Ir para conteúdo

Opinião roteiro Peru-Bolívia (Julho 2013)

SamuelSchw

Posts Recomendados

• Membros

Saudações pessoal!

Esse é meu primeiro tópico aqui e ainda sobre o primeiro mochilão que planejei sozinho (e tvz faça sozinho pois tá difícil de achar companhia com disponibilidade e recursos). Gostaria da opinião e sugestões de vocês. Terei 30 dias de férias a partir de 8 de julho e meu foco é Machu Picchu, Titicaca, Sucre e Salar de Uyuni. Optei por fazer a trilha de Salkantay e tour de 3 dias no Salar. Pois bem, 27 dias, saindo de Curitiba dia 07/07 de madrugada, retorno dia 02/08, gastos previstos em torno de 2600 (comida, hospedagem, tour e alimentação). A princípio faria tudo de ônibus/trem, mas estou analisando a possibilidade de vôo de Ctba-CampoGrande e vice versa, utilizando pontos. Aí vai o roteiro ©=chegada (p)=partida:

Dia Onde? O quê?

1 Curitiba(P) Campo Grande(c ; p)

2 Corumbá (c ; p) Puerto Quijarro (c ; p)

3 Sta. Cruz de la Sierra (c ; p)

4 La Paz (c; p) ; Copacabana ©

5 Copacabana (p); Puno ©

6 Puno (Tour)

7 Puno (p) ; Cusco ©

8 Cusco City

9 Cusco Ruínas

10 Cusco Valle Sagrado

11-15 Cusco Salkantay+Machu Picchu

15 Cusco ©

16 Cusco (p)

17 La Paz (c ; p) ; Uyuni ©

18-20 Uyuni (Tour)

21 Uyuni (p); Sucre ©

22 Sucre (Tour)

23 Sucre (p) ; Sta. Cruz de la Sierra ©

24 Sta. Cruz de la Sierra (p)

25 Puerto Quijarro (c ; p) ; Corumbá (c ; p)

26 Campo Grande (c ; p)

27 Curitiba Chegada .

Eaí, acham viável? Vale a pena?

Desde já obrigado. Abraços!

Samuel Schwaida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Samuel,

Ano passado fiz Corumbá x Puerto Quijarro X Santa Cruz de La Sierra X Sucre. Foi uma viagem mal planejada com tempo reduzido e perdi a oportunidade de ir a La Paz e Potosi, mas esta ano vou fazer um roteiro parecido com o seu, mas começando por Lima( Peru) Mas vamos ao que interessa.

CORUMBÁ - MS - BRASIL.

A cidade tem grande oferta de hotéis. Eu fique em um hotel no centro com televisão, tv a cabo e banheiro privativo a 60 reais com café da manhã. Na baixa temporada não há necessidade de fazer reservas (mas eu fiz). Escol ha um hotel bem no centro de Corumbá, pois existem diversos.

Reserve um dia em Corumbá e vá a casa do Amassa Barro, onde se compra lembrancinhas e faça um passeio de Chalana com período de 3 a 4 horas (uns 70 reais). Compre também umas piranhas empalhadas é bem legal.

De Corumbá a Fronteira tem ônibus regular a 2,75. Mas caso queira ir de taxi reserve um 30,00 reias.

Puerto Aguire, Puerto Suazer, Puerto Quijarro.

Estas são as três cidades bem próximo a fronteira, onde você poderá fazer umas compras. O Comércio alguns anos atrás era em Puerto Suarez, mas ele se deslocou para bem próximo a fronteira. Você vai encontrar de tudo que imaginar com o preço mais em conta. Mas acho que você não esta indo fazer compras. Certo?

Reserve um dia para ficar nestas cidades e compre a sua passagem para Santa Cruz de La Sierra em Quijarro(10 minutos do posto de fronteira).

No lado da fronteira da Bolívia não tem ônibus e o deslocamento tem que ser feito de taxi. O preço normalmente é de 5 bolivianos, mas não entre no taxi sem combinar o preço, pois ai os caras cobram o que querem.

de Quijarro para Santa Cruz você pode ir de ônibus ou trem. Se escolher de trem não compre passagem de primeira classe (que na verdade é uma segunda classe). Compre Pulman ou Super Pulman. ano passado a passagem mais cara (leito) estava em 205 bolianos = uns 70 reias. Eu viajei de super pulman por 127 bolivianos.

O trem tem ar condicionado e vagão restaurnate é é extramamente organizado. Alguns anos atrás só se conseguia a passagem no cambio negro a três vezes o valor. Mas hoje a Ferrovia Oriental só vende a passagem mediante apresentação de identidade o que coibiu o cambio negro.

IMPORTANTE:

Ao sair do Brasil você deve passar posto da Policia Federal do Brasil e registrar sua saída. Depois vai andar uns 100 metros e registrar sua entrada na Bolívia no posto de Policia Boliviana. Não embarque para Santa Cruz sem cumprir esta etapa.

Tome a vacina contra a Febre Amarela. Pode ser exigido em algum momento.

Chegando a Santa Cruz você desembarcará no terminal bimodal. (ônibus e trem). é um ambiente esquecido para nossos padrões de rodoviária. Existe uma espécie de "pregão" onde as pessoas ficam gritando as ofertas de vagas nos ônibus. Não se assuste mas os ônibus na Bolívia são sinistros. São em suas maiorias velhos operados por cooperativas locais. Você vai estar em um ambiente totalmente atípico. Mas acho que para La Paz existem ônibus modernos (mais caros).

Perto da Rodoviária você vai encontrar um ambiente mais conturbado. Mas indo para o centro você vera uma cidade bonito. Com poucos edifícios. Você tera uma grande oferta de buses (ônibus) e um preço menor que um boliviano se não me falha a memória.

Também existe perto da Rodoviária uma grande oferta de Hoteis, que variam de 50 a 100 bolivianos.

Uma coisa que percebi na Bolívia é que um pais simples e com algumas áreas com problemas de infra-estrutura. Mas o povo e bem ordeiro. Não vi menhuma confusão, briga, gritos. Não sofri nenhum tipo de ameaça ou constrangimento. Fui muito bem tratado por onde passei e pretendo retorna. Entretanto sempre procurei estar nos lugares com bastante concentração de pessoas e não me recolhia muito tarde.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...