Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Tive a oportunidade de ficar 3 dias e 3 noites em Buenos Aires. Na verdade, o destino final da viagem era Ushuaia. Porém, como os vôos para Ushuaia só partiam no dia seguinte da minha chegada em Buenos Aires, achei que valia a pena ficar por algum tempo para conhecer melhor uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros.

Chegando ao Aeroporto

Eu peguei o vôo da Aerolíneas Argentinas AR 1243 às 14h20min com destino ao aeroporto Aeroparque em Buenos Aires. Buenos Aires possui dois aeroportos: Aeroparque e Ezeiza. O primeiro fica no bairro de Palermo dentro da cidade e a 2km de distância do centro. Já o segundo fica em uma pequena cidade chamada Ezeiza e 35km de distância do centro de Buenos Aires. Na minha opinião vale mais a pena chegar pelo Aeroparque já que fica mais perto do centro da cidade: você economizará tempo, dinheiro e a vista do aeroporto é mais bonita pois fica às margens do Rio de la Plata. Algumas pessoas preferem ir e voltar pelo Ezeiza pois este possui mais lojas, serviços e um freeshop maior para fazer compras. Como eu não viajo para fazer compras, prefiro ficar com o Aeroparque. Cheguei em Buenos Aires por volta das 17h15min do dia 18 de agosto de 2012.

Chegando ao Centro de Buenos Aires

Para chegar ao centro de Buenos Aires peguei um táxi no Aeroparque. O táxi durou cerca de 15 minutos para chegar ao meu hotel no centro da cidade e a corrida deu 90 pesos argentinos. Eu troquei dinheiro no próprio aeroporto e, como é comum nos países sul-americanos, é mais vantajoso levar dólar do que real para trocar pela moeda local. Você conseguirá uma taxa bem melhor usando dólar.

Dica: tome cuidado com os taxistas. Não aconteceu comigo, mas conheço pessoas que caíram no golpe da nota falsa. Você entrega uma nota de 100 pesos para o taxista , ele pega a sua nota e vira-se para a frente em seu banco. Depois ele se vira ao passageiro dizendo que a nota é falsa ou que tem algum rasgo e pede para que a nota seja trocada. O passageiro confuso acaba trocando a nota. Porém, antes disso o taxista já trocou a sua nota verdadeira por uma nota falsa e você fica com o prejuízo. Uma maneira de evitar este golpe é andar com notas de valor baixo para conseguir dar o dinheiro trocado para o taxista.

Cheguei no centro de Buenos Aires por volta das 18h, fiz o check in no Grand King Hotel. Acredito que ficar no centro de Buenos Aires seja uma ótima opção já que você poderá ir para a maioria dos lugares a pé ou, se não quiser andar, poderá pegar um subte (metrô) em uma das estações centrais.

Neste dia apenas dei uma volta nos arredores do hotel para ver como era o centro da cidade. Há muitas lojas, restaurantes, cafés, casas de câmbio e tudo que você imaginar, principalmente nas ruas Lavalle e Florida. Também é onde encontrei a maior concentração de brasileiros (para variar, fazendo compras).

Dia 01 – 19/agosto/2012 – San Telmo, Casa Rosada, Plaza de Mayo, Puerto Madero, Puente de la Mujer

Era um domingo e uma das coisas para se fazer num domingo em uma cidade grande é visitar alguma feira artesanal. A feira artesanal da cidade acontece no antigo bairro de San Telmo que possui muitas barraquinhas com antigüidades e abriga artistas locais de todos os gêneros: de dançarinos de tango a mímicos. A feira parte da Plaza Dorrego no bairro de San Telmo e se estende pela Rua Defensa até chegar a Plaza de Mayo. Fiz exatamente este percurso do início ao fim, parando no meio do caminho para um almoço em um dos cafés tradicionais desta região.

01.jpg.674ff7d084e1930b0a021f19f005a6a5.jpg

02.jpg.667f25ce463ebb8ff71c954a838495cf.jpg

A Plaza de Mayo é onde fica a Casa Rosada, sede da presidência da República da Argentina e do poder executivo. A Casa Rosada e a Plaza de Mayo são palco de constantes manifestações políticas e econômicas no país. Nos finais de semana e feriados a Casa Rosada abre as portas para os turistas e possui um sistema de visita guiada gratuita. Se você tiver interesse, é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais da história política deste país.

03.jpg.a65cae6446ba781d0e1d65960feedb68.jpg

04.jpg.5e5edde05faecdc31720ad6a108c0663.jpg

Uma das melhores coisas para se fazer em Buenos Aires no final de tarde é dar uma passeio pelo bairro de Puerto Madero. Este bairro moderno é o centro econômico e gastronômico da cidade e também abriga o monumento Puente de la Mujer (Ponte das Mulheres) do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Esta área é dividida em 4 diques e, em um deles, está atracado o primeiro navio argentino que hoje serve de museu.

05.jpg.d53e2bec0656ba89b06113545c004d20.jpg

06.jpg.7546f51499db7492896db79daff34f0c.jpg

Dia 02 – 20/agosto/2012 - Catedral Metropolitana, Avenida de Mayo, Café Tortoni, Congreso de la Nación, Obelisco, Teatro Colón, Plaza San Martin

Este foi o dia de conhecer melhor os diversos monumentos da cidade e, como de costume, o meu caminho foi feito a pé. Iniciei o meu passeio pela Plaza de Mayo onde, além da Casa Rosada, fica a imponente Catedral Metropolitana de Buenos Aires. Esta catedral é a principal igreja católica de Buenos Aires e no seu interior se localiza o túmulo de San Martin.

07.jpg.39a2664cedb52ae6b0ce3d81d6aac94f.jpg

Continuei a minha caminhada pela Avenida de Mayo que liga a Plaza de Mayo à Plaza del Congreso. A Plaza del Congreso abriga o Palacio del Congreso de la Nacion e na minha opinião é um monumento muito mais bonito que a própria Casa Rosada. O Congresso da Nação Argentina é a sede do orgão legislativo do governo e abriga os senadores e deputados do país.

Dica: no endereço 825 Avenida de Mayo há o Café Tortoni, uma lenda da cidade de Buenos Aires que foi inaugurado no ano de 1858. É parada obrigatória para um lanche (experimente o chocolate com as medialunas) já que a história deste café se mistura com a história da própria cidade. Se você tiver interesse (não era o meu caso) você pode agendar para assistir um show de tango na parte inferior do café.

08.jpg.55eb41c1979945e36cbe9141d5166e2f.jpg

09.jpg.6de448716d484c1620742a401a7d33d2.jpg

10.jpg.3154327475a0011cc0544b852017bc45.jpg

Após ficar um tempo no Congreso de la Nación voltei à Avenida de Mayo para prosseguir caminho por uma das avenidas que a cortam: Avenida 9 de Julio. Este nome foi dado devido à independência da Argentina que aconteceu em 9 de julho de 1816. Esta á a principal avenida de Buenos Aires e contém um obelisco e o famoso teatro de ópera, o Teatro Colón.

11.jpg.6988e1861f223b96a5c5780988508ffd.jpg

12.jpg.5da386f586147d31d7e07ee9d5042ac5.jpg

Terminando este percurso, ainda tive tempo de visitar um outro local bem interessante da cidade: Plaza San Martin. Esta praça é uma homenagem ao libertador General San Martin. Abaixo da praça você encontrará também o Monumento a los Caídos en Malvinas que foi construído em honra aos soldados que morreram na guerra das Malvinas em 1982. O monumento é formado por 25 placas de mármore negro e em cada placa está escrito o nome dos soldados que morreram na guerra. Ele é guardado por 2 soldados das forças armadas argentinas e existe uma espécie de tocha eterna fixada sobre o mapa que representa a geografia das Ilhas Malvinas.

13.jpg.40ceb49a1d432cf0047317965398aa9f.jpg

14.jpg.229f844a04c86d9e4036d20a58dcd072.jpg

Dia 03 – 21/agosto/2012 - Jardin Japonés, Planetário Galileo Galilei, Floralis Genérica, Faculdade de Direito, Recoleta

Em contradição aos dias anteriores que foram dedicados à visitas nos lugares mais tradicionais e antigos da cidade, este dia foi dedicado ao bairro da Recoleta que é um bairro nobre de Buenos Aires e possui os imóveis mais valorizados da cidade. Na minha opinião é um ótimo passeio para conhecer um outro lado da capital argentina, bem diferente das ruas movimentadas do centro.

Como eu sabia que eu teria que andar muito pelo bairro, decidi chegar ao bairro e voltar dele através do metrô. Este foi o único dia que eu peguei o metrô na cidade. O metrô é sempre eficiente, não importa o lugar que você esteja. Porém, a malha metroviária de Buenos Aires ainda é muito pequena para o tamanho da cidade e as estações são mal cuidadas.

Desci na estação Plaza Italia na Linha Verde D e segui o caminho através da Avenida Sarmiento. É uma avenida extremamente agradável, arborizada e com muitos jardins. Esta avenida possui pontos importantes como o Jardin Zoológico, Jardin Japonés e termina com o Planetário Galileo Galilei. Se você quiser ir ao planetário é bom se programar antes para chegar ao planetário próximo do início de alguma sessão. Como eu não tinha visto os horários antes, cheguei em um horário que já tinha começado uma sessão e faltava muito para iniciar a próxima, ficando inviável a minha visita. Desta maneira, é bom verificar o site do planetário para ver os horários.

15.jpg.1b7d05b062bc0222376c440d4f8d0f12.jpg

16.jpg.333bb0a959e235ad21c6e427719acf84.jpg

Continuei o meu caminho através da Avenida Pres. Figueroa Alcorta até chegar ao monumento mais impressionante de Buenos Aires na minha opinião: Floralis Genérica. A Floralis Genérica é uma escultura metálica situada no centro da Plaza de las Naciones Unidas, cercada por trilhas que oferecerem diferentes perspectivas do monumento. Quando foi construída, uma das características do monumento era o seu sistema elétrico que abre e fecha as pétalas, dependendo da hora do dia. Porém, ela encontra-se desativada e o governo argentino alega altos custos para recuperação e manutenção do sistema. Continuando um pouco mais na Avenida Pres. Figueroa você encontrará a bela Faculdade de Direito de Buenos Aires.

17.jpg.86a365bf03e75ce3277c5a2dc964cef2.jpg

18.jpg.e245978c5f84e1313d8cd0d97fb3b67c.jpg

Fui terminar o meu dia visitando o Cemitério da Recoleta. Este cemitério é famoso pois se localiza o túmulo da ex-primeira dama da Argentina: Eva Perón. Há também um espaço muito agradável em frente ao cemitérios com diversos bancos onde você pode descansar e passar um bom tempo.

19.jpg.02e11a61fceac3df98d2c26c2c7abab0.jpg

Dia 04 – 22/agosto/2012

Este era o dia do meu retorno e o voo saia do aeroporto de Ezeiza às 11h40min. Apenas vale a pena ser mencionado o preço que foi pago para ir até o aeroporto de Ezeiza: 190 pesos. Comparando com o preço pago para ir do Aeroparque ao hotel, a difererença foi de 100 pesos.

Considerações Finais

Um dos principais destinos do brasileiros, Buenos Aires é uma cidade antagônica que mistura o passado com o presente e o antigo com o moderno. Esta característica pode ser observada nas diferenças entre o Centro e o bairro da Recoleta e também no bairro de Puerto Madero. Apesar de eu não ter visitado outros destinos comuns como La Bombonera e Caminito (não fiquei muito interessado), acredito que 3 dias são suficientes para conhecer esta cidade.

• 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...