Admin Silnei Postado Fevereiro 16, 2009 Admin Postado Fevereiro 16, 2009 [align=justify]Os mochileiros ou ecoturistas que fazem as trilhas do Litoral Norte paulista precisam tomar cuidados com as doenças típicas da selva. A região concentra um dos únicos focos de risco de malária do Estado e, apesar das medidas preventivas adotadas pelos ecoturistas serem apontadas como responsáveis para a queda de 70% dos casos da doença em 2008, o mosquito ainda pode fazer vítimas. Ano passado, foram 14 pessoas de São Paulo infectadas por malária, a maioria na área de Mata Atlântica de Bertioga e São Sebastião. “Tivemos uma redução importante de casos - em 2007 foram 46 - tendência percebida em todo o Brasil”, afirma Melissa Maschereth, coordenadora de zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde. Ainda que a malária seja um “inimigo” conhecido, e já combatido pelo ecoturismo, a infectologista Marta Heloisa Lopes, coordenadora do Ambulatório do Viajante do Hospital das Clínicas, alerta que ainda é deficiente a preocupação dos aventureiros com a saúde. Pesquisa realizada com 445 pessoas que procuraram a unidade revelou que 58% delas estavam com a vacinação não atualizada, o que pode ser um risco para doenças que também ameaçam o turista como tétano e febre amarela. “A maior parte dos que nos procuram (71%) é porque vai viajar a trabalho. A lazer quase ninguém vem, porque além da vacina fornecemos orientações sobre a alimentação e proteção”, diz Marta Heloisa. Ainda estão na lista de doenças que precisam de cuidados redobrados para este tipo de turismo a diarreia, hepatite A e a dengue. Roupa “Estamos em contato direto com as autoridades de saúde e, em caso de surto de doença, até cancelamos os passeios”, afirma o diretor da Associação Brasileira de Turismo de Aventura, Israel Waligora. “A orientação é constante aos passageiros e, às vezes, cuidados simples ajudam.” Um deles é o modelito. Roupas claras atraem menos mosquitos, diz Waligora, porque os insetos procuram locais onde conseguem ficar menos expostos. “O figurino ‘rambo’ e camuflado não é recomendado”, explica . Fonte: Último Segundo[/align]
Membros de Honra piacitelli Postado Fevereiro 17, 2009 Membros de Honra Postado Fevereiro 17, 2009 Isso me fez lembrar que tenho que tomar nova dose de vacina contra a Febre Amarela...agora no começo de 2009. Ano passado, no feriado de Corpus (é esse o de 40 dias depois do carnaval? ..pois foi no de 40 dias depois..rs) fiz a Trilha do Ouro. Uns 18 dias depois amarguei o sofrimento de dor febre, imapetência, enfim...de tudo que a dengue provoca...fiquei 4 dias de cama. O duro é que não tem vacina....
Membros de Honra michel Postado Fevereiro 18, 2009 Membros de Honra Postado Fevereiro 18, 2009 Isso me fez lembrar que tenho que tomar nova dose de vacina contra a Febre Amarela...agora no começo de 2009. Ano passado, no feriado de Corpus (é esse o de 40 dias depois do carnaval? ..pois foi no de 40 dias depois..rs) fiz a Trilha do Ouro. Uns 18 dias depois amarguei o sofrimento de dor febre, imapetência, enfim...de tudo que a dengue provoca...fiquei 4 dias de cama. O duro é que não tem vacina.... Uma amiga minha que é médica falou que só deve tomar vacina de febre amarela quando é necessário, pois caso a pessoa tenha tomado a vacina e seja picado pelo mosquito da dengue em vez de ter a dengue "comum" acaba tendo a dengue hemorrágica !!!
Membros de Honra piacitelli Postado Fevereiro 18, 2009 Membros de Honra Postado Fevereiro 18, 2009 Michel Tomei a vacina contra a Febre amarela em 1999. A Dengue tive em 2008. Não tive a Hemorrágica..é engraçado...nas mucosas..parece que vai sair sangue de tão sensível que fica. aliás..não é nada engraçado é horrivel.... Por onde ando....a vacina da febre amarela é obrigatória...Tanto no trabalho como nas trilhas..ando por lugares que não vale a pena correr o risco de ficar sem vacina... Abração
Posts Recomendados