Membros Erika Beltrão Postado Julho 13, 2013 Membros Compartilhar Postado Julho 13, 2013 Olá! Sou do Campina Grande e estarei fazendo uma viagem a Minas Gerais com meu marido no final do ano. Já compramos as passagens e chegaremos em Belo Horizonte (Confins) dia 28 de dezembro de 2013 as 10he30min e retornaremos no dia 05 de janeiro de 2014, as 18he30min saindo também de Confins. Pesquisamos bastante e nossa intenção é conhecer a cidades históricas, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rei e Congonhas, e ainda Belo Horizonte. Como teremos 9 dias, porém tem o feriado de 1 de janeiro e uma segunda-feira, que pelo que lemos nos relatos, é um dia meio “perdido”, pensamos no seguinte roteiro: 1º dia – 28.12- sábado. Chegada as 10h30min em BH. Ida para Ouro Preto de ônibus. Conhecer a cidade. 2º dia – 29.12 – domingo. Ouro Preto – Visita a Mariana (indo de trem e voltando de ônibus com parada na Mina da Passagem) 3º dia – 30.12 – segunda-feira. Ouro Preto 4º dia –31.12 terça-feira – Ano Novo – Ir para Tiradentes parando em Congonhas. Chegada a Tiradentes no final da tarde 5º dia – 01.01- quarta-feira. Tiradentes. Visitar São João Del Rey 6º dia – 02.01- quinta-feira. Tiradentes – Trilha do Carteiro??? 7º dia –03.01- sexta-feira. Ir para BH. Conhecer a região da Pampulha e Mangabeiras 8º dia –04.01 - sábado BH – Inhotim ou Sabará ou.... 9º dia –05.01 domingo – conhecer o centro da cidade e retorno a João Pessoa. Saída para João Pessoa as 18he30min, chegar no aeroporto as 16he30min. Dúvidas: 1.Tiradentes é o melhor lugar para passar a virada de ano? 2.O que fazer em OP na segunda-feira? 3.Para conhecer Congonhas, qual a melhor opção? Ir de ônibus de OP via Ouro Branco ou alugar um carro em OP e devolver em Tiradentes? Talvez o carro não fique caro uma vez que somos 2 pessoas e meu marido não topa muito arriscar... 4.O que fazer no dia 1 de janeiro? 5. A ordem do roteiro e duração em cada cidade estão bons? Aguardamos anciosamente (rsrsrsrsrs) sugestões e agradeçemos desde já. Erika Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Erika Beltrão Postado Julho 16, 2013 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 16, 2013 Oi gente! Como não obtive resposta e estava com medo de perder a reserva da pousada acabei definindo o reveilon em Tiradentes. Reservei a pousada Pouso dos Trindade do dia 31 de dezembro ao dia 3 de janeiro. Agora preciso decidir os outrso dias e a forma de locomoção entre OP e Tiradentes de forma que fique mais fácil para conhecer Congonhas. Continuo aguardando ajuda rsrsrs Erika Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Erika Beltrão Postado Julho 22, 2013 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 22, 2013 Olá! Terminei de confirmar o roteiro acima. Já fiz as reservas das pousadas... Em relação a locomoção entre Ouro Preto e São João Del Rei (Tiradentes) ainda permanece a dúvida. Já vi com uma locadora de carros e ficou muito acima do nosso orçamento. Tem que ser de ônibus mesmo. Então aguardo sugestões! Até a próxima! Erika Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Adebisi Postado Julho 27, 2013 Colaboradores Compartilhar Postado Julho 27, 2013 Para ir de onibus de Ouro Preto até São João del Rey, vc tem duas opções: Pegar um onibus até Conselheiro Lafaiete (se não me enagno pela Empresa Combustiveis e Lubrificantes) e depois embarcar até São João Del Rey pela Viação Sandra. Ou pegar o onibus da Coletivos Critsto Rey no horario de 17:30 que faz Mariana x São João via Ouro Preto (mas e só este horário) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Erika Beltrão Postado Julho 29, 2013 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 29, 2013 Obrigada Adebisi! É que quero ir via Congonhas... Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Lielto Postado Julho 30, 2013 Membros de Honra Compartilhar Postado Julho 30, 2013 Oi Erika! Recomendo ir para Inhotim sim vale muito a pena, (leve dinheiro eles não aceitam cartão por lá). Em Ouro Preto voces poderiam aproveitar para conhecer algumas cachoeiras/ grutas/ minas. GRUTAS GRUTA SETE SALOES Descrição: A Gruta Sete Salões é um atrativo natural de rara ocorrência no Quadrilátero Ferrífero e de grande importância para a comunidade local. Esse atrativo foi formado por um processo de dissolução de dolomitos pertencentes à Formação Gandarela que levou à formação de sete salões, ligados entre si por frestas ou corredores. A gruta possui duas aberturas que se posicionam nas extremidades da antiga estrada de ferro. As ornamentações internas da caverna são representadas por alguns escorrimentos nas paredes. Endereço: Situa-se na porção noroeste de Rodrigo Silva, a 1 km da sede desse distrito, adjacente a estrada de ferro (antiga REFSA). GRUTA UNIAO Descrição: A gruta possui duas entradas, a primeira a 2 m de altitude, com 4 m de largura e 20 m de profundidade. A segunda entrada possui em média 5m de altitude e 3m de largura, descida somente com equipamentos. É possivel observar a presença de espeleotemas, as cavidades no calcário não apresentam vestígios arqueológicos pré-coloniais, existindo, no entanto, em uma delas, um muro de pedra, possivelmente instalado no local. Ao redor do atrativo, a vegetação é de mata atlântica e o cultivo de frutos ao longo da trilha é visível. Endereço: Área Rural de Miguel Burnier. Site: www.gerdau.com.br GRUTA DA IGREJINHA Descrição: Cavidade rochosa com 953m de extensão, possui duas entradas, uma principal obstruída (explosão) e uma secundária, com cerca de 2m de altura e 0,5m de largura. Possui diversos espeleotemas (“colunas”, “estalactites”, “estalagmites”, “flores de aragonita”, entre outros). Endereço: Povoado de Hargreaves, Miguel Burnier. Site: www.vale.com.br GRUTA DE NOSSA SENHORA Descrição: A Gruta de Nossa Senhora da Conceição da Lapa é um atrativo natural e religioso muito conhecido e apreciado em toda região. Cercada de lendas e superstições, a gruta de Nossa Senhora da Lapa é formada por um processo de dissolução de rochas carbonaticas, representadas principalmente por dolomitos da Formação Gandarela. Tal processo levou à formação de seis salões, ligados entre si por frestas ou corredores, perfazendo uma extensão de aproximadamente 72 metros. Sua entrada fica na encosta do afloramento, e possui algumas obras de infra-estrutura que facilitam o acesso e auxiliam na conservação do patrimônio, tais como: escada, piso, um grande portão de metal e iluminação artificial. Endereço: Rua da Lapa, Distrito de Antônio Pereira. MINA DO JEJE Descrição: A Mina possui uma extensão de 4 km, com várias ramificações. Contudo, existem apenas 200m abertos à visitação. Endereço: Rua Chico Rei, Padre Faria. Telefone: +55 (31) 3552-1558 Horário de visitação: Diariamente das 9h às 17:30h. Site: deivid.edson@yahoo.com.br E-mail: adrianorocha@gmail.com Preço: Inteira R$ 15,00. MINA FONTE DO BEM QUERER Descrição: A mina tem um comprimento de 180m e o chão é coberto por cascalho. A nascente da fonte que dá o nome à mina, brota da parede e pode-se, inclusive, beber da água. Possui uma cavidade em forma de oratório onde ficava uma imagem de Santa Bárbara, a Santa dos mineiros. Possui também um salão preparado para receber os visitantes. Endereço: Rua Padre Faria, 311, Padre Faria. Telefone: +55 (31) 3551-5916 MINA DO CHICO REI Descrição: A mina era propriedade do Chico Rei, um escravo que conquistou sua alforria e tornou-se rico. Ele foi o único negro que possuiu uma mina de ouro nos tempos coloniais. Situa-se nos fundos do quintal de uma propriedade particular. A mina encontra-se bem conservada. Um dos percursos que se visita é iluminado, o outro não. Nas paredes da mina encontram-se cavidades onde era depositado o ouro recolhido durante o dia. A área total é de 80Km² com 175 galerias abertas, escavadas em três níveis de profundidade. Endereço: Rua Dom Silvério, 108, Antônio Dias. Telefone: +55 (31) 3551-1749 Horário de visitação: Diariamente das 08:00h às 17:00h Site: www.minadochicorei.com.br toninhodamina@yahoo.com.br E-mail: b_lima@oi.com.br Preço: Inteira R$ 10,00. MINA DE SANTA RITA Descrição: A mina é um morro com uma cavidade na pedra com cerca de 1,80m de altura na entrada. Endereço: Rua Santa Rita, Padre Faria, 171. Telefone: +55 (31) 3552-3363 Horário de visitação: Das 9h às 18h Site: minadeourosantarita.blogspot.com.br jeffersonmina80@yahoo.com.br jeffersonmina@yahoo.com.br Preço: Inteira R$ 20,00 / Meia R$ 10,00 (estudantes e grupos acima de 10 pessoas) MINA DA RAINHA Descrição: Mina rudimentar que possui em média de 5 a 6 gramas de ouro por tonelada. É datada do período colonial. Possui 2 km de extensão, mas apenas 375 metros abertos ao público. Endereço: Rua Santa Rita, Padre Faria, 21 Telefone: +55 (31) 3551-7741 E-mail: clebermappa@yahoo.com.br Preço: R$ 15,00 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Lielto Postado Julho 30, 2013 Membros de Honra Compartilhar Postado Julho 30, 2013 Eu fiquei nesse lugar, eu indico! Gostei bastante: BONSERÁ CAFÉ MINEIRO Endereço: Rua Doutor Cláudio de Lima, 117, Rosário. Telefone: +55 (31) 9688-4315 Período de Funcionamento: todos os dias, de 8h às 21h. E-mail: bonseracafemineiro@gmail.com Site: www.bonseracafemineiro.com.br Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Erika Beltrão Postado Julho 30, 2013 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 30, 2013 Oi Lielto! Valeu pelas dicas. Vou pesquisar mais sobre estas grutas! Quanto ao Inhotim você acha que é melhor comprar o ingresso antecipadamente pela internet? Erika Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Lielto Postado Julho 30, 2013 Membros de Honra Compartilhar Postado Julho 30, 2013 Oi Lielto! Valeu pelas dicas. Vou pesquisar mais sobre estas grutas! Quanto ao Inhotim você acha que é melhor comprar o ingresso antecipadamente pela internet? Erika Oi Erika. Acho que não precisa comprar pela internet não. Eu fui no feriado e comprei na hora lá. É enorme o lugar, tanto que é a maior galeria de artes a céu aberto do mundo. Para comprar os ingressos eles aceitam cartão. Para almoçar lá, os restaurantes que a gente foi não aceitavam. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Raquel Raquel Postado Agosto 10, 2013 Membros Compartilhar Postado Agosto 10, 2013 Olá Érika, pretendo ir às cidades históricas em setembro de 09 a 14 ou 15. Estou cheia de dúvidas por conta da locomoção quero ir no Inhotim também e não vou à Congonhas. Sendo que no meu caso o tempo está contra mim rsrsr tenho que montar meu roteiro logo... ãã2::'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.