Membros sergiobarros@hotmail.com Postado Abril 23, 2013 Membros Postado Abril 23, 2013 (editado) Olá grupo, boa noite! Estou planejando uma viagem longa para o segundo semestre (2 a 4 meses) que estou divindo em duas fases. Fase (espiritual) Meu roteiro inicia-se pelo Tibet com o objetivo de auto-conhecimento, reflexão e descanso. Porém, entrei em alguns sites que fazem esse tipo de viagens e me ofereceram pacotes muito comerciais com uma duração de 15 a 20 dias que fogem totalmente do meu propósito. Quero estar junto das pessoas, entender sua cultura, história e aprender um pouco do seu conhecimento milenar. Então a minha primeira dúvida nessa parte do roteiro é a seguinte: 1. Como eu chego lá? Pensei em voar para Londres, seguir para Beijing e depois descer para o Tibet. Porém, como é possível fazer isso? Trem, avião, onibus? 2. Indicação de monastérios. Gostaria de ficar de 15 a 20 meditando, refletindo, pensando... gostaria de saber quais aceitam turistas que não são budistas, mas tem muito respeito pela religião e gostariam de conhecer mais sobre o assunto. Fase Conhecimento Na segunda fase da minha viagem, quero pegar a Trans Siberiana sentido Moscow. Porém, minha dúvida é se eu compro um ticket de Londres para Beijing somente de ida, é possível entrar no país? Pois dalí sigo para o Polônia e outras capitais que me interessam. Acho que por enquanto essas são as grandes questões que preciso entender para continuar a desenhar o meu roteiro. Obrigado, Sergio Barros Editado Abril 24, 2013 por Visitante Citar
Membros de Honra heka Postado Abril 24, 2013 Membros de Honra Postado Abril 24, 2013 Se vc pesquisar sobre o tibet, vc só vai conseguir entrar com um tour programado. E tem que ser com um grupo de pessoas da mesma nacionalidade. Ou seja vc vai ter que achar companheiros de viagem brasileiros q vão entrar no Tibet na mesma data e sair na mesma data, teoricamente. Tem um roteiro pre definido, mas não necessariamente qando estiver dentro, vc tera que seguir. Sobre ser menos comercial, vc teria que sair de Lhasa e ir para outras vilas, mas novamente, terá q ter permissão do gov chines. Lhasa hoje está tomado pelos chineses, que construiram lojas e shopping. Se vc quer ir para lá, leia muito sobre a situação politica e como esta a entrada para turistas. Cada epoca muda. Com isso vc também vai ver poder estudar como chegar, onde ficar e o que fazer. Citar
Colaboradores fernandobalm Postado Junho 13, 2013 Colaboradores Postado Junho 13, 2013 Sérgio, Talvez Lama Michel possa te ajudar. Ele é um lama brasileiro que vive no Tibet. Atualmente creio que está no Brasil (vai dar uma palestra em Santos pelo que sei). Veja http://centrodedharma.com.br/wp/nossos-mestres/lama-michel e http://www.espiritbook.com.br/events/como-a-espiritualidade-pode-nos-ajudar-a-lidar-com-a-realidade. A cidade de Shigatse, onde é seu mosteiro, é no caminho entre Kathmandu e Lhasa. Eu fui ao Tibet em 2003. Como disse o heka, as regras mudam muito. Mas mesmo assim vou descrever minha experiência para tentar te ajudar. Primeiro, não fui pela China e sim pelo Nepal. Meu vôo para lá foi pela África do Sul. Parei 4 dias em Johanesburgo (para visitar) e depois fiz 2 escalas na Índia (Bombaim e Nova Deli) para finalmente chegar a Kathmandu. Entrei no Tibet por Kodari/Zangmu. Naquela época era necessário visto especial para o Tibet (que eu não consegui obter no Brasil, só em kathmandu) e não se podia ir por conta própria. O governo chinês exigia que você fizesse parte de uma excursão, como disse o heka. Porém, não era necessário que fossem somente de pessoas da mesma nacionalidade. As agências em Kathmandu montavam grupos com pessoas de diversas nacionalidades. A viagem por terra de Kathmandu a Lhasa é muito bela (foi uma das mais belas que eu já fiz). Você passa pela subida dos Himalaias, incluindo a vista (um pouco distante) do Monte Everest (pode comprar um passeio opcional até a sua base). Você vai visitar vários mosteiros no caminho, porém todos eles (ou quase todos) turísticos. Demorava 4 dias de Kathmandu a Lhasa e custava cerca de US$ 120,00. Você tem a opção de ir de avião também. Se você for por Beijing, pelo que eu ouvi pela imprensa, há agora um trem que vai direto a Lhasa, mas sugiro pesquisar melhor. Naquela época, os que encontrei e fizeram este roteiro ou foram de avião ou foram de ônibus via Chengdu. Sobre o Tibet em si, naquela época a maior parte dos mosteiros e templos de Lhasa e região eram turísticos, como disse o heka. Neles, você vai encontrar alguns rituais e práticas espontâneos, porém a maioria é empacotada para turistas. Desejando fazer o mesmo que você, eu fui a alguns mosteiros fora de Lhasa, que não precisavam de autorização especial do governo chinês (eu acho que não precisavam). Foram os mosteiros de Tar e Tsurpu. O mosteiro de Tar não é turístico, porém não é muito fácil chegar lá. Os chineses não conhecem bem os locais religiosos do Tibet e provavelmente você precisará pedir informações para os tibetanos. Eu consegui uma carona de um tibetano para ir até lá e voltei com um caminhoneiro. Tsurpu já é bem mais conhecido (havia transporte regular de peregrinos para ele), porém eu senti que a recepção não foi muito amistosa a não peregrinos. Naquela época havia um tempo determinado em que você podia ficar no Tibet (eram 15 dias). Entrando por Beijing, as pessoas que encontrei disseram que tinham direito a 30 dias no Tibet. Se você quisesse prorrogar, precisava pedir uma autorização especial. Se você não usaasse o transporte regular turístico de retorno/saída do Tibet, precisava de uma permissão de viagem para poder transitar pelo Tibet sem ser em um grupo/veículo turístico pré-autorizado. Eu conheci pessoas que se decepcionaram com a viagem ao Tibet, justamente por causa dos chineses estarem tomando conta das grandes cidades, por causa dos locais extremamente turísticos e por causa das dificuldades de se ir aos locais devido às restrições impostas pelo governo chinês. Para ir para fora das áreas liberadas, você precisava contratar um guia/motorista autorizado e obter a autorização do governo ou então estaria como ilegal, o que poderia gerar muitos problemas se a polícia turística o detivesse. Além de tudo isso, você vai ter um outro problema que é a língua. A população comum não fala inglês. No Nepal e na Índia você vai encontrar muitos tibetanos, com mosteiros, escolas, centros de meditação, etc, seguindo a linha do budismo tibetano (lamaísmo), pois muitos se refugiaram lá após a invasão chinesa. E tanto no Nepal quanto na Índia será muito mais fácil o acesso a eles. Na Índia há numa província chamada Ladakh, uma cidade chamada Leh, que é um local de refúgio dos tibetanos comuns. Há também Dharamsala (Mcleod ganj), que é o refúgio da cúpula política e religiosa tibetana (Dalai Lama e governo no exílio). A primeira é como se fosse um local simples no interior. A segunda é como se fosse o Vaticano. No Nepal há muitos mosteiros, nas mais variadas cidades. Quando eu estive lá havia uma guerrilha maoísta que desejava derrubar o governo. Pelo que vi pela imprensa isto acabou, mas como o heka disse, creio que é melhor informar-se bem sobre a situação política antes de ir. Se desejar mais informações, escreva para fernandobalm@bol.com.br ou ligue 11-33410224. Terei prazer em ajudar no que for possível. Porém minhas informações são de 2003 e podem estar defasadas. Sobre a transiberiana, vou colocar um artigo neste site, pois acabei devoltar de uma viagem de lá. Acho que não haverá problemas na sua entrada na Rússia, pois quando eu entrei a atendente somente pediu meu passaporte, perguntou se eu era brasileiro, consultou o sistema e liberou meu acesso, sem perguntar sobre passagem de retorno. Conheci muitos outros viajantes que vão de Beijing a Moscou, passando pela Mongólia, e não tem problemas de entrada na Rússia. A única questão que pode ocorrer, é que a polícia comum nem sempre sabe que brasileiros não precisam de visto (quase todos os outros precisam - europeus, americanos, etc) e podem questioná-lo sobre isso. Como eles também geralmente não falam inglês, talvez você possa ter algum pequeno desconforto com isso. Boa sorte e boa viagem! Citar
Colaboradores Fora da Zona de Conforto Postado Janeiro 3, 2017 Colaboradores Postado Janeiro 3, 2017 O Tibete é incrível. Eu tive a oportunidade de estar lá no início de 2016 e foi um espetáculo. E dá para visitar sem pagar pela permissão especial do governo Chinês e sai muito mais barato. Tem uma parte do Tibete que não tem controle. Tem tudo explicado nessa página: http://foradazonadeconforto.com/como-visitar-o-tibete-sem-a-permissao-do-governo-chines/ Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.