Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Oi, Guilherme.

Respondendo o que eu sei sobre a Santa Bárbara.

O grande atrativo dela é sim suas águas azuis. Ela é bonita, mas quando a água está turva acaba não sendo tão mais bonita que as outras.

E ela 'suja' de uma hora para a outra. Basta uma chuva mais forte.

Mas, da mesma forma, um dia sem chuva já é capaz de deixá-la bem mais limpa.

Isto porque a nascente dela não fica muito distante da cachoeira.

Eu dei o azar de ir lá depois de uma noite de muita chuva e peguei ela totalmente marrom. Mas dava para notar que a água que descia da queda já estava limpa, só faltava clarear a do poço mesmo.

Ou seja, se você tiver um ou dois dias de tempo limpo, já vale à pena ir.

Boa trip.

• Colaboradores
Postado

Carlos, não descobri a informação. Vou ficar te devendo mesmo... :|

bjooo

Oi Carlos, se tem dúvida, tem que perguntar mesmo. Não está perturbando. :D

Essa parte da chapada infelizmente não tive oportunidade de conhecer, mas pelo que ouço e vejo por fotos é lindo mesmo!

Estou indo para chapada amanhã e se ninguém te responder até eu voltar vejo se descubro a respostas para essas dúvidas.

Bjoo e feliz ano novo!

• Colaboradores
Postado

Para visitar a cachoeira do segredo, deve-se contratar um guia em São Jorge e andar de carro até uma fazenda que fica seguindo em frente na estrada de terra, depois de São Jorge, uns 20 minutos. O guia cobrou 60 reais na época. Nem todos os guias vão ao segredo. Acho que é porque tem que andar muito... deve-se sair de são jorge bem cedo, tipo umas 8 da manhã. Paga´se 10 reais por pessoa para entrar na fazenda. Deixa o carro em uma porteira e começa a caminhada.

20100110004935.JPG

A trilha é puxada e tem grande parte sem sombra, com o sol no lombo... Atravessamos riachos como esse da foto a todo instante... na volta eu tive a curiosidade de contar... pois o caminho da volta é o mesmo: 11 vezes... ou seja, 11 vezes na ida e 11 na volta temos que atravessar rios... o que acaba atrasando bem a caminhada!!!

20100110005358.JPG

segundo o guia, são 9 km de ida e 9 de volta, totalizando 18 km para conhecer o segredo. Porisso o nome segredo... porque muitos turistas desanimam

conhecer por causa da trilha longa!!! Toda a água que passavamos perto, era cristalina... normal da chapada!!!

20100110005557.JPG

A trilha longa, me pareceu realmente ter os 9 km informados pelo guia. Passamos por matas fechadas com arvores altas, e entre montanhas com vegetação mais baixa.

20100110005826.JPG

Depois de mais de 4 horas de caminhada, chegamos a cachoeira. Realmente vale a pena andar isso tudo!!!

20100110010030.JPG

Não sei se é a cachoeira mais linda da chapada, mas com certeza´é a mais gelada!!! Só que a gente chega lá tão cansado e suado que nem se preocupa com a temperatura da água!!!

20100110010242.JPG

Pode-se entrar embaixo da cachooeira mesmo, só que a força da água é muito forte, e não dá pra ficar lá por muito tempo... A cachoeira fica muito escondida, fazendo jus ao nome!!! Mas vale muito a pena conhecer!!!

20100110010437.JPG

Na volta, o mesmo caminho da ida... o susto ficou por conta de uma cobra que vimos no caminho... não sei qual a espécie... se alguem souber me fala:

20100110010830.JPG

20100110010907.JPG

20100110010925.JPG

A caminhada na volta é tão desgastante como na ida, com a diferença que paramos algumas vezes ppara nadar nos lagos cristalinos que tem pelo caminho...

20100110011050.JPG

20100110011305.JPG

Ou seja, vale muito a pena andar 18 Km para descobrir esse segredo!!!

• Membros
Postado

Oi pessoal, to com muita vontade de visitar a chapada e tava pensando em aproveitar o feriado de carnaval e passar os quatro dias lá. Mas me disseram que nessa época fica muito cheio e ruim. Será que vale a pena ir lá no carnaval? Não é o fato de não ter festa que me assusta quero mesmo é ir pro mato, mas será que nesses dias é bom?

Valeu!

• Colaboradores
Postado

Oi Jonh!

Carnaval na chapada é muito cheio mesmo. Ruim não fica porque lá é bom em qualquer época (na verdade sou até suspeita para falar, pois AMO aquele lugar... rsrs). Na minha opinião, sempre vale a pena ir! :D

Porém chove muito nessa época. Estive lá no ano novo e várias cachoeiras estavam fechadas para acesso devido ao alto nível das águas. Se for para curtir mais a natureza fique ligado nas chuvas.

Bjooo

Oi pessoal, to com muita vontade de visitar a chapada e tava pensando em aproveitar o feriado de carnaval e passar os quatro dias lá. Mas me disseram que nessa época fica muito cheio e ruim. Será que vale a pena ir lá no carnaval? Não é o fato de não ter festa que me assusta quero mesmo é ir pro mato, mas será que nesses dias é bom?

Valeu!

• Membros de Honra
Postado

Thiago,

valeu demais colocar as fotos aqui! ::otemo::

John,

eu particularmente não gosto da Chapada em feriados. Nunca fui no carnaval, mas imagino que seja o pior deles. Muita gente nas cachus, muita bagunça na vila. Pra mim, ir pra Chapada é relaxar, o que é incompatível com farofa. De repente, se vc pegar umas trilhas maiores, como essa que o Thiago fez, até consegue mais sossego. Tem algumas também em Alto Paraíso que devem ficar mais vazias, pelo mesmo motivo (distância).

Inté!

• Membros de Honra
Postado

Criiiis!!!

Sertão Zen no carnaval? ::cool:::'>

Será que até lá ainda tá chovendo desse jeito? Aff... Onde foi parar a secura do cerrado???

Bjos!

• Membros
Postado

Valeu pela resposta. Hum, to considerando seriamente o que eu faço hehehe, pq não quero pegar chuva =P

Mas será que tem algum lugar aqui perto de Brasília onde dê pra fazer umas trilhas, ou um hotel-fazenda onde dê pra fazer um rapel, rafting, o que seja ehuehu no carnaval? Me disseram que é meio complicado pq aqui em volta tudo fica meio cheio no carnaval. Complicado, é um feriado curto demais pra ir pra longe e longo demais pra ficar aqui =P

• Colaboradores
Postado

Oi Jonh!

Sem chuva acho um pouco difícil. Mas também estou nessa torcida pela "não chuva do carnaval!". Esse tempo está louco mesmo... rsrs As vezes nem chova. :D

Bom, tem um lugares por aqui que gosto. Só não sei se fica cheio no carnaval porque nunca fui nessa época.

O Buraco das Araras dá para fazer rappel e depois descer e nadar em uma lagoa transparente dentro de uma gruta. Fica na região de Formosa.

Mambaí também é outra opção, fica a 300 km de BSB. E o lugar é realmente lindo! Só que um pouco mais longe...

Tem também a Chapada Imperial que é aqui pertinho e Cocalzinho que oferece um monte de opções bacana, como a gruta dos Ecos.

Fora a Chapada e Cavalcante. ::otemo::

Bjooo

Valeu pela resposta. Hum, to considerando seriamente o que eu faço hehehe, pq não quero pegar chuva =P

Mas será que tem algum lugar aqui perto de Brasília onde dê pra fazer umas trilhas, ou um hotel-fazenda onde dê pra fazer um rapel, rafting, o que seja ehuehu no carnaval? Me disseram que é meio complicado pq aqui em volta tudo fica meio cheio no carnaval. Complicado, é um feriado curto demais pra ir pra longe e longo demais pra ficar aqui =P

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...