Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá!!

Passei 15 dias de janeiro com meu namorado (o Vareja) na Chapada dos Veadeiros e foi fantástico!!!

Queria agradecer as infos que a galera daqui passou (em especial o Weverson)... foi de imensa ajuda!!

Não montamos o relato da trip ainda... uma hora sobra tempo para isso... =]

Mas já dá para deixar por aqui o que mais me impressionou...

Bom... dividimos os 15 dias entre São Jorge, Cavalcante e Alto Paraíso (nesta ordem mesmo)... atrações impressionantes existem nas três cidades... mas na minha opinião, Cavalcante marcou mais... ela tem algum diferencial que eu não sei definir... Não sei se a cidade é mais arrumadinha ou se foi porque tivemos a companhia de um guia muito gente boa (o Jurandir, o 'Crepman'... rsrs... mais uma boa dica do Weverson) ou porque aproveitamos mais os passeios pela ausência absoluta de outros turistas (cachoeiras deslumbrantes e exclusivas, que mais alguém pode querer??... hehehe)...

Época do ano:

Com relação à época do ano, tivemos muuuuita sorte. Isso porque não é uma época boa para ir para lá... chove muito e as cachoeiras ficam monstruosas, algumas não permitindo banhos... o risco de trombas d´água é constante... Mas, como eu disse, para a nossa sorte, tirando dois dias de chuva, no resto pegamos o tal do 'veranico' e foi só o sol do cerrado a pino todos os dias... ainda assim, perdemos alguns passeios para a chuva: Vale da Lua, Canion 1 e 2 (o 2 chegamos perto, mas a água começou a subir e saimos rapinho)... e perdemos alguns banhos de cachoeira também (Carioquinhas, a cachoeira de 80m, Raizama)... e um passeio ficou um pouco prejudicado pela cor da água (a Cachoeira de Santa Bárbara que é normalmente impressionante pelo azul de sua água, ficou marrom por causa da chuva)... mas não que a chuva tenha estragado esses passeios... alguns deles na verdade ficaram muito bonitos, uma beleza diferente, como a queda de 120m do parque, que ficou impressionante com tanta água... além disso, tivemos outra vantagem em ir para lá numa época não tão boa: o local estava vazio!!

De qualquer forma, vale à dica do pessoal local de ir para lá em Setembro... é a época que o cerrado fica florido e a água das cachoeiras mais limpas... até mesmo porque, como já disse, tivemos sorte... podíamos ter amargado 15 dias de chuvas por lá (que seria o normal e até esperado pela época)...

Hospedagem:

Em São Jorge, ficamos na Sucupira (albergue)... muito bom para conhecer outras pessoas e a Vânia (que cuida do local) é muito gentil...

Em Cavalcante ficamos na Manacá... o chalé é magnífico e a Martha (dona) é uma ótima companhia para uma conversa, além de servir um pãããããtcha café da manhã com várias delícias do cerrado... (e detalhe, isso tudo por apenas R$ 10,00 a mais por pessoa do que pagamos no albergue... se vale à pena? Cada centavo...)

Em Alto Paraíso ficamos na Beija-Flor... pousadinha simples mas muito arrumadinha, com um bom preço também... e acampamos uma noite no Vale do Macaquinho (em Alto Paraíso, procure o Fausto, dono do lugar e uma figura fantástica!!)

Passeios imperdíveis:

Em São Jorge: Cachoeira do Segredo, Cachoeira do Abismo/Janela (1 dia para cada passeio)...

Em Cavalcante: as cachoeiras do Rio da Prata (nota mil!!!), Ponte de Pedra, Santa Bárbara (mesmo sem o azul da água), cachoeira e canion Veredas (1 dia para cada passeio também)...

Em Alto Paraíso: cachoeiras do Rio dos Couros (vale passar 1 dia), Vale do Macaquinho (nota mil também!!! Ficamos um dia e 1/2!!)...

Alimentação:

Em São Jorge, nada de muito especial... comida 'normal'... uma ressalva para a tapiocaria que fica perto do Buritis (a dona é 'arretada'... rsrs)...

Em Cavalcante, imperdível é a creperia do Jurandir! Bem no centro, na praça... o crepe de carne de sol vai deixar saudades... rsrs... fora isso, tem a Roots, uma pizzaria que é point no local... Outro lugar show é o Bacupari, do Fábio... eles produzem bolos, geléias, pães e sucos com frutas do cerrado, além de ter fazer um trabalho incrível para a manutenção desse belo ecossistema... vale agendar a visita!

Em Alto Paraíso, a Matula do seu Waldomiro é tradicional e realmente muuuuito boa!!! Mas não abuse, a comida é forte e bem gordurosa (pode atrapalhar os planos de belas trilhas no dia seguinte... hehehehe)

Bom... acho que o básico é isto... fizemos outros passeios bons (Raizama, Vale Dourado, Sertão Zen e uma infinidade de cachoieiras)... mas eu preferi descrever o que realmente me faria (e fará) voltar para lá um dia...

Qualquer informação mais específica (guias, passeios, preços...), posto se alguém tiver interesse...

Mais uma vez, obrigada pelas dicas!!

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Cara, São Jorge é a cidade mais fake do mundo. É uma vilazinha pseudohippie que não tem nada para se fazer ou ver. Creio que sequer tenha habitantes, todo mundo que eu conheci lá na verdade morava em Alto Paraíso e ia pra lá umas duas vezes por semana para cuidar das pousadas.

Cavalcante também é pequena mas ao menos é uma vila de verdade, tem um riachozinho carismático que corta ela ao meio, tem vida própria, etc. Inclusive tem mais opções de pousadas, São Jorge é um cartel descarado, todas as pousadas, das mais arrumadinhas até as que estão em construção e nem teto têm (acredite, já vi oferecerem destas) custam R$ 25 por noite. Assim como todos os campings custam R$ 7 em baixa temporada e R$ 10 em alta.

Por fim, também tem muito passeio bacana pelos lados de Cavalcante, se pá mais interessantes que os de São Jorge, que na verdade se resumem ao vale da lua, ao "mirante" (uma antena da BrT que dá para escalar) e uma ou outra cachoeira legalzinha. Dá pra fazer todo interior da chapada em um dia, saindo de Cavalcante cedo e voltando no fim do dia.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Bem,

Estive na Chapada entre os dias 21 e 23 de fevereiro, e como a ocasião é de alta temporada (carnaval), decidimos eu, a esposa e a filhota de 9 meses ficarmos acampados, pois as pousadas estavam lotadas.

Iríamos para São Jorge, mas após as informações deste site e de pessoas que já haviam ido lá, fomos orientados que neste município vão pessoas mais jovens que querem festa, e como nós queríamos nos afastar da "muvuca" fomos para Alto Paraíso.

Lá chegando existe na avenida principal o Centro de Atendimento ao Turista, o que achei muito legal para informações. Falando com o pessoal soubemos que o camping Portal da Chapada (local muito badalado na internet) tem capacidade para 600 pessoas. Também soubemos que na Cachoeira dos Cristais existe um camping com capacidade para 30 pessoas e já havia 5 barracas.

Como queríamos além de conhecer as atrações do parque uma tranqüilidade, optamos por esse último.

Camping muito bem estruturado, com caixas de areia para montar as barracas com ponto de luz e uma área comum com banheiro, churrasqueiras, pias para lavar roupa, louça e para higiene pessoal.

Mas o mais importante, que não se vê muito por aí, uma geladeira, fogão a gás e a lenha.

Porém o que sobrou de infra-estrutura, faltou em administração.

Tinha um pessoalzinho lá que não tinha noção de conviver com outras pessoas, pois além de monopolizarem a área comum (não tinham nenhum equipamento para acampar, apenas a barraca), levaram um amplificador de som que ficava ligado 24 horas por dia em um volume insuportável.

Apesar de nós termos reclamado juntamente com outros casais que lá estavam, nenhuma atitude foi tomada, somente em um dia às 22:00 que alguém apareceu para pedir que desligassem aquela tortura.

E o pior, é que quando estava silêncio, o que era muito raro, dava para escutar o rugido das cachoeiras, o cantar de pássaros, o vento sussurrando nas árvores.

Seria um feriadão perfeito, não fosse pela baderna consentida. Pretendíamos voltar hoje (23/02), mas devido ao estresse, optamos por retornar 1 dia antes do previsto, com o juramento de nunca mais voltar nesse camping.

A pergunta que fica é por que as pessoas não têm bom senso, um mínimo de educação. Se querem festa, existem cidades próximas com barzinhos que são próprias para este tipo de atividade, não num camping onde tem várias outras pessoas que querem tranqüilidade e curtir a natureza.

Será que não há um administrador que tenha esse diferencial para atrair pessoas que querem apenas um lugar para dormir e mudar a rotina diária?

Fica aí minha sugestão.

• Membros
Postado

Olá galera estive na chapada com mais 7 amigos entre a sexta(20/02) até a terça (24/02), em plena muvuca de carnaval, bem pra começar Brasília domina São Jorge o que você mais vê é carro de BSB. Pra quem quer fugir dos funk, axé e sertanejo lá é o lugar... só toca Bob, outros tipos de reggae e um sambinha muito bom. Culturalmente falando lá é muito da hora, tem músicos de vários lugares etc.

Ficamos no camping do PEDU(espaço flora) que fica quase em frente a mini lan house que tem lá, tem uma área grande, 1 banheiro pra cada sexo e você pode usar a cozinha desde que lave tudo.... Realmente para abastecer e sacar grana tem que ir pra Alto Paraíso que fica a 35 km metade de terra metade asfalto...parece que não asfaltaram o resto pq o IBAMA não autorizou.

Quanto ao almoço todos os dias a gente ia no mercado e comprava algumas coisas pra fazer no camping daí dividindo pra todos ficava no máximo 3 reais pra cada um, e já saímos de Palmas com bebidas(vodcas, cervas, refri...), o café da manhã a gente tomava em alguma lanchonete la, depende do que vc come mas sempre fica perto de 5 reais um salgado um suco e um café.

A cidade estava movimentada então os passeios também estavam, no sábado fomos pro Vale da Lua que fica uns 6 km de SJ, puta lugar lindo aquele viu, e a noite ficamos na cidade, vendo terminar de encher a city de gente...Já no domingo fomos pro raizama que tem 3 lugares pra ir uma trilha tranquila, tem hidromassagem e tudo la rssrsrs, na segunda feira choveu, então ficamos mais na city e no camping... a noite apareceu outra galera de Palmas e me convidou para ir nas aguas termais(JARDIM DO EDEM)... realmente um passeio magnifico, chegamos um pouco tarde(9 da noite) mas eh uma delícia a água(em volta de 28 graus), a trilha super curta e fica depois do raizama uns 8 ou 9 km super fácil de chegar...indico as termais no por do sol, levar um vinho (um dos poucos lugares que entra com bebida) e ficar até meia noite que é a hora que fecha. Na terça fomos pra São Bento (ja indo pra Alto Paraiso)que tem 3 cachu tb (São Bento, Almécegas1 e 2) a trilha pra almécegas 1 é foda pra voltar mas compensa... na verdade qualquer trilha compensa quando você vê o visual ... espero que tenha ajudado abraço a todos

• 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

uma pergunta: dá para curtir cavalcante sem carro?

eu tou indo para lá de onibus. queria saber se dá para fazer caminhadas legais, se dá para curtir a natureza mesmo sem ter transporte para chegar nas cachoeiras.

outra pergunta: tem em cavalcante alguma pousada que cobre menos de 30 reais a diaria para uma pessoa?

obrigado gente, um abraço

miguel

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olá, pessoal! Tb estou pensando em ir sozinha d busão p lá... É msm importante saber se tem como a gente chegar aos lugares sem carro...

Se vcs tiverem outras info... AGRADEÇO!

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Então, ir pra Cavalcante sem carro pode ser meio trabalhoso pq o acesso às cachoeiras mais bonitas é feito por estrada de terra de vários quilômetros de distância. Não vi transporte para as cachoeiras, mas acredito que é possível pegar carona na estrada... Vale a pena tentar!

Quanto a pousada baratinha, eu sei de dois lugares: o hotel (alguma coisa) verde, que fica na pracinha, mas não vale a pena ficar nele pq à noite ficam carros parados com o porta-malas aberto e aquele sonzão na sua cabeça (já me hospedei lá e saí no dia seguinte). Tem uma que fica em frente ao cemitério (não se assuste, o lugar é tranquilíssimo, muito simples, mas limpinho e confortável). Para ficar lá, vc tem que ir ao posto de gasolina e falar com a dona (tem um hotelzinho no posto que é da mesma dona - acho que o nome é Pioneiro).

Espero ter ajudado,

Abs,

Luciana

• Membros
Postado

Luciana, valeu pelas dicas!!!

Nessa semana q estou d folga, me surgiu a idéia d encontrar um amigo do Rio d Janeiro, então, vou aproveitar p conhecer umas praias!

Como estou morando em Bsb, fica mais fácil ir à chapada!!! Vou tentar juntar mais gente p ir d carro e dividir a gasosa!!!

Boa viagem aos q forem!!! Havendo mais dicas... estamos aí, hehehe!

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olá pessoal!

Esto aqui cheia de dúvidas e conto com a experiência de vcs....

primeiramente estou indo á chapada nos dias 25/07 á 01/08. Andei olhando alguns sites de pousada e gostei muito da Pousada do Èden, daí olhei o mapa e vi que fica á 14 km de São Jorge. Gostaria de saber se fica muito longe?Se é viavel ficar lá, pois além de fazer as trilhas gostaríamos de conhecer barzinhos á noite?Ou há a possibilidade de encontrar lugares melhores mais próximos á vila?

Queria referencias de pousadas por lá, pois estou indo com o namorado e gostaríamos de quartos de casal.Nada de frescuras, apenas um lugar aconchegante.

Estamos indo sem carro, quais são os melhores destinos?Ah sem frescuras para andar tmbm!

Desde já,obrigado!

Até as próximas dúvidas.

Abraços

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...