Membros Marcos Santanna Postado Maio 21, 2013 Autor Membros Postado Maio 21, 2013 Glaucia, eu vi esses relatos de pessoas que fizeram por conta própria, aliás, eu fui para lá querendo fazer exatamente isso, mas não recomendo. Se as pessoas fizerem as contas não vale a pena porque o valor do hotel em Águas Calientes não é barato, aliás, nada em Águas Calientes é barato. Eu sinceramente, acho impossível fazer essa trip por 30 dólares, acho que não contaram a hospedagem nesse valor total e dormir na rua acampando não deve ser nada confortável porque lá até no verão faz muito frio. Abração Citar
Membros de Honra Aletucs Postado Maio 21, 2013 Membros de Honra Postado Maio 21, 2013 sobre a comida "horrível" da bolívia, acho que vc nao deu sorte, pq a gastronomia lá é rica e a comida, na maioria das vezes, maravilhosa. em la paz, por exemplo, além de restaurantes bons de comida boliviana, vc encontra culinária francesa, marroquina, oriental, brasileira, italiana, além de fast food e churrascaria. você olhou esse tópico aqui: bolivia-restaurantes-t65080.html? tem dicas incríveis sobra restaurantes na bolivia. acontece que a maioria das pessoas pesquisa hotel, passeio e esquece de pesquisar onde comer. quanto aos policiais parando os onibus, já fui ao país várias vezes e em nenhuma delas tive problema. alías, jamias me pediram qualquer propina na bolivia, e olha que eu já precisei fazer B.O. lá. apenas uma vez, fazendo cochabamba - la paz que a policia parou meu onibus, mas era pra fiscalizar, como acontece aqui no brasil as vezes, eles fiscalizaram o bagageiro e liberaram o onibus, sem que ninguem pedisse ou pagasse qualquer propina. A Bolivia é um país lindo e que merece ser visitado. Citar
Membros Marcos Santanna Postado Maio 22, 2013 Autor Membros Postado Maio 22, 2013 Bom, eu não fui para Bolívia para comer comida brasileira, munto menos oriental, marroquina e nem mcdonalds, se vc vai para um país vc tem q conhecer a culinária local. Quando as pessoas visitam os países elas ficam em hotéis e passeios e não conhecem como vive o povo do país, é diferente passar pelos lugares turísticos ao invés de conhecer a cultura do local, acho que vc não leu todo o relato e nem os comentários, pois escrevi que irei ano que vem para a Bolívia conhecer os pontos turísticos do país, já que apenas conheci como vive a população. A Bolívia tem muita abundância em recursos naturais e agricultura, mas percorrendo pelos arredores de La Paz a situação é de chorar, vi mães dando banho nos seus filhos na calha do esgoto nas ruas, nos banheiros públicos, que inclusive são pagos, não existia torneiras, então, havia um galão dágua onde as pessoas lavavam as mãos naquela mesma água já enegrecida, numa das paradas que os policiais fizeram eles pegaram um pobre homem boliviano e deram tapas no seu rosto e depois o liberaram, os restaurantes populares, aqueles que a população boliviana come de verdade, eles limpam os pratos na mesma água parada de uma bacia imunda. Meu caro Aletucs é diferente conhecer o Cristo Redentor e conhecer os morros, é diferente visitar a avenida paulista e visitar o Jardim Ângela, eu sinto muito, mas eu não posso passar por um lugar maravilhoso e esquecer que milhares ao meu redor estão passando dificuldades por não ter acesso a recursos básicos de saneamento e saúde. Bom, mas se vc viu outra La Paz queria te parabenizar, porque saí de lá dando graças a Deus por ter nascido na periferia de São Paulo, porque nada se compara ao caos que eu vi naquele lugar, a pobreza extrema que eu presenciei foi absolutamente impactante e revoltante, ai veio na minha cabeça de quem era a culpa, dos países imperialistas, das dívidas infinitas, enfim, eu sai da Bolívia com uma tristeza horrenda.... Sobre a propina: viajei num ônibus onde só havia dois estrangeiros, eu e uma inglesa, numa das paradas dentre as várias que ocorreram um policial pegou os documentos da inglesa e pediu o carimbo de entrada no país, por algum motivo ela não tinha, então ele disse a inglesa, são 140 dólares, a inglesa tentou argumentar com o policial, mas no fim ela pagou a propina pedida. E o outro caso aconteceu comigo, estava saindo da rodoviária de La Paz e um policial entrou no ônibus pedindo os documentos, eu mostrei meu passaporte, então, ele me pediu carteirinha de vacinação, eu mostrei, mas eu não tinha o comprovante internacional, eu a perdi em algum lugar da viagem, o policial me disse com essas palavras "me propina" (propina em espanhol é apenas pagamento) e eu me neguei, como falo um espanhol razoável disse que só teria que mostrar minha carteira de vacinação internacional na fronteira, depois de muita discussão ele me deixou em paz e liberou o ônibus para seguir viagem. Esse é um relato real vivido por mim durante minha passagem por lá. Citar
Membros de Honra Aletucs Postado Maio 22, 2013 Membros de Honra Postado Maio 22, 2013 Acredito que quando vc voltar, poderá ter outra experiencia. desculpe se passei uma impressão errada, mas eu nao fico só na zona sul quando vou a la paz. dei exemplo de vários outros restaurantes, começando pela própria culinária local, somente para expor que há sim boas opções. Comi em la paz em um restaurante que só tinha eu e as pessoas que tinham ido comigo e digo, foi um dos melhores cordeiros da minha vida, e era frequentado pela população local. Onibus que só tinha eu e minha esposa de turistas, cancei de pegar na bolivia e no peru tbm. em la paz só ando de minubus, ou seja, transporte popular. andei por el alto, e sei que a bolivia é um país de extremos. Na mesma la paz rica da zona sul, há uma la paz pobre das encostas e, ao seu arredor, há milhares de pessoas em situação bem precária. Já comi comida muito boa em comedor popular, lavando o prato na mesma bacia, como vc falou. Friso mais uma vez, me desculpe se fui contundente em defender a bolivia, mas é que lendo seu relato senti que algum desavisado que esteja pensando em ir pro país desista por achar que lá é essa terra de ninguem que muitos propagam e que não reflete a realidade, ao menos não aquela que eu vi. Eu vi uma bolivia pobre mas de maioria digna. um lugar lindo e agradável onde é possivel vc desfrutar um pouco da vida simples dos comedores populares e tbm uma farta gastronomia típica e requintada, com várias opções internacionais. Agora, seja comida típica, seja o que for, o que não dá pra se dizer é aquela historinha de que na bolivia só tem pollo, que a comida de lá é horrivel, e esse blablabla todo de turista desinformado. Na última vez que estive em la paz, no começo desse ano, encontrei um bando de brasileiro falando que tava comendo mau, que a comida era ruim, ai indiquei a eles uns dois ou três lugares, e depois quando nos encontramos de novo eles comentaram como haviam comido bem e a bom preço. as opções existem, não é porque as pessoas nao encontram elas que o lugar é um lixo ou a comida é horrivel. propina: Agora, nas muitas passagens que tive por diferentes cidades, nunca fui extorquido pela policia, como muitos falam, nem vi isso acontecer. as vezes eu dei sorte, ou vc deu azar, só morando lá pra saber. Meu tio que mora em santa cruz há mais de 15 anos, me diz sempre que muitas vezes policia e funcionarios publicos pedem propina pra agilizar as coisas ou facilitar, mas isso é infelizmente uma realidade que nós também vivemos aqui no brasil. Vamos e convenhamos, a inglesa do seu onibus deu bobeira né? no brasil, se a pessoa estiver sem documento de entrada, é motivo pra ser notificado a deixar o país em tres dias. é claro que aqui se a pessoa for pega irregular por um policial corrupto também será extorquida. vc mora em sao paulo, sabe bem como a nossa policia não é muito melhor que a deles pra extrangeiros. é um problema epidemico da américa do sul, não apenas da bolivia, acontece que lá nós é que somos os extrangeiros. basta reparar como eles são tratados aqui no brasil quando entram pela fronteira. Citar
Membros Marcos Santanna Postado Maio 22, 2013 Autor Membros Postado Maio 22, 2013 Ok Aletucs, agora eu entendi o que vc quis dizer, realmente a Bolívia é um país para ser visitado e tem muitas boas opções, mas eu não poderia ocultar meus relatos sobre o país, aqui é um fórum onde as pessoas estão querendo ler as verdadeiras experiências que passamos em nossas viagens, por piores que sejam, temos a obrigação de contar e alertar os futuros viajantes das belezas e dos possíveis riscos, eu não consigo apenas falar do lado bom dos países, se nesses lugares há coisas ruins elas devem ser relatadas e usadas até como precaução. Não acredito que seja um blablabla dizer que a comida em geral é horrível, porque eu achei bons restaurantes por lá, mas não é tão fácil encontrá-los, pra se ter uma ideia quando estava em Buenos Aires meus amigos brasileiros que os conheci lá só comiam no Mcdonalds e Subway pq não tinha feijão, vc imagina eles na Bolívia, eu como qualquer coisa e muito bem, sou totalmente adaptável a comidas diferentes e exóticas, mas nem todo mundo é assim. Enquanto ao pollo, é o prato mais requisitado e vendido na Bolívia, eles adoram pollo a horno e os vendedores aumentam os preços de qualquer produto descaradamente quando vc aparece, isso é fato e deve ser dito! Me desculpe se fui um pouco grosseiro em meu comentário, eu não tinha entendido os seus motivos, não quis faltar com respeito, me desculpe de verdade. Então pessoal, visitem a Bolívia, pesquisem os bons lugares e vão precavidos com os possíveis transtornos que acontecem em qualquer viagem. Citar
Membros ze luis botucudo Postado Maio 30, 2013 Membros Postado Maio 30, 2013 Prezado Marcos Agradeço novamente a atenção. Morro de vontade de ir a Bolívia, mas acho que vou de avião. Neste fim de ano, irei de carro até Santiago apenas, passando por Mendoza. Ano passado fui até Buenos Aires e Montevideo de carro, e foi super tranquilo, apesar dos guardas argentinos ( ). Obrigado pelas dicas. Parabéns pela sua viagem. Zé Luís Citar
Membros Marcos Santanna Postado Junho 9, 2013 Autor Membros Postado Junho 9, 2013 ok, zé luis, não esquece de contar como foi sua trip por lá. Abração Citar
Membros Marcos Hoffman Postado Abril 15, 2014 Membros Postado Abril 15, 2014 Foi tranquilo manter essa média de R$ 70,00 por dia ? Qual foi o segredo da economia ? hahaha Geralmente vejo a galera gastando R$ 110,00 na Média ? Agradeço desde já pelas informações ! Citar
Membros Marcos Santanna Postado Abril 18, 2014 Autor Membros Postado Abril 18, 2014 Foi tranquilo manter essa média de R$ 70,00 por dia ? Qual foi o segredo da economia ? hahaha Geralmente vejo a galera gastando R$ 110,00 na Média ? Agradeço desde já pelas informações ! Não tenho como te explicar, faço minhas economias por necessidade, sempre pechincho muito e fico em lugares baratos com quarto compartilhado, além de viajar a noite e assim dá pra economizar algumas diárias. Abração Citar
Membros Marcos Hoffman Postado Abril 19, 2014 Membros Postado Abril 19, 2014 Mas você comia em Restaurante ou Cozinhava nos Hostel ? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.