julho e o guia que nos levou comentou dessa possibilidade. Eu, como frequentadora da Chapada há 10 anos, conheço bem aquelas terras e digo: O Parque não poderia ficar sem guia! Ele é muito grande, a sinalização inexistente (podem colocar placas e o que for... mas quero ver com o tempo como elas ficarão!), as trilhas muitas vezes são de difícil acesso.

É lamentável que uma ordem que trouxe tantos benefícios para os locais e visitantes seja simplesmente desfeita. Quero ver até quando! Será que vai precisar alguém ficar perdido, afogar ou cair em um cânion para repensarem? Fatos esses, que ocorrem na chapada corriqueiramente por falta de segurança em cachoeiras que os visitantes podem fazer suas trilhas de forma autônoma...

Eu mesma, já me perdi por 2 horas com um amigo em uma trilha.

A minha dica é: NÃO FAÇAM O PARQUE SEM GUIA!

Grata Sandro! Pela atualização! ;)

• Membros de Honra
Postado

Oi Cris.

Sou mais um daqueles viajantes independentes, montanhistas, trilheiros e principalmente cidadão de um país que se diz democrático que pensa que: a não obrigatoriedade de guias é um benefício e legitima nosso direito básico de ir e vir.

Nossas legislações são antigas, falhas, já não atendem muito da nossa realidade.

A revisão da normativa (que se estenderá para todos os parques nacionais em breve) é muito clara e sensata. O guia pra ser bom para o visitante, para o parque e para os nativos tem que ser um direito e não uma imposição. A justificativa que é um meio de subsistência aos ex-garimpeiros já não se justifica mais em virtude de muitas outras opções e a desobrigação legitima o verdadeiro valor de um guia; os bons sempre terão seu merecido lugar como profissional qualificado a conduzir, orientar e educar os visitantes e até mesmo a resgatar acidentados.

Sobre o parque ser grande... Penso que se vivêssemos em um país com legisladores coerentes, íntegros, responsáveis, competentes e comprometidos com a nação hoje o parque ainda teria sua dimensão territorial estabelecida em 1961 que abrangia mais de nove vezes o tamanho atual. E com base no seu Plano de Manejo a área que permite acesso público ainda é bastante limitada, de certa forma isto foi bom para garantir a integridade desta área inacessível, pois a gestão até então não teve competência, vontade ou suporte e apoio do IBAMA/ICMBio para estender este acesso que atualmente pode ser no mínimo três vezes maior, com um impacto bem reduzido se for bem administrado.

Com relação as trilhas existentes serem difíceis eu também discordo... Talvez para pessoas sedentárias de qualquer idade, obesas, idosas e certamente para pessoas com limitações de locomoção, mas para pessoas que normalmente praticam alguma atividade física como caminhadas ou academia achei tranquilas, tanto com relação ao desgaste físico quanto à orientação espacial, nada que umas quatro ou cinco plaquinhas nas poucas bifurcações existentes não resolvam as duvidas de orientação.

Ficar perdido, se afogar, cair no cânion eu também acho que tem que ser um direito de qualquer um, o órgão administrador não tem que fazer papel de babá de pessoas adultas, sua responsabilidade tem que ser a de orientar as pessoas dos riscos e lhe fornecer condutores se estes assim o quiserem, pois a conceituação que a maioria dos turistas fazem de um guia normalmente é deturpada, muitas vezes pelos próprios guias que se aproveitam de uma insegurança construída para ganharem dinheiro.

O papel principal de um guia turístico não é fazer a segurança pessoal, o papel principal de um guia é ser um orientador de um caminho, ser professor ministrando conhecimento e de guardião daquilo a ser visitado.

Eu também já me perdi algumas vezes em trilhas, já quebrei braço, clavícula, costelas e enquanto puder continuarei defendendo minha vontade de fazer minhas caminhadas, escaladas e banhos em cachoeiras sem ter que ter alguém me dizendo até onde eu posso ou devo ir para minha segurança, isso é ridículo, ninguém sabe melhor do que eu das minhas capacidades e limitações; uma pessoa experiente não coloca sua vida ou de outros em risco displicentemente.

Mas... Como ninguém tem diploma de bom senso, responsabilidade ou capacidades as leis nivelando as pessoas são necessárias para o bem comum. É aquela velha história que grandes pensadores gregos já diziam: Nem tudo o que é correto é justo.

Vez ou outra guio pessoas voluntariamente, principalmente iniciantes em caminhadas fazendo trabalho de educação ambiental simplesmente por prazer, também utilizo guias em cavernas e sítios arqueológicos, estes sim, locais que na minha opinião devem obrigatoriamente ter sempre presente um guia, mais para garantir a segurança do nosso patrimônio geológico e histórico que a do visitante.

Abraços. ::cool:::'>

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

voltei de São Jorge faz uma semana e os 3 guias com quem tive contato disseram sobre essa ideia do ICMBio.

mesmo não gostando muito de contratar guias para fazer passeios, discordo totalmente dessa ideia. as principais razões para isso são a preservação do parque e os próprios guias.

a impressão que tive é que o parque está largado pelo ICMBio, pois em nenhum dos 2 dias que estive lá vi algum funcionário do orgão (nem na portaria do parque). assim, para um local que não é visitado somente por "trilheiros", os guias são essenciais, pois além de orientar os visitantes sobre a conservação das trilhas e atrações do parque, são eles que passarão para os visitantes as dificuldades de se conhecer as atrações e prestarão auxílio (e não segurança pessoal) em caso de algum acidente na trilha ou nas atrações.

a vila de São Jorge vive em função do turismo: quem não trabalha nas pousadas/restaurantes é guia. assim, acho que é fácil imaginar as consequências que essa ideia do ICMBio trará para os guias de São Jorge.

• Membros
Postado

Em termos a ideia seria boa, ainda que eu ache que numa trilha tão longa o guia seja indispensável, visto que mts se empolgarão e qd se derem conta voltarão a noite(que é bem perigoso para uma falha na orientação). Mas, como nd nesse pais tem um fundamento bonito... O que vários guias falaram qd fui, em julho, é que posteriormente será dada uma concessão a empresas de turismo/aventura, que farão farão como quiserem. Ai eu penso... "se eu tiver a exploração do parque, sendo uma empresa, viso lucros... e com certeza exigirei guia para a entrada no parque.. de quem serão os guias?? Meus!!! E os preços?? Os que eu impuser!!!"

Mas só especulando msm, nem sei se isso pode acontecer, legalmente falando!!

• Membros
Postado

Amigos, bom dia!

Terei um final de semana (sábado dia todo e domingo só a manhã) para ir para a Chapada e gostaria de pedir algumas dicas. Sou de longe, então tenho que aproveitar a oportunidade.

1) Sairei de Brasília na sexta à noite, pretendo alugar um carro. Não conheço nada da região. As estradas estão tranquilas para lá?

2) Já vi no fórum várias pessoas indicando ficar em São Jorge ao invés de Alto Paraíso. Fiquei curioso porque sempre ouvi falar em Alto Paraíso. Qual o motivo pela preferência por São Jorge? (Ah, se puderem indicar uma pousada tb, lembrando que chegarei à noite, então deve ser de fácil localização).

3) Pelo pouco tempo que tenho, pretendo seguir as dicas do Fórum, e farei uma das trilhas do Parque no Sábado. Vcs poderiam dizer qual a mais imperdível (se é q é possível eleger alguma)? A dos saltos ou a dos canions?

4) Conforme as últimas informações postadas, guias não são mais obrigatórios, mas mesmo assim quero contratar um. Alguém sabe me dizer como está isso com a nova situação? Onde encontro os guias e em que horário? Pois no sábado quero acordar cedo e aproveitar bem o dia. Se alguém tiver algum guia pra indicar, agradeço tb.

No domingo pela manhã, pelo que vi aqui no fórum, vou conhecer o Vale da Lua.

Agradeço de antemão as dicas de todos!

• Membros
Postado

Cara vou tentar de ajudar, estiva lá em 2007 e conheci tudo, tanto em São jorge quanto em Alto Paraíso, vamos lá.............

1) Sairei de Brasília na sexta à noite, pretendo alugar um carro. Não conheço nada da região. As estradas estão tranquilas para lá?

Sim, estrada muito boa até Alto Paraíso, porém se for para São Jorge vair pegar uns 15 Km de estrada de terra boa.

De qualquer maneira, para ir aos atrativos naturais terá que usar seu carro, pois é bem mais prático e rápido.

2) Já vi no fórum várias pessoas indicando ficar em São Jorge ao invés de Alto Paraíso. Fiquei curioso porque sempre ouvi falar em Alto Paraíso. Qual o motivo pela preferência por São Jorge? (Ah, se puderem indicar uma pousada tb, lembrando que chegarei à noite, então deve ser de fácil localização).

Há atrativos naturais tanto em São Jorge quanto em Alto Paraíso, mas a entrada do parque fica em São Jorge, eu fiquei hospedado na pousada Camelot em Alto Paraíso e conheci todos os atrativos de Alto Paraíso e depois ia de carro até São Jorge todo dia conhecer os atrativos de lá, lá em Alto Paraíso há uma cantina italiana muito boa, na qual eu jantava toda noite...........Bom, fica a seu critério escolher onde se hospedar.

3) Pelo pouco tempo que tenho, pretendo seguir as dicas do Fórum, e farei uma das trilhas do Parque no Sábado. Vcs poderiam dizer qual a mais imperdível (se é q é possível eleger alguma)? A dos saltos ou a dos canions?

Cara, você vai fazer uma trilha por dia no parque, pois são duas trilhas grandes. Se quiser conhecer mais coisas, terá que ir a atrativos que não dependem de guias turísticos, ou seja, Vale da Lua, Termais e/ou os atrativos em Alto Paraíso, em Alto Paraíso, você roda quase tudo sozinho.

Sem dúvida é difícil escolher o melhor passeio, mas eu elegi a Cachoeira do Segredo como a melhor atração, caminhada longa na mata, cachoeira linda e várias travessias de rios.

4) Conforme as últimas informações postadas, guias não são mais obrigatórios, mas mesmo assim quero contratar um. Alguém sabe me dizer como está isso com a nova situação? Onde encontro os guias e em que horário? Pois no sábado quero acordar cedo e aproveitar bem o dia. Se alguém tiver algum guia pra indicar, agradeço tb.

Na minha época, era obrigatório guia dentro do parque, eles estão por toda parte em São Jorge, logo cedo pela manhã há guias na entrada do parque, o idéal é juntar pessoas e formar um grupo para dividir o preço da diária do guia.

Informações sobre os guias você acha nas pousadas, restaurantes, etc, é só perguntar, bem tranquilo.

Velho, espero ter ajudado...........forte abraço

• Colaboradores
Postado

Roger,

seguem algumas consideracoes sobre as suas perguntas. Espero que ajudem.

Amigos, bom dia!

Terei um final de semana (sábado dia todo e domingo só a manhã) para ir para a Chapada e gostaria de pedir algumas dicas. Sou de longe, então tenho que aproveitar a oportunidade.

A estrada é boa, mas em julho a GO-118 tinha trechos em obra. Fomos a noite e na ida tivemos que pegar um desvio em estrada de terra, na volta este desvio nao era + necessario. Pegamos alguns trechos com apenas 1 pista e varios trechos com pedrinhas soltas. De Alto Paraiso a São Jorge tem uma parte de estrada de chao, mas tranquila mesmo a noite.

Existem atracoes imperdiveis proximas a Sao Jorge e outras proximas a Alto Paraiso. Se as suas prioridades sao o parque e o vale da lua, sugiro ficar em Sao Jorge que é muito mais proximo.

Sao Jorge é muito pequeno. Nao tem nada de dificil localizacao la.

Eu so fiz a dos saltos. Mas ja li sobre pessoas q fizeram as 2 trilhas no mesmo dia. Sem obrigatoriedade de guia deve ser + facil fazer este esquema. Isso pra quem gosta de caminhar e tem boa disposicao e forma fisica. Tb da tempo de fazer outro passeio apos o parque. A trilha dos saltos é um passeio de 5 a 6hs, incluindo longas paradas pra banho. Se vc for cedo, da tempo tranquilo de ir ao vale da lua, por exemplo, no mesmo dia.

Pegamos o guia para a trilha dos saltos na portaria do parque. Pelo menos enquanto era obrigatorio guia, eles ficavam na portaria esperando. Este guia nao acrescentou muita coisa. Fomos a catarata dos couros com o Rodrigo, um guia de alto paraiso que conhecemos no parque. Muito bom! So nao sei onde coloquei o cartao dele.

No domingo pela manhã, pelo que vi aqui no fórum, vou conhecer o Vale da Lua.

Agradeço de antemão as dicas de todos!

Boas trips

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...