Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

[align=justify][t3]13/06/2013 - At the Copa, Copacabana[/t3]

Ao fazer o check-out, uma grata surpresa: o Jube deixou no hostel não só o CD com as fotos do passeio, mas também meu gorrinho!! Esse cara é incrível! Queria agradecê-lo pessoalmente, mas infelizmente não deu tempo. Fechei a conta no Adventure Brew, e fui pra rodoviária. Tinha comprado no dia anterior a minha passagem pra Copacabana (Titicaca, BOB 30).

Não lembro quanto tempo levei até Copacabana, mas foram umas 3 ou 4 horas de viagem. Você tem que descer do ônibus num lugar, pra que ele vá num barco, e você em outro, ao custo de BOB 2, se não me falha a memória. Depois daí, ainda tem mais uns 45 minutos de viagem até Copacabana, numa estrada sinuosa e cheeeeeia de neve. Lindo!

DSC09888.JPG.9c9bac93dea2f6a6b35901a0c02d8bb1.JPG

Chegando lá, fiz outra burrada. Eu tinha um desejo de dormir na Isla del Sol, e estava determinada a concretizar isso. Mais uma vez, se eu tivesse pensado um pouquinho melhor, eu teria ficado no hotel sugerido pelo cara da Titicaca (Hotel Mirador, na frente do lago, por BOB 40), ia no dia seguinte pra ilha, fazia a trilha e voltava feliz e contente.

(Som de disco riscando) Maaaaas não foi isso que eu fiz! Mal botei os pés em Copa, comprei o boleto pro barco pra ilha (BOB 20), e também já garanti a passagem pra Arequipa no dia seguinte. O safado da Titicaca disse que aceitava dólares, mas na hora que eu fui pagar, ele disse que não tinha troco, mimimimi, e disse que eu tinha que trocar. Adivinha quem trocou? Ele!!!! Me diz, pra quê, meu Deus?!?!

OK, vá. No barco, a vista é maravilhosa. Não estava tããããoooo frio porque o sol resolveu aparecer, mas eu entrei no barco com chuva, pra variar... Tempo louco igual aqui em SP, rs! Foi mais bacana pq estava com saudade de ouvir português, e encontrei no barco dois brasileiros, e Mochileiros!! Eles tb tinham pego as dicas aqui... Bacana mesmo, adorei encontrá-los! Chegando à ilha, a cholita mal deixa você botar o pé; já vem te cobrar os BOB 5 de entrada. É importante que vocês guardem TODOS os tickets que eles te derem nessa ilha, porque mesmo eles se lembrando da sua cara, vão se fazer de desentendidos e vão querer te cobrar umas dez vezes pelo mesmo trecho que você passar.

Assim que paguei boleto, me arrependi amargamente de ter desejado dormir na ilha. A burra aqui foi com a mala de 10kg nas costas, e a escada que te recebe na ilha é simplesmente de tirar o fôlego de qualquer mortal. QUALQUER. Me acreditem: nas fotos, ela parece íngreme, mas suportável. Cacildis, gente!! É osso!! Some aos 10kg das minhas costas a dificuldade que estava tendo com a altitude, e acho que vocês vão poder fazer uma ideia de como foi difícil pra mim superar aqueles degraus...

DSC09911.JPG.28ff28a3df3030de2bb216fe3f863a04.JPG

Pra piorar, eu não encontrava de jeito nenhum o hotel que eu queria ficar. Caminhei, caminhei, e nada. Não há indicação alguma. Já estava querendo sentar, chorar e depois morrer, quando achei outro hotel, o Inti Kala (BOB 90 o quarto individual, com banheiro dentro, e café). Não pensei se era caro, se era barato, não pensei nada. Joguei minha mala no chão, e fiquei lá.

Peguei um quarto ótimo, cama boa, mas a água quente do banho deve ter sido gasta em outro quarto, porque eu tive que dar uns pulos pra aguentar a água gelada... O importante mesmo era a vista incrível do meu quarto pro Titicaca. Larguei minha mala e fui comer. Paguei BOB 30 numa truta ao alho meia boca. Naquele momento eu não sabia quão meia boca era porque foi minha primeira truta... Comi como um manjar, mesmo continuando com o apetite péssimo.

DSC09945.JPG.b1389311726482216ed9705ebf5b56a9.JPG

Depois tomei coragem e desci de novo. Estava tendo uma festa na ilha, pra comemorar algo que eu não lembro o que era, mas a comemoração era muito divertida!! Imaginem um terreno com menos de 1000 metros, dividido por 4. Em uma das partes havia uma igreja, e nas outras 3, em cada uma delas tinha uma banda tocando e um grupo de homens e mulheres com roupas festivas mergulhando na cerveja e dançando coreografias. Eu adorei! Era caótico, claro! Pensem em todas as bandas tocando diferentes músicas, mas ao mesmo tempo, e cada grupo com roupas e coreografias distintas... Mas todos estava muito, muito alegres, bebendo muito... A música era vibrante... Achei emocionante e empolgante! Parecia uma competição simultânea, mas não; estavam mesmo só comemorando!

DSC09967.JPG.52d0fbf6eb7d3e7baa0d1625b208dbe8.JPG

DSC09975.JPG.fa0dd1775338dbb60159cc6cadedc7e9.JPG

Um senhor vaidoso amou ser fotografado, e resolveu me conceder a gentileza de posar pra mais fotos, rsrrs! Me chamava, dizia que queria tirar fotos comigo, e pedia pra um indiano tirar fotos com a minha câmera, dele comigo... Um fofo! rs

DSC09974.JPG.ed4cda9de558b8c9663770395ab6ddb1.JPG

Vi uns brasileiros no dia seguinte tirando onda, zoando a festa, coisa que pra mim é um desrespeito. Não tenho a menor vontade de voltar na Bolívia, e tenho meus motivos pra isso, mas em momento algum eu ouso tirar sarro dos costumes deles. É cultura, e tem que ser respeitada. Esses brasileiros me envergonharam duas vezes, porque também os vi em La Paz deixando sujeira na lanchonete em que estávamos, e gritavam... Vexame mesmo.

DSC09985.JPG.4d2f80049d6d55e38f5ace93f19a2265.JPG

Resolvi subir de novo na hora exata. Quando visualizava o hotel “da esquina”, começou a chover. Não me molhei muito, mas os indianos, que subiram pouco depois de mim, chegaram ensopados. E minha noite mirando o Titicaca foi pro saco, porque foi uma tempestade de vento praticamente a noite inteira. Fiquei olhando pro teto do quarto até pegar no sono, porque não via nada pela janela, só uma nuvem branca de chuva, e não tinha com quem conversar. #forever alone[/align]

Editado por Visitante
  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra
Postado

Fico triste qdo alguem posta um relato falando de perrengue... eh foda, eu sempre viajo sozinha e (ufa!) nada aconteceu! Mas o bom que vc manteve firme e forte!!! E é bom pra preparar p pessoal pras azias que podem dar...

Mas ta ficando bacana o relato, apesar dos pesares! :)

Beijos!

• Membros
Postado (editado)

Oi camilalisboa!!

O seu relato foi um dos que eu li antes de fazer a minha viagem... A sua viagem foi tão bacana que rendeu uma tattoo, né?!? Muito legal!! Sabe, no final eu espanei: acabei voltando ao Brasil 3 dias antes. Ia voltar dia 27, mas dia 23 eu já tava em terras tupiniquins. Em Cusco eu já tava tão de saco cheio que achei q fosse surtar, e pedir ajuda à Embaixada, kkkkkk!!! Exageraaaaaaaaaaaaaaaadaaaa...

Valeu pelo elogio!! Eu tentei manter o bom humor, apesar dos perrengues. O que mais me incomodou foi a saúde. Graças a Deus eu não fui roubada, digo, não me furtaram os documentos (pudera, fui daquelas que colou a doleira na pança e não desgrudou), não me aconteceu nada mais grave, tirando o alto nível de confusão mental pela altitude (q podia render um coma, segundo o pessoal que me ajudou). As dores, o mal-estar, essas coisas me impediram de aproveitar mais ainda (confesso q o mau humor boliviano tb me tirou do sério, rsrs)!

Quero deixar o relato porque vcs me ajudaram um montão contando as histórias de vcs. E vc tem muita razão: gente, fiquem espertos com as "azias", kkkkkkk!!! Logo mais continuo.

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

Isso que é o lindo de se viajar, cada pessoa olha um lugar com um olha diferente. As vezes o perrengue faz a pessoa ter uma imagem negativa do lugar e as vezes faz a pessoa criar laços eternos. Na primeira vez que estive na bolivia, quando estava indo embora de lá paz, furtaram minha mochila de ataque (por puro vacilo meu, deixei ela na calçada e fui no meio da rua pegar o taxi). Era um sábado e tive que ficar "preso" em lá paz até segunda, porque o burro aqui tinha colocado os passaportes dentro da mochila e nao na money belt. Moral da história, tive dois dias a mais na cidade, sem planos, com a moral abalada e o espírito quebrantado. Andei com minha namorada, hj esposa, a ermo pelas ruas e parque da cidade. Foi assim, em meio ao furacão de perrengues, que nos apaixonamos por aquele caos que é La Paz. Depois disso, retornamos varias vezes pra lá, e um dia, se Deus quizer, iremos morar lá.

Meu, só de ver a tua foto da trucha já me deu vontade, o trem bão. Quanto a vc ter tido piriri, acho que pode ter sido o camarão. O tempo de incubação pode chegar a 3 dias e frutos do mar num país onde nao há mar pode ser meio sinistros.

Fiquei espantado do tanto que nevou esse época. Esse ano está fazendo um inverno úmido, por isso que nevou, mas geralmente essa época é super seca.

Quando Vc teve mau da altitude vc tomou chá da coco ou mascou a folha?

Aguardando continuação.

• Membros
Postado (editado)

[align=justify][t3]14/06/2013 – Rodando mais que pião da casa própria[/t3]

Choveu e ventou a noite inteira, e fiquei me perguntando se conseguiria caminhar pra parte sul (ou parte norte, sei lá, rsrrs) da ilha... Porém, quando levantei, bem cedinho, a chuva tinha passado, e tava um sol bem bonito, apesar do frio. O início do caminho era quase na cara do Inti Kala. Deixei minha mala grande lá, e fui pra trilha.

Eu sabia que tinha que pagar um pedágio no meio da ilha, mas não lembrava que eram BOB 15! Achei que fossem 5, como na entrada... Como estava com o dinheiro contadinho porque ia trocar de país no fim do dia, fiquei ze-ra-da. Tudo bem... Eu ia sair da Bolívia!!

DSC00011.JPG.e722f6c6ceeef3d09cc65b463589e1c1.JPG

Foi uma caminhada longa e cansativa. Senti muita raiva de ter que pagar por tudo. Não pelo dinheiro, que todo mundo sabe que bolivianos valem 3 vezes menos que o Real, mas porque o “investimento” do turista não é usado neste propósito! Simplesmente não há estrutura alguma. Seu dinheiro vai pro bolso de trocentos bolivianos que se posicionam estrategicamente em pontos da trilha pra te cobrarem (e eles caem matando como urubus na carniça quando a gente passa por estes pontos), mas sequer existem placas te orientando se você tá no lugar certo. Isso pra mim teria sido valiosíssimo. Eu não teria camelado no dia anterior pra achar um hotel, nem nesse dia pra chegar no outro lado da ilha, coisa que nunca aconteceu.

Pra melhorar o meu bom humor do dia, 4 gringos me alcançaram na trilha, e chegaram FUMANDO (tinha ódio pq eles conseguiam até fumar, e eu, só de ter um mínimo de oxigênio dos pulmões já tinha de me dar por contente, rs), e tagarelando... Ai Gizuis!! Num caminho lindo desses, eles podiam aproveitar o silêncio pra meditar, pensar na vida... Mas não! Eles estavam com o humor melhor que o meu, só isso... rsrrs...

A trilha é linda mesmo. Você vai no topo da ilha, então pode admirar o Titicaca em 360 graus. É maravilhosa. Ah, sim: minto quando digo que não tem nenhuma estrutura... Passei por diversos bolivianos vendendo coisas no meio da trilha, é mole? Placa, não tem, mas até poncho lá em cima se você quiser comprar, tem. Bom, voltando: o céu estava lindo. Usem protetor solar, por favor, gente!!! Aquele solzinho engana... Saí com a cara queimada mesmo com protetor! Não sabia pra onde olhava. Tudo era tão lindo que senti vontade de chorar de novo (ou era o abalo psicológico, kkkk).

Depois de duas horas de caminhada, cheguei num labirinto muito bonito. Rodei um pouquinho por lá e continuei. Meia hora depois cheguei a um morro imenso. Pensando que “aléééém do horizooooonte” estava o meu destino, subi. Sofrendo. Cara, como era difícil!! Não tinha pulmões, a cabeça latejando, com sede e sem dinheiro, fui praticamente me arrastando. Tive que sentar várias vezes pro coração voltar pro lugar certo, em vez de ficar na minha boca, mas cheguei no topo.

QUE SURPRESA!! NÃO TINHA NADA LÁ!!!! AAAAHHHHHH!!!! Eu queria morrer ali, dane-se a volta, eu tava com uma bolha monstro estourada no pé direito, e ainda tinha todo o caminho de volta à pé!!! Antes de querer morrer, quis sentar um pouquinho. Sentei numa pedra e fiz companhia pra umas vaquinhas que estavam bem mais felizes que eu. E onde estava a outra parte da ilha? Não tinha nem ideia!!

DSC00088.JPG.c2b1ae5dd865306700f6f0d33393a8bd.JPG

Só de raiva, resolvi descer atééééé uma praia que eu tinha visto logo abaixo do labirinto. E desci. Não foi muito fácil, mas cheguei lá embaixo. Uma praia no Titicaca, onde já se viu?! Linda, deserta, e com ondinhas! Fiz um lanchinho melancólico e modesto de bolacha brasileira, admirei a vista, os passarinhos, o lagão sem fim, molhei os pezinhos no lago gelado e tomei coragem pra tomar a subidona que me esperava.

DSC00104.JPG.cdb82d1dc586e790df6d1cc255f3c59b.JPG

Meu mau humor estava no auge. Quase me arrastando eu subi a ladeira pra retomar a maldita trilha que não me levou a lugar algum. Quando cheguei de volta ao labirinto, um gringo veio me perguntar se lá embaixo era a trilha pro norte da ilha. Sem humor e sem fôlego, só gesticulei que não. E ele me fazendo uma série de perguntas, e eu respondendo só com gestos, porque era o máximo que eu conseguia fazer, por causa do cansaço. Ele resolveu voltar comigo (ir, porque ele tinha vindo do lado que eu queria conhecer!!!!). Um francês gente fina. Voltamos juntos pra Copacabana no barco das 16:00 (BOB 20).

Já em Copacabana, troquei mais 20 doletas pra comer alguma coisa, pois a viagem pra Arequipa seria longa. Engoli em 5 minutos uma truta (essa sim tava ótima, apesar de eu mal ter tido tempo pra degustá-la) e voei pro ônibus da empresa Titicaca, rumo a Arequipa.

Ônibus bom... Tava sentindo que tava bom demais pra ser verdade. Chegando na fronteira, nós tivemos que descer pros trâmites legais, e o motorista disse que nos pegaria de volta “do lado de lá”. Mas tava de noite, e eu não enxergava o tal “lado de lá”. Pra onde tínhamos que caminhar? Perguntei a um gentil oficial boliviano, que me respondeu “Pelo Titicaca é que você não vai!” Valeu, seu imbecil! Só me causou mais boas impressões a respeito do seu país!

DSC00051.JPG.bb2a88b0d9670baa07ee8241a8dd2a60.JPG

Cruzar a fronteira pra mim foi um alívio. Eu estava em Puno!!! Eu estava no Peru!!! Então até aqui foi o seguinte: o ônibus saiu umas 18:30 de Copa, e às 18:00 eu estava carimbando minha entrada em solo peruano. Fuso horário, gente! No Peru são 2 horas a menos, não se esqueçam pra não perder ônibus, essas coisas!

Cerca de 2 horas depois, chegamos na rodoviária, e não apenas nos trocaram de ônibus, como trocaram os assentos também. Pelo menos eu continuava no “cama”. Ônibus fedorento a mijo, bem menos confortável que o outro em que estávamos. Perguntei ao boliviano que estava nos realocando, e ele, com a solicitude e gentileza bolivianas, me disse “já te falei que seu banco é no primeiro piso, quer mais o quê??” Amo a Bolívia, gente, só que não! De que adianta ter paisagens maravilhosas, se as pessoas que trabalham diretamente com os turistas são de um preparo exemplar?? Tenho no meu coração o Luiz e o Jube, dois bolivianos que pra mim são flores num deserto, mas fiquei com uma impressão geral péssima sobre a Bolívia. E ainda não acabaria! Conto mais pra frente, porque por enquanto só lhes digo que eu tava indo pra Arequipa! Simplesmente apaguei de cansaço.[/align]

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Ô gente, obrigada pelos incentivos!! Já estou postando mais!

aletucs, entendo bem o que vcs passaram. e sinto muito pela camera da sua mãe (eu li seu relato tb antes de viajar)... o lado bom é que pelo menos acharam seus passaportes, e ainda devolveram o dinheiro...

olha, tomei muito chá de coca, masquei muita folha de coca também, e tentei as sorochi pills, e nada adiantou... sei lá o que aconteceu comigo naquele lugar!!

• Membros
Postado

[align=justify][t3]15/06/2013 – Um descanso, finalmente![/t3]

Fui acordada por uma peruaninha muito amor me dizendo em inglês que já estávamos em Arequipa! Caramba! Nem senti! Tomei um táxi (8 soles), e cheguei ao Home Sweet Home (40 soles quarto privado com banheiro). Eu ia ficar em albergue, mas o Pirwa, que eu tinha escolhido, tava custando acho que 29 soles, algo assim. Preferi seguir a recomendação do francês bacana da Ilha do Sol, e fui pra esse outro. Quarto simples, mas com tudo que eu precisava. TV com Globo internacional, cama gostosa e banheirinho com chuveiro ótimo. Mesmo sendo 4 da manhã assisti o final de um filme antes de dormir.

Mas não dormi muito não! Às 8 tava de pé. Tomei o café do hostel e fiz o que mais gosto: fui pra rua conhecer a cidade. É impressionante você olhar ao redor e, pra onde quer que olhe, topar com um vulcão te rodeando. São 3 vulcões que circundam a cidade. Lindos, imponentes, e impressionantes!!

DSC00170.JPG.1bbf10c185379cff596903081fef2f7c.JPG

Passei no mercado municipal e ataquei um ceviche (8 soles). Delicioso! E comecei a sentir outro tipo de tratamento. Os locais puxam papo com você, te recomendam o que comer, onde ir... Simpáticos, atenciosos... Outro clima!!

Um exemplo muito diferente dos que passei na Bolívia foi o seguinte: não estava conseguindo sacar dinheiro da minha conta. Fui na agência onde tinha parado pra pesquisar os preços, a Maravillas Peruanas, ali perto da Plaza de Armas, e expliquei o que tava acontecendo, inclusive que não sabia ligar a cobrar pro telefone do cartão. De graça, como o Luiz fez lá na Bolívia, elas me ajudaram e muito!! Foram atrás das informações pra mim, me ajudaram muito mesmo, e até me deixaram usar o telefone delas, porque o tal número não aceitava chamadas de orelhão público, mesmo sendo a cobrar.

A sorte, além de encontrá-las, é que eu tinha uma conta de outro banco. Recomendo isso: dividam seu dinheiro, caso optem por sacar no exterior, porque os imbecis do banco bloquearam meu cartão porque troquei de país. Só liberaram quando mandei um e-mail malcriado. E bloquearam de novo quando voltei para a Bolívia. Banco só serve pra tirar dinheiro de vc, porque não deixam você usar nem o que é seu por direito!! Entendo que é por segurança, mas também é burrice, porque eu tinha passado todas as informações para onde ia, quanto tempo precisaria... Enfim. Quero recomendar a Maravillas pelo tipo de atendimento que elas prestaram, mesmo que tenham vendido só uma passagem pra Cusco. OK, custou 90 soles, mas podiam vender pacotes, e de modo algum tentaram me empurrar coisas, ou ganhar algo em cima de mim. Super respeitosas. Fiquei fã e arrependida de já ter comprado em outro lugar meus tours.

DSC00191.JPG.96c4f9876902268912fa5e66ad7bf28f.JPG

Comprei com elas minha passagem pra Cusco, e só não comprei o pacote pro Colca com elas porque a otária aqui já tinha comprado no hostel, junto com o rafting. E dica: PECHINCHEM por tudo. Eu fui otária, e a vovó do hostel passou a perna em mim. Na Maravillas o cânion custava 60 soles, e eu paguei 75, crente que tava no lucro, porque tava estimando pagar uns 130... O rafting custou 80, o mesmo preço que nos outros lugares, só que ela me disse que as fotos estavam inclusas, e não estavam. Tive que pagar mais 15 soles pelo CD com umas 10 fotinhos.

Partes burocráticas acertadas, fui caminhar mais por Arequipa. Me apaixonei por essa cidade. A Plaza de Armas é encantadora. Lindíssima. Os peruanos se encontram ali pra passear, namorar, fazer nada, como eu estava. Me sentei com uma Cusqueña na mão, e umas 3 pessoas passaram por mim dizendo “Salud!”. Quanta cordialidade!! Saí de um país com a sensação de que eu era um vira-lata sarnento (drama queen mode on), e lá estava sendo abraçada com tanto carinho que chorei de novo, hahahaha!!

Em seguida, fui ao Monastério de Santa Catalina (35 soles, mais 20 soles pra guia). Uma facadinha financeira, mas compensa pegar guia sim!! A minha foi uma fofa, me explicou um monte de coisa bacana sobre as freiras, as celas, como elas iam parar lá, etc., e ainda perguntava sobre o Brasil. Passei uma hora caminhando com ela, e não teria aproveitado nada se resolvesse ir sozinha. O Monastério é mesmo “uma cidade dentro da cidade”, como eles dizem. Tem até ruas lá dentro, e muitos detalhes, muitas coisinhas que depois da visita guiada eu quis fazer de novo e me perdi (tá, tá, admito que orientação não é meu forte). Queria voltar ao criadouro de cuy que os funcionários mantêm, e não deu... O Monastério é imenso e lindo!! Ainda existem umas freiras vivendo lá (tirei uma foto de uma pendurando algo num varal, quando subi no mirador), mas de forma diferente da original. A única coisa semelhante é que não podemos ter contato com elas, que vivem isoladas numa parte do Monastério; só saem sob autorização superior, e por motivos bem específicos.

DSC00177.JPG.4400bed29d94da2ec43b79170d41bc34.JPG

E continuei batendo minha perninha pela cidade. Parece incrível, mas o psicológico é uma coisa forte mesmo. Diferentemente da Bolívia, ali no Peru eu tinha que fazer as coisas devagar, lógico. Não aguentava correr, subir escadas rapidamente, mas minha cabeça não doía mais, nem sentia o peso no peito. Pude andar a tarde inteira, entrar a esmo nas ruas, conhecer a cidade.

Voltei ao hostel para um banho, e à noite continuei caminhando. Jantei no restaurante de um espanhol, um camarão no azeite delicioso (25 soles). Comi sem querer uma pimenta louca que minha boca adormeceu. Ele rachou de rir, e depois fiquei conversando com o grupo dele, falando até da Copa! Encantadores. Mais tarde fui a um bar/balada, o “El escondite de las monjas”. Um barato! As garçonetes se vestem de freiras, mas freirinhas meio assanhadas, pq a saia é mais curta que um band-aid... Lá também foi bem legal, mas aguentei tomar só um pisco sour (14 soles). Fiquei tontinha!! Gostei de ter ido lá porque só tinha peruano. Me senti inserida na rotina baladeira deles.[/align]

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...