Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Demorou mas começou a sair

Primeiro queria agradecer a todo pessoal que esteve viajando pelo mesmo roteiro que eu e deixou informações valiosas aqui no site. Em especial ao Pedro_Costa que me enviou muito solicitamente o detalhamento do roteiro que ele e a esposa fizeram em lua de mel!

Enfim, antes de começar a falar do dia a dia, quero deixar um pouco do que foi a preparação (correria total) e como foi ser contaminado pelo Vírus que é mochilar (esse ai é igual hepatite pegou cabou).

Bem, o que é ser contaminado pelo vírus, cara e uma sensação boa, tudo começa com aquele amigo maluco que sai do Brasil e passa um mês perambulando pela Bolívia, Peru e Chile, quando o miserável volta te mostra as fotos e começa a contar as historias, e que historias deixe que eu saliente, você simplesmente FICA LOUCOO ::dãã2::ãã2::'> OOOOOOO e já fala, EU VOU PARA ESSE CANTO TAMBÉM. Bem comigo o contagio foi assim, um amigo do trabalho foi e voltou com fotos fez aquela figa resolvi que ia. Mas ai você deve estar pensando:

BOLÍVIA???? que raios a Bolívia tem a ver com Uruguai, nem são vizinhos.

Deixa eu te explicar, os planos eram realmente ir para la, roteiro ta praticamente pronto, porem estava de ferias marcadas para segunda semana de janeiro tudo quase no esquema ai aparece a pentelha da irmã mais nova e te da uma porrada, você vai viajar e não vai na minha formatura? Pois é a cruz e a espada, tive que adiar os planos.

Mas ai como já estava contaminado e na pilha para viajar, passei a primeira semana de ferias pensando, " Não acredito que vou passar 30 dia em casa!!!" e aquilo pesando na cabeça. Ate que um duas semanas antes de embarcar decidi que ia para Uruguai, e como Buenos Aires ta ali do lado de Colonia simbora pra Argentina. Ai começa a correria. Ta explicado? Precisa ficar doido não que se zicar ai pra baixo só perguntar.

Roteiro

Roteiro.jpg.522b9b3c29a793185f3840a23fd63fc3.jpg

O grande detalhe é que as passagens que comprei, foram BH - Montevidéu & Montevidéu - BH (padrão escala em Guarulhos), estando em Buenos Aires no ultimo dia de viagem, tive que retornar a Montevidéu para embarcar para o Brasil, mas como poderão ver, sem erro. Diga-se de passagem o sistema de transporte dos dois países funciona perfeitamente bem, não tenho nada a reclamar.

Alem das passagens que custaram, 812 dilmas com as taxas, sai do Brasil com 2400 dilmas para passar estes 11 dias de viajem. Em punta comprei um monte de chaveiros que não lembro quando foi. Em Buenos aires, comprei mais uma pá de lembrancinhas fora os 800 dilmas de perfumes que comprei e ainda desembarquei em Belo Horizonte, depois de passar no Free Shop e comprar um pacote de um quilo de Toblerone, com 400 reais na carteira a viajem não foi cara se considerar que os gastos extras com presentes e lembranças ultrapassaram os 1000 reais. Mas do decorrer do relato vou postando os gastos. So que ja adianto, os de Buenos Aires vou ficar devendo, não anotei nada... mas o que lembrar eu posto.

Preparação

Pois é meu amigo, e igual Jurassik Park, no inicio e tudo alegria, depois e só correria e gritaria. Foi mais ou menos isso, naquela, vou... Não vou..., não olhei nada, não pensei em nada. Ai meu amigo, um domingo apos o almoço, entro no site da TAM e compro as passagens, só alegria vou viajar, conhecer o mundo e talz. Mas um dia depois cai a ficha, Passaporte? Mochila? carteira de Alberguista? Roteiro? Hostel?

Começa a correria:

Passaporte - Tempo para tirar, ha que se dane o carimbos, bora só com o RG mesmo e boa.

Mochila - Como já tinha intenção de viajar, já tinha olhado vários modelos. Fiquei na duvida entre uma da Trilhas e Rumos e uma NORD (fabrica exclusiva da Centauro) ja conhecia os produtos NORD e estavam assim uns 200 dilmas mais baratos, não deu outra. Detalhe é que não me arrependo, ótima mochila.

Carteirinha de Alberguista - Para pedir direto no site da federação não ia ter prazo, procurei a sede da federação aqui de BH, ela fica na R. Sergipe, 1449 - Funcionários Belo Horizonte - MG, tel (31) 3284-9958. Fui la e tirei na hora sem erro.

Hostel - Como era alta temporada, algumas reservas foram feitas daqui ainda, na verdade as de Montevidéu e Punta del Este.

Roteiro - Bicho, vou te falar a verdade, o trem que toma um tempo, mas como estava de ferias mesmo, tempo estava sobrando! Bora ler e montar planilhas!!!

Algumas considerações a serem feitas a respeito da viagem

1 - Viajei sozinho, quando se passa da imigração e olha para um lado e para o outro e não se conhece ninguém, bate meio que um desespero, ainda mais para um mineiro que nunca tinha viajado sozinho. Mas ai depois você desencana e curte e a viajem. Pode ir sem medo que e muito tranquilo, e aquela historia de que você nunca ta sozinho isso e a mais pura verdade.

2 - Inglês muito ruim e Espanhol pior ainda, cara pense no que e chegar em um lugar onde não se conhece ninguém e pra piorar as coisas você nem fala a língua local, meu amigo tenso a coisa, mas da para se virar muito na boa, principalmente no Uruguai, o povo tem prazer em receber o turista, no decorrer do segundo dia aconteceu uma coisa comigo que jamais imaginaria que ia acontecer, mas vai ficar para o segundo dia :D :D :D

3 - Roteiro existe para ser quebrado, hehe serio mesmo, pena que descobri da pior maneira, queria um dia a mais em punta não deu por que não tinha lugar no Hostel, em colonia precisava ter ficado mais tempo mas como o roteiro so previa passar a noite e ir para Buenos Aires assim o fiz. Me arrependo, não que por conta destas a viajem foi ruim, mas poderia ter sido melhor aproveitada.

3 - Uruguai, esse pais pequeno, merece 30 dias de viajem, lugar muito bonito, povo educado, tem prazer em receber o turista(leia-se mochileiro heheeh) ao contrario que todos dizem, não é caro, ta para quem gosta de tomar uma cerveja ter que pagar 100 pesos em uma garrafa (melhor cotação que encontrei 1 real para 8,9 pesos) é puxado, mas no geral as coisas aplicando as devidas variações cambais saem ao mesmo preço dependendo do que se compra ate menos um pouco que aqui em BH.

4 - Leve real mas não caia na bobeira de trocar muito no aeroporto, as melhores casa de cambio estão perto da plaza da independência na avenida 18 de julho.

5 - Use e abuse do transporte publico do Uruguai, cara ônibus toda hora, para todo canto e barato. Por favor não me pergunte os números que não lembro, mas isso e tranquilo, para todo canto tem um ponto de informação turística, e como falei eles sentem prazer em te ajudar. Resumindo, perdido você não fica.

Amanha posto o primeiro dia com fotos e custos.

• 5 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

1º Dia - Belo Horizonte - Montevidéu - 28/01/13

O primeiro dia foi a mistura de ansiedade e ressaca, no domingo depois de tudo preparado e checado resolvi tomar umas doses para relaxar e aliviar a tensão afinal seria a minha primeira viajem sozinho. Mas quem disse que ficou em umas... foram varias ate tarde da noite. Na segunda foi acordar cedo para ir ao aeroporto de confins, e quanta ressaca. Mas bora la que o mundo la fora nos espera.

Já na fila para o check-in conheci um viajante de primeiro voo. Cara o maluco estava indo para Bogotá a trabalho mas nunca tinha entrado em um avião e estava MUITO desesperado de medo, dei uma acalmada no cara falando. "Velho relaxa, vamos voar de TAM, o problema e viajar WEB JET, la e tenso... imagine voar de Boeing 737 que era da Varig, isto em 1997!! ::hahaha:: O cara rolo na gargalhada e acalmou!! (Esqueci de tirar uma foto com o cara, muito gente fina ficamos trocando uma ideia ate a hora de nosso embarque em Guarulhos)

598da1adb55a0_AeroportoConfins.jpg.2b19ded0202a8a3ba413c0fbc91f49ea.jpg

Mas nessa hora quem estava com medo era eu... deixa eu explicar. Naquele compro não compro as passagens, no impeto de comprar marquei o horário do primeiro voo saindo de BH-Guarulhos para as 11:52 e o voo Guarulhos-Montevidéu marcado para 14:55. Imagine, depois dos bilhetes emitidos que vi a merda que tinha feito, se atrasa um pouco meu segundo voo estaria comprometido. Mas depois de conversar com as atendentes da TAM(deixe ressaltar que foram muito prestativas) liguei o fodas e "siga lo roteiro".

Chegando em Guarulhos com tempo, foi passar pela PF dar a saída do pais, e embarcar para o destino final. A viajem tinha tudo para ser uma maravilha, céu aberto, todos os voos no horário, mas na hora que entro na aeronave e vou para minha poltrona no meu lado tinha um casal com uma criança no colo que chorou durante todo o voo. CARALHO que muleque chato da porra, mas tirando isso foi tudo de boa.

598da1add6b7e_Oembarqueinternacional.jpg.73156bdee33226dcd6c1200c8ffcf0ae.jpg

A chegada em Montevidéu foi tranquila, outra coisa que me deixava meio apreensivo era a imigração lá, mesmo todos falando e eu ter feito uma pesquisa e que realmente não era necessário, fica aquela ansiedade. Mas foi muito tranquilo, fui o ultimo a desembarcar e consequentemente o ultimo do voo a passar pelo agente, que nem olho na minha cara e carimbou meu papel que já estava preenchido.

Na saída da área de desembarque você vai encontrar a sua direita algumas casas de cambio, como sempre a cotação era péssima, e não caia na bobagem de fazer muito cambio lá, no centro da cidade ha cotações muito melhores. Também do seu lado direito, você encontra o centro de informações turísticas onde uma senhorinha me indicou qual ônibus deveria pegar para ir ate a Ciudad Vieja. Todas estas informações que eles te dão são anotados diretamente em um mapa que te dão apos uma longa explicação. Todos os ônibus passam na porta da frente do terminal, muito tranquilo.

598da1adbaf12_Cotaoaeroporto.jpg.96dca5edf666fd0efe866f42ad9db799.jpg

A espera do ônibus, não sei dizer se foi longa ou o não, porque estava ali maravilhado com o aeroporto, muito moderno e ate cheirando a novo, uma pena não ter o visto a noite com a iluminação ligada. Mas deu para fazer algumas fotos para mostrar.

598da1aeece65_AeroportoCarrasco-fachada.jpg.fbd78f2e8efd40493d9d1faeb9e6a88c.jpg

598da1aef1ca5_AeroportoCarrasco.jpeg.64497afa68a0d1bb9dec6ab9fad66bcb.jpeg

Como o aeroporto de Carrasco fica um pouco distante do centro da cidade o ônibus demorou uns 30 minutos, mas nada que seja um tormento, um transito ótimo em vista das grandes cidades brasileiras. Tem hora que ele passa na beira de um bosque de pinheiros altos muio bonito, dei uma pesquisada por la mas por incrível que parece ninguém sou me falar o que era, acho que foi eu mesmo que não consegui explicar direito o que estava perguntando. Entrei no ônibus e ja de cara pedi ao motorista que é o mesmo cobrador, sim multi-função como aqui no Brasil, para me deixar perto da Rua Ciudadela ,que segundo a doninha do centro de informações era o mais próximo que os ônibus chegariam ao El Viejero, tranquilo quando chegou a hora o motorista parou o onibus e gritou o nome da rua e apontou para mim, de onde ele me deixou foram alguns quarteirões ate o hostel, muito tranquilo a caminhada tirando o calor de 37º que peguei!!!

Chegada no hostel, tranquila, em Montevidéu ha dois El Viajero, Hostel Montevideo Ciudad Vieja e o Hostel Montevideo Down Town, fiquei no Ciudad Vieja, não lembro porque, mas não foi uma das piores escolhas. Hostel bem localizado, limpo um chuveiro que esquentava mas preferi o frio para espantar o calor, o STAFF muito bom de papo, cerveja sempre gelada, o que não me agradou foi o pessoal que estava no hostel, estava mais para hotel, cada um na sua, muito pouco daquela interação que estamos acostumados a ver nos hosteis por ai.

el-viajero-downtown-map.jpg.7d22687a7579389db67993060881e6ab.jpg

598da1addd98c_ElViajeroCiudVieja.jpg.9dbfcaffa1c264ef5861c8409469ef3a.jpg

Assim termina o dia, sô de aeroporto, estava cansado entao resolvi comer o Burguer King que tem na mesma rua do hostel ao lado da Matriz. Depois de comer dei um tempo sentado na praça e fiquei vendo o movimento dos nativos voltando para sua casa apos um dia de trabalho. Na volta ao hostel, estava um calor inferna, resolvi tomar a primeira em solo estrangeiro, assim como em toda a viajem bebida foi o mais caro, mas valeu cada centavo, afinal nenhuma boa historia começa com "Ai eu pedi um suco para o garçom..."

598da1aee75bb_PrimeiraemsoloEstrangeiro.jpg.0249e15ab0405a92adf67c73c5f75615.jpg

Considerações & Dicas

1 - Caso seu voo tenha uma conexão, considere pelo menos umas duas horas entre um voo e outro. Mesmo sendo uma compra casa e a responsabilidade é da empresa, não vale arriscar um dia de viajem para poder domir um pouco a mais antes da viajem. Durma no aeroporto esperando o voo da conexão.

2 - Cambio no Uruguai, faça na 18 de Julho, bem próximo a Plaza da Independência. Ha varias casa de cambio uma do lado da outra.

3 - Não esqueça de levar o cadeado para trancar o locker, não levei tive que comprar um por la e não foi barato.

4 - No Uruguai o sol se poem depois das 21 horas no verão, e o horario comercial(como chamamos aqui no Brasil) começa tarde e termina tarde, as 20 horas ate os bancos ainda estavam aberto, muitas lojas.

5 - Em toda a viajem no Uruguai me senti muito seguro, andei a maioria das vezes sozinho, claro alguns pontos quando me aproximava e achava meio estranho desviava e fazia outro trajeto. Sempre com a maquina fotográfica a mão. Pode ir sem medo.

598da1aed2533_hospedagem28-29.jpg.6e9c503132d5a968f2462197e370781a.jpg

598da1aecd7c5_Gasto28-01.jpg.110b267295f1a39ae33f2b34ff024c64.jpg

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...