Ir para conteúdo

Bolivia-Argetina-Chile por 15 dia com apenas 1700 reais


Posts Recomendados

  • Membros

Sempre fui apaixonado por viajar, conhecer novas pessoas, novos países e novas culturas. Foi quando fui estudar medicina na bolivia e tive a oportunidade de fazer meu primeiro mochilão. Sempre via relatos de pessoas que faziam esse tipo de viajem de mochila por dias e dias percorrendo vários países e varias cidades, e ficava encantado com os lugares por onde passavam. Muitos desconhecem a respeito desse tipo de viajem, pelo fato de não conhecer uma pessoa que já a tenha feito ou imaginam que seja necessário um dinheiro absurdo para fazer tal percorrido. Primeiro de tudo eu tive em mente as principais cidades por onde passar, nesse estilo de viajem temos dois tipos de recorrido, você pode ir e voltar pelo mesmo caminho ou a opção de ir e voltar por caminhos distintos com um mesmo ponto fixo de saída e chegada. Eu prefiro ir e voltar por caminhos distintos pelo fato de conhecer um maior numero de cidades diferentes.

 

TRAJETO

Fiz meu trajeto saindo de santa cruz de La Sierra-Bolivia passando por Salta-Argentina, Mendoza-Argentina, Santiago-Chile, San Pedro de Atacama-Chile, Uyuni-Bolivia, Potosi-Bolivia, Sucre-Bolivia e finalmente Santa Cruz de La Sierra-Bolivia.

 

PLANEJAMENTO

Tudo foi pesquisado via internet, principais cidades a hospedar, hostels(estes hostels são específicos para pessoas viajantes, onde temos descontos em valores de hospedagem que compensam muito, vale muito a pena), principais companhias rodoviárias e principais passeios para se fazer em cada cidade e claro o principal o custo total da viajem. Planejei ficar no máximo dois dias em cada cidade, para que eu aproveitasse bem cada cidade e seus passeios.

Planejei sair de Santa cruz de La sierra dia 12 de julho/12 com estimativa de volta dia 28 de agosto/12, mais ou menos 15 dias de viajem.

Tudo colocado no papel, documentos em mãos(identidade ou passaporte) e dinheiro no bolso, aqui vai uma dica: sempre tenha em mãos um cartão de crédito internacional para que voce faça sua viajem sem ter que preocupar-se com muito dinheiro nos bolsos(leve o dinheiro em dólares, facilidade maior para cambio); depois disso era só arrumar a mochila e sair rumo ao tão esperado mochilão.

 

 

A VIAJEM

Saindo de Santa cruz de La sierra dia 15 de julho de 2012 as 6:30 da tarde fomos rumo a fronteira com a Argentina, mais ou menos umas 10 horas de viajem. Cheguei na fronteira já era de manhã, passei pela fiscalização argentina e peguei outro ônibus para a cidade de Salta que durou mais ou menos umas 5 horas de viajem.

 

SALTA

Chegando em Salta já me deparei com tamanha organização do sistema rodoviário e turístico da Argentina, logo quando você já desce do ônibus você já encontra com muitos guias turísticos te oferecendo hotéis para se hospedar e são tantos que você pode optar pelos melhores preços, foi incrível nem precisei olhar no meu roteiro. Rsrsr

Nesse dia descansei, escolhi o hostel que mais era conveniente com meu bolso e fui, um hostel muito bem organizado. A maioria dos hostels não inclui serviços de comida como café da manha.

Acordei no ouro dia tomei um café na praça central e fui ao centro de apoio turístico para realizar alguns passeios pela cidade. O passeio que escolhi foi a visita ao museu arqueológico de salta onde se encontram 3 crianças em estado de mumificação que foram encontradas a mais de 6 mil metros de altitude com todas as características corporais intactas. já pela tarde fui a rodoviária comprar a passagem para a cidade de Mendoza – Argentina. Havia passagem para o próximo dia na parte da tarde e com isso fiquei mais um dia na cidade aproveitando p/ conhecer os bares.

No dia seguinte parti para a cidade de Mendoza-Argentina, mais 15 horas de viajem de ônibus, os serviços rodoviários da argentina são impecáveis, muito bem organizados e dependendo das horas de viajem as empresas oferecem serviço de bordo com café da manhã, almoço e janta e durante a viajem houve um bingo entre todos os passageiros do ônibus e eu tive o prazer de ganhar o vinho argentino no bingo. O bom desse trajeto entre Salta e Mendoza foi que do meu lado estava um irlandês que não falava nada em espanhol, até que consegui treinar um pouco do inglês. Rsrsr

DSC04576.JPG.b1a5dc78432af73addc0b84a772ef665.JPG

 

MENDOZA

Depois de cansativas 15 horas de viajem finalmente cheguei na cidade de Mendoza, e como sempre muitos guias turísticos nas rodoviárias te oferecendo hotéis para hospedagem, mas eu já tinha um em mente que pesquisei na internet, perguntei a uma pessoa como chegar nesse hostel e ele acabo me guiando. Como toda chegada em cada cidade sempre tirava para descansar até o outro dia, no outro dia que ia programar os passeios. Todos os hostels já tem programado todos os passeios diários, basta escolher um de sua preferência. Em Mendoza escolhi o passeio da ponte inca e a visita ao mirador do aconcagua. Todos os passeios são feitos com guias locais e que falam espanhol, inglês e alguns português. Esse passeio durou o dia todo, saímos as 7 da manha e voltamos as 7 da noite, depois disso descansar e ir ver passagem para Santiago-Chile para o proximo dia. Havia passagem para o final da tarde e com isso para aproveitar o resto do outro dia fui conhecer as praças da cidade que nesse período de férias acontece alguns eventos como shows, e vários tipos de apresentações. Nesse dia estava tendo uma apresentação da banda de policiais da cidade com direito a um bom tango. Em Mendoza conheci pessoas de todas as nacionalidades possíveis, Africano, Alemão, Americano, Australiano. O bom dessa experiancia é a troca de culturas e claro treinar o idioma e a experiência que ficará p/ o resto da vida.

Saindo de Mendoza no final da tarde para mais uma jornada de 8 horas de viajem até Santiago com vistas maravilhosas da cordilheira dos Andes com muita neve e muitas fotos. A parte mais incrível desse trajeto é o momento quando estamos quase chegando em Santiago e passamos pelo famoso ‘caracoles’ que é a famosa descida da cordilheira dos Andes para chegar a Santiago.

DSC05063.JPG.5244f4f8ee503829e129c62a9f29e53c.JPG

 

SANTIAGO

Chegando a Santiago por volta de 20:00 a rodoviária já estava sem informações turísticas por conta de já ser noite. Pensei comigo, que vou fazer, como já estava com o endereço do hostel em mãos sai perguntando para as pessoas onde ficava o tal hostel, e de repente uma alma bondosa me salvou, se dispôs a me levar até o hostel, pegamos o metro e fomos, demoramos cerca de 20 minutos. Em Santiago não estava planejado nenhum tipo de passeio, fui especificamente a Santiago comprar uma mochila nova para a viajem, devido a que o preço era metade do valor vendido no Brasil. Descansando após viajem no outro dia fui comprar a mochila, comprada a mochila fui comprar passagem para San Pedro de Atacama(deserto do acatacama). Santiago tem muitas opções de passeios, com muita neve, mas como já tinha feito esse tipo de passeio em Mendoza, a parada por Santiago foi mais para um descanso e passeios pelas famosas praças da cidade e a famosa ‘Peatonal’ onde é um lugar destinado apenas a pedestres com muitas lojas e restaurantes.

Saindo de Santiago durante a noite rumo a San Pedro de Atacama em uma jornada de mais 29 horas de viajem de ônibus. Nesse ponto já estava na metade da minha rota traçada, muito cansado, mas cada paisagem, cada nascer do sol e cada por do sol valiam cada segundo dessa experiência maravilhosa de fazer um mochilão. É uma experiência incrível, faz você refletir mais sobre sua real existência e dar um maior valor a vida. A maioria das pessoas creio eu que não realizam esse tipo de viajem porque logo que descobre o modo de como é realizada, já pensam pelo lado negativo, como por exemplo, bagagem pesada, muitas horas viajando de ônibus, ter que fazer a viajem sozinhos ou pelo fato de não falarem o idioma. A maioria não pensa pelo lado positivo, pelas paisagens deslumbrantes, pelas amizades conquistadas, pela própria superação em si. Sempre pensem pelo lado positivo de seus objetivos que eles sempre se cumprirão.

DSC05267.JPG.84292758d6583b891e58bd8e4b581066.JPG

 

SAN PEDRO DE ATACAMA

Chegando em San Pedro de Atacama já de noite, um verdadeiro “nada no meio do nada”, acreditem, é uma vila com uma população urbana de apenas 2 mil habitantes e com apenas uma rua principal que é a do comercio turístico, artesanal. San Pedro de Atacama é rodeado por vulcões, uma paisagem incrível. Chegando no hostel a galera já estava fazendo um lual e uma boa fogueira. Chegue meio tímido, sem muitas palavras, depois comecei a me enturmar e já conheci 3 fracesas, 2 chilenas, 1 chileno e 1 australiano, ficamos a noite toda conversando e no outro dia marcamos o passeio a um famoso lago com teor altíssimo de sal na água, onde não se afunda. Depois de passarmos por esse lago fomos visitar uma lagoa que reflete as montanhas a sua volta, paisagens incríveis. Depois desse longo dia de passeio fomos nos preparar para sair na famosa noite “Atacameña” como todos la dizem, fomos jantar e depois a um pub, nos divertimos muito e demos muitas risadas, tava adorando tudo aquilo, o mundo inteiro reunido em um único lugar e compartindo as mesmas experiências e cada um com uma historia diferente.

No outro dia pela madrugada programei outro passeio, fui visitar os geysers Del tatio, que são atividades vulcânicas a mais de 4.200 metros de altitude, chegamos aos geysers as 6:30 da manha com uma temperatura de -10°C, muito frio, mas muito frio mesmo. Algumas pessoas se sentiram mal por conta da altitude e algumas não passou nada, a altitude faz com que o oxigênio respirado seja menor que o necessário para o organismo, provocando efeitos de tontura e mal estar. Realizado o passeio fomos de volta para o hostel, jantamos e fui comprar a passagem para a cidade de Uyuni já de volta a Bolivia.

Logo no outro dia cedo fui para a cidade de Uyuni com mais longas 15 horas de viajem pelo deserto do atacama com um calor insuportável de 40 graus durante o dia. A viajem do deserto até a Bolívia em Uyuni é feita por camionetes 4X4 com aquele cuidado todo especial de mecânica em que o pensamento ds motoristas é o seguinte: se estragar aqui no meio do deserto teremos que dormir aqui a noite toda em uma temperatura de -10°C e no outro dia procurar ajuda. Acreditem é assim. Saindo de San Pedro conheci 2 irmãos Equatorianos que estavam viajando a America latina a 4 meses, quando me falaram isso não acreditei, eu já estava morto com 10 dias de viajem, imagine com 4 meses. Fomos na mesma camionete e no meio do caminho o pneu da camionete me fura, pensei comigo, hoje durmo no meio do deserto, mas para mim aquilo estava maravilhoso, oportunidade única.rsrsrrs ficamos uns 10 minutos parados com a camionete e de repente me passa uma carreta que continha compressor de ar e acabou resolvendo a situação. Depois de mais ou menos umas 2 horas de viajem paramos em um hotel onde algumas pessoas podem se hospedar meio ao deserto onde existe uma piscina natural com uma vista invrivel, quando descemos da camionete, acreditem, me deparo com 4 francesas lindas tomando banho de piscina natural, nessa hora tive a confirmação que miragem no deserto existe mesmo. Depois seguimos viajem e nesse trajeto dormi muito porque estava muito cansado e a hora não passava de jeito nenhum.

DSC05553.JPG.984257846c687f163d695ea830b36aa8.JPG

 

UYUNI

Depois de uma viajem extremamente cansativa e por estrada de terra chegamos em Uyuni pela noite e eu e os dois Equatorianos fomos procurar um hostel para passar a noite. No dia seguinte fomos em uma agencia de turismo para fazer o passeio do Deserto de Sal, compramos o passeio e passamos o dia percorrendo o deserto e tirando muitas fotos, o café da manha e o almoço eram por conta da agencia. O deserto é incrível, existe uma camada de mais ou menos um metro de espessura de sal que cobre o deserto e por debaixo dessa camada existe um imenso lago de água salgada que é responsável pela formação do sal. No meio do deserto existe uma ilha de cactos, nunca tinha visto uma coisa dessas na minha vida, um ilha de cactos meio a um deserto de sal. Almoçamos e tiramos a tarde para conhecer um hotel feito somente de sal, muito legal. Feito o passeio voltamos para o hostel e compramos a passagem já para o mesmo dia logo a noite para a cidade de Potosi-Bolivia.

Saindo de Uyuni e indo para Potosi nos deparamos com um ônibus em péssimas condições de transporte, mas como já tínhamos comprado a passagem já não iríamos perder a viajem. O ônibus tinha lugar para 20 passgeiros e no final das contas tinha 30 passageiros, 10 a mais que o permitido, mas na Bolivia tudo é permitido, 10 pessoas a mais dentro de um ônibus não fazia a menor diferença. Mais 8 horas que duraram uma eternidade chegamos em Potosi, a cidade mais alta do mundo, com 4,200 metros de altitude.

DSC05952.JPG.c18872f7ae4692726da70a2fd65b7b23.JPG

 

POTOSI

Logo na chegada a Potosi já senti os efeitos da altitude, muita falta de ar, tontura, dor de cabeça, e mal estar. A única solução é a aclimatação por um período de 3 a 4 dias para que o organismo se acostume aos efeitos da altitude. Chegamos no hostel e eu já não estava aguentando mais de tanta falta de ar,os irmãos Equatorianos estavam tranquilos, não estavam sentindo nada, eu estava na pior, para tomar banho eu cansava, saia do banho respirando fundo. Essa primeira noite foi horrível para dormir, sempre despertando durante a madrugada. No dia seguinte fomos a procura de uma aventura, o famosa visita as minas de exploração de prata de Potosi. Logo depois do almoço seguimos para o passeio junto a guia nativa. A mina de exploração se encontra a 200 metros mais alta em relação a cidade, com isso eram 4,200 metros de altitude, com isso aumentando meu sofrimento. Na entrada da mina eu já não estava mais aguentando, pensei em desistir mas acabei indo em frente, quando entramos mina adentro vi que a situação era pior do que eu esperava, os caminhos são estreitos onde passam uma única pessoa e mais o carro de minério e todos andam agachados, depois de uma hora de caminhada e muitas paradas para que eu descansasse e retomasse o fôlego chegamos no ponto principal da mina onde existe um santo de devoção dos mineiros, a devoção a esse santo é para que a exploração do dia seja farta e com isso os mineiros tomam álcool a 96% puro onde é colocado o álcool na tampa da garrafa e um pouco vai para o santo e o resto é tomado puro. Claro tive que experimentar. Uma das experiências mais incríveis que a tive. A vida dos mineiros é sofrida demais, não ganham nada para ficarem o dia todo explorando minério. Visitada a mina de exploração de prata voltamos ao hostel, eu já não estava suportando aquela cidade, queria mais que tudo voltar embora logo e respirar melhor. No dia seguinte já fomos para a cidade de Sucre-Bolivia.

DSC06038.JPG.24fd8197615fd878480834699a3d8d88.JPG

 

SUCRE

Saindo de Potosi caminho a Sucre em mais 5 horas de viajem, que foi um pouco mais tranquila, já chegamos a Sucre um pouco mais aliviados e respirando melhor, ufa. Sucre é uma cidade um pouco mais planejada da Bolivia, mais limpa e mais organizada. Em Sucre não houve passeios, apenas andamos pela cidade visitando as praças e o mercado principal da cidade. No dia seguinte já fomos pegar o ônibus para Santa cruz de La Sierra, finalmente de volta p/ casa. Nessa hora pensei que poderia descansar muito durante a viajem de 15 horas, mas ai veio a surpresa, a viajem durava 15 horas devido a estrada ser de terra, foi impossível descansar, o ônibus balançava muito. Sem dormir por 15 horas dentro do ônibus, finalmente cheguei em casa, tudo que eu queria era descansar, meus amigos Equatorianos seguiram viajem rumo a Machu Picchu.

DSC06059.JPG.2d78366466bd264beb08b0eb421d0dee.JPG

 

Uma viajem incrível com uma duração de 16 dias e com um gasto computado de 1700 reais com tudo incluído.

 

Conclusão: Em tudo que for fazer pense pelo lado positivo da situação a encarar, o pensamento positivo é o caminho certo para a realização do objetivo a ser cumprido.

 

DSC05805.JPG.6ae7c4a7ca5f033a5e3148df0134e414.JPG

 

Qualquer dúvida me escrevam a christopher.instrumentador@yahoo.com.br que responderei com maior prazer a todas as duvidas e perguntas.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...