Ir para conteúdo

Trancar a faculdade um período e sair do trabalho?


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde pessoal.

Ultimamente tenho andado com muitas dúvidas na mente. Sou membro daqui do fórum já a um tempo, pois tenho vontade de fazer um mochilão, principalmente para a Bolívia e Peru, mas ainda não tive a oportunidade.

A questão é que já estou no limite. Aliado a problemas familiares, tem a faculdade e o estágio. Sinto que de alguma forma não estou vivendo a vida e sim, apenas sobrevivendo.

Gostaria de fazer alguma loucura (loucura para os meus padrões atuais), como sair por aí, sem rumo, apenas sumir por um tempo.

Pensei muito em retomar com a ideia do mochilão, mas tenho três pequenos problemas: minhas férias no trabalho, não coincidem com as da universidade, não sei se teria dinheiro o suficiente e não sei se apenas 15 dias, seriam suficientes para o que estou querendo.

Então, pensei em talvez, fazer um trabalho voluntário, com algo relacionado a ecologia, ou algo mais social mesmo. Pensei até mesmo, em algum país africano. O que quero é me sentir vivo, em paz comigo mesmo, viver a minha vida.

Enfim, mas para fazer tal coisa, precisaria ao mesmo tempo, largar o trabalho e talvez até trancar a faculdade por um período. :?:

Só que ao mesmo tempo que acho que isso me faria bem, ainda estou muito imerso nesse paradigma "trabalho - faculdade - ganhar dinheiro - gastar" e fico meio receoso por talvez estar perdendo tempo e dinheiro. ::putz::

 

Enfim pessoal, esse post acredito que seja mais para um desabafo e para reunir conselhos, pois não to sabendo mais o que fazer, só sei que quero fazer algo de muito diferente do que estou fazendo agora.

Obrigado pelo espaço!

Link para o comentário
  • Membros

Elton,

 

Seja feliz! Trabalhar é bom, estudar é importantíssimo, mas se isso está te consumindo e você está com problemas rondando sua cabeça, dá um tempo. Vai viajar, curtir um pouquinho - a ideia do trabalho voluntário é sensacional, assim você não volta só com a experiência de uma viagem, mas com uma experiência de voluntariado que hoje em dia valorizam muito em um currículo, o que você ser ótimo quando você quiser se recolocar no mercado de trabalho - isso se você quiser voltar, rs.

 

Só não recomendo fazer loucuras, sair sem destino, sem dinheiro, dormir na rua e passar fome, rs. Planeje bem seu roteiro - ou pelo menos tenha uma ideia superfical de onde você quer ir- e faça um orçamento que inclua gastos extras/imprevistos. Acredito que você já tenha uma boa reserva financeira, mas não custa nada ampliá-la um pouquinho mais, nem que isso signifique mais alguns poucos meses no emprego. Vire de agora em diante o Elton Poupardelli, hehe. Aproveite esse tempo para fazer seu planejamento. Você vai ver que, quando a gente tem uma ideia fixa na cabeça e planos concretos para alcançá-la, o universo conspira a nosso favor e o tempo passa rápido, por mais ansiosos que fiquemos.

 

Minha sugestão é aguardar as férias agora do meio do ano, assim você tranca a faculdade na transição de um período para o outro, sem te prejudicar. Quanto ao trabalho... você tem filhos? Dívidas? Sustenta alguém? Se não, viaja logo e quando voltar você resolve. O máximo que pode te acontecer é ter de passar um tempinho na casa dos pais, amigos, ou ter de fazer algum bico enquanto não encontra um trabalho de remuneração igual ou superior ao padrão que você tinha. Diga-se de passagem, uma temporada trabalhando como garçom em Ilha Grande ou recepcionista de albergue nas praias nordestinas não mata ninguém, rsrs.

 

Realmente, acho 15 dias de viagem bem pouco pra todo esse esforço. Pense em pelo menos um ou dois meses, mas isso quem decide é você. O que são um dia, um mês, um ano ou uma década quando a gente tem um sonho?

 

Te desejo toda sorte e felicidade do mundo. Aproveite enquanto há vida, enquanto há tempo!

 

BOA VIAGEM!

Link para o comentário
  • Membros

Caro boreiajr, tudo bem?

Obrigado pelas suas palavras, seu conselho.

Acho que para esse tipo de loucura, como passar fome, sair por aí sem rumo, sem saber onde ir, dormir na rua, e tudo o mais, eu não estaria disposto de vivenciar não. :)

 

Quanto a gastos, atualmente não tenho que sustentar ninguém. Na verdade, tenho 22 anos e ainda sou dependente financeiramente de minha mãe, que me auxilia com meus gastos básicos.

Na realizade, atualmente estou de férias na universidade, pois estudo numa universidade federal, e devido a greve do ano passado, o término do meu período letivo foi adiado. :(

 

Gostei da sua idéia de ficar mais um tempo, juntando dinheiro e tudo o mais. Por mais que já esteja no limite hoje, acho que vale a pena fazer mais um esforço, estudar mais um período, ir melhorando as idéias, e se for inevitável, trancar a universidade no outro período.

 

Realmente essa idéia do trabalho voluntário eu achei genial, só tenho que reunir um pouco mais de coragem para colocá-la em prática.

Estou achando que seja válido eu fazer esse mochilão (Bolívia-Peru) que já tenho vontade a um tempo, durante as férias do trabalho no meio do ano (com isso, mataria 2 semanas de aulas) e caso a mesma, não seja suficiente para eu colocar as idéias no lugar, pensar em algo mais prestativo (como o trabalho voluntário) para o final do ano.

O que você acha?

 

Mais uma vez, muito obrigado pelas suas palavras. Tentarei virar agora o Poupardelli (por sinal, adorei isso)! :D

 

Um forte abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Olá Filipe, obrigado pela sua resposta.

Na realidade, não sei se para um lugar mais próximo, encontraria a paz que desejo.

Querendo ou não, para um lugar mais próximo, sempre ficaremos conectados de alguma forma, com nossos problemas, seja através de celulares, internet, ...

Sei que indo para um lugar mais longe, fazendo um mochilão por exemplo ou então morando por um tempo fora, também se corre esse risco, mas a vantagem ao meu ver é que estaremos conhecendo uma nova cultura, se distraindo e talvez aprendendo uma outra forma de ver a vida.

E também quanto ao quisito financeiro, acredito que para realizar uma viagem por aqui perto, talvez saia até mais caro que um mochilão para algum país da américa do sul por exemplo. Concorda?

 

Mais uma vez, obrigado pela sua colaboração companheiro.

Um abraço!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

É brother..se você acredita que vá encontrar paz fora do Brasil..se organize e vá, as vezes ficamos com a mentalidade restrita a bens materiais e não encontramos nossa liberdade...eu pretendo me estabilizar financeiramente e depois sair da cidade grande..mas vou fazer com calma..pra ter uma vida simples e tranquila...busque sua felicidade..só não se esqueça que com certeza existem pessoas que te amam proximas a você..

Link para o comentário
  • Membros

São tempos turbulentos, não é a primeira nem a segunda vez que ouço relatos do mesmo sentimento. Ao redor vejo o mundo cada vez vez mais enlatado, e a busca do encontro de si, da paz se faz necessária.

Eu chamo isso de despertar de consciência, nao falo fundamentada em um conceito religioso ou coisa assim, e sim num contesto social, que surge a partir no momento que você nao se identifica mais com essa sociedade maluca.

Vá! Conheci o Peru-Chile-Bolívia. Não irá se arrepender, teu progresso interior será imenso, mas é de tamanha importância o planejamento, nao o aconselho ir na loucura.

muita sorte.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...