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PERU-Abr 2013-Lima,Arequipa,Chivay,Puno,Cuzco-SUPER dicas


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DAM, tenho receio de ser muito corrido nesses dois dias pois no terceiro dia pela manha é a hora de voltar ao Brasil. Talvez Puno em um dia e ida a Arequipa, conhecê-las rapidamente e voltar a Cusco sem o Canon, infelizmente OU escolher uma das duas cidades p ficar mais tempo! Que acha?

 

Vlw pelas dicas, ta massa!!

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Olá VJS,

 

Cara, não é necessário voltar para Cusco... você vai descendo no sentido Cusco – Puno – Arequipa e depois pega um avião em Arequipa a Lima e daí para o Brasil. A não ser que suas passagens já estejam compradas com a voltar de Cusco. Nesta hipótese... ir a Arequipa vai ser bem exaustivo. Eu iria preferir ficar mais tempo no vale sagrado, curtindo com calma cidades como Ollanta e Chinchero, que são maravilhosas.

 

Há... Se for para ficar mais tempo em alguma cidade entre Puno e Arequipa... com certeza Arequipa é a melhor opção.

 

Abraço,

 

DAM

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15-04-2013 Canon del Colca – Vamos nessa

 

 

Acordamos cedo, descemos para o café da manhã reforçado (entenda pão com manteiga e chá) e fomos para o Canon. No caminho... passamos por duas outras simpáticas cidades do interior do departamento de Arequipa. Cara... estas cidades são realmente muito interessantes... ficam no fundo de um vale com montanhas gigantes recortadas ao redor... aquele clima frio do início da manhã... um lugar realmente mágico.

 

Continuando o passeio... passamos por mirantes fantásticos até entrarmos em um túnel que recorta uma montanha bem longa. Esta é a parte “com tensão” da viagem, vez que a extensão do túnel é considerável e ele é bem estreito, o que levanta a questão: o que fazer se vier um veículo na direção contrária? E como se não bastasse... o motorista ainda brincou desligando os faróis... ai a galera adora... Haeeeeeeeeeeee... e eu pensando... e se além de um veículo na direção contrária ele também realizar a mesma brincadeira? Graças a deus estou vivo para contar, hehehhehehehe.

 

Chegando próximo ao Canon, o ônibus para e o guia entrega o canhoto do bilhete de todos do grupo. Nesta hora todos ficam se olhando... é aqui? Descemos agora? Calma pessoal... veículo em movimento... 10 minutos depois o ônibus para a 1,5 km do mirante para realizarmos uma pequena caminhada com explicações da guia em direção aos mirantes. Ai já viu, né.... aquela expectativa de avistamos os Condores e cada pássaro que passava as pessoa perguntavam... é ele? Ai a guia... só se for um Baby Condor (a envergadura deste pássaro é enorme, podendo chegar a 3,2m, é uma das maiores aves do mundo). Caminhando por uma trilha bem estreita... de repente avistamos um pássaro gigante passando no fundo do Canon... agora sim é um condor. As pessoas se desesperam e pegam seus “canhões de fotografia” e haja correria para fotografar este animal lindo. Depois de umas duas horas (por volta do sol quente das 10:00) era tanto Condor pelos céus que nem parecia se tratar de um animal difícil de ver (ou tivemos muita sorte).

 

Sobre o Condor... na verdade, é uma ave gigante que curiosamente não voa. É verdade... o condor plana em correntes de ar quente e por isso existe dia e horário certo para conseguir avistá-los, daí o desespero do grupo. Este pássaro magnífico faz parte da trilogia do povo Quechua (Incas), representando o elo de ligação entre o mundo material e o mundo espiritual (mundo dos deuses). Devido a sua longevidade, acreditava-se que o condor nunca morria, daí todo este misticismo sobre este animal fabuloso. Outra coisa interessante... o condor não caça. É comedor de carniça, ou seja: tipo... um urubu gigante, o que desperta a curiosidade é... este pássaro grande deve precisar de muita carniça e o Canon é um local muito montanhoso que só possui pequenos animais... como alimentar tantos condores? A guia não soube responder. Imagino que um ou outro turista muito curioso que se dependura no penhasco para tirar as “melhores fotos” já sirva de uma boa refeição, hehehhehhe

 

Sobre o Canon del Colca... Segundo a nossa guia, recentemente foi constatado que se trata do Canon mais profundo do mundo. Este lugar pode ser resumido como um conjunto de montanhas gigantescas com paredões quase verticais com um rio passando lá embaixo... e dezenas de Condores morando nestes paredões. Visitamos a margem esquerda do local, onde fica a Cruz do condor. A margem direita é inacessível (a não ser que você seja um ótimo alpinista). Em verdade, o lugar é tão belo que já vale muito a visita, independente de se avistar Condores.

 

No retorno a Chivay para o almoço, paramos em outro mirante onde ao fundo avistamos algumas montanhas com o cume coberto de gelo. A guia informou que lá é a nascente do maior rio do mundo em volume de águas e em extensão... o nosso rio Amazonas. Na volta a Chivay ficamos em um restaurante para o almoço... somente eu e minha esposa (os únicos que tinham adquirido o passeio com refeições) e os demais integrantes foram para outro restaurante escolhido pela guia (não é obrigado ficar lá, você pode comer no lugar que desejar, lógico). Sobre a opção de passeio com e sem refeição... a diferença acaba sendo de 5 soles mais barato quando é escolhida a opção com refeições. Na parte de “dicas” logo abaixo ou explico sobre os valores.

 

Terminado o almoço, o grupo combinou de se encontrar na Plaza de Armas de Chivay, onde admiramos a feira e passeamos um pouco até a hora de retornarmos a Arequipa. Parte do grupo preferiu ficar em Chivay para ir de lá para Puno no mesmo dia (nosso destino do dia seguinte).

 

No retorno a Arequipa paramos em um ponto de descanso no meio da estrada (utilizado tanto na ida quanto na volta para aclimatação a altitude). Aqui encontramos uma equipe grande da Rede Globo, que estava filmando a próxima novela das 21:00. Cara... esta novela vai ser uma promoção enorme deste país no Brasil.

 

Chegamos em Arequipa umas 17:00... ai foi só aproveitar o resto do dia para curtir a Cidade Branca, arrumar as malas, fechar as contas e se preparar para a ida a Puno na manhã do dia seguinte. OBS: O passeio pega e também deixa cada pessoa no seu respectivo Hostal.

 

Se tem um lugar que eu voltaria no Peru é a região do Canon del Colca. Pretendo no futuro realizar o famoso trekking de 3 dias pela região, conhecendo com calma esta maravilha de lugar e tendo um maior contato com a simplicidade e humildade deste maravilhoso povo. Saudade deste pedaço do paraíso.

 

Dica 1: Tanto em Arequipa para o passeio ao Canon del Colca quanto em Cuzco para ir a Aguas Calientes, você pode deixar sua mochila de carga no depósito do Hostal (todas as hospedagens tem um para esta função). Eles não cobram nada a mais por isso e você ainda economiza uma diária.

 

Dica 2: Passeio ao Canon del Colca de 1, 2 ou 3 dias: O passeio ao Canon é oferecido pelas agências com opção de 1, 2 ou 3 dias. O de 1 dia é o famoso “bate e volta”. Por ser muito cansativo (sai 3:00 da manhã e volta às 17:00), só deve ser escolhido se você realmente só possui um dia para ir ao Canon (nesta opção o ônibus quase que não para nas cidades e mirantes que ficam no caminho). O de 2 ou 3 dias podem ser feitos COM ou SEM trekking. Agora... se for realizar trekking, recomendo o de três dias. Os preços... só sei o de 2 dias: COM ou SEM trekking: 70 soles sem refeições e 130 com refeições (2 almoços e 1 jantar) considerando a hospedagem mais simples. Como cada refeição custa 20 a 25 soles, acaba dando no mesmo.

 

Dica 3: Hostal em Chivay: Nos pacotes de 2 ou 3 dias, há três opções de preço a depender da hospedagem escolhida. A maioria do grupo acaba ficando na mais simples (pacote de 2 dias: 70 soles SEM refeições ou 130 soles com 2 almoços e 1 jantar). Pelo preço... logicamente o hostal não seria dos melhores, mas superou as minhas expectativas: quarto privativo, limpo, água quente e forte. Ou seja: simples, mas limpinho. Conclusão: Não fique com receio de optar pelo pacote mais barato, a não ser que você seja muito exigente.

 

Dica 4: Vá a Termal que o passeio te leva no primeiro dia a tarde. As termais de Arequipa são bem melhores do que as de Águas Calientes. Vale muito a pena e preço não é caro... 5 para conhecer e 15 para tomar banho. Agora... leve sua toalha porque ao sair da água o frio pega e as toalhas lá são alugadas.

 

Dica 5: Carne de Alpaca: Aproveite o almoço a Buffet para provar a dita alpaca. Se você gostar... repita no jantar (restaurante a la carte)... esta foi a melhor alpaca que comi em toda minha vida (na verdade... foi a segunda – e última - vez que comi alpaca, hehehhehe).

 

Custos:

- Passeio de 2 dias ao Canon del Colca com 2 almoços, 1 jantar e 1 café da manhã inclusos: 130 soles.

- Entrada ao Canon del Colca: 40 soles para latinos americanos. OBS: só há desconto para estudante Peruano.

- Termal: 15 soles se for usar a piscina e 5 se só for conhecer.

- Jantar: 20 soles em Arequipa

- Hospedagem: Arequipa Majestade Hostal: 45 dólares para o casal.

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Excelente relato, DAM!

Eu e meu namorado vamos fazer quase o mesmo roteiro! Só não vamos visitar Lima.

De início pensamos em fazer o passeio de um dia do Cañon del Colca, mas é melhor o de dois dias né?

Em qual hostal você ficou em Chivay?

Vi que você fechou o passeio direto com Hostal de Arequipa, mas vc sabe o nome da agência que fez o passeio?

 

Ah, outra coisa! Vc viu a Juanita no Museu de Arequipa?

 

Obrigada!

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Belo relato parceiro !!!! muito massa a foto do Condor !!!!! ::otemo:: Parabéns To no aguardo pelo restante do relato !!! Abraxx

 

Valeu Diogo,

 

estou agilizando para chegar logo em Cusco. Esta semana já publico Puno com fotos.

 

Abraço,

 

DAM

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Excelente relato, DAM!

Eu e meu namorado vamos fazer quase o mesmo roteiro! Só não vamos visitar Lima.

De início pensamos em fazer o passeio de um dia do Cañon del Colca, mas é melhor o de dois dias né?

Em qual hostal você ficou em Chivay?

Vi que você fechou o passeio direto com Hostal de Arequipa, mas vc sabe o nome da agência que fez o passeio?

 

Ah, outra coisa! Vc viu a Juanita no Museu de Arequipa?

 

Obrigada!

 

Oi Mila,

 

Valeu por ter gostado. Sobre as dúvida... vamos lá:

"De início pensamos em fazer o passeio de um dia do Cañon del Colca, mas é melhor o de dois dias né?" --> Cara, o lugar é tão lindo... 1 dia acaba sendo muito corrido. Aconselho 2 dias para aproveitar melhor.

 

Em qual hostal você ficou em Chivay? --> O Hostal era tão simples que não tinha nem o nome na porta... de repente esta era a identificação dele. Procura pelo "hostal sem nome" ou algo assim, hehehhehehe :D Brincadeira... Basta pegar o pacote mais barato de todos que você já cai nele.

 

Vi que você fechou o passeio direto com Hostal de Arequipa, mas vc sabe o nome da agência que fez o passeio?

--> Mila, a agência é indiferente porque lá o esquema é assim: uma ou duas empresas grandes realizam os passeios e centenas de agências turísticas vendem os pacotes. Resumindo... eu não lembro o nome.

 

Ah, outra coisa! Vc viu a Juanita no Museu de Arequipa? --> Ela estava de férias na Europa ou EUA, mas sempre colocam outra múmia no seu lugar.

 

Abraço,

 

DAM

 

PS: em caso de dúvidas, é só perguntar.

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Oi Dam!

 

Chego pedindo licensa para indicar meu relato. Finalmente postei as primeiras palavras!!!

relato-casal-no-peru-por-10-dias-abril-2013-t82366.html

 

Espero que gostem!

 

PS: Finalmente as fotos, heim?! E que fotos!!!

 

Oi Ana,

 

Agora eu senti firmeza que vai... hehhehehe só não pode ficar enrolada igual a mim. Eu demoro uma semana para postar um dia da viagem... a galera já deve estar injuriada.

 

Sobre as fotos... valeu. Eu estou reunindo outras para publicar, realmente o relato fica mais interativo.

 

Abraço Ana,

 

DAM

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