Colaboradores barbara.hernandes Postado Abril 29, 2013 Colaboradores Postado Abril 29, 2013 Já haviam me dito pra tomar cuidado com os pedintes, ambulantes, trânsito. Mas eu ainda tinha aquela esperança de que a cidade é incrível desse jeito que todo mundo pinta. E não é. Após um atraso no vôo, chegamos no final da tarde de sábado no hostel Laranjeiras - um casarão antigo bem no coração do Pelourinho. Isso foi ótimo porque estávamos bem localizados. Demos uma voltinha por algumas ruas mas por conta do cansaço do vôo, atraso, fome, e por ter visto o enorme número de favelas e pedintes na rua, ficamos apreensivos e não tivemos boa primeira impressão. No domingo, acordamos cedo pra tentar aproveitar o dia - e deu pra conhecer todos os pontos famosos da cidade com exceção das praias! Então se você pensa em passear pela capital da Bahia, um dia é suficiente. Vou dizer porquê (com acento mesmo? acho que não, né?). Às 9:00 estávamos no Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo. A vista dali é bacana, apesar dos vários pedintes e pessoas oferecendo seus serviços de guia turístico a troco de algum dinheiro. São 15 centavos pra descer no elevador e ir pra cidade baixa, como é chamada essa parte da cidade. O resto do relato dá pra ler no meu blog, http://www.barbarahernandes.com/2013/02/salvador-uma-grande-decepcao.html Obrigada! Citar
Membros de Honra Frida_ssa Postado Abril 30, 2013 Membros de Honra Postado Abril 30, 2013 Nossa esta cidade da Bahia, tá mesmo entregue às moscas ou melhor aos pedintes, domingo passado engrossei com um deles e expulsei na base do grito, como dizem aqui dei uma de "cavalo do cão" q ele ficou com medo de mim... Então se você pensa em passear pela capital da Bahia, um dia é suficiente Salvador é uma cidade linda, discordo de vc, q um dia é seja suficiente... o primeiro grande erro dos visitantes de salvador é ir para o pelourinho, infelizmente este patrimônio tombado pela unesco tá "o barril"!! espero q vc possa voltar e conhecer a cidade do salvador. abraços! Citar
Colaboradores barbara.hernandes Postado Maio 1, 2013 Autor Colaboradores Postado Maio 1, 2013 Eu gostaria muito de voltar e mudar meu conceito sobre a cidade, porque no geral, saí com a impressão de que Salvador é suja, cheia de pedintes chatos e com péssimo atendimento. Citar
Membros MarcosJ70 Postado Maio 1, 2013 Membros Postado Maio 1, 2013 Olá Nadalem! Moro em Salvador há 16 anos, e só depois de muito tempo é que iniciei o meu processo de compreensão sobre esta cidade. Salvador não é óbvia. Não é paixão à primeira vista. Salvador tem de ser vivida e sentida. Não basta apenas ver um monumento, um casarão e concluir que Salvador se resume a isso. É preciso entender a sua história para, a partir desta base, poder acompanhar com maestria a sua dinâmica. Quando você diz que os principais pontos de Salvador podem ser conhecidos num único dia, fica a dúvida: mas o que é conhecer um ponto importante de uma grande cidade? É simplesmente chegar ao local, bater uma foto e anotar no caderninho que conheceu? Para mim, conhecer vai um pouco mais além. Também posso dizer que posso varrer os principais pontos de Paris em 2 dias. Mas, o que levarei dessa viagem? Fotos e mais fotos? Sei o que o assunto é polêmico, pois cada um de nós tem os seus gostos e a sua forma de curtir um lugar novo. Salvador tem muitos problemas, infelizmente comuns nos grandes centros urbanos da América Latina: sujeira, delinquência, pobreza, violência... Não há como negar. Por outro lado, é simples para o visitante mudar o foco da sua lente. Que tal assistir ao belo por do sol no fim da tarde na parte traseira do Farol da Barra? Assistir a uma roda de capoeira. Que tal sentar à noite numa das cadeiras do largo de Santana no Rio Vermelho para comer um acarajé e sentir o astral do lugar? Que tal assistir a uma apresentação do Balé Folclórico da Bahia no Teatro Miguel Santana, que fica no Pelourinho? Que tal se programar para curtir um samba de roda, muito comum aqui em Salvador? Que tal assistir a um Show de Jazz no Solar do Unhão num sábado e poder unir a bela vista do local, obras de arte para serem apreciadas, belo por do sol, a interação com o público local e um show gratuito de música de qualidade? Que tal se deslocar para outros bairros da cidade e ver que Salvador não é só pobreza e atraso? Que tal reservar um dia inteiro para fazer o Passeio Clássico de Escuna pela Baía de Todos os Santos, com destaque para a Ilha dos Frades? Vou parar por aqui, pois a lista é grande. Sugestão: volte no verão e procure mudar o seu olhar sobre esta cidade, que, para mim, é, sem dúvida, especial. Abração Marcos. Citar
Membros lmgreyes Postado Maio 2, 2013 Membros Postado Maio 2, 2013 Moro na Bahia há mais de uma década. Salvador, como todas as nossas cidades, passa por períodos cíclicos no tema de conservação e estrutura para o turista. Mesmo nas piores épocas, quem mergulha em sua história tende a se apaixonar. Ela tem personalidade; mostra um povo que se orgulha de sua cultura e a alimenta, mesmo com o esmagador peso da globalização. Aqui estão: a Igreja de São Francisco [não encontro palavras para descrevê-la], a primeira escola de medicina do pais, as praias e ruas dos livros de Jorge Amado, a tradição africana [em culinária, religião, arte etc]. Em resumo, aqui nasceu o Brasil de hoje. Parece-me impossível resumir mais de 500 anos de história em 1 dia..... Sugiro que vc volte a esta terra, para sentir a sua magia. Abraço. Luis Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.