Membros James Chélton Postado Fevereiro 7, 2009 Membros Postado Fevereiro 7, 2009 Fizemos uma aventura inesquecível - Eu, minha esposa e 2 filhos menores de 10 anos. Anotamos tudo, todos os detalhes e segredos a proporcionar uma viagem tranquila, segura e divertida, e o mais importante: em pleno período chuvoso (janeiro 2009). Mas isso não atrapalhou em nada, muito pelo o contrário, tornou a viagem mais pitoresca. Todas as despesas foram cuidadosamente anotadas, para servir de base para planejamento de outra futura e breve volta à terra dos Incas. Três coisas me preocupavam muitoantes da viagem: 1- passar as cordilheiras a bordo de um ônibus, 2- comunicação com a família aqui no Brasil e 3- o tratamento dos peruanos para com os turistas brasileiros. Lá no Peru, descobri como o seu povo é amável e hospotaleiro. Telefonar para casa ou encontrar uma "lan house" é mais fácil que alguns lugares onde já andei aqui no Brasil. Bem, quanto à cordilheira, se alguém quiser saber como a cruzamos, eu posso contar em detalhes depois. Essa viagem, eu recomendo a todos, indistintamente a idade, credo ou raça. Fez muito bem a mim e minha família. Tenho certeza que trará enormes vantagens a quem a fizer também. Citar
Membros de Honra MariaEmilia Postado Fevereiro 9, 2009 Membros de Honra Postado Fevereiro 9, 2009 Oi, James, Estou anciosa para ler a continuação de seu relato , no aguardo .................. Maria Emilia Citar
Membros James Chélton Postado Fevereiro 28, 2009 Autor Membros Postado Fevereiro 28, 2009 Amigos de Aventuras, Até o final desta semana, estarei descrevendo minha viagem, com todos os detalhes que disponho, para auxiliar outros companheiros do “Mochileiros”, a tirar o melhor proveito possível de viagens semelhantes. Até breve Citar
Membros Cintia Souza Almeida Postado Março 1, 2009 Membros Postado Março 1, 2009 Amigos de Aventuras, Até o final desta semana, estarei descrevendo minha viagem, com todos os detalhes que disponho, para auxiliar outros companheiros do “Mochileiros”, a tirar o melhor proveito possível de viagens semelhantes. Até breve Olá James, viajarei co meu namorado para o peru em 30 de maio, tb passarei apenas 8 dias, mas quero aproveitar intensamente cada momento da viagem. Aguardo seus depoimentos! cíntia Citar
Membros James Chélton Postado Março 5, 2009 Autor Membros Postado Março 5, 2009 Cintia Mais um pouco de tempo publicarei os detalhes, que tenho certeza, lhes ajudarão de alguma forma. O Peru deve ser aproveitado ao máximo e tenho certeza que você e o namorado irão fazer isso. Prá mim, minha esposa e filhos foi "A Viagem". Inesquecível em todos os detalhes e momentos. Abraços. Citar
Membros James Chélton Postado Março 6, 2009 Autor Membros Postado Março 6, 2009 O relato que faço a seguir, como prometido, tem por principal objetivo, auxiliar os freqüentadores do “Mochileiros” que pretendem ir a Cusco, partindo da fronteira do Acre-Brasil com o Peru. De Rio Branco a Assis Brasil (Acre – Brasil ) O Transporte No terminal rodoviário de Rio Branco, é possível pegar táxi lotação (vaga para quatro pessoas) ou ônibus. Em ambas as situações, pode-se ir direto a Assis Brasil ( 330 km), na fronteira com o Perú ou fazer antes uma breve escala em Brasiléia – fronteira (220 km) com a Bolívia. A estrada é asfaltada em boas condições e oferece pontos de apoio para compra de água mineral, lanches e refrigerantes. É interessante comprar passagens para ônibus de ida e volta, pois fica mais em conta, não sendo necessário marcar a data de retorno; o que poderá ser feito na viagem de volta. Geralmente faz muito calor, devendo-se preferir roupas leves, exceto em junho que poderá esfriar. De novembro a março chove muito na região, devendo-se prevenir para enfrentar as torrenciais chuvas da região amazônica. Outro detalhe importante é que existem 4 horários de ônibus para Brasiléia, sendo 2 diretos. Dos 4, dois vão até Assis Brasil. Zona Franca boliviana A parada antes em Brasiléia é interessante para visitar a Zona Franca de Cobija-Bolivia, onde pode-se adquirir produtos eletro-eletrônicos, câmeras digitais, agasalhos para o frio andino, botas, tênis e outros produtos úteis para a viagem, a preços bem em conta. O acesso à Bolívia poderá ser feito de táxi ou caminhando se preferir. Não esquecer, na hora de adquirir a passagem, solicitar o fracionamento de trecho (R. Branco-Brasiléia e Brasiléia-Assis Brasil). Muito importante também, é lembrar que existe uma cota para entrada de valores e produtos vindos do exterior. A Alfândega No caso de produtos como câmera e filmadoras, preferir as que se enquadrem nesse limite, pois é interessante fazer a declaração na Alfândega Brasileira (Receita Federal)que por sinal, fecha na hora de almoço, para evitar constrangimentos futuros ou contratempos. Antes de fazer as compras, é bom estar bem informado sobre o que é permitido ou não. Trocando Reais por Dólares Em Cobija também é possível fazer saques de conta corrente ou de cartões de crédito (Visa e Master) em Dólar – há um limite diário por pessoa de 2 saques de U$ 180,00. Hotéis e restaurantes Ligada a Brasiléia existe outra cidade brasileira – Epitaciolândia, menos conhecida, mas com estrutura hoteleira melhor. Há na cidade dois restaurantes sistema self-service, com ambiente agradável e comida deliciosa, aberto para almoço. Para o jantar, uma boa opção, encontra-se em Brasiléia logo que se atravessa a ponte. Nas chegadas e partidas de ônibus, pode-se optar por uma das duas cidades, dotadas de rodoviárias. Saindo do Brasil Chegando em Assis Brasil, a prioridade é ir até a delegacia da Polícia Federal, que também fecha para almoço, onde deverá ser feito um registro de saída da País. O procedimento é simples, devendo-se ter em mãos a Carteira de Identidade ou Passaporte. Ao retornar ao Brasil, a via do formulário que ficou em poder do viajante, deverá ser reapresentado na Polícia Federal, em qualquer lugar do Brasil, respeitado o prazo descrito no mesmo formulário. Em frente ao posto integrado da PF e Alfândega, é possível fazer a contratação do táxi ou van, ao valor individual de S 40,00 (quarenta soles – moeda peruana) que o conduzirá até a cidade de Puerto Maldonado. Em geral, o estado de conservação dos veículos é bom. Se estiver fazendo muito calor, preferir os que têm ar condicionado. De Assis Brasil a Puerto Maldonado (Peru) Entrando no Peru O que separa Assis Brasil de Iñapari (primeira cidade peruana) é apenas o rio Acre, cruzado através de moderna ponte construída pelo governo brasileiro. A qual faz parte da Estrada do Pacífico ou “Carretera”. Em Iñapari Algumas providências para se tomar em Iñapari: No serviço de migração, que também fecha na hora de almoço, fazer o registro através de preenchimento e entrega de formulário, acompanhado da apresentação da Carteira de Identidade ou Passaporte – obrigatório inclusive para crianças. Depois disso, é necessário fazer registro também na Polícia Nacional que funciona no mesmo prédio. Todo o procedimento levará em média uns 40 minutos, se o funcionário da migração peruana criar nenhum problema. Conosco isso ocorreu, e demoramos mais de 2 horas para resolver o impasse. Câmbio de moeda Há vários pontos onde é possível fazer o câmbio do Real ou Dólar pelo Sol peruano. Bem em frente ao prédio da migração há um dessas casas de câmbio. Em 18 de janeiro de 2009 os valores para câmbio eram os seguintes: 1 Real = 1,25 Soles; 3,15 Soles = 1 Dólar e 2,45 Reais = 1 Dólar. A partir desse ponto, é preferível ter Soles para pagamento das despesas básicas e reservar Dólares para despesas turísticas futuras. Vacina Contra Febre Amarela Por precaução é bom ter em mãos a carteira internacional de vacinação contra a febre amarela, expedida pela Vigilância Sanitária Federal. Em Rio Branco pode-se tirar a carteira em dois locais: na ANVISA em frente ao Hospital da Criança e no Aeroporto Internacional Presidente Médici. A Viagem O motorista de nossa van, um jovem muito atencioso e prestativo de nome Alejandro, a cada vilarejo (passamos por uns cinco) era obrigado a apresentar no posto policial local, lista dos passageiros que conduzia. Eventualmente um de nós também era solicitado a se apresentar, mas nada que dificultasse ou tirasse o brilho da nossa aventura. Boa aventura por sinal. A estrada, é bem conservada, asfaltada – exceto nos últimos 30 km, com muitas curvas. O Clima até P. Maldonado é o amazônico – quente e úmido. A água mineral e os refrigerantes, em geral não são muito gelados ao longo da estrada, nem mesmo nas cidades Peruanas. Faz parte da cultura local. A Balsa Puerto Maldonado está localizada às margens do rio Madre de Dios (o mesmo Madeira, considerado o 2º. rio do mundo em volume de água). É necessário cruzá-lo em pequenas balsas para entrar na cidade. É prudente usar durante a travessia, coletes salva-vidas disponíveis em todas as balsas, principalmente por aqueles que não sabem nadar. São vários os casos de naufrágios de balsas no local. Seguro morreu de velho. Há previsão de conclusão e entrega da ponte em construção, até o fim de 2010, quando também está previsto o asfaltamento total da “Carretera” até Cusco. Puerto Maldonado Cidade com 40.000 habitantes onde é possível pernoitar e deliciar-se da apimentada comida peruana. O Alejandro nos levou até um hotel e esperou a confirmação de que ficaríamos ali. Aproveitamos e já acertamos para o dia seguinte, o traslado do nosso grupo até o aeroporto. Ficamos admirados com a movimentação da cidade. O Comércio local só fechou após as 21:00 horas. O Frango assado com batatas (pollo com papas) é realmente a grande pedida, sem falar no Cebiche - peixe cozido no suco do limão sem ir ao fogo. Acho os dois deliciosos. De P. Maldonado a Cusco Há duas opções para se fazer a viagem: pela estrada (ainda não totalmente asfaltada) e de avião. Pela estrada Para quem não conhece, nem tem costume, o melhor é ir de ônibus. Pena que os ônibus partem sempre ao fim da tarde e ao passar pela cordilheira andina, já é noite, impossibilitando a todos de deslumbrar-se com o visual. Aos que optarem por carro particular, é preferível juntar-se com outros, formando comboio, por questões de segurança. Até o fim das obras, previsto para fim de 2010, durante o dia, o tráfego é interrompido por diversas vezes, por isso os ônibus circular à noite. De Avião É possível adquirir as passagens aqui mesmo no Brasil pela Internet, o que facilita, pois é possível parcelar no cartão de crédito. A única empresa que faz a rota, chama-se LAN, a qual mantém dois vôos diários, entre 11 e 12 horas até Cusco. São modernas aeronaves Air Bus 319. A Viagem é rápida, 45 minutos e muito pitoresca. Cusco dista de P. maldonado, 510 km. Num momento vê-se a floresta amazônica e de repente, pode-se contemplar os picos nevados da Cordilheira dos Andes. Meus filhos (10 e 8 anos) vibraram ante tanta beleza e tamanha emoção. É lindo demais. Sempre almejei ver a neve de perto. Eu estava a mais de 10 000 m de altura, e a mim, a neve estava bem pertinho, quase ao alcance das mãos. Custo da passagem para adulto U$ 156,00 e para criança U$ 128,00. Puerto Maldonado possui a segunda maior pista de pouso do Peru. A aterrissagem em Cusco é fascinante. O Avião navega durante alguns minutos ladeado por montanhas, até que subitamente chega ao aeroporto. A viagem me pareceu muito segura e extremamente gostosa. Recomendo. Cusco, Vale Sagrado e Machupichu, merecem um capítulo à parte que escreverei em breve. Espero estar ajudado e encorajado outros que utilizam o Fórum Mochileiros. Aguardem o 2º. Capítulo. Grande abraço a todos. Citar
Membros séfora Postado Março 6, 2009 Membros Postado Março 6, 2009 OLÁ ESTOU ADORANDO SEU RELATO! VOU AGORA 16 DE ABRIL COM UM AMIGO FAREMOS LIMA,CUSCO,VALE SAGRADO,MACHU PICCHU,PUNO E TITICACA... AGUARDO A CONTINUAÇÃO DA SUA VIAGEM E TE PERGUNTO: INDICAÇÕES DE HOSPEDAGEM BARATA E LEGAL ONDE VC FICOU? É MELHOR LEVAR REAL OU DÓLAR DO BRASIL PRA LÁ O QUE COMPENSA MAIS? MUITO OBRIGADA E VALEU COMPARTILHAR ESSA AVENTURA! Citar
Membros James Chélton Postado Março 7, 2009 Autor Membros Postado Março 7, 2009 Oi Séfora, Que bom que está gostando do relato. Nessa semana estarei postando a segunda parte, e nele com certeza darei ênfase a hospedagens e a melhor opção de moeda a usar. Só por curiosidade: Vc vai partir de que cidade? Grande abraço. Citar
Membros AlineFlores Postado Março 14, 2009 Membros Postado Março 14, 2009 Amigos, estou indo viajar pela primeira vez sozinha! To com o espírito pronto! MAs gostaria de algumas dica! E vi q a galera aqui adora ajudar! Seguinte, ou dia 03 de abril e volto dia 17 ( 15 dias) Então pensei no seguinte roteiro: 03, 04 e 05 = Lima ( 2 dia no caso pra lima, pq dia 3 chego a noite) 05 Saída a noite pra Ica (nasca) 06 e 07 Ica/ Nasca 08 manhã: saí para Arekipa 08, 09 e 10 : Arekipa e sitio arqueologicos proximos 10 manhã: saída pra Puno 10 e 11 Puno Depois disso gostaria de fazer a acaminhada de Machu Piccu. MAs aqui é q to um pouco perdid. Não sei pra onde ir. Onde inicia a caminhada. Em que cidade.... Alguém pode me ajudar a dizer se esse roteiro é adequado e pra onde vou em machu piccho?1 Fico no aguardo bem ansiosa! Citar
Membros James Chélton Postado Março 15, 2009 Autor Membros Postado Março 15, 2009 Oi Aline Para fazeres a caminhada na Trilha Inca, com certeza deverás chegar primeiramente a Cusco-PE. Percorrer toda a trilha, leva em média 4 dias, mas é possível fazer percursos parciais de 1, 2 ou 3 dias a partir de vilarejos situados em torno de Cusco. Na trilha sempre há muitos mochileiros, principalmente jovens, de todos os lugares do mundo. O ideal é buscar infomações em Cusco e de lá com certeza, poderás ir de trem, van ou táxi até o ponto de partida a escolher, dependendo de sua disposição. Espero ter ajudado. Abração e boa caminhada. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.