Membros CrisB Postado Julho 7, 2013 Membros Postado Julho 7, 2013 (editado) Olá a todos! Esta foi minha segunda ida à Europa, desta vez por um motivo especialíssimo para mim: iria acompanhar o Iron Maiden (minha banda preferida e que mudou completamente minha vida) em 6 shows por lá, um sonho bem antigo. Sim, eu já os vi no Brasil algumas vezes, mas aqui os shows são sempre enormes - não que isso seja ruim – e em lugares abertos. Sempre quis a experiência de vê-los em um lugar fechado, menor e com a possibilidade de chegar perto do palco sem ser massacrada e amacetada por 50 mil fãs malucos querendo estar no mesmo lugar que eu. ãã2::'> Além disso, faço parte do fã-clube oficial e muitas pessoas do mundo inteiro também os acompanham por vários shows, então seria uma ótima oportunidade de conhecer pessoalmente pessoas com quem falo pela internet há anos e conhecer gente nova com a mesma “doença” que a minha. Sei que por aqui quase ninguém se interessa por esta parte, por isso não vou ficar falando dos shows em si, mas como foi o maior motivador da viagem, quis fazer constar essa pequena introdução. Enfim, o roteiro foi: Paris (4 noites) Bruxelas (3 noites, com day-trip para Ieper) Frankfurt (3 noites) Berlim (6 noites) Hamburgo (2 noites) Amsterdã (5 noites) Os trechos internos foram todos feitos de trem, com exceção de Berlim-Hamburgo, que fui de carro (carona com um amigo do fã-clube). Comprei tudo com a máxima antecedência possível e garanti os melhores preços. Quanto às passagens: consegui ir pela AirFrance e voltar pela KLM em dois vôos diretos, mais os vôos domésticos para minha cidade no interior do Paraná pela Gol, por R$ 2.654,47. Achei um preço bom, considerando serem vôos diretos e a qualidade das respectivas companhias. Sobre a planilha de custos: tem uma aba com os valores totais e mais três detalhando os deslocamentos, hospedagem e gastos com atrações/transporte coletivo/etc. Não detalhei os gastos com alimentação e compras/souvenirs pois acho que não convém, mas qualquer dúvida é só deixar aqui no tópico. Pra chegar ao "valor efetivo", tive que fazer uma média das cotações que paguei durante o período que comprei euros (fui comprando aos poucos desde janeiro), então o valor em reais ainda não é exato, mas dá pra ter uma ótima noção. Só destacando que desse valor, aproximadamente 600 euros foram gastos diretamente com os shows (ingressos e a FC trip, que explicarei no relato), então analisem bem antes de tomarem essa planilha como base para as suas. :'> Vamos lá: DIA 01 (PARIS - 03/06) Vôo de ida tranqüilo e pontual, chegada no Charles de Gaulle pela manhã; aproveitei o posto de informações turísticas no aeroporto e peguei um mapa e comprei o Paris Visite de 3 dias (pelas minhas contas, valeu a pena). Peguei o RoissyBus que leva até o centro e de lá fui de metrô até o meu hotel, que ficava em Porte D’Orleans. Não é a localização mais central do mundo, mas a estação de metrô fica praticamente em frente ao hotel, e o preço acabou compensando. Após um banho e um breve descanso, fui dar um passeio leve pela cidade. Já conhecia Paris, e apesar de na primeira vez ter ficado apenas 2 dias completos, consegui fazer o “basicão”, então dessa vez pude fazer algumas coisinhas diferentes. Peguei o metrô e desci na Place de La Concorde. Tirei umas fotos e fui em direção à Eglise de La Madeleine, a igreja de arquitetura grega que parece até estranha no meio de Paris. Por dentro ela é bem bonita, pra quem curte igrejas é uma boa pedida. Place de la Concorde Eglise de la Madeleine Eglise de la Madeleine - altar Continuei a caminhada passando pela Place Vendôme (nada demais) e arredores, e logo voltei para o hotel, pois estava bem cansada da viagem. Queria ter segurado mais um pouco, mas era antes de 20h quando capotei na cama. Caminhando por Paris... alguém aí tem 30 mil euros pra comprar um relojinho? DIA 02 (PARIS - 04/06) A primeira parada do dia teve que ser a Decathlon, pois a combinação frio/vento que tava fazendo desde a chegada me pegou meio desprevenida. Comprei um fleece levinho e um par de luvas. Engraçado que quando eu pedi “luvas para frio” a vendedora veio querendo me dar luvas para usar na neve hahaha! Ô diferença de conceitos! Devidamente agasalhada, parti em direção à Île de La Cité. Não entrei na Notre Dame pois já o tinha feito na vez anterior, então fiquei só apreciando e descobrindo os detalhes da belíssima arquitetura. Ile de la Cité Notre Dame Notre Dame - fundos Nas minhas pesquisas sobre o que fazer em Paris, descobri que praticamente atrás da Notre Dame tem o chamado Memorial dês Martys de La Deportation, que relembra os franceses que foram mandados para os campos de concentração nazista na Segunda Guerra Mundial. É bem pequeno e é de graça, então resolvi ir. Sinceramente, não tem muito o que ver. É um monumento em forma triangular (pra lembrar os judeus, imagino), tem uns trechos de poemas inscritos nas paredes e depois você entra numa “câmara” que tem mais três “celas” (pois estão separadas por grades) com símbolos para relembrar os mortos. É mais um lugar de contemplação, acho... fiquei menos de 10 minutos lá dentro e acabei nem tirando fotos. Depois de almoçar (leia-se: comer um sanduba) às margens do Sena, fui para o Museé de La Musique, que está longe de figurar entre as atrações mais “badaladas” de Paris, mas é outra que me chamou a atenção durante as pesquisas, e dado meu interesse pelo tema, não pude deixar de incluir uma visita. É basicamente um museu de instrumentos musicais, desde os mais “primordiais” até os mais modernos. O legal é que o áudio-guia (incluso no preço do ingresso) vai contando a história de cada um, onde/como era usado, e no fim você ouve uma amostra do som de cada um, bem interessante! Visitei também a exposição temporária que era sobre Música & Cinema e tinha coisas bem legais sobre trilha sonora, edição de som, etc. Gostei bastante e considero a visita essencial a todos que se interessem pelo tema! Musée de la Musique Musée de la Musique - sim, isso é um instrumento musical haha Musée de la Musique Continuando meu roteiro, peguei o metrô até a Place de La Concorde e fui caminhando pela Champs Elyseés em direção ao Arco do Triunfo. Tinha planejado subir (pois da primeira vez não deu tempo), porém, chegando lá: fechado! Estava tendo algum tipo de cerimônia militar; cheguei a ouvir a bandinha tocando o hino nacional, mas não faço a mínima idéia do que tenha sido... enfim, só restava torcer pra que desse tempo de voltar outra hora. Fazendo muitas compras.... só que não! Arco do Triunfo E pra terminar o dia, ela: Torre Eiffel! Acho que não importa quantas vezes alguém vá a Paris, a Torre sempre dá uma emoção diferente. Após um tempo, voltei pro hotel, pois o dia tinha sido longo e as perninhas pediam descanso. Planilha de Custos.xls Editado Novembro 2, 2013 por Visitante Citar
Membros CrisB Postado Julho 7, 2013 Autor Membros Postado Julho 7, 2013 DIA 03 (PARIS - 05/06) Dia do primeiro show. No meu roteiro dia-a-dia deixei os dias de show livres de quaisquer outras atividades não relacionadas, por motivos óbvios. Nesse dia havíamos (quando eu falo no plural quer dizer que é o pessoal do fã-clube) combinado um encontro no Trocadero. Fui um pouco mais cedo e fiquei tirando fotos, observando as pessoas e torrando ao sol de 28º C que resolveu aparecer e esquentar as coisas (e minha testa e meu nariz sofreram as conseqüências de eu ter esquecido de passar protetor solar hehehe). Trocadéro Trocadéro Tá fácil me achar hehe Após almoçar, fui direto para o local do show (Palais Omnisports de Bercy), pois precisava chegar mais cedo (ganhei um sorteio do fã-clube que me permitia – junto com mais 120 pessoas - entrar antes de todo mundo na arena, sem enfrentar a fila comum). Palais Omnisports de Bercy Iron Maiden em ação - inacreditável estar tão perto desses caras... Depois Após o show o pessoal foi para um pub ali próximo; eu acabei ficando bem pouco pois estava muito cansada. Algo curioso é que mesmo sendo aproximadamente meia-noite de uma quarta-feira o metrô tinha bastante gente (tirando os que estavam no show, obviamente), inclusive pessoas “arrumadas”, com terno e gravata e tal... será que estavam voltando do trabalho àquela hora? Hehe! Enfim, antes eu tava meio com medo de pegar o metrô sozinha tarde da noite, mas foi muuuuuito tranqüilo. :'> :'> Citar
Membros CrisB Postado Julho 9, 2013 Autor Membros Postado Julho 9, 2013 Atualizei o primeiro post com a planilha de custos e um parágrafo explicando-a. DIA 04 (PARIS - 06/06) Comecei o dia indo a pé até as Catacombes de Paris (era perto do hotel). Chegando lá, me desanimei com o tamanho da fila e resolvi voltar depois. Parti para o Arco do Triunfo, que desta vez estava aberto, yaaay! A vista lá de cima é realmente maravilhosa como dizem, recomendo muito a subida! Voltei às Catacombes e vi que acertei ao trocar a sequência das visitas: a fila estava bem pequena. Caramba, que lugar fantástico! Claro que eu entendo que não é a praia de todo mundo andar por longos túneis subterrâneos até se deparar com intermináveis ossos humanos empilhados de forma artisticamente macabra. Sim, é frio e úmido. Sim, é mórbido. Sim, é meio assustador. E por tudo isso, é fascinante. Catacombes de Paris O império da morte De volta ao ar livre, hora de ir para o Musée D’Orsay (que de quinta-feira fica aberto até mais tarde). Por regra geral, não me interesso por museus de arte porque não curto muito a chamada arte “clássica” (notadamente pinturas e esculturas): não gosto, não entendo, sei lá, não me chama a atenção. Sou meio jacu mesmo! Porém, Van Gogh constitui uma bela exceção nesse meio, por isso a visita ao Orsay. Lógico que, estando lá, aproveitei e vi outras coisas, e digo que foi válido e interessante, mesmo para uma jacu como eu haha! Por fim, caminhei às margens do Sena até a Torre Eiffel, comprei um crepe e fui sentar no gramado do Trocadéro. Nada melhor que isso pra passar minhas últimas horas em Paris. Citar
Membros CrisB Postado Julho 19, 2013 Autor Membros Postado Julho 19, 2013 DIA 05 (BRUXELAS – 07/06) Bruxelas é a única cidade do roteiro em que não haveria show. Tinha esses dias livres (a banda foi fazer alguns festivais, o que não me interessava) e a incluí basicamente por ser no “meio” do caminho entre Paris e Frankfurt. Não me arrependi, pois gostei bastante da cidade Peguei o trem às 10h01 (essa pontualidade da Thalys vai ser importante mais pra frente, anotem hehe), chegando por volta de 11h30. Até me acomodar no hotel e almoçar, era umas 14h. E lá fui eu pros subterrâneos da Europa de novo, haha! Simplesmente embaixo da atual Praça Real há as ruínas e fundações do antigo Palácio Real de Bruxelas (Palácio Coudenberg). Tem bastante coisa preservada e achei a visita bem legal! Tem também um museu com objetos encontrados durante as escavações e tal, bem bacana. Detalhe pro nariz tostado Depois fui andando mais um pouco e cheguei até a Place Du Grand Sablon, onde tem a igreja e a pracinha (Petit Sablon), que é muito fofa, por sinal. Grand Sablon Petit Sablon Após, segui até a Catedral St. Michel et Gudula (sim, eu gosto de visitar igrejas, mesmo não sendo religiosa ) e aproveitei pra descansar um pouco (igrejas são ótimas pra isso ). Não sei o nome desse lugar fofo, descobri aleatoriamente St. Michel et Gudula Ainda estava cedo mas resolvi voltar logo pro hotel e descansar, pois as perninhas estavam pedindo arrego. Citar
Membros bonadia Postado Julho 19, 2013 Membros Postado Julho 19, 2013 legal seu relato! estou acompanhando. Só uma dúvida (meio tonta, eu concordo): você pedia para os transeuntes tirarem uma foto sua?rs Tranquilo? Sei lá... dá um medo da pessoa pegar a câmera e sair correndo...hahahaha! Tá, lá não é o Brasil, mas e pra mente se delsigar disso?rs Citar
Membros CrisB Postado Julho 19, 2013 Autor Membros Postado Julho 19, 2013 Valeu, bonadia! Haha sim, é isso mesmo. Eu levei um mini-tripé que foi útil em algumas situações, mas várias vezes pedia pros outros mesmo... normalmente outros turistas que estão na área (especialmente os japoneses ). O que acontece muito é a troca de favores: você vê uma pessoa sozinha ou um casal sofrendo pra tirar uma foto de si mesmos e vai lá e se oferece pra tirar... depois pede pra tirar uma sua e tal. É muito tranquilo, nunca nem passou pela minha cabeça alguém sair correndo com a câmera! Citar
Membros fematarucco Postado Julho 22, 2013 Membros Postado Julho 22, 2013 Estarei acompanhando o teu relato, até porque juntar viagem com shows é uma idéia fantástica!! As fotos ficaram ótima, diga-se de passagem!! O Mini tripé que tu levou era um daqueles flexíveis(Gorillapod)? Citar
Membros CrisB Postado Julho 22, 2013 Autor Membros Postado Julho 22, 2013 Adriano: Putz, que azar.... mas pode deixar que incluirei o show nos próximos, se bem que já adianto que falarei que todos foram sensacionais haha! Fejohnson: Não é flexível, não, é desse aqui, olha: http://www.walmart.com.br/produto/Cameras-Digitais-e-Filmadoras/Tripes/Greika/2145-Mini-Tripe-para-Cameras-Digitais-WT-0551-Greika As perninhas esticam e ele fica com uma altura de uns 20cm, já quebra um bom galho em várias situações. Citar
Membros CrisB Postado Agosto 31, 2013 Autor Membros Postado Agosto 31, 2013 Só passando pra dizer que não abandonei o relato. No último mês estive ocupada com mudança, então já sabem... e agora na casa nova ainda estou sem internet decente, então não dá pra mexer com as fotos e tal... já tenho mais alguns dias escritos e acho que no início da semana que vem consigo voltar a postar. Citar
Membros igoralbert Postado Outubro 11, 2013 Membros Postado Outubro 11, 2013 Cris, muito bom o relato! No aguardo pela parte final que é pra onde devo ir em março do próximo ano: Alemanha e Amsterdam! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.