Membros otterom Postado Dezembro 28, 2013 Membros Compartilhar Postado Dezembro 28, 2013 Eu provavelmente sou a pessoa menos qualificada para responder a essa pergunta. Eu, no auge dos meus 17 anos, tendo descobrido esse fórum a poucos meses através da indicação de um amigo. Eu, que nem mochila tenho ainda.Mas acho que a questão nem é essa, independente do quão jovem eu sou, o do quão pouco eu sei da minha vida. O que eu sei é que eu simplesmente sinto meu coração apertar e meus pés pegarem fogo com vontade de sair por ai enquanto leio os relatos que aqui se encontram. O que eu sei é que nesse período de tempo eu arrumei um emprego de meio período e estou economizando cada centavo, estou lendo todos os tópicos que consigo encontrar, reunindo todos os sites, todas as dicas e todas as informações que preciso para o meu primeiro mochilão: O clássico “Bolívia, Peru e Chile” em julho do ano que vem. O que eu sei é que eu nunca quis tanto algo da minha vida. E que encontrar esse fórum, ou melhor, essa comunidade de mochileiros e descobrir que correr o mundo não é apenas para os mais “endinheirados” foi como uma revelação divina para mim. Isso provavelmente não faz de mim uma mochileira, imagino que para receber esse “atestado” eu precise ao menos ter colocado o pé na estrada alguma vez. Mas tudo bem, não estou com pressa. Em julho de ano que vem, com a aprovação dos meus pais ou não, com companhia ou não, falando pouco de inglês e menos ainda de espanhol ou não, eu vou cair no mundo e quando eu voltar, espero ser outra pessoa e ter adquirido no mínimo uma tatuagem feita quando eu estava semi-consciente em uma tatuaria qualquer no meio do Peru. E eu mal posso esperar a sensação, de como já disseram: Carregar a sensação de liberdade nas costas. Tô na mesma situação que a amiga aqui! 17 aninhos, já viajei algumas vezes com a família, mas nunca mochilei. Porém, cada vez que leio um relato aqui ou vejo qualquer coisa sobre viajem independente, meu coração acelera, minha alma arde e minha mente viaja para lugares inimagináveis. É como se isso fosse o certo pra mim, minha vocação, aquilo que eu nasci pra fazer. Na minha humilde opinião mochileiro é uma pessoa que, antes de qualquer coisa, alimenta um sonho quase utópico de liberdade. Alguém que está disposto a abrir mão do conforto, segurança e comodismo em nome deste sonho. Acima de tudo, é uma pessoa que está sempre disposta a viver novas experiências, aprender com todas as situações, aproveitar cada momento porque sabe que cada momento é único e nunca mais volta, ser desapegado às coisas que normalmente prendem pessoas comuns a um lugar ou à um estilo de vida. Nesse contexto, eu, mesmo sem nunca ter botado o pé na estrada, me considero um mochileiro sim! E a amiga Rafaela também pode se considerar. Podemos nunca ter viajado (por enquanto, pq esse ano com a maioridade ninguém nos segura heheheheh), mas somos sonhadores e só isso já faz de nós pessoas desprendidas. Bom, a maioria vai discordar e me chamar de hipócrita, mas é a minha opinião. Rafaela, não esquece de relatar aqui no fórum todas as suas experiências, que com certeza vão ser incríveis. Beijão. Link para o comentário
Membros Oliveira_BH Postado Dezembro 28, 2013 Membros Compartilhar Postado Dezembro 28, 2013 Sei lá se posso me definir como mochileiro. Sou tímido, então quando faço minhas viagens (até o momento somente dentro do Brasil) não costumo interagir tanto assim. Geralmente viajo sozinho, nem sempre de ônibus ou avião, às vezes também de carro (Roadtrips rules!). Prezo muito pela segurança de ter, quando necessário (às vezes são viagens bate e volta) um hotel minimamente conhecido para ficar. Prefiro cidades a praias ou campings e montanhas. Mas o que prezo realmente quando vou a algum lugar, é ter o prazer de descobrir meu próprio caminho, às vezes me perder, me achar de novo, me virar. Gosto quando chego a algum lugar de por o pé no chão da rua, nada de muito ônibus, ou taxi ou metrô (só o necessário). Gosto de caminhar pelas ruas de um lugar desconhecido. enfim, não tenho a mente tão aberta assim, não sei se posso me considerar um mochileiro, mas sei que viajar é essencial em minha vida, isso com certeza! Link para o comentário
Membros de Honra Pedrada Postado Dezembro 31, 2013 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 31, 2013 não me apego a rótulos, mas vivemos em uma sociedade em que a marca é tudo e "mochileiro" não deixa de ser uma, como um estereótipo concordo contigo Ronaldopxo e com o resto do que foi dito aqui. pra mim um grande exemplo do que é ser mochileiro de "povo mochileiro" são os nambikwara, eles apenas possuíam o que conseguiam carregar nas costas, assim como, muitos outros povos nômades que carregam suas casas pra onde vão, como os quirguizes. outros exemplos são as comunidades autônomas, anarquistas, hippies ou de tantos outros rótulos.... e como eu nasci sendo "mochileiro" sem nem saber que isso existia (fui fecundado numa viagem e com menos de um ano já estava na estrada, dormindo no chão de uma f1000 com meus avós e pais por todo nordestão, interior e praias. depois segui indo acampar com eles em praias desertas, e continuei a viajar para serras, fazendas, pantanal, amazônia, pampas etc e assim fui conhecendo os rincões desse brasilzão), então pra mim ser mochileiro é isso, esta na "alma", é ser livre, conhecer diferentes culturas... ou como o Salese disse: "A estrada é felicidade" . e tb gostei desse termo, otterom (e tb do seu avatar ehehe - ser mochileiro poderia ser isso tb: viajar pra lua kkkkk): "alimenta um sonho quase utópico de liberdade" só não concordo com o quase, é utopia pura !! pronto outra definição, ser mochileiro é mais uma utopia, independe do que vc tem, pra onde viajou e como se comportou, pode ser mais como um sentimento, não tem o que se enquadra neste estereótipo Link para o comentário
Membros bfcosta Postado Fevereiro 9, 2014 Membros Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2014 Curto e grosso, para mim mochilar é fazer a viagem que eu quero fazer e não fazer a viagem que a indústria do turismo quer que eu faça. Se eu prefiro ficar em quarto coletivo de albergue ou hotel de 3 estrelas para cima com banheiro só para mim tanto faz. Mas realmente é chato ver uma agência montar um roteiro ou o que quer que seja e eu ter que me adaptar àquilo. Tipo, parada para compras num lugar X sendo que eu não quero nem comprar nada do que está alí. Ficar só 1 hora num lugar que eu gastaria por mim mesmo de 2 a 3 horas. Montar roteiros passando apenas parcialmente por lugares onde eu gostaria de ir mas incluindo opções que não me interessam e excluindo opções que eu acho fundamentais. Coisas desse tipo me deixam chateado, eu tento evitar o quanto posso mas nem sempre é possível escapar. Isso tem um preço também às vezes e tornar mais trabalhoso o planejamento. Em geral, economiza-se evitando este esquema mas algumas vezes, para se economizar você tem que estar junto com uma galera que compartilhe custos com você. Deixei de visitar alguns lugares no sul do México porque eram difíceis de se chegar e para alugar um carro e ir teria que ter um número mínimo de pessoas que não existia à época. Paciência ! Não dá para ser tudo como a gente quer também, né... Link para o comentário
Membros denisferreira Postado Abril 29, 2015 Membros Compartilhar Postado Abril 29, 2015 A Essência do Mochileiro realmente é essa..você se aventurar, curtir a viagem, tudo muito planejado e normalmente com custos reduzidos e fora daquelas "pegas turistões", independente se você vai em galera, sozinho, em casal, se usa mochila, ou mala, se vai ficar em albergue ou hotel. Sinceramente eu acho um "tesão" você planejar a viagem, pesquisar muito sobre, montar aquele roteiro bacana e ficar sonhando durantes os meses que antecedem a viagem. As vezes a galera espera uma receita de bolo de COMO SER UM MOCHILEIRO ou algum roteiro pronto e seguir exatamente e fielmente igual....Pô se o cara fez em 3 dias e você quiser fazer em 5 qual o problema? Quem vai curtir a viagem é você! É muito mais do que isso...é você sentir o negócio haha! PESQUISE, PLANEJE E CURTA!!! Abraços.. Link para o comentário
Membros patybds Postado Abril 29, 2015 Membros Compartilhar Postado Abril 29, 2015 Na minha opinião não existe definição para mochileiro, cada um tem a sua visão sobre o que é sê-lo e ninguém está errado. Basta a cada um de nós não apontar "ei, você faz isso e aquilo, então não é um mochileiro". Mas como o fórum mesmo mostra, a pesquisa para criar o próprio roteiro, planejar os deslocamentos e os gastos, pra mim são a essência do mochileiro. - Só é quem viaja de mochila? E aquele que vai de mala de rodinhas porque tem problema de coluna, dor nas costas, ou quer o conforto de arrastar a bagagem sem ser nas costas? - Só é mochileiro quem viaja com o orçamento apertado? - Só é mochileiro quem se hospeda em hostel? As pessoas do meu convívio, que não tem como prioridade na vida viajar, me chamam de mochileira, mas eu não curto essa coisa de rótulos. Se curte rock é roqueiro, se se veste bem e/ou com roupas de marca é patricinha, se vai pra balada todo fim de semana é baladeiro, se viaja com mochila, com pouca grana e se hospeda em hostel é mochileiro. Como alguém comentou na primeira página, viajante eu sou. Link para o comentário
Membros de Honra Pedrada Postado Abril 29, 2015 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 29, 2015 boas questões Paty!! eu estou me encaixando nessa primeira opção da segunda pergunta, minhas costas estão pedindo um tempo de mochilão hehehe mas como esta na alma, não tenho como fugir. bora pra próxima !! Link para o comentário
Membros denisferreira Postado Abril 29, 2015 Membros Compartilhar Postado Abril 29, 2015 Falou tudo Paty, Esse negocio de rotular alguma coisa pelo que gostamos ou fazemos é muito careta O Exemplo que citou do rock é perfeito, eu amo rock mas não sou rockeiro (clássico estereótipo: roupas pretas, cabeludo com olhos pintados) kkkk Faço porque gosto, e não pra entrar no "time" !! Link para o comentário
Membros patybds Postado Abril 30, 2015 Membros Compartilhar Postado Abril 30, 2015 Pedrada, daqui a pouco eu também abandono a minha hahaha. denisferreira Exatamente isso! Link para o comentário
Membros armorines Postado Abril 30, 2015 Membros Compartilhar Postado Abril 30, 2015 Não curto esse lance de ficar preso a uma definição, um conceito. Significa que ao fazer algo que não se enquadre nas normas de ser isso ou aquilo perde-se aquela qualificação necessária pra fazer parte de um determinado movimento ou grupo. Pegou um taxi não é mais mochileiro! Tem até um tópico aqui no fórum que diz isso. Gastou 50 euros num restaurante não é mais mochileiro. Hospedou-se num hotel 5 estrelas não é mais mochileiro. Não tenho absolutamente nada contra o conceito de gastar o mínimo do mínimo do mínimo para ser mochileiro, assim como não tenho nada contra as opiniões de qualquer um sobre o que é ser mochileiro. Como disse o Brian (Life of Brian - 1979 - UK): "Vocês não precisam seguir ninguém. Vocês têm de pensar por conta própria. Vocês todos são indivíduos!", "Vocês todos são diferentes!" Falou tudo vidalpesca! Eu não sou mochileiro, eu sou eu mesmo! Link para o comentário
Posts Recomendados