Ir para conteúdo

Águas escuras e geladas de Caraparu- Pa


Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Quem chega à cidade de Santa Isabel do Pará, distante 42 quilômetros de Belém, nem imagina o passeio surpreendente que o local pode proporcionar aos seus visitantes. Há cerca de 10 km do centro da cidade está o Caraparu, igarapé que reserva um pedaço da flora amazônica, com a estrutura necessária para descansar e se divertir.

 

A principal atração do local é o rio Caraparu, o mais imponente de Santa Isabel, conhecida como a “cidade dos igarapés”. O Caraparu nasce às proximidades da BR-316, no distrito de Americano, abrange quase todo o território da cidade e desagua no rio Guamá, que cerca Belém. No local há uma orla para o rio e diversos restaurantes, no estilo maloca, ao redor.

 

“O Carapuru pode ser descrito como um espaço ecológico de lazer e relaxamento. Lugar perfeito para passar o tempo com a família e os amigos. A água geladinha para aliviar o calor e o passeio de canoa é revigorante entre as águas escuras do rio e a vegetação. Para aqueles como eu, que adora o contato com a natureza, o ambiente é perfeito e a comida, uma delícia!”, afirma a professora Elizabete Pereira, que visitou o lugar com uma amiga.

 

 

O passeio

Saindo de carro de Belém, a viagem dura aproximadamente 40 minutos, é fácil chegar: pela BR-316 o visitante entra na cidade de Santa Isabel, de lá segue até a Praça Matriz e pega a PA-140. Mais 5 quilômetros na rodovia estadual é possível ver uma placa que indica a estradinha que dá aceso ao Igarapé. Não é permitida a entrada de carros, mas há um estacionamento próximo que cobra R$ 5.

 

Em julho o lugar é bastante visitado por turistas, muitos de Belém, que passam o dia no Caraparu e retornam para casa no final da tarde. A copeira Chirlene Barros, 33 anos, tirou o domingo para fazer um programa diferente com o marido e a filha de 9 anos. “Já tinha ouvido falar bem daqui. A água [do igarapé] está bem gelada, meu marido e minha filha estão gostando muito, indicaria pra todos os meus amigos”, afirma Chirlene.

 

Quem conhece o lugar garante que volta outras vezes. O motorista André Macedo reuniu um grupo de 17 amigos do trabalho e escolheu o Caraparu como local para o lazer. “Trabalho todos os dias, conversei com os amigos para na folga, ir no Caraparu. Quando a gente acerta o passeio, todo mundo se programa para passar o dia”, explica André.

 

O passeio desvia das rotas de praias e é mais uma opção para aproveitar o verão amazônico. “Não gosto de praia, gosto mais de igarapé, com águas naturais, tranquilidade, gosto mais desse tipo de local”, revela o motorista.

 

Para quem gosta de aventura e contato direto com a natureza há canoas, que fazem passeios, com ou sem piloto, pelos arredores do rio. No passeio, o piloto passa entre as árvores submersas e chega bem perto das plantas aquáticas e da mata. Ao se afastar da orla, a vista do Caraparu por outra perspectiva encanta pela grandeza.

 

Fonte :http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/07/aguas-escuras-e-geladas-do-exotico-caraparu-encantam-visitantes-no-para.html

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...