Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Fala pessoal, tranquilo?

Então, tô planejando um mochilão pela Europa no fim do ano e, enquanto pesquisava os preços dos agasalhos de Fleece por aqui, me veio uma dúvida:

Da série Forclaz, da Quechua, encontrei os seguintes modelos:

Forclaz 50: 230 g/m²

Forclaz 200: 200 g/m²

Forclaz 500: 290 g/m²

Forclaz 600: 350 g/m²

Forclaz 700: 271 g/m² - Sendo que esse é impermeável e tal.

Já pesquisei em diversos lugares e, pelo que entendi até então, quanto maior a densidade do tecido, mais quente ele é. Alguém saberia dizer se está correto? Neste caso, vocês indicariam qual desses modelos pra enfrentar o frio do inverno europeu?

Desde já, agradeço.

• Membros de Honra
Postado

Isso mesmo, quanto maior a densidade mais quente será o tecido.

O que vejo nos fleeces da Quechua é que quanto maior o "número" dele mais grosso o tecido (independente da gramatura).

O forclaz 50 é bem fininho e não esquenta muito (tenho um deste), já o Forclaz 500 é mais grosso (estou pensando em comprar um deste.)

Seguindo esta "lógica quechuiana" o mais quente seria o Forclaz 600 com gramatura 350 de densidade. O Forclaz 700 (apesar de ser "uma centena acima") é menos denso, deve ser classificado acima por ser corta vento. Falando em corta vento, vai comprar um separado ou junto com o fleece? É, tem muitas variáveis, e pra não passar frio é importante o corta vento...

Aconselho fortemente a experimentar e testar todos na loja antes de decidir a compra.

E pra saber como se vestir em ambientes frios dá uma lida nesse tópico:

:arrow:http://www.mochileiros.com/como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t32962.html

• Amei! 1
  • Membros
Postado

É, então... como vou no inverno pra Europa, acho que vou pegar um desses mais quentes sim. Talvez o 500 ou o 600, vou experimentar lá pra ver o quanto eles esquentam e tudo mais. Quanto ao corta-vento ainda não tenho certeza. Quando eu for na Decathlon atrás de um calçado impermeável vou aproveitar e experimentar esse 700 pra ver se vale a pena comprá-lo ou pegar um corta-vento separado pra usar por cima.

Valeu pela explicação e pelo link! Vão me ajudar MUITO haha.

• 5 meses depois...
  • Membros
Postado

uma duvida, o que vai definir o aquecimento do fleece é a grossura do tecido,sua gramatura ou existe uma relação proporcional "quanto mais grosso for o tecido, maior sua gramatura e maior aquecimento". Eu sempre me importei com a gramatura apenas (isolamento térmico) e a Quechua me deixa bastante confuso, pois um FORCLAZ 50 tem isolamento de 230 g/m² enquanto o FORCLAZ 200 tem isolamento de 200 g/m². Eu queria entender essa relação.

Pelo que vi, nem sempre o maior número vai significar "mais quente" e o único Quechua que literalmente diz o que realmente ele é o FORCLAZ 400 que tem isolamento de 400 g/m²

• Membros de Honra
Postado

Não dá pra confiar muito nas especificações da Quechua.

Em geral acho os fleeces deles mais fraquinhos que os similares TNF, Conquista, etc... o que faz eles valerem a pena é o preço.

O legal é ir na loja e experimentar, pegar com a mão...

• Membros
Postado

Bom, como o colega logo acima disse. O legal é você ir até a loja é experimentar, pegar no tecido. Pois é necessário verificar de perto, se ele irá lhe aquecer da maneira como espera.

E assim como estão dizendo, quando mais espessa for o tecido, melhor vai ser o aquecimento. Mas tome cuidado para não levar gato por lebre, pois tem alguns tecidos resistentes e que são grossos, porém não aquecem nada.

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Eu tb sempre fico confusa com as especificações dos produtos Quechua. Em junho, irei para Bolívia, Peru e Chile e não sei ao certo o que comprar. Farei a trilha Inca e dizem que a temperatura cai a zero à noite, com sensação térmica de menos que isso. Vou tb para o Salar de Uyuni e dizem que, dependendo da noite, a temperatura pode chegar a -10º. Bom...já tenho o conjunto de segunda pele e como meus fleeces são pra temperaturas mais amenas (fleece 50), precisarei de uma blusa mais quente e de uma jaqueta. O que vcs acham dessas aqui, será que passarei frio ou é o suficiente??

- Blusa Forclaz 500: http://www.decathlon.com.br/montanha/roupas-36561/fleece/blusa-fleece-forclaz-500-quechua_37034?chosen=preta

- Jaqueta impermeável Arpenaz 300: http://www.decathlon.com.br/montanha/roupas-36561/jaquetas/jaqueta-impermeavel-arpenaz-300-quechua_36994?chosen=preta

- Meia Forclaz 500: http://www.decathlon.com.br/montanha/roupas-36561/meias-36583/meia-forclaz-500-high_41678?chosen=cinza-vermelha

Além disso, levarei tb gorro, cachecol e luvas.

• Membros de Honra
Postado

Meia, esta é melhor:

:arrow:http://www.decathlon.com.br/montanha/ski-e-snowboard/meias-e-colas/meias-quechua-forclaz-warm-2-pares_36874?chosen=cinza

Este fleece é mais quente, mas para o salar vai precisar de segunda pele, fleece (o 50 mais este) e um corta vento:

:arrow:http://www.decathlon.com.br/montanha/roupas-36561/fleece/polar-forclaz-500_39663?chosen=cinza

O corta vento ok.

• 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Na pesquisas que fiz e principalmente a partir de valiosas dicas de um amigo que mora no Canadá que já passou por -40ºC com sensação de -49ºC, ele me disse o seguinte:

- Segunda pele é indispensável! Da mesma forma que sais de cueca aqui no Brasil, não se sai no frio sem as duas partes, a de cima e a debaixo; (PRIMEIRA CAMADA)

- Por cima da segunda pele, a depender do frio, pode usar uma camisa quente; (SEGUNDA CAMADA)

- Se estive mais frio, usas uma segunda camada como um casaco baseado no frio, o FLEECE. Podes alinhar a mesma com uma blusa entre as duas (SEGUNDA CAMADA).

- Se estiver ventando muito, a sensação térmica pode ser 10ºC inferior ao real. Assim, você terá que ter uma camada a mais, impermeável para "cortar" o vento. Não haverá necessidade desta se não estive chovendo ou ventando muito. (TERCEIRA CAMADA).

- Se for frio EXTREMO, como é o do Canadá e Rússia, por exemplo, não tem jeito, tem que haver a QUARTA-CAMADA que é um super casaco. Na verdade, alguns desses substituem a terceira, pois esses já são corta vento e impermeáveis.

Acessórios

- Proteger as orelhas, gorro ou protetor de orelha, Indispensável;

- Proteger o pescoço, cachecol;

- Luvas adequadas;

- Meias térmicas;

- Se for gelo intenso, botas impermeáveis. Se não for, as meias dão pro gasto.

Só se indica comprar tênis, botas e casacos impermeáveis e tiverem certeza do frio extremo ou muito vento.

Para frios entre -10ºC (sensação) à +5ºC sem chuva, sem vento...a camada até a Fleece é o suficiente (com cachecol, gorro, luvas e meias)

É o que farei!

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...