Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

E ai galerinha, tudo firme?

então, eu sou de Brasília e conheço a chapada dos veadeiros, então aqui vai algumas informações:

Primeiro, se você tem um espirito mais aventureiro, fique na cidade (na verdade é uma vila) chamada São Jorge, eu fiquei apenas um dia na vila são jorge, fiquei em uma pousada que não me lembro bem o nome (quando lembrar venho dizer [eu creio que seja: Pousada Casa Grande]) mais não tem como errar, ela fica do lado de um batalhão da Polícia militar e em FRENTE há uma estátua de São Jorge feita de ferro.

Os preços são meio salgados, porém a dona da pensão é super atenciosa e legal, além do mais o café da manhã de lá é um máximo! ^^'

Pra quem prefere mais comodidade, fique em Alto Paraíso, fica há uns 30 KM antes de São Jorge, lá tem uns campings super dahora, eu recomendo o Portal da Chapada 15 reais por pessoa, mais você tem direito à uma cachoeira LINDA, de águas Negras, mto linda mesmo (é enorme, e é tão "segura" que tem campeonato de polo aquático lá todo mês de setembro) tem direito há um salão de jogos com Sinuta, Pebolin, Baralho e TV com DVD, lá tem um restaurante, e uma trilha de 3 Km por denro da floresta, mais é por cima de uma pontezinha de madeira, toda a trilha há uns 50 cm de altura do chão (para evitar cobras) mais tomem cuidado, quando fui encontrei 2 cobras, todas no chão nenhuma encima da ponte! e ttabm tem a opção do ARVORISMO, porém é uma dispesa a parte, é uma trilha por cima das arvores, bem bacana...

Do lado do camping Portal da chapada, tem uma fazenda (a qual eu n me recordo o nome) que tem uma tirolesa chamada: "Vôo do gavião" 850 Mts. de comprimento e 90 Mts. de Altura, bem legal (desci 2 vezes rs...) mais ela custa 50 reais por pessoa...

Deixa eu ver o que mais...

Há, antes de São Jorge de um restaurante de beira de estrada chamado: "Rancho do seu Waldomiro" eles tem uma especialidade chamada "Matula" uma delícia... e ele vende Licores deliciosos de todo tipo e tbm vende Doces, recomendo passar por lá...

Outros lugares que você tem de conhecer são: Vale da lua, Morro da Baleia (caso vc n queira ir, tem um mirante na beira da estrada, dá pra tirar belas fotos) e o Boia Cross (você desce o rio em uma boia, dura 15 minutos na época da cheia)

Esse boia Cross fica numa fazenda chamada "vale dourado" ou algo assim, os donos do lugar são um casal de Gaúchos, mto gente boa, já de idade e mulher é mto conversadeira e animada... eles tem um cão da raça Labrador cor chocolate, chamado GURI, uma peça rara, te acompanha em toda a caminhada pela fazenda! nessa fazenda ainda tem uma cachoeira linda, boa de banhar... (e o guri n exita em pular dentro dela) há, uma Obs final, quando for passear pela fazenda, cuidado com o Guri, ele pega uns galhos de árvore do tamanho de um tronco e acaba te machucando... rsrs

PS¹ : Se você for até São Jorge de carro, abasteça em Alto Paraíso antes.

PS² : Se você for de ônibus, sai um todo dia da Rodoviária de Brasília, ele sai de manhã e volta no fim da tarde (se informe melhor lá)

PS³ : A melhor maneira de se locomover entre os pontos turisticos, é de Moto Taxi ou de Apé, por que afinal, é tudo mto perto... e Pra você visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros você precisa de um Guia, mais isso não é problema por lá, já que todo morador da cidade é Guia.

PS¹+³ : CUIDADO! Na cidade existem vários espertinhos querendo passar a perna em turistas, principalmente quando é pra visitar algum lugar! O VALE DA LUA não precisa de Guia, não caiam nessa furada... na verdade eu acho que o único lugar que precisa mesmo de guia é o Parque nacional da Chapada dos veadeiros, mais isso vocês podem conseguir na entrada do Parque.

Qualquer duvida me mandem perguntas, estarei disposto á responde-las... ^^

Abraços, Pedro.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Oi pessoal...

estou pensando em ir no feriado de corpus christi e vai ser a primeira vez que estarei lá.

vcs sabem quanto tempo demora de onibs de Brasilia para São Jorge? dá para comprar passagem na hora, sairei de SP?

Quais os passeios mais indicados? imperdiveis? aceitaria dicas, vai ser a minha primeira viagem de mochilão...

Valeu.

• Colaboradores
Postado
Oi pessoal...

vcs sabem quanto tempo demora de onibs de Brasilia para São Jorge? dá para comprar passagem na hora, sairei de SP?

Quais os passeios mais indicados? imperdiveis? aceitaria dicas, vai ser a minha primeira viagem de mochilão...

Valeu.

Olá,

De Brasília até alto paraíso são 3 horas. Pode-se pegar um ônibus na RodoFerroviária de BSB:

http://www.realexpresso.com.br/

A chapada tem várias atrações que podem ser exploradas a partir de 3 locais:

Alto Paraíso (Cataratas dos Couros, Almécegas, macaco e macaquinho...)

São Jorge (Parque Nacional, Vale da Lua, Segredo, morada do sol...)

Cavalcante (Santa Bárbara, Poço encantado, rio da prata...)

De todo jeito tem que passar por Alto Paraíso. São Jorge fica 30 Km de lá e Cavalcante à 100km.

Pra quem nunca foi, talvez são jorge seja mais recomendado, por causa do parque nacional e da agitação do vilarejo. Além de não precisar tanto de carro como nos outros 2.

talvez esses relatos de ajudem...

chapada-dos-veadeiros-relato-e-informacoes-t40258.html

a-incrivel-chapada-dos-veadeiros-t39082.html

abraço

• Membros
Postado

Pessoal, finalmente tá tudo esquematizado pra minha viagem à Chapada dos Veadeiros! uhu! :-)

Agora, queria uma dica de guias que me possa levar na Cachoeira do Segredo e no Mirante da Janela, em São Jorge.

E também algumas dicas pra Cavalcante. Fiquei fissurado em conhecer a cachoeira de Santa Bárbara, mas tenho poucas infos de lá...

Qualquer dica aí, pessoal, seria super bem-vinda!

Abraços a todos!

Carlos LEssa

• 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

Olá pessoas!

Para aqueles que pretendem conhecer a chapada, a dica é vir em julho para o X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiro.

De 16 a 31 de julho na Vila de São Jorge.

“Criado para divulgar e fortalecer manifestações tradicionais populares como a Catira, o Congo, a Curraleira, a Sussa e o Batuque – entre outras danças e toadas típicas do universo cultural da região Centro-Oeste o festival hoje reúne a cultura de cada canto da país e do mundo.

Violeiros, batuqueiros, catireiros, artistas circenses, capoeristas, improvisadores, cirandas, índios, circo, forró, maracatus, congadas, folias, fandango e carimbo se juntam para exercitar e compartilhar suas artes tradicionais, passadas de pai para filho, de geração em geração.

As atividades promovidas durante o evento são todas gratuitas, e não se restringem apenas aos shows. Oficinas de teatro, circo, mamulengo, entre outras, movimentam o encontor, que inclui ainda debates sobre cultura, meio-ambiente e assuntos relacionados às questões sócio-culturais brasileiras.

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros momento de celebração da cultura popular brasileira e de intersecção entre as mais diversas manifestações da cultura tradicional. Cada um a seu tempo e a sua maneira reproduzindo com orgulho seus ritos e festejos.

Velhos, crianças e adolescentes em total sintonia com a natureza e com nossa diversidade cultural”

http://www.encontrodeculturas.com.br/

AMO e recomendo! ::love::

• Membros
Postado

legal esta festa. Estou indo para São Jorge no proximo final de semana, feriado. nunca fui, pelo jeito ja foste lá,alguma dica, pois não tenho muito tempo, mas pelo que vejo sao muitas opções e terei que escolher. rs

Mas acho que voltarei em julho para a festa.

Abs e obrigada.

• Colaboradores
Postado
legal esta festa. Estou indo para São Jorge no proximo final de semana, feriado. nunca fui, pelo jeito ja foste lá,alguma dica, pois não tenho muito tempo, mas pelo que vejo sao muitas opções e terei que escolher. rs

Mas acho que voltarei em julho para a festa.

Abs e obrigada.

Olá Bianca!

Depende do tempo que você vai ficar lá. São Jorge tem muito lugar lindo, terá que escolher mesmo. rs

Depois dá uma olhada nas páginas do tópico que você vai encontrar bastante informações....

A minha dica é você fazer pelo menos um dia o passeio no parque, ver o por do sol da torre e trazer agasalho, porque tá friooo esse nosso cerrado.

E se voltar em julho não vai se arrepender!

Bjoo

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá pessoal, que ótimo encontra este tópico!

sou nova no site e nunca mochilei (é meio que um sonho q já estou procurando realizar). Sou de Goiás e pelas dicas de outros tópicos decidi começar a mochilar pelo meu estado para depois me aventurar pelo Brasil a fora e, quem sabe um dia, o mundo. Então, a chapada é um lugar muito lindo e q nunca fui.

Tô planejando de ir lá em um final de semana já que não tem feriado muito próximo. Quero ir até agosto. Só que assim vou sozinha e sem carro. Pelo que vi devo ir p/ são jorge e fazer uma trilha no parque. Mas o que complica são os ônibus. Tipo: ônibus de goiânia para alto paraíso só sai durante a noite e chega de madrugada. E ônibus de alto paraíso p/ são jorge, pelo que vi, é só uma vez ao dia às 16h!! (aí eu já perderia um dia...) O único relato q eu vi de uma situação meio parecida é o do RRONYR (acho q isso) que chegou de madrugada em alto paraíso e ficou enrolando em um bar até achar uma carona p/ são jorge. Mas assim, ele é homem e de certo tá acostumado com essa viagens no improviso. Alguém sabe de uma opção para não chegar de madrugada e ficar perdida?? ::sos::

E outra, queria fazer uma trilha sozinha, mas pelo que eu vi nos posts é impossível. Pois o lugar que dá p/ ir a pé é o parque e é obrigatório guia ( de preferência com grupo por causo do $ ). P/ quem já foi sozinha(o): Isso atrapalha o momento 'meditação' (eu e eu mesma)?

=)

aguardo resposta mas agradeço desde já aos que sanaram minhas outra dúvidas com seus relatos.

Abraços,

ludi.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...