Ir para conteúdo

Santiago, San Pedro de Atacama, Salar de Uyuni em 13 dias

Posts Recomendados

• Colaboradores

Oi Thais!

Relamente, a agência foi muito grosseira! Eu faria o mesmo que vc...

Não gosto de reservar nada q preciso enviar o número do meu cartão de crédito. Eu, particularmente, troquei e-mails com a Atacama Conection (RECOMENDO, EXCELENTE AGÊNCIA EM SAN PEDRO), e eles tbm queriam q eu fizesse a reserva, mas garanti que os procuraria e não fechei os passeios em San Pedro.

Chegando lá, procurei a agência e eles já sabiam quem eu era, e quais passeios q gostaria de fazer... assim, ainda dei uma "choradinha" no preço, e ganhei um desconto, e já sai para os passeios no disa seguinte.

Quanto ao Salar, procurei a Colque enquanto estava em San Pedro e fechei o pacote de 4 dias, para dali a 4 dias, sem problemas.... Eu tbm já havia trocado e-mails, e eles foram muito solicitos. Mas não efetuei reserva, apesar da insistência........

Bom, fica a seu critério reservar no Brasil, mas eu acredito que não haja problemas de chegar sem a reserva!

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...
  • Membros

Oi pessoal!

Antes dessa catástrofe que ocorreu no Chile marquei minha passagem para ficar entre os dias 6 e 15 de abril. Pretendo não precisar alterar essas datas até porque já havia optado por ir direto à SPA, pegando o voo da Lan do Rio para Calama com escala em Santiago. Mas gostaria de saber de vocês, que já estiveram em SPA, se vocês acreditam que o terremoto poderá afetar, de alguma forma, o abastecimento de alimentos ou combustível da região. É que fiquei um pouco preocupada...

Aproveitando a deixa queria uma ajudinha de vocês em relação a outras questões:

1) Mesmo após ter lido os tópicos desse fórum ainda fiquei na dúvida se vale a pena levar pesos chilenos, dólares, sacar nos caixas de lá ou passar no cartão de crédito. A conclusão que estou chegando é que devido às péssimas cotações das taxas de câmbio que tenho visto aqui no Rio acaba valendo mais a pena pagar no cartão de crédito. Porém, como nem sempre é aceito e tb pelo fato de ser mais provável conseguir descontos no pagamento em espécie, é bom ter um bom montante em pesos. Ou seja, o que está me parecendo melhor é usar o cartão e fazer o saque no caixa eletrônico do aeroporto de Santiago ou Calama (restaria apenas ver meu limite para saque). Alguém trocou real por peso na casa de câmbio do aeroporto de Santiago? Valia a pena a cotação?

2) Mudando o foco estou com dúvidas também em relação ao frio nessa época do ano, tanto em SPA quanto na viagem para Uyuni. Pelo que li aqui posso pegar até -20ºC. Pergunta para as mulheres friorentas ou maridos de mulheres friorentas (rs): como não tenho noção do que é esse frio qual é a quantidade necessária de casacos ou qual é a malha mais apropriada para encarar esse gelo? A Gabriella já deu uma boa dica, mas mesmo com o casaco de fleece e uma jaqueta imensa (qual material?) passou frio...

3) Carla e Michel, vocês deram a dica do Hostal El Monte mas como comentaram, ele fica a uns 10 minutinhos do centro. Como estou indo sozinha vocês acham melhor procurar algo mais próximo ou acham que não há problema em ficar no Hostal El Monte? Alguém tem mais dica sobre um Hostal bacana e em conta que fica no centro? Vocês acham melhor reservar antes por e-mail ou é tranquilo resolver isso quando chegar? Como não é um período de alta temporada estou imaginando que não terei problemas.

Por enquanto acho que é isso. Quanto aos passeios estou com alguns em mente. Pretendo criar um roteiro mas contando com uma flexibilidade.

Quero agradecer muito a todas as pessoas que postaram nos fóruns sobre o Deserto do Atacama, principalmente a Carla, Michel e Leo. Foram muito esclarecedores e estão me ajudando muito a planejar essa viagem por conta própria. Valeu!

Maria Fernanda

Link para o comentário

• Membros

Maria Fernanda,

Não acho que o turismo foi afetado em SPA por causa do terremoto. Eu iria sem preocupação.

Quantos às suas perguntas:

1) Sempre prefiro levar uns dois cartões de crédito (um de cada bandeira) e um de débito que permita saque internacional. Levo R$ em espécie, para trocar em caso de problemas nos cartões. Ao chegar no Chile, sacaria em pesos chilenos o limite máximo do(s) cartão(ões), já que normalmente há uma tarifa fixa por saque. Essa estratégia tem sido melhor pra mim do que trocar em casas de câmbio, principalmente nas casas dos aeroportos e rodoviárias. Em SPA tem caixa eletrônico e saquei dinheiro sem problema, apesar dos relatos de que às vezes a grana acaba.

2) Peguei -7°C em Tatio e estava só com uma calça térmica da North face, uma camisa de algodão de manga longa e uma parka que eu tinha comprado em Santiago. Foi tranquilo pra mim, mas eu não sou friorento e só fiquei por lá poucas horas. Passar a noite a caminho de Uyuni deve exigir um pouco mais.

3) Quanto ao Hostel, não vejo razão para ficar longe do centrinho. Tem um milhão de opções de hostels na Calle Caracolles e nas imediações, incluindo o da HI, que me pareceu bastante bom. Fiquei no Corvatsch e foi bom, ainda mais que lá você só usa o hostel pra dormir e tomar banho mesmo.

Fiz um relato da minha viagem, talvez ajude: atacama-e-santiago-carnaval-2009-t38481.html

Boa viagem,

Link para o comentário

• Colaboradores
Oi pessoal!

Antes dessa catástrofe que ocorreu no Chile marquei minha passagem para ficar entre os dias 6 e 15 de abril. Pretendo não precisar alterar essas datas até porque já havia optado por ir direto à SPA, pegando o voo da Lan do Rio para Calama com escala em Santiago. Mas gostaria de saber de vocês, que já estiveram em SPA, se vocês acreditam que o terremoto poderá afetar, de alguma forma, o abastecimento de alimentos ou combustível da região. É que fiquei um pouco preocupada...

1) Mesmo após ter lido os tópicos desse fórum ainda fiquei na dúvida se vale a pena levar pesos chilenos, dólares, sacar nos caixas de lá ou passar no cartão de crédito. A conclusão que estou chegando é que devido às péssimas cotações das taxas de câmbio que tenho visto aqui no Rio acaba valendo mais a pena pagar no cartão de crédito. Porém, como nem sempre é aceito e tb pelo fato de ser mais provável conseguir descontos no pagamento em espécie, é bom ter um bom montante em pesos. Ou seja, o que está me parecendo melhor é usar o cartão e fazer o saque no caixa eletrônico do aeroporto de Santiago ou Calama (restaria apenas ver meu limite para saque). Alguém trocou real por peso na casa de câmbio do aeroporto de Santiago? Valia a pena a cotação?

2) Mudando o foco estou com dúvidas também em relação ao frio nessa época do ano, tanto em SPA quanto na viagem para Uyuni. Pelo que li aqui posso pegar até -20ºC. Pergunta para as mulheres friorentas ou maridos de mulheres friorentas (rs): como não tenho noção do que é esse frio qual é a quantidade necessária de casacos ou qual é a malha mais apropriada para encarar esse gelo? A Gabriella já deu uma boa dica, mas mesmo com o casaco de fleece e uma jaqueta imensa (qual material?) passou frio...

3) Carla e Michel, vocês deram a dica do Hostal El Monte mas como comentaram, ele fica a uns 10 minutinhos do centro. Como estou indo sozinha vocês acham melhor procurar algo mais próximo ou acham que não há problema em ficar no Hostal El Monte? Alguém tem mais dica sobre um Hostal bacana e em conta que fica no centro? Vocês acham melhor reservar antes por e-mail ou é tranquilo resolver isso quando chegar? Como não é um período de alta temporada estou imaginando que não terei problemas.

Por enquanto acho que é isso. Quanto aos passeios estou com alguns em mente. Pretendo criar um roteiro mas contando com uma flexibilidade.

Quero agradecer muito a todas as pessoas que postaram nos fóruns sobre o Deserto do Atacama, principalmente a Carla, Michel e Leo. Foram muito esclarecedores e estão me ajudando muito a planejar essa viagem por conta própria. Valeu!

Maria Fernanda

Maria Fernanda,

Eu fiz um cartão da Visa Travel Money. Posso lhe dizer que é uma das melhores coisas que já inventaram. Você coloca quanto dinheiro quiser no cartão, em dólares ou euros, e saca em caixas eletrônicos de qualquer país que estiver na moeda local. Levei alguns dólares que cambiei no aeroporto de Santiago (não me lembro a cotação, mas sem dúvida é melhor que SPA). Depois efetuei saques em Santiago e em Antofagasta (para vc seria melhor Calama). Leve o dinheiro a SPA, por dois motivos:

1) a maioria do estabelecimentos NÃO aceitam cartões de crédito! (principalemnte restaurantes)

2) o único caixa eletronico de SPA, constantemente fica sem dinheiro! e qndo é abastecido, acaba rapidamente.

Quanto as roupas, como disse, fui sempre com uma blusa de mangas compridas de algodão, um casaco de fleece e uma jaqueta de fleece por dentor e impermeável por fora (não é de marca nem nada), cachecol, gorro e luvas (não use aquelas de fleece da Decatlhon pq não esquenta nadaaaa). A calça era jeans mesmo, mas sempre com uma meia calça grossa (fio 40 ou lã) por baixo, além de meias (só um dia usei meias de lã - Geuyser El Tatio e tbm na aduana boliviana ~5000m de altitude). não leve mais nada! Sério mesmo, apenas as blusas de baixo para trocar, pq como o lugar é muito seco, vc não se suja! não precisará trocar de casacos!

Se proteja dos ventos no Salar, com o próprio cachecol no rosto! mas o Salar vc não passa tanto frio, pq geralmente está no carro 4x4 que tem aquecedor. Já nos Geysers el Tatio vc fica o passeio todo ao ar livre e lá é muuuuuuuito frio! e lembre-se: protetor solar e labial (importantíssimoooo)

Em SPA não fiquei em hostel (e sim na casa de um amigo), mas posso te dizer que a cidade é minúcula!!! qualquer lugar q vc ficar não vai demorar mais q 5 min para chegar ao nde quiser!

Espero poder ajudar,

Boa viagem!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Olá Mfernanda!

Realmente não sei se SPA foi afetada pelo terremoto. Como está longe do epicentro, acredito que não...

Sobre o Hostel, concordo com o pavan, há mtos no centrinho... Como vc está sozinha fica meio longe o El Monte (bem pq o caminho é mal iluminado...). Sobre o dinheiro, eu levei em dólar e troquei ém Santiago e em SPA. Não usei os caixas eletronicos em nenhum momento... Mas corri o risco de ser assaltada (como fui na rodoviária de Santiago, mas o ladrão levou a bolsa errada!!!). A idéia do Visa Travel Money é ótima!Sobre as roupas: bom, passei um pouco de frio no passeio do Salar de Uyuni, na Laguna Colorada... Mas se vc levar um saco de dormir e entrar com ele debaixo das cobertas da pousada, dá pra dormir legal... Mas pro lado de fora use as jaquetas já indicadas e pense na alternativa de levar meia calça, como ela é grudadinha, aquece mais...

Obrigada pelo carinho... Beijos e Boa Viagem!

Link para o comentário

• Membros

Pavan, Gabriella e Carla,

Valeu pelas dicas e pela atenção! Com certeza irão me ajudar.

Sobre o Visa Travel Money a única desvantagem que vejo em relação ao uso do cartão de crédito é que a cotação é pelo dólar turismo mas realmente é uma boa dica, até para poder diversificar e não ficar dependendo de apenas um meio de pagamento.

Pavan, adorei seu relato, super divertido!!! E as fotos ficaram muito bonitas. Bom saber também que nem tudo sai do jeitinho que agente planeja e que o mais barato é saber levar essas situações numa boa (como foi em relação ao Holiday Inn!!)!

Bjoss,

Maria Fernanda

Link para o comentário

• Membros
Oi pessoal!

Maria Fernanda

Maria Fernanda, bom dia.

Retornei na semana passada de SPA e pelos emails que troquei com o pessoal do hotel Kunza e da Vulcano (agência de turismo) não houve nada em SPA mesmodespois dos tremores na região Norte (que inclue Calama).

Quanto a primeira pergunta, sugiro já levar pesos chilenos daqui, mesmo com o IOF. No aeroporto de Santiago estava exposto um valor bom de taxa, mas não perguntei se havia mais algum imposto. Tem 3 caixas eletrônicos para saques em SPA mas a taxa cobrada (que varia de banco para banco) acaba refletindo. Ligue para seu cartão de crédito e pergunte sobre as taxas, porém tem a do banco local. Poucas agências aceitaram cartão de crédito. Tem algumas opções de câmbio lá em SPA (aceitaram reais). Não vale a pena usar débito automático Bradesco. Cobra muitas taxas.

Minha esposa é friorenta. Foi com uma "segunda pele" , um abrigo e casaco pesado. Reclamou um pouco...rs. Os europeus usam muito a marca North Face e uma camiseta E SÓ. Mas são acostumados (acho).

Tem muitas opções de hospedagem no centro, sugiro não ficar longe pois quando retorna de um passeio esgotado,a caminhada fica mais longa. Eu adorei o Salar de Tara. E fiz uma montanha a Cerro Toco (5.616 m) é muito, mas muito legal mesmo.

Abaixo link relação de todos as opções de hospedagem com preços fornecida pela secretária de turismo de SPA.

É isso.

Marcelo Guedes

upload/galeria/fotos/20100311120623.jpg

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi João!

É fácil! Em San Pedro de Atacama tem várias agências de turismo que fazem a travessia... Eu fui com a Colque Tur e recomendo. Mas há muitas outras, pois elas só negociam... Os jipeiros na verdade trabalham pra todas as agências... Eu tive sorte e peguei o Saturnino: ótimo motorista, bom jipe e bom cozinheiro... Tem o passeio de 3 dias que sai de San Pedro e te deixa em Uyuni e o de 4 dias que te leva e tras de volta a San Pedro (sendo que 1 dia é apenas para o retorno pelo deserto...). VALE A PENA IR...

Qualquer coisa estarei por aqui...

Bjs e Boas Viagens!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...