Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

olá...

Como eu achei o lugar encantador, resolvi escrever sobre, o que é ótimo, já que não vi post nenhum relacionado ao lugar.

Barra de Serinhaém é uma ilha de pescadores (em sua maioria), localizada no baixo-sul da Bahia, mais precisamente na costa do dendê no município de Ituberá. São mais ou menos 300 km da capital baiana (Salvador) para a localidade. Para quem estiver de carro em Salvador, é só atravessar de ferry boat para Bom Despacho, de la pegar a estrada, que ao meu ver é boa. Você irá passar por Nazaré, Valença, Taperoá, e Nilo Peçanha, após Nilo Peçanha, preste atenção, pois você ira entrar em outra rodovia para a Praia de Patrigi, chegando na praia, pergunte a qualquer pessoa que entenda sobre o local, se da para você seguir a viagem pela praia até a Barra de Serinhaém (17 km), pois dependendo do horario que você chegar, a maré pode está cheia, ai será preciso espera-la baixar para poder passar. Tem uma estrada por dentro, mas eu não recomendo para "os marinheiros de primeira viagem" , mesmo que seu carro seja muito bom, você corre o risco de atolar ou até mesmo se perder.

Para quem vai de busão (eu prefiro, pois , salito e carro não combina rsrs), é super de boa a viagem. Você em Salvador, vai até o porto de São Joaquim, compra sua passagem ( R$ 4) para atravessar de ferry boat para Bom Despacho, em Bom Despacho, é só ir até os guichês das empresas de onibus (recomendo Aguia Branca e Cidade Sol, escolha os que tem ar), e comprar sua passagem ( R$ 28) para Ituberá. Chegando em Ituberá, você se imforma na rodoviaria, ou ate mesmo com os taxistas como ir para Barra de Serinhaem, pois a viagem sera feita de barco e leva cerca de 2hrs (sim, 2hrs). De Itubera saem barcos para Serinhaem, pela manha as 6.30 hrs , pela tarde 13 hrs (de segunda a sexta, valor da passagem 8 reias) e aos sabados as 12 hrs ( 8 reias tbm) e tem aos domingos que tbm sai por volta das 6.30 hrs da manha. Eles vao sair da Ponte Saici ( se o estiver seco) ou do Cáis ( se o rio estiver cheio). Bom, espero ter sido claro, nessa parte de como chegar.

obs. Em Salvador o ferry boat começa a funcionar a parti das 6.30 hrs (acho) ate as 18 hrs.

Onibus para Ituberá funcionam (em menor escala até as 21 hrs e no fds acho que vai ate as 20 hrs)

Pousada em Ituberá, recomendo a P. Jerusalem, barata e com um cafe maravilhoso. Fica prox aos cais de onde saem os barcos para Barra de Serinahém.

Essas dicas servem também para quem quer ir curti o Universo Parallelo.

1º dia Sair de Brasilia a tarde de avião com parada em São Paulo, cheguei em Salvador e fiz o trajeto que já expliquei. Cheguei em Ituberá 23 hrs da noite. Dormir na Pousada Jerusalem.

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)

2º dia - Cheguei em Barra de Serinhaém pela manhã. Como era dia 2 de fevereiro, e na Bahia essa data é muito comemorada (dia de Yemanjá), em Serinhaém nao seria diferente. Então nao quis perder tempo pegando um barco e levar quase 2 hrs p chegar lá. Fechei com um taxista e ele me cobrou R$ 120, para me levar até a vila. Quando cheguei fui logo guardando as malas (fiquei na casa de praia de uma amiga aqui de Brasilia), e sair correndo para pegar o festejo a Yemanjá, isso ja era umas 9.30 hrs. O festejo acontece da seguinte forma: Os pescadores com seus barcos saem em romaria para o mar, levando presentes como perfumes, flores, bonecas, pentes e etc... tudo isso para ser ofertado a Yemanjá. Diz a lenda que, se o presente não afundar, é por que ela não aceitou e se afundar, foi aceito. Tudo bem, vamos combinar que isso é uma poluição ao mar, e quem sofre com isso são os seres marinhos, mas... é tradição né? Quem vai mudar?

Depois de participar dessa tradição, (foi bacana, vivenciar isso), já em terra, eles ainda fazem a lavagem da ponte (tipo aquela lavagem da escadaria do Senhor do Bonfim, muito famosa em Salvador). Se você não quiser sair molhado de agua salgada, então saia de perto, eles molham mesmo, ainda mais turistas. É um astral maravilhoso, tem as comidas logo apos a lavagem, tudo gratis. Eles mesmo se reunem e fazem as comidas tipicas da região, onde todos podem comer a vontade. Apesar de esta muito boa, eu passei um pouco mal, não vou mentir. A tarde fui caminhar na praia e presenciei um dos mais belos pôr do sol da minha vida (e olha que os de Brasilia, tbm são fenomenais). Agradeci muito ao universo, a Deus, por está ali.

Hospedagem... Há algumas pousadas por lá. Quem gosta de acampar, eu vi que há espaços que dá para fazer isso super de boa, e não precisa pagar. É so conversar com algum morador, todos são gente boa.

156042_433193636758049_76796807_n.jpg.9117de229d0818d0f28a2e20450e1025.jpg

524672_426184314125648_1008724065_n.jpg.6abd88f68655eb6a504a95c01aefe4f3.jpg

285670_426141144129965_555803136_n.jpg.654b03e3b907a423202c0ed3cbdff767.jpg

iemanja-03.jpg.5d3f86d06db4bea9cbc7e27ca0464444.jpg

295620_434717539938992_599904566_n.jpg.9a8af85b3abd424ca2e25a9a69d89ceb.jpg

Editado por Visitante
  • Membros
Postado (editado)

3º dia- Esse dia separei para conhecer mais algumas belezas que ficam bem proximas a vila. Conversei com um pescador e ele topou em alugar seu barco por R$ 120, por um dia todo. Achei até barato, mas também o barco não era daqueles grandes. Partimos as 9 hrs da manhã, nossa primeira parada foi na Ilha da Pedra Furada. Tem esse nome por causa de uma grande pedra furada que tem lá. É uma ilha minuscula, muito calma, com ares de mata atlantica e muita pedra, o mar é verdinho. Eu gostei muito, mas nao passaria mais de 2 hrs lá. Há um restaurante, mas por ser o unico, o preço é bem salgado. Tomei banho de mar, passei pelas grutas (bem interessante), e já estava na hora de dá tchau. Proximo local, Ilha do Góio.

obs. Tarija de R$ 6 para entrar na ilha.

DSC00203.JPG.de866c2ec69aa77b87606d4528938793.JPG

SDC10524.JPG.1bce242170068cea5ad288e419448aa9.JPG

Editado por Visitante
  • Membros
Postado (editado)

Ilha do Góio - Como posso dizer? É um lugar bonito sem sombras de duvida, o mar verde, mas tão verde que lembra o Caribe, sua areia é branquinha. Aconselho para quem gosta de ir só para relaxar, pois alem de ser minuscula não tem nada para fazer. Tem um bar, varias pessoas, em sua maioria moradores da região. Não sei se foi porque eu tinha acabado de sair de outra ilha. Acho que foi isso, vi uma coisa que ja havia visto. Mesmo assim, nao fiquei desmotivado, desci do barco, pisei na areia, sentir o mar de novo, sentir o clima da ilha, fui ao bar, tomei agua de coco, retornei para o mar e me deu fome, queria almoçar. Falei com o Arilson (marinheiro), que muito sabio me indicou um restaurante não muito caro. Ele estava bem ali ao lado da ilha, so era atravessar (de barco) e pronto. Entao decidir ir almoçar.

Almoçamos em um vilarejo chamado Ilha do Sapinho, muito boa a comida ,paguei cerca de R$ 70 a porção. Veio arroz, postas de peixe frito, camaroes, feijão, salada, farofa, pirão, pimenta. Para o marinheiro, eles dão a comida de graça. Achei bem legal essa troca de favores. O marinheiro leva o turista p o restaurante, e o restaurante o compensa com o almoço. Não lembro mais o nome do estabelicimento, mas, todos devem fazer isso também! Descansei bastante lá, pois ainda faltava ir para Barra Grande, já eram 15 hrs quando partimos.

Obs. Não tirei fotos da Ilha do Goio, eu havia deixado a camera no barco, e acabou que eu fui esquecendo. Mas encontrei uma foto na internet que representa bem o que vi à primeira vista, ela é de autoria do Fabio Coppola.

3363785359_b9bec3c9dc.jpg.740e60352f19942e1fc8f7cab9081bfc.jpg

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Barra Grande é fantastica. Para quem curti badalação. O clima é de muito reggae e MPB. Como eu fui a tarde, ficou meio que inviável ir conhecer Taipus de Fora, eleita uma das 10 melhores praias do Brasil. Mas tudo bem, eu vou voltar lá ainda. Para chegar em Taipus de Fora, vc precisa ir para Barra Grande e lá pegar algum meio de transporte até Taipus. Acho que é um Jeep que faz isso. A passagem me informaram que custa R$ 10. Em Barra Grande , eu conheci a vila e depois fui caminhar pelas praias, que por sinal, são belissimas. Como já disse, ja era tarde, entao presenciei outro pôr do sol maravilhoso p fechar o dia. Se você puder ficar a noite lá, fique; pois há muita balada com diversos tipos de musicas diferentes, coisa que não acontece em Serinháem. Como nessa viagem eu optei por tranquilidade, Serinhaém naquele momento, estava sendo minha melhor opção. Nao via a hora de voltar e caminhar a noite pela praia sob um lindo ceu estrelado.

644189_398041260291885_866704755_n.jpg.dae7fe684e570a77c4b202d9dfb4f772.jpg

18219_398041213625223_960597086_n.jpg.5d2fda3bb7bffd239fce8e41364b8284.jpg

734992_398041163625228_1110435643_n.jpg.b6f56b0a684bf8184443a8e82a47c50f.jpg

• Amei! 1
  • 3 meses depois...
  • Membros
Postado

Oi Anderson!

Você esteve em Barra Grande há pouco tempo, você viu se lá tem hostel?

A noite é mesmo animada?

Vou dar uma mochilada por uma parte do Litoral Sul da Bahia por 9 dias e pelo meu roteiro, meu final de semana vai cair em Barra Grande.

Encontro diversão em qualquer época do ano?

Vou no final de setembro.

Brigadinha!

Barra Grande é fantastica. Para quem curti badalação. O clima é de muito reggae e MPB. Como eu fui a tarde, ficou meio que inviável ir conhecer Taipus de Fora, eleita uma das 10 melhores praias do Brasil. Mas tudo bem, eu vou voltar lá ainda. Para chegar em Taipus de Fora, vc precisa ir para Barra Grande e lá pegar algum meio de transporte até Taipus. Acho que é um Jeep que faz isso. A passagem me informaram que custa R$ 10. Em Barra Grande , eu conheci a vila e depois fui caminhar pelas praias, que por sinal, são belissimas. Como já disse, ja era tarde, entao presenciei outro pôr do sol maravilhoso p fechar o dia. Se você puder ficar a noite lá, fique; pois há muita balada com diversos tipos de musicas diferentes, coisa que não acontece em Serinháem. Como nessa viagem eu optei por tranquilidade, Serinhaém naquele momento, estava sendo minha melhor opção. Nao via a hora de voltar e caminhar a noite pela praia sob um lindo ceu estrelado.
  • Membros
Postado

Olá Andrêzza,

Hospedagem: Não fiquei hospedado em Barra Grande, mas achei esse Hostel aqui e vc pode está ligando p eles...

http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/bahia/barra-grande/albergue/hostel-barra-grande/

Conheço muito bem essa parte da bahia ( Baixo-sul "morro de sp, boipeba, itacaré, barra grande ") caso vc tenha alguma dúvida, só perguntar aqui.

Setembro é um mês de muito sol , já em clima de verão , então.... é diversão garantida!

Não deixe de ir em Taipu de Fora..

Abraços, esse site pode te auxiliar, quanto a hospedagens e etc...

http://www.barragrande.net/marau/pousadas.php

Anderson

• Membros
Postado

Muito obrigada, Anderson!

Eu tinha acabado de encontrar a dica do hostel Barra Grande. Vou entrar em contato com eles.

Eu vou tentar couchsurfing primeiro, pois sempre prefiro. Mas, se não rolar, eu fecho com o hostel que também é um ambiente de maior interação.

Em Morro de SP e Ilheus já consegui couch. Falta ainda Barra Grande e Itacaré. São os destinos que dará tempo eu ir sem tanta correria nesses 9 dias.

Muito obrigada pelo site com as dicas de Barra Grande também!

Com certeza, eu voltarei pra pegar mais algumas dicas com você.

Obrigada mais uma vez!

Abraços!

Olá Andrêzza,

Hospedagem: Não fiquei hospedado em Barra Grande, mas achei esse Hostel aqui e vc pode está ligando p eles...

http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/bahia/barra-grande/albergue/hostel-barra-grande/

Conheço muito bem essa parte da bahia ( Baixo-sul "morro de sp, boipeba, itacaré, barra grande ") caso vc tenha alguma dúvida, só perguntar aqui.

Setembro é um mês de muito sol , já em clima de verão , então.... é diversão garantida!

Não deixe de ir em Taipu de Fora..

Abraços, esse site pode te auxiliar, quanto a hospedagens e etc...

http://www.barragrande.net/marau/pousadas.php

Anderson

• 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...