Membros laramagnago Postado Maio 1, 2013 Membros Postado Maio 1, 2013 Ei Carla, fui sim!! Fui na Malasia, Tailândia, Camboja e Vietnam! Mas no Vietnam tive apendicite, então só conheço o hospital de lá Mas olha, essa viagem pela Ásia é perfeita!!! Lá é tudo barato, tudo lindo, experiências fantásticas!!! Se quiser saber mais a respeito pode perguntar Citar
Membros Carla_SP Postado Maio 2, 2013 Autor Membros Postado Maio 2, 2013 20/03 Último dia do Tour do Salar - São Pedro de Atacama Acordamos bem cedo... às 5h. Para nossa surpresa havia luz elétrica no alojamento e o café da manhã já estava na mesa. Quase ninguém conseguiu comer pois estavam enjoados ... inclusive eu (mas nesse momento já me sentia um pouco melhor da barriga ). Apesar do Marin ter ficado enchendo nosso saco por causa do horário no dia anterior, acabamos saindo às 6h... ficamos irritados já que estávamos cansados de ter que pular da cama sempre com os passarinhos ... e nunca sairmos no horário... Sinceramente não me recordo se o primeiro ponto de parada (Geisers Sol de Mañana ) foi antes de ingressarmos no parque Eduardo Avaroa (150 bol de entrada, pois é! ). De toda forma era bem cedo e o sol ainda não tinha nascido. Só os meninos saíram do carro... eu, a Letícia e a Angélica ficamos encolhidinhas de tanto frio que fazia ... dentro do carro, é claro! É bem surpreendente... o contraste do sol nascendo com a fumaça que saí dos "buracos" é muito bonito ... mas achei que estava ótimo ver apenas do 4x4 (até porque iríamos fazer o geisers del Tatio no Atacama). O próximo ponto foram os Termas de Polques (águas termais). Estava com muito frio e não estava afim de dar uma "nadadinha"... apesar da água ser bem quente. Lembro que tinha bastante gringo e o único do grupo a entrar foi o Raoni. Aliás, meninas, os caras adoram ficar desfilando ... até de cueca...rs, mas dá pra dar uma conferida legal ...tinha um gringos bem bonitinhos, mas, anyway, sou uma mulher casadíssima ... e meu marido não queria que ficasse perto de lá ... segundo ele estava parecendo uma sauna gay...rs (ciumento!!! rs) Depois desses trechos, a coisa começou a ficar um pouco menos fria... passamos pelas lagunas blanca e a verde (hedionda) de onde pudermos ver os flamingos... as lagoas são muito lindas , ainda é possível contar com vulcões e montanhas nevadas/marrons de fundo deixando o visual mais bonito. Só que infelizmente, a única que a cor correspondente era da blanca... pois a verde também estava branca... =(, tiramos fotos e felizes por estarmos no final do tour (a gente já estava bem cansado...) . Ainda tivemos a oportunidade de passar pelo deserto de Dalí... parece cenário de filme, coisa tipo Star Wars mesmo... como se estivéssemos em outro planeta :'> ... são rochas caídas (parecem que foram colocadas ali de propósito), com um solo bem avermelhado (imagino que Marte deva ser assim) e os morros em volta parecem que sofreram aqueles tipo de pintura em tecido, o tie-dye (meninas sabem do que estou falando, né?!...rs) Em pouco tempo, nos aproximamos da fronteira entre Bolívia e o Chile. Fomos rapidamente na casinha da imigração (parecia sonho estar saindo da Bolívia... vocês nem imaginam como eu comemorei...rs ). Lá na casinha, eu recordo-me de um quadro com um foto do Evo Morales... e graças a Deus seria a última vez que veria aquela coisa brega (ele cheio de faixas como ser fosse uma miss universo ). De lá o Marin despediu-se da gente, já que a Colque manda um buso para fazer o transfer até SPC. Aproveitamos que em frente havia um bus abandonado... aliás só tinha a carcaça dele e era muito parecido com aquele do filme Na Natureza Selvagem (Into the Wild)... achamos que combinava bem com tudo o que já tínhamos passado e resolvemos tirar uma última foto na Bolívia. Quando chegamos ao Chile com o Licacanbur nas nossas costas, já sabíamos que definitivamente tínhamos cruzado a fronteira... havia estrada, sinalização, limpeza e organização ... é ótimo "se jogar na aventura", mas como é bom voltar a civilização! Welcome to Chile...rs A nossa primeira parada, lógico, que foi na imigração chilena... que demora muito mais que qualquer outra, até porque os caras são bem exigentes com uma série de coisas ãã2::'> ... então, muito cuidado com o que carregar nas malas/mochilas... o que voou de folha de coca na estrada...o povo ficou com medo! (da primeira vez que fui ao Chile, no aeroporto fui parada por causa de uma caixa de bombom...fechada .) Logo chegamos no escritório da Colque em SP. Estava um calor do cão... um sol escaldante... nós cheios de malas/mochilas... nos separamos do pessoal e só seguimos eu e o Paulo até o Hostal Campo Base. Graças a Deus tudo lá é bem perto e apesar do peso e solzão, a gente estava adorando ... não agüentávamos mais o frio (especialmente os meus lábios que estavam em carne viva, apesar de todos os cosméticos que eu passava ). De cara já curtimos o Campo Base... o único empecilho é o valor... extremamente alto . O Paulo mesmo pagou a fatura ontem... R$ 600 por 3 dias, quarto para casal com banheiro... isso porque já tinha pago um adiantamento de 10% do valor... sobretudo, não me arrependo, tirando o hostel de Cusco (o Loki com aquele quarto maravilhoso) esse foi o melhor hostal que ficamos . Aproveitamos para tomar um bom banho e dar um descansada. Depois saímos para almoçar e por acaso encontramos os nossos amigos que tinham hospedado-se no Corvatch (eles não curtiram, depois explico o por quê ). Acabamos comendo um quichê vegetariano com salada de tomate e pepino, com refri e sobremesa incluída por 3,500 chilenos. Estava muito bom =) De lá começamos a pesquisar em qual agência fecharíamos os passeios, que já tínhamos mais ou menos definidos em nossas cabeças (aqui tem que preparar o bolso e a lábia...os preços são bemmm maiores): laguna cejar, geisers del Tatío e Vale de La Luna+ Vale de La Muerte. De princípio íamos fechar com a agência do próprio Corvatch que oferecia bons preços, só que com o cartão o preço encarecia vergonhosamente ... resolvemos voltar a Colque (infelizmente eles não tinham máquina para cartão, mas a moça fez 28.000 chilenos para cada um), sacamos o dinheiro e fechamos com eles novamente. Depois notei que ainda não estava me sentindo muito bem da barriga e parecia estar com um pouco de indigestão. ãã2::'> Voltamos ao hostal, o Paulo aproveitou para fuçar a net e passar as últimas fotos da câmera pro pen-drive (agora ficava no porta-dólares escondido dentro da mochila) enquanto eu falava deitadinha do quarto no meu ipod com a minha família. De resto, só lembro de ter acordado às 10h no dia seguinte (o café ía até às 10h30) com a mesma roupa e de ter dormido umas 13h seguidas...rs Considerações sobre Uyuni/Salar/Tour etc: - A cidade de Uyuni não tem nada, parece uma cidade do velho oeste ... bang bang, mas necessitar pernoitar, pernoite e procure economizar... na volta (ou se for ficar em SPA que nem a gente) escolha um lugar melhor... :'> ; - Sim, muitas agências que fazem o tour aceitam cartão... tem um acréscimo de 6%, mais do que isso é roubo ; - Procure levar água, mas também leve coca cola... acho que uma das coisas que me fizeram mais mal foi a maldita água que compramos em Uyuni. A coca não é a coisa mais saudável do mundo, mas faz milagres quando estamos com piririri ; - Não esqueça do papel higiênico... de preferência de boa qualidade (coisa rara na Bolívia... só lixa ); - Se quiser uma cama limpa, leve seu próprio saco de dormir... além de que esquenta muito... (quem dormiu direto na cama nojenta da 2º noite passou frio); - Procure ser legal e simpático com o guia. O nosso até que era bonzinho, mas às vezes ele estava com pressa... a gente se fazia de desentendido e dava uma enroladinha ; - Procure levar um ipod, iphone ou mp3 com uma vasta e boa selecionam de músicas... fará diferença. Ou grave um CD e peça com educação pro seu guia colocar... eles tem 1 cd arranhado, que toca a mesma música 500 vezes e que fica pulando ; - Tivemos uma boa experiência com a Colque. E os alojamentos que ficamos, só ficam pessoas que fecham os passeios eles ; - Compre ou traga de casa, sacos grandes de lixo para colocar as mochilas (especialmente aquelas que vão na parte de cima do carro). Aposte que elas ficaram um nojo ; - Cuidado com as comidas servidas nos alojamentos e/ou nas paradas que fazemos com os guias e especialmente o vinho (caso vá de Colque) no 2º... acho que isso deve ter colaborado para o Paulo e o povo ter ficado bem nauseado. Uma por causa da higiene e outra por causa da altitude (a potência é hard... ) ; - Aqui é a hora de usar suas roupas mais quentes, especialmente 2º peles, toucas e luvas ; - No 2º alojamento que ficamos, não tinha lugar para carregar a câmera. Se possível, tenha uma bateria extra carregada; - Esse passeio mexe com todo mundo. É algo impressionante... a gente chora, ri, desabafa, canta... são muitas as emoções. Prepare seu coração e sua mente para refletir... você dará mais valor a si mesmo e a todos que ama; - Aproveite muito... se tiver que "cagar" no meio do mato, deserto... vá . Milhares de pessoas fazem isso por dia... você não terá sido o primeiro. Escolha bem o local, leve um papel macio e seja feliz. Afinal, quantas vezes vc poderá fazer um passeio assim na vida?! Salar pra sempre no meu coração! Citar
Membros Carla_SP Postado Maio 2, 2013 Autor Membros Postado Maio 2, 2013 Nossa que delícia... devem ser bem diferentes de tudo por aqui, né? Apendicite? Sério? Vc estava sozinha...? Que perigo? Imagino que as condições sejam bem precárias, né? Graças a Deus vc está aqui... essa é uma das minhas preocupações em viagem... com certeza vc achará a Bolívia mais tranquila (pelo menos eu acho que essa parte da Ásia deva ser mais pobre, apesar de resorts, investimento externo - coisa que o tio Evo não permite na Bolívia...) Olha... quero muito ir. Só não sei quando, pois ano que vem (nas minhas próximas férias) pretendo ir a Europa (nunca fui) e em 2015 estou com planos de ser mãe... aliás é tudo muito plano... nada certo, pq a vida está sempre em rotação... Mas se tiver depoimento seu, me passa o link, ok??? Bjoss e qdo vc vai mesmo? Se quiser me add no face, dps te passo por msg... (caso precise de ajuda!) Ei Carla, fui sim!! Fui na Malasia, Tailândia, Camboja e Vietnam! Mas no Vietnam tive apendicite, então só conheço o hospital de lá Mas olha, essa viagem pela Ásia é perfeita!!! Lá é tudo barato, tudo lindo, experiências fantásticas!!! Se quiser saber mais a respeito pode perguntar Citar
Membros laramagnago Postado Maio 2, 2013 Membros Postado Maio 2, 2013 Pois é, Carla..apendicite! haha mas felizmente eu não estava sozinha e tinha o seguro de viagem que cobriu a cirurgia, os remédios.. tudo!!! Mas todo o perrengue valeu a pena, porque a viagem é maravilhosa! Nao fiz relato Não tenho nada anotado, só na memória mesmo! haha Mas caso queira saber algo que eu possa ajudar....estamos aí!!! Ah, eu vou aceitar o seu fb sim!!! To indo semana que vem e queria algumas informações mais específicas femininas! hahaha frescurinhas beiijo!! Citar
Membros Carla_SP Postado Maio 6, 2013 Autor Membros Postado Maio 6, 2013 21/03 São Pedro Dormimos muito. A cama era muito boa, os lençóis... e o edredom da melhor qualidade . Só não quisemos dormir mais com medo de perder o café da manhã. O café do hostal era um show a parte. Muita coisa pra comer... tinham até ovos, daí você escolhia se queria mexidos, omelete etc etc... Tomamos um bom banho e encontramos com o povo. Procuramos uma empresa para fazer nosso transfer até o aeroporto de calama, olhamos mais artesanatos (bem mais caro que no Peru e na Bolívia, claro ). Também ficamos pesquisando a respeito de uma casa de câmbio pois ainda tínhamos bolivianos (bem pouquinho) mais queríamos converte-los pra chilenos, claro. Aliás, andamos toda a cidade, que é bem pequena... mas achei um graça. Conheci a feira deles, somente com produtos orgânicos e caros (até porque naquele lugar... imagine a dificuldade de conseguir colher alguma coisa... ), mas tudo era lindo e saboroso... (comi maçã, pêssego e limão). Conhecemos a igrejinha. Fofa por demais. Além daquela de Copacabana, essa foi a que mais gostei. Sem ostentação... simples, branquinha... bem rústica. Casaria ali fácil, fácil. Ainda não estava 100% da barriga, mas com muita mais disposição para fazer as coisas . Resolvemos almoçar e os preços em SPA são bem elevados, mas nada que uma pesquisa não valha a pena. Resolvemos almoçar num restaurante que tinha um menu no estilo turístico por 3.000 chilenos (por volta de R$ 12,00) que consideramos a comida muito boa e com higiene (eu não lembro o nome). De entrada (normalmente 3 opções) escolhi um ceviche (muito louca comer algo cru, mas eu estava com tanta vontade...), prato principal: frango desossado grelhado com purê (veio um pratão e tinham outras opções) e ainda uma sobremesa (gelatina)... só a bebida não estava a parte. :'> Demos uma descansadinha básica, e por volta das 16h encontramos a van da excursão em frente a Colque. O motorista, um italiano super simpático, chamava-se Gino e foi brincando com a gente no caminho, explicando como seria o nosso passeio. A primeira parada foi a famosa e formosa Laguna Cejar. Apesar da água ser bem gelada e como sofro com água gelada (rs ) entrei e diversão foi certa . O motorista tinha falado pra tomarmos cuidado com o rosto (não mergulhar por causa da quantidade de sal... a gente bóia mesmo, é incrível... o sal é maior do que no Mar Morto)... o Paulo Guilherme foi lá quase como um mergulhador profissional ... depois ficou reclamando do ardor nos olhos...rs É engraçado, pois se você tiver um cortinho, bem pequeninho na mão e não souber, nesse momento você descobre porque arde muitooo . Lá é super lindo e diferente de tudo do que já havíamos passado. Depois saímos de lá em direção ao micro-ônibus já que o Gino jogaria um jato de água doce na gente (para que não queimássemos a pele). Seguimos um pouco mais de van e já estávamos nos "Ojos de Salar". Os Olhos de Sal são dois "laguinhos" (dois buracos fundos com uma água) com sal também, só que numa quantidade muito inferior ao Cejar. Por isso, você pode banhar-se lá para tirar o resto do sal que fica no corpo... só que água é mais gelada... (no fim não entrei, porque estava bem fria.. .). Lá é muito legal pra tirar fotos também... dá para ter aquele efeito espelho d'água, sabe??? Em seguida, a van nos levou ao último trecho do passeio: no salar do atacama, com todo aquela paisagem. Na parte do salar foram tiradas as melhores fotos... inclusive ficaram mais bonitos os espelhos d'água aqui do que em Uyuni... inacreditável... já que é bem menor, mas fomos no por-do-sol e tinha água o suficiente para um lindo efeito. Foi divertido ao extremo, também tomamos o pisco sour acompanhado de lays (a ruffles deles)... Chegamos tarde, mas queríamos aproveitar porque seria a última noite com o pessoal (Letícia, Paulo G, Angélica e o Raoni)... eles seguiriam na noite seguinte de buso a Arica, retornando assim, pro Peru. Lá pelas 22h, eu, Paulo, Le e o Paulo G fomos tomar umas brejas no barzinho mais barato de SPA que tem bandeiras dos times de vários lugares do mundo, inclusive do meu TIMÃO...rs (inclusive demos risada já que lá eles não serviam comida ....). Retornamos e tentamos dormir, pois sexta acordaríamos às 3h30 pra irmos nos Geisers del Tatio... Citar
Membros Carla_SP Postado Maio 6, 2013 Autor Membros Postado Maio 6, 2013 Nossa... que sufoco, hein menina??? Mas certas experiências as vzs são super válidas pra darmos mais valor a nossa vida, né? Segue meu face... desculpe por demorar a responder...é Carla Perez Hunold. (te espero) Beijocasss Pois é, Carla..apendicite! haha mas felizmente eu não estava sozinha e tinha o seguro de viagem que cobriu a cirurgia, os remédios.. tudo!!! Mas todo o perrengue valeu a pena, porque a viagem é maravilhosa! Nao fiz relato Não tenho nada anotado, só na memória mesmo! haha Mas caso queira saber algo que eu possa ajudar....estamos aí!!! Ah, eu vou aceitar o seu fb sim!!! To indo semana que vem e queria algumas informações mais específicas femininas! hahaha frescurinhas beiijo!! Citar
Membros Carla_SP Postado Maio 7, 2013 Autor Membros Postado Maio 7, 2013 22/03 São Pedro Praticamente nem dormimos. Era por volta de 3h30 quando levantamos esperando a van da Colque pra nos buscar e nos levar pro passeio dos Geisers del Tatio. Logo em seguida, eles chegaram e seguimos em direção ao parque. Antes de entramos, paramos numa "casinha" para pagarmos a entrada (ingresso, eu acho que era 5000 chilenos, mas estou na dúvida) que não estava incluída na passeio. Nossa... como estava frio ... lá altitude é bem alta, então imagine o frio que não faz essa hora. Dentro da "cabaninha" que tinha aquecedor, marcavam -3... imagine fora. Seguimos mais um pouco com a van, até pararmos de frente pro Geisers. Nesse passeio, além do Gino (motorista) tinha um guia (não lembro do nome dele, mas ele era chileno). Eles levaram várias opções de comidinhas pro nosso café da manhã. Para beber também tinha suco de caixinha, leite, café solúvel e chás diversos. A parte quente, eles esquentavam ali mesmo, sobre um lugar nos geisers. Apesar do lanche, o pessoal estava com muito sono e frio . Eu mesma levei quinhentas camadas de roupas, além do meu casaco de pena de ganso e a manta da TAM por cima (parecia uma mendiga, sério ). Ninguém consiguia ficar lá fora por muito tempo . Volta e meia entravamos na van. Pouco tempo depois, o sol começou a desapontar e em pouco tempo estaria claro: e é exatamente aqui que mora o espetáculo dos geisers . A mistura entre os primeiros raios de sol com a fumaça/vapor que saem dos buracos é um show a parte . Andamos bastante, tomando cuidado, claro, pois caiu naquelas erupções, senão já era ! Lá também tinha águas termais para banhar-se mais, mas estávamos com tanto frio, que ninguém se encorajou a entrar... A gente ficou bem cansado, mas achei bem bonito o lugar, tiramos muitas fotos... também, em 2 dias eu e o Paulo retornaríamos ao Brasil. Tínhamos que aproveitar os últimos passeios e essas paisagens bem surpreendentes (bem diferentes do nosso país). Depois seguimos na van, observando além da lhamas, as vicunas, que são mais delicadas e mais ariscas também. Ainda pudemos ver as "biscatinhas" aquele tipo de lebre que vive na região e é bem difícil tirar fotinhos delas . Passamos ainda por Machuca. Um "pueblo" super bonitinho, de casas de adobe, com uma igreja no alto e fundo do vilarejo. Lá comemos carne de lhama de espetinho (nossa, estava muitooo bom! :'> ) e empanadas fritas de queijo. Ali parecia mesmo cenário de filme de velho oeste . Antes de voltarmos a SPA, ainda demos uma parada num local com vários cactos gigantes (eu não lembro o nome), que crescem 1 cm por ano e possuem muitos metros (muitos tem milhões de anos... ). Chegamos cansados em SP, mas aproveitamos pra almoçar (já estava quase na hora) e depois aproveitaríamos pra descansar um pouco antes do passeios para o Vale da La Lunna e Vale de La Muerte . Às 16h saímos em frente a Colque com a van para o passeio. Enquanto isso, a Letícia, a Angélica, o Paulo G e o Raoni estavam mega bravos pois assim que retornaram do passeio do Geisers o pessoal do hostel Corvatch não deixaram com que eles pelo menos pudessem ficar nas dependências do hostel, nem usar o banheiro e nem a cozinha. Segundo eles (hostel) certos mochileiros tinham abusado da boa intenção do local, por isso, ou eles pagavam mais uma noite ou retiravam-se de lá . A solução foi deixar as mochilas na Colque enquanto eles batiam perna pela cidade esperando a hora do passeio e logo após o buso para Arica. Os coitados nem tomaram banho naquele dia e o único banheiro disponível era da Colque . Além disso, eu mesma estive no hostel um dia antes a espera deles e achei os quartos muiiito apertados e a Letícia disse-me que água quente era algo raro por lá . (por isso fica a dica, até porque mencionei em um dos depoimentos antes deste). Não demorou muito para ingressarmos e logicamente pagamos uma taxinha pra ingressar no vale (creio que 2000 pesos chilenos). Aliás, todas as entradas tem desconto pra estudante com carteirinha (e não precisa ser a internacional, ok? ). Logo chegamos na primeira parte por onde andamos entre umas pequenas cavernas formadas pelas rochas do local. Eram lugares um pouco apertados, mas nada de outro mundo. Talvez seja necessário levar um pequena lanterna já que alguns trechos são escuros. Depois pegamos a van e fomos até uma outra parte onde há 3 rochas pontuadas chamadas de 3 Marias (eu tô na dúvida se era esse o nome...são meus 30 anos agindo na minha memória...rs ). Enquanto isso, uma alemã do grupo deu uma escorregada de leve que foi suficiente para quebrar o pé dela (que merda! ). Depois andamos por um lugar que tinha muita areia (quando voltei pro Brasil ainda tinha areia na minha bota, pra se ter ideia ), muitas dunas formadas (inclusive é numa dessas partes que é feito o sandboard) e pudermos ver - na minha opinião - a parte mais bonita do vale , mistura entre pedras de vários tons de marrom e branco, além da areia que formam desenhos parecendo ondas do mar. O nosso guia, Gaston (um alemão que estava fazendo estágio no Chile), disse que assim como as dunas dos nordeste brasileiro, estas estavam em intenso movimento. De lá corremos com a van para ver o por-do-sol no vale de la muerte, e ficamos num lugar super exclusivo... vimos várias excursões subindo e descendo o vale (cheio de lugares bem chatinhos pra subir por causa de pedrinhas rolantes) e o Gino (nosso moto italiano) chegou bem pertinho do local mais bonito (praticamente um mirante) e de lá vimos o sol se despedindo dos nossos amigos que embarcariam em menos de 1h . Tiramos umas fotos bem bonitas e retornamos para SPA logo em seguida . Na hora de dar tchau pro pessoal foi bem difícil, especialmente pra Letícia . É engraçado que somos bem diferentes e ao mesmo tempo super iguais. Rolou uma super identificação da gente... melhores amigas, sabe ? Fiquei com o coração super apertado, esperamos até o ônibus sair da "rodoviária" de SPA, até parecer que ficou um vazio na gente. Retornamos pro hostel e demos de cara com a Christine (uma canadense gente bonissíma que fizemos amizade no hostel) e a Lina (uma alemã que estava na mesmo quarto que ela). Combinamos de jantarmos num lugar legal com elas, na nossa último noite lá. Deixamos nossas mochilas previamente arrumadas e escolhemos um restaurante em frente ao Adobe (dizem que é o melhor, mas deve ser um dos mais caros...) que tinha um menu por 6900 com as seguintes opções: entrada (ceviche ou tabule de quinoa), prato de fundo (carne com risto ou frango com massa), sobremesa (brownie ou um doce mega maravilhoso de frutas vermelhas) e uma taça de vinho chileno tinto ou branco. Eu optei pelo tabule, a massa com frango, o mousse de frutas vermelhas e a taça de vinho tinto... ainda ganhamos metade de uma garrafa de um outro casal que estava lá. Não era mega barato, mas a comida era excelente, o lugar também ... a única coisa era o dono/funcionário (?) atrapalhado e mal-humorado que tinha lá... demos risada com ele . Retornamos, agradecemos as meninas pela companhia e fomos embarcar nos braços de morpheu pela última vez em SPA. Citar
Membros Carla_SP Postado Maio 10, 2013 Autor Membros Postado Maio 10, 2013 23/03 SPA - Calama - Santiago Dormimos bastante, afinal nosso transfer de SPA até Calama só seria às 14h. ãã2::'> Tomamos um bom café, conversamos bastante com a Christine. Nós tínhamos que liberar o quarto (fazer o check-out) às 11h, mas acabamos atrasando e terminamos de arrumar as mochilas/tomar banho etc às 12h em ponto. Os carinhas (donos) foram super legais... não falaram nem nada, até porque tinha pouca gente no hostel, acredito... :'> Depois ficamos nos computadores conversando com a família, decidindo o que iríamos fazer nessa única noite em Santiago e tal... foi daí que na TV apareceu que tinham acabado de abrir a primeira H&M na América Latina, no mais novo shopping de Santiago (Costanera) e claro que pirei total (minha irmã comprou algumas coisinhas pra mim de lá quando ela morou no Canadá) sempre achei os preços amigos e a roupas bem legais. Então, é claro que iríamos lá, até porque era bem pertinho do Ibis que ficaríamos naquela noite. Nosso transfer chegou às 13h55 e fomos em um daqueles carros bem grandes, tipo peruas (não sei o nome, mas era bemmm confortável). Pagamos 12500 chilenos (achei bem caro... mais fazer o que, era única opção...) e chegamos por volta de 1h depois no aeroporto de Calama. O aeroporto é minúsculo mas até que fizemos o check in para o vôo em pouco tempo. O x da questão mesmo foi esperar para embarcar... não queríamos comer nada lá porque as coisas eram bem caras (preferíamos gastar em Santiago... além do que eles servem lanchinho nos vôos da Lan). A meleca é que atrasaram em quase 1h e não deram nenhuma explicação do pôr que do atraso! Depois de quase 2h de vôo chegamos em Santiago, o vôo foi super tranquilo e tal. Batemos papo com um rapaz super simpático, que era chileno e trabalhava nas minas da região do Atacama (tem muita gente trabalhando nisso... lembram daqueles caras que ficaram presos e depois conseguiram sair todos com vida???), mas fiquei com pena porque as expectativas de vida diminuem muito... mas ele disse que seus filhos estavam fazendo universidade e ele tinham uma vida bem melhor agora do que quando era criança. No aeroporto de Santiago as nossas malas demoraram pra sair nas esteiras , mas em pouco tempo achamos um transfer até o Ibis da Providência por 5700 chilenos por pessoa. (bem mais barato do que tínhamos imaginado). Sobre Ibis é aquele padrão já conhecido, o preço foi ótimo (120 reais) e não tenho nada a reclamar do quarto, banheiro etc. A única coisa é que Santiago está manifestado de brasileiros...rs, nem parece que estamos em outro país...rs O bairro de Providência é bem gostoso, super arborizado (da outra última vez que estivemos lá ficamos Bellavista em um hostel) e tem de tudo. Corremos para ir ao shopping e conhecemos apenas bem pouquinho dele, até porque ele é muito grande (é o maior da América Latina)... sei que tem várias lojas (que nem tem no Brasil) e bem bonito (achei mais bonito que o JK). Corri para H&M (tinha uma fila pra entrar) e comprei algumas coisitas. Pronto... e assim minha aventura acabava, com um final um tanto quanto oposta a viagem...rs Considerações sobre SPA: Prepare seu bolso para o trecho mais caro de toda viagem. Inclusive se fizer um tour só pelo Chile, o Atacama é o lugar mais caro do país; Apesar dos valores mais exorbitantes, especialmente para acomodação, vale muito a pena conhecer. É possível ver tantos lugares tão diferentes em um mesmo local, mas por trata-se de um deserto, temos que dar um desconto pois chegar ali é mais difícil; Os hostels são bem caros e o custo/bene não costuma ser bom (especialmente por causa da água quente... muitos sofrem na hora de tomar banho...), este é o momento que você disse qual preço está disposta a pagar para ter conforto ou não (a gente estava bem cansado, optamos por um bom lugar e gastamos mais de R$ 600,00); Apesar do valor alto (R$ 600,00 mais ou menos), recomendo o Hostal Campo Base, não é à toa que é o número 1 em hostels (tripadvi) no Atacama. Cheguei a ver algum hotel/flat, mas eram bem mais caros, então o hostal valeu a pena (é quase uma pousada). Os caras são super gentis e o tem bastante coisa no café da manhã ; Já não aconselho o Corvatch . Apesar de ser bem bonito, novo, a cozinha dizem ser bem legal... achei isso que eles fizeram com meus amigos péssimo, além do que quase nunca tinha água quente e os quartos eram minúsculos... e parece que lá também é mais caro que o Campo (fazendo comparação entre quartos para casal com banheiro privativo); Se tiver que ir passar por Calama para ir para Santiago, veja o quanto antes o transfer. Pode ser encontre mais barato que a gente. Depende muito do dia e, especialmente, da quantidade de pessoas; Existem n preços de comida, além da opção de mercadinhos. Encontramos opções muito boas de alimentação por R$ 12,00 (eu acho barato, afinal, não adianta comer por 5 num lugar sem higiene nenhuma - vide a Bolívia ). Aqui a questão é andar!!!!; Não vale a pena comprar artesanato lá, a não ser que seu intuito seja apenas ficar em SPA, porque lá é mais caro que qualquer outro lugar; Cuidado com o sol escaldante que faz. Use muito protetor solar, labial, chapéu, água e roupa fresca (isso durante o dia). À noite esfria consideravelmente , dá para dormir de edredom... então, usará roupas de frio e de calor; O clima da cidade foi um dos melhores para mim. Eu não sei se é esta coisa da simpatia com os chilenos ou com o Chile, mas eu sinto-me em casa. Acredito que se tivesse que mudar de país, este seria a escolha. Os chilenos costumam ser muitos solícitos, educados. Em SPA há muitos estrangeiros trabalhando e as pessoas estão sempre sorrindo, brincando... talvez o clima, o sol constante ajude também no humor das pessoas, mas acho que o Atacama tem uma energia incrível, assim como MP e o Salar de Uyuni. Viva intensamente as experiências que esses lugares oferecem, não é por causa de dinheiro que você deixará de desfrutar, não é mesmo? ; Pros baladeiros de plantão, nos avisaram sobre umas festas que rolam no meio do deserto, bem bacanas... não deixem de ir (assim como eu fiz... à noite eu estava sempre cansada, devem ser os 30 talvez... rs) . Ainda tem mais... aguardem!!! Citar
Membros Carla_SP Postado Maio 16, 2013 Autor Membros Postado Maio 16, 2013 24/03 Santiago - São Paulo - Santos Dormimos bastante, tomamos um bom café (nesse Ibis há que pagar, mas achamos R$ 12,00 - 3.000 pesos chilenos - baratos, podíamos comer quanto queríamos e tinha bastante opções) e saímos às 12h em direção ao aeroporto. :'> Não lembro quanto pagamos de táxi, mas foi um pouco mais do que o transfer de ida, como estávamos preocupados com check-in e possíveis atrasos, o táxi era um opção mais viável. Sorte também tivemos que era domingo, não tinha trânsito e em pouco tempo chegamos no aeroporto. Nosso vôo atrasou algo em torno de 20 minutos. A duração de viagem foi por volta de 3h20, tivemos comidinhas servidas a bordo, além de vários tipos de bebidas (dessa vez eu bebi vinho...rs) e fizemos amizade com um rapaz de Santa Catarina que tinha ido conhecer a Patagônia Chilena. O avião era do mesmo tamanho daqueles das viagens internas (ou seja, apertado ) e a programação da TV era compartilhada entre todos (o vôo pra Lima foi melhor...rs). O único inconveniente foi a demora para colocarem as malas nas esteiras, além disso começou uma chuva básica... e quando conseguimos pegar toda bagagem (era muita coisa) estava tudo molhado ! Não demorou muito para pegarmos o ônibus de volta Santos (para nossa alegria!) e por volta das 21h, já estávamos na nossa sweet home! O que posso dizer sobre toda essa experiência relatada? É impressionante o que uma viagem pode fazer por você . Ainda mais nessa viagem em especial, pude experimentar diversos sentimentos... dos mais bonitos até dos não-tão-legais ... Eu sou péssima pra acordar cedo, mas nunca estive tão disposta e cheia de energia... fiz coisas que jamais achei que tivesse capacidade de fazer e notei que a gente fica colocando tantos empecilhos na vida para poder dizer que somos felizes... a verdade é que precisamos de tão pouco... nesse caminho vi pessoas muito pobres , mas conheci pessoas simples, humildes, mas que vivam bem e felizes com o mínimo . Conheci também muitos europeus, canadenses que consideravam que certos investimentos na vida como viajar são muito melhores do que ter o carro do ano ou desfrutar do Resort X. Tem certas coisas que eu realmente não me importo, mas sempre curti moda, beleza etc... estas coisas de mulherzinha, sabe? É ótimo pode ter acesso a isso... mas se por um acaso tivesse que abdicar de certos itens da minha vida (como já fiz algumas vezes em função de certas proioriadades) faria de boa. Valorizar o nosso país e a nossa casa também são coisas que fiz mais ainda dessa vez. Temos a mania de ficar desmerecendo o que temos, sempre achando que a grama do vizinho é a mais verde. Discordo totalmente... só nós sabemos o que passamos para chegar ali e o que temos, o que nós mesmos conquistamos é o que mais vale. Nada como morar numa cidade ao nível do mar, onde posso ir a pé, ir de ônibus, quase nunca usar o carro... além disso ter uma casa a 4 quadras da praia, com um jardim super lindo e uma cidade com qualidade de vida (apesar da política péssima e da violência crescente) ótima...e o melhor, pode dividir, no retorno de uma viagem dessas, todas as minhas experiências com família e amigos. Mesmo com as muitas fotos que foram junto à câmera que furtaram da gente, as lembranças únicas ficarão tatuadas no meu coração pra sempre... Observação: meu marido disse a alguns amigos não recomendar a Bolívia pelos inúmeros incidentes ilustrados e pela total falta de compromisso do governo/população com o turismo do país. Fato é que existem vários países com problemas semelhantes (nunca esqueçam do nosso...rs). Eu aconselho a fazer a viagem de cabeça aberta ou permitir-se a abri-la... :'> E, sim, postarei umas fotinhos... :'> :'> :'> Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.