Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Relato de viagem – Morro de São Paulo - 29/05/13 a 02/06/13

Aprendi as dicas. Deve-se levar roupas leves, chinelo, pouca coisa. Se tiver um calçado para andar na água, nos corais, é bom. Levei uma mochila pequena de rodinhas e uma bolsa de praia com outra pequenina para sair à noite, que coubesse a câmera.

Leve um bocado de dinheiro, mas tente pagar tudo que for possível no cartão. Gasta-se muito e fácil. Tem alguns caixas eletrônicos mas não confie muito nisso. Em dinheiro, gastei R$200,00. O resto no cartão. Precisa chorar para pagar pousadas, passeios, tudo. É um lugar caro e eu fui na baixa temporada.

O ideal no mínimo, é ter 5 dias inteiros. 1 p/ ida, outro para volta e pelo menos 3 inteiros na ilha.

29/05 – saí de casa em SP, tomei ônibus e metrô até Metrô Tatuapé. 1h. R$ 3,20+R$1,65 (com cartão).

Ônibus do metrô Tatuapé para aeroporto de Guarulhos: numero 257 – aeroporto bus service. Leva mais ou menos 1h. – R$4,60. Menos de R$10,00 no total. Sair cedo + 1 hora antes do voo.

Cheguei quase 1h da manhã do dia 30/05. Decidi dormir no aeroporto mesmo para ir de ônibus até o lugar da saída da lancha direta para Morro.

30/05 - Acordei as 5:30h, tomei um café no aeroporto e fui pegar o ônibus das 6h. É um ônibus vermelho para Praça da Sé. Leva 1h (sem trânsito). O comum sai R$2,80. Desce no ponto final, anda 1 quarteirão a direita e procura a descida do elevador Lacerda na praça. R$0,15. Anda em frente mais 1 quarteirão atrás do Mercado Modelo.

A primeira lancha direto para Morro sai detrás do Mercado Modelo as 8:30h pela Ilha Bela turismo. Reservei antes. Se for ficar pouco tempo deve procurar esta alternativa, mesmo sendo mais cara. R$ 75,56.

Troquei de roupa colocando biquíni, shorts, camiseta e chinelo. Bom passar protetor solar, usar óculos ou boné. 2h30 de viagem. Tome dramin 1/2 h antes. Viagem cansativa e com sol, chegamos em Morro as 11h, depois da saída de todos os passeios. Então seu dia é livre.

Veja horários antes. Não tem barco direto à tarde, depois das 15h. Planeje ou vá por Valença. 7h ou mais de viagem, mais barata e tranquila para quem tem problemas com enjoo no barco.

Se você pega taxi para o Mercado modelo, sai uns R$100,00 do aeroporto. Se está sozinho e com pressa, às vezes compensa ir de avião que sai direto do aeroporto por uns R$250,00.

Paga-se R$15,00 de taxa de preservação na entrada da ilha. Guarde para mostrar na volta dos passeios.

Pode contratar carregador ou levar a pé sua bagagem. Tem uma subida muito inclinada por 100m logo na chegada do cais.

Pense onde vai ficar e olhe um mapa antes. Não é tão fácil transportar de lancha ou catamarã uma mala grande de rodinhas e nem nas subidas e descidas ou lugares com escadas e até areia. O melhor é uma mochila pequena.

Após a subida, tem a praça e logo a direita mais uns 100m, o hostal Che lagarto, onde fiquei. Um albergue bom, com ar condicionado, TV e internet. Café da manhã incluso. R$ 110,00 os 3 dias, antecipado para 1 pessoa. Deixei a mochila guardada e fui passear nas praias a pé para conhecer.

Fui passear na primeira, segunda, terceira praia, entrando no mar, fotografando e conhecendo. Bem legais e bonitas. Andei a quarta praia inteira e cheguei até a quinta, praia do encanto. Mas essa não achei demais, não. Na começo da quarta praia estão as piscinas naturais formadas por corais e quando a maré está baixa, dá para ver os peixinhos. Leve snorkel ou alugue nos passeios (se a maré estiver baixa de manhã).

Ao chegar na quinta praia, almocei uma lagosta grelhada com batatas e outros acompanhamentos numa barraca. Praticamente, gasta-se de R$40,00 a R$50,00 por pessoa o almoço nas praias, nos passeios, com alguma bebida. No centro, consegue-se achar por valor menor, dependendo do lugar. No mínimo, comendo por R$ 15,00, sem bebida ou ainda dá para se virar com tapioca, acarajé, um sanduba.

Acabei voltando até a terceira praia de charrete com 2 moças que conheci. Deixe esse dia para andar pois com os passeios, vc não conhece as praias do Morro.

Fui jantar na vila e passear na segunda praia onde fica mais agitado e esperei o luau depois das 0h.

31/05 – Levantei cedo, tomei café e fui comprar o passeio de volta a ilha por Boipeba e o de Gamboa. Comprei na Ilha Bela turismo. Depois de chorar bastante, paguei R$80,00 pelos 2. Neste dia, o de volta a ilha.

Ele sai em lancha as 9h do cais ou 9h30 da segunda praia.

Pergunte antes do passeio sobre a maré estar baixa, pois eles param nas piscinas naturais melhores com a lancha logo de manhã. Se estiver alta como quando estive lá, nem alugue snorkel pois não verá nada.

O passeio sai e depois de parar em 2 piscinas naturais, longe das praias, para em Boipeba na praia de Cueira. Comi lá um camarão no côco, muito bom e depois fizemos um passeio pelas praias de Tassimirim até Boca da Barra. Muito lindas as praias. Navegamos pelo rio do inferno, paramos para comer ostra e fomos até Cairú. Não tem nada. Voltamos já no por do sol. Esse passeio deve ser muito bonito com a maré baixa. Se tiver o vip, acho que deve valer mais a pena.

Chegamos e havia festa do por do sol no hotel Portaló bem encostado no cais. Era só entrar e consumir algo e aproveitar da vista, da música maravilhosa, das luzes, do ambiente super gostoso e até da piscina. Lindo demais. Fantástico.

Fui encontrar depois minha amiga no bar do hotel Passargada, a caminho do farol, que também tem 1 vista do por do sol muito boa. Tomei banho, fui jantar na vila e toda noite na segunda praia, aproveitava das barracas de bebidas e experimentava as caipirinhas diferentes com frutas maravilhosas. Havia vários restaurantes com músicas ao vivo e até pequenos shows. A passarela era o ponto do encontro.

01/06 – O passeio do dia era no Pirata do Morro. Uma escuna para ir até Gamboa. Começava na terceira praia as 10h30 e eu sempre aproveitava para fotografar as praias antes. De novo, como a maré estava alta, não paramos nas piscinas ali da frente. Fomos ao banho de argila. Uma experiência muito divertida. Depois de ficar horrível com direito a foto coberta de argila, entramos no mar e a pele ficou tão sedosa e macia, que valeu a pena. Fomos até o cais e o garçom veio anotar os pedidos de cada um. Continuamos até a ponta do Curral e o banco de areia no meio do mar. Este dia começou com chuvisco, parou, abriu sol e ficaram revezando. Nesta hora de sol, aproveitamos o lugar bem gostoso. Voltamos para almoçar e garanti uma moqueca deliciosa. Esse passeio acabou mais cedo.

Corri para o hotel tomar banho, para pegar o último por do sol na Toca do Morcego onde teria uma festa mesmo. Como faltava pouco tempo, aproveitei para subir até o farol, ver a tirolesa, o mirante, e desci para a Toca. R$25,00 para entrar na balada. Mudaram o jeito do local normalmente e com muitas nuvens no céu, o por do sol ficou bem prejudicado. Em seguida, choveu mais forte e todos se abrigaram na parte fechada da Toca e ali já tivemos a nossa balada.

Bem mais tarde saí e jantei uma massa muito boa com filé em frente o hotel Passárgada. Fui até a segunda praia e mais uma caipirinha. Voltei para dormir.

02/06 – Por ter que sair as 11h do albergue, não dava para fazer nenhum passeio grande. Comprei antecipadamente a volta de Morro de catamarã direto para Salvador as 11h30. R$75,56 Meu voo era as 18:30h e estava tranquila. Resolvi ir a pé até Gamboa, ver a vista e fotografar logo depois do café as 8h. O tempo bem incerto. Com a maré alta não é bom fazer isso. Tentei e aproveitei a maior parte do caminho pelas praias, mas no fim desisti, pois estava me molhando até a cintura. O tempo mudou e durante a volta despencou uma chuva. Voltei ensopada, tomei banho e me arrumei para viajar. Resolvi descer antes de cair mais chuva. Aproveitei para despedir da minha amiga e fomos até o forte. Dali, voltei para o cais, já na hora de embarcar. A cada saída pelo cais paga-se uma taxa de R$0,62. Haja moedas. Tomei dramin ½ hora antes. Voltamos e chegamos as 14h. Muito balanço, mas muito mesmo e eu fui uma das 10 pessoas entre quase 200 que não vomitaram. Quero deixar dicas sobre isso, em seguida. É muito duro ter uma viagem fantástica e na volta se acabar fisicamente. Fica uma impressão horrível, eu imagino.

Chegando ao cais de Salvador, subi o elevador Lacerda e andei um quarteirão de volta a direita para a Praça da Sé, e tomei o ônibus de volta ao aeroporto. Foi outro ônibus, mas ele passava lá. Antes de entrar no aeroporto, comi um acarajé, troquei de roupa, preparando-me para o embarque. Em S. Paulo, tomei o mesmo ônibus que fui, para o metro Tatuapé, voltei de metrô e com mais 2 ônibus, cheguei em casa.

Sobre os enjoos no catamarã ou barcos grandes.

Para Morro de S. Paulo, tem outro caminho onde você perde umas 7h30 em média, mas é bem mais tranquilo. De qualquer maneira, todos dizem que o pior é sempre à volta. Faça essa opção, se não tem certeza de que aguenta. Prepare-se para ver os voos e ter mais tempo livre. Veja os horários dos barcos de Salvador ou Valença, pois pode perder 1 dia a mais, por terem terminado

Tome dramin 1/2h antes.

Mas se você já pegou um barco, navio ou catamarã, pense como um marinheiro. Como ele faz? Ele é obrigado a trabalhar com todas as ondulações. Aprende a não enjoar, indo no sabor das ondas. Tem a música que diz: “É no balanço das ondas que eu vou...” Se vc tentar ficar parado, deitado e não sentir é pior. Tente ficar em pé e se segurar e dance com o movimento, ou tente andar num corredor, tentando ter equilíbrio. Quanto mais andar como bêbado, menos chance de cair. Se ficar sentado, acompanhe as ondulações. Procure lugar aberto. Distraia seu olhar na linha do horizonte. Respire fundo e volte a se concentrar num exercício físico, numa dança, numa caminhada. Não leia, nem escreva. O trabalho mental de concentração no esforço físico ajuda a não enjoar. Enquanto você ajuda alguém, sua preocupação faz com que você se vire fisicamente para continuar o que está fazendo. Pense no marinheiro. Em vez de ir contra o movimento, em vez de fechar os olhos e tentar não sentir, sinta. Dance, faça algum esforço com o balanço das ondas. Caminhe, faça exercícios. Fique em pé se segurando, se agache mantendo o equilíbrio. Experimente.

Gastos:

Depósitos antecipados: 75,56 do catamarã na volta do feriado,

110,00 do albergue

Cheque:39,00 almoço.

No cartão: 9,50 café no aeroporto, 75,56 da lancha para ir, 29,00 jantar, 80,00 – 2 passeios, 45,00 almoço, 23,00 jantar, 40,00 almoço, 25,00 festa na Toca do Morcego, 16,00 caipiroska na Toca, 46,00 jantar.

Total: 613,62 + 200,00 em dinheiro = 813,62 fora o aéreo (paguei com milhas + taxas de embarque)

• Membros
Postado

Olá rotaviva,

Estive em morro tambem pela 2vez nesse periodo e foi maravilhoso!

A primeira foi em out/12 e fui de catamarã, tomei dramim tbm meia hr antes e não tive problemas com enjoo, na volta contratei o translado terrestre da cassi turismo (R$75 ) lancha rapida até o atracadouro de valença,van ate o porto de mar grande em Itaparica, e balsa ate o mercado modelo...desta forma gastamos 3h30min e gostei muito.

Nessa segunda vez, fomos por conta estavamos em 3 pessoas, pegamos um taxi do aero até o ferry boat , ferry até itaparica , onibus até valença , onibus até o atracadouro (30min) com o barco pra morro. Desta forma gastamos umas 5h30 contando que demoramos pra sair do aero, e ficamos esperando 1hr o ferry boat q chegamos la e estava saindo um ...e na volta viemos novamente pelo modo terrestre que contramos com um carregador de malas direto no cais ( Se estiver em varias pessoas da pra negociar um preço legal ). Eu recomendo esse terrestre, demora uma hr a mais q o catamarã mas evita os enjoos.

Como eu ja tinha ido em out, e devido a ter 2 dias inteiros , não fizemos o passeio de volta a ilha, ficamos pela segunda praia mesmo, fomos nas piscinas da quarta praia tiramos muitas fotos com os peixes , fomos a Gamboa, andando pela vila, e passamos o dia na praia , na volta a tarde que a maré estava baixa, tomamos banho de argila e voltamos caminhando pela praia e vimos o por do sol de la..um dos mais lindos que ja vi!!!

Enfim...sou apaixonada por Morro quero voltar muitas outras vezes...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...