Ir para conteúdo

Roteiro BOLÍVIA x PERU +/- 20 dias - ABRIL 2013

Patricia J.

Posts Recomendados

• Membros

Bom, hesitei um pouco antes de divulgar meu roteiro por achar esse assunto meio batido, porém, procurando por mais dicas, percebi que poucos relatarão esse percurso recentemente.

Vou fazer essa viagem no começo de abril e pretendo terminar antes do final do mês. Vai ser minha primeira viagem sozinha e também o primeiro mochilão!!

Minha viagem começa dia 8 de abril e o roteiro é o seguinte:

1º dia (2ª) – Ônibus Rio x Porto Juarez (BOL) – 28hs de viagem

Saída da Rodoviária Novo Rio prevista para 10:00hs de segunda e chegada 14:55 de terça.

2º dia (3ª) – Taxi Porto Juarez x Puerto Quijaro - viagem de 5 minutos até onde dê pra pegar o trem para Santa cruz.

- Porto Quijaro x Santa cruz de la Sierra (trem da morte*) - 14 hs de viagem

*Sobre o trem eu tenho algumas dúvidas sobre como comprar pela internet o bilhete. O site é meio confuso e até agora não achei o campo para compra de passagem. Será mesmo tão difícil comprar a passagem lá na hora?

Calculo chegar em Santa Cruz de madrugada então talvez eu tenha que passar a noite por lá. Alguém recomenda algum hostel?

Qual a probabilidade de conseguir rumar direto para o Sucre mesmo que de madrugada?

3º dia (4ª) - Santa cruz de la Sierra x Sucre

Esse percurso ainda não como farei. Algumas pessoas dizem que a estrada não é muito legal e que a viagem é demorada. Pensei em ir de avião mas comprar a passagem antecipada não parece uma boa ideia. Alguma ideia sobre esse trecho?

Aqui pretendo passar um dia inteiro e uma tarde pra conhecer a cidade.

4º dia (5ª) – Ônibus Sucre x Potosí – 3hs de viagem

Não vi muito sobre passeios em Potosí além das minas. Se conseguir chegar de manhã na cidade, pretendo partir de tarde pra Uyuni, caso contrário passo a noite lá e vou no dia seguinte.

5º dia (6ª) - Ônibus Potosí x Uyuni – 7hs de viagem

Quero fazer o passeio de apenas um dia pelo Salar que inclui, além de parte do deserto de sal, hotéis feitos de sal, almoço e cemitério dos trens.

Vou tentar marcar o passeio para a manhã do dia seguinte (sábado) e depois sigo direto pra La Paz.

Ouvi dizer que é melhor reservar lugar pra ficar em Uyuni por causa da quantidade de turista mas não tenho a mínima ideia de onde. Alguma dica??

6º dia (sábado) – Uyuni x La Paz

Qual será a melhor opção pra esse trecho? Vi que de ônibus deve demorar umas 12 horas de viagem mas não sei sobre a condição da estrada. Será que trem ou avião pode ser melhor?

Em La Paz pretendo ficar de 2 a 3 dias pra conhecer bem a cidade.

9º dia (terça) – Ônibus La Paz x Copacabana – 4hs de viagem

Em Copacabana devo fica 2 dias no máximo e ver:

- Mercado das Bruxas e de artesanato

- Plaza Murillo

- Chacaltaya

- Valle de la Luna

- Tiahuanaco – Tiwanaku

- Ilha do Sol: Este ainda é um mistério pois mesmo com tantos relatos em outros tópicos ainda não descobri qual o melhor caminho.

Depois de Copacabana sigo para o Peru. Ainda não sei se passo em Puno ou não, só sei que passo em Cuzco.

-Em Cuzco pretendo pegar um ônibus até Ollantaytambo e de lá pegar o trem (PeruRail) para Águas Calientes (no horário em que o trem está vazio, indo buscar os turistas, por isso preço mais barato). Dormir em Águas Calientes, visitar Machu Picchu, dormir de novo em Águas Calientes e só no outro dia, pela manhã, voltar a Cusco, pegando o trem até Ollantaytambo (quando o trem esta retornando vazio, pois acabara de deixar turistas em Águas Calientes). Devo passar mais um ou dois dias em Cuzco, em torno de uma semana no total.

Preciso de dicas sobre hostels BARATOS para as cidades, de preferencia lugares animados já que estarei sozinha.

Outra coisa também é o orçamento. Estou querendo levar U$1000 + cartão de débito/crédito, será que é muito pouco?

Qualquer ajuda será super bem vinda!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores

Olá. Patricia.jormao!

Em relação ao trem não sei te informar, passo. rs

De Sta Cruz, para Sucre.. sugiro Avião mesmo. Os vôos saem de manhã, por volta das 9:30 a 11:30, quem faz esse trajeto é a (BOA) e (TAM Bolivia). Quando fui não tive dificuldade nenhuma pra comprar na hora e nunca vi relato de alguém que teve.

Potosí, se tiver interesse só o passeio das minas mesmo, a cidade é mais passagem para Uyuni.

Em Uyuni também nunca vi relato de gente que precisou reservar hostel.. em Ago de 2012, cheguei por volta da 00:30 e conseguimos fácil hostel.. levando em conta que Ago é temporada, já que os gringos estão de férias. Em Uyuni, ficamos no Hostel El Salvador.. Se não me engano, 30bs.. Hostel só pra passar a noite mesmo.

Enquanto ao trajeto de bus, também passo. rs Sei que tem vôo de Uyuni para La Paz e que o valor é bem superior do que o de bus.. não sei informar qual companhia aérea faz o trajeto.

Chegando em Copacabana, so procurar o Titicaca.. e escolher pra que lado da Isla quer ir, Norte ou Sul.. a galera vai mais para o Norte e faz a trilha para o lado sul! Eu e galera que estava juntos, fizemos ao contrario, fomos para o Sul, fizemos a trilha até o Norte e voltamos para o sul, fora que se perdemos.. ou seja, não faça isso. Deu mais ou menos 20km de trilha , acima dos 3.000 m altitude.. foi uma vez pra nunca mais. ::lol4::

De Copacabana pra Cusco, não sei se tem bus direto.. mais de qualquer forma deve parar em Puno!

De hostel, Loki ou WildRover (La Paz e Cusco) .. ambos, hostel com Pubs e são os mais recomendados pela galera. Ficando nesses hostel's nem tem como ficar sozinha. rs

Pra uma trip dessa, eu levaria mais ou menos, 1.300 dolares! Já que você irá usar mais o cartão de crédito e debito no Peru.. na Bolivia dificilmente irá usar. No caso se levar um VTM, ai sim eu levaria menos, e sacaria a grana lá. Leva a grana em uma "doleira", e ficara sempre com você.. acho uma dica valida.

Boa sorte com a trip,

Abraços.

Link para o comentário

• Membros

Patricia.

Ao chegar em Puerto Suarez você deve retornar a Fronteira e informar a sua saída do Brasil e depois ir no posto da Policia Nacional Boliviana e informar a sua entrada na Bolívia. Esta etapa deve ser cumprida, pois eles emitem um documento permitindo sua permanência na Bolívia por 90 dias (mesmo sem passaporte).

Você necessita se vacinar contra a febre amarela, pois é uma região em que esta doença não foi erradicada. Alguem me disse que este documento pode ser exigido para você poder entrar na Bolívia.

A ligação de trem Puerto Quijarro x Santa Cruz de La Sierra se da em diversos horários. Se não me falha a memória somente sábado não tem trem. Compre passagem na classe Super Pulman. A Primeira classe é inferior as classe Pulman e Super Pulman. Ano passado paguei 127 bolivianos e viajei em um vagão com ar condicionado e poltronas muito confortaveis. O trem na Bolívia é extremamente organizado.

De Santa Cruz a Sucre sugiro você ir de ônibus, caso tenha espírito de aventura. Os ônibus são caóticos e não possuem banheiros. Em determinados momentos(a maior parte do tempo) o ônibus circula em estradas de terra batida no meio do nada. Algumas paradas para banheiro é no meio do mato. Isso mesmo. você escolhe uma moita e boa sorte. Você com certeza viajará com os índios e terá contato com cultura local. Acho que isso deixa mais lembranças que de aeroporto a aeroporto.

Sucre é uma cidade muito bonita. Procure se hospedar bem no centro. Eu me hospedei em um hostal bem no centro na Calin de Julin (acho que o nome da rua era esse mesmo. Grave bem o nome do hostal é o endereço. O pateta aqui não anotou nada e ficou horas procurando onde estava hospedado.

De Sucre a Potosi (que eu não fiz) existe ligações por ônibus a um preço super acessível. Não deixe de fazer este passeio. Mas em Potosi, segundo me informarão necessita de casaco.

As coisas na Bolívia são extramamente baratas e povo é ordeiro e hospitaleiro. Cuidado ao filmar/fotografar os Índios. Alguns não gostam.

Não volta você deve informar a sua saída da Bolivia e entrada no Brasil. Outra coisa. No embarque de volta na Bolívia a Policia Nacional costuma exigir documentos e fazer revistas nas bagagens. Quando você entrar no Brasil e estiver voltando para o Rio o ônibus também deve ser parado umas duas ou três vezes para o mesmo procedimento.

Hilário Jardim

Link para o comentário

• Membros

Ola, HJARDIM!

Obrigada pelas dicas mas ainda tenho algumas duvidas!! ::sos::

Quanto a febre amarela, tranquilo, eu ja tenho o papel da anvisa.

Voce diz que tem trem de Porto Quijarro para Bolivia, o que me tranquiliza, mas nao eh isso que diz no site da companhia. Vc teve dificuldade de comprar a passagem la no msmo dia? Como meu onibus sai do Rio, so chega la as 16hs da tarde e to com medo de nao ter passagem pra depois desse horario :|

Hahaha essa de nao ter banheiro no onibus de Santa Cruz pra Sucre eh nova! Nao tinha visto ninguem enfatizar isso. Ainda bem que vc falou!!! ::otemo::

E esse hostel que vc ficou em Sucre, animado? E sera que era barato? Nao pretendo reservar nada, espero que nao seja dificil achar lugar bacana pra ficar na hora.

A volta nao sei ainda por onde sera pq vou passar pelo Peru ainda e talvez volte por la..

Agradecida!

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Colaboradores
Oi, _Umpdy!!

Essa ilha que vc se refere eh a ilha do sol?? Poxa quase nao tenho informacao sobre ela..

Em todo caso tem q ficar hospedado la?

Valeu!

Então, tem muita gente que faz bate e volta, Copacabana e ponto de partida pra la, qualquer um que perguntar vai te falar pra onde ir. Desceu do bus, ja vai avista o Titicaca so ir pra la, que vai ter uns quiosques vendendo, lado Norte e Sul da Ilha, 1:30 de barco ate a ilha. Tem gente que vai e volta no mesmo dia, vai pro lado norte, atravessa pro lado sul pela trilha e volta de barco pra copacabana, mais 1:30!

O por do sol lá, é sensacional.. se o dia não tiver muito nublado, não pensaria duas vezes em pernoita lá, ao menos na parte Sul da ilha, chegaram a oferecer hostel por 10bolivianos, pegamos um por 50 bolivianos, com café da manhã.. porém tinha uma varanda foda demais! Muito show, não deixe de ir.. ::cool:::'>

Link para o comentário

• Membros

Vou responder de novo, visto que minha resposta sumiu.

Transcrevo horários e valores das passagens de trem de Quijarro para Santa Cruz

TREM REGIONAL COM SAÍDAS AS 11 HORAS

DIAS: LUNES,MIERCULES,VIERNES

CLASSE PULMAN 115 BOLIVIANOS

PRIMEIRA CLASSE 52 BOLIVIANOS

FERREBUS COM SAIDA AS 1 8:30

CLASSE CAMA 257 BOLIVIANOS

TREM EXPRESSO ORIENTAL

DIAS: MARTES, JUEVES, DOMINGOS

CLASSE SUPER PULMAN 127 BOLIVIANOS

Acho que você vai ter que dormir uma noite antes de embarcar, pois a viagem de ônibus é cansativa. Sugiro Dormir em Corumbá.

Leve a sério do documento de permanência.

Com relação ao transporte rodoviário na Bolívia você vai ter noção correta do que eu estou te falando quando embarcar no ônibus com direção a Sucre. A frota e velha e parece não ter boa manutenção. A maior parte do trajeto você verá seu ônibus passando na beira de desfiladeiros. É a verdadeira estrada da morte. Resumindo: Uma grande aventura.

Boa viagem e vá ônibus para a Sucre. Apesar de toda ansiedade você vai ver que compensa.

Hilário

Link para o comentário

• Membros

Vou responder de novo, visto que minha resposta sumiu.

Transcrevo horários e valores das passagens de trem de Quijarro para Santa Cruz

TREM REGIONAL COM SAÍDAS AS 11 HORAS

CLASSE PULMAN 115 BOLIVIANOS

PRIMEIRA CLASSE 52 BOLIVIANOS

FERREBUS COM SAIDA AS 1 8:30

CLASSE CAMA 257 BOLIVIANOS

TREM EXPRESSO ORIENTAL

DIAS: MARTES, JUEVES, DOMINGOS

CLASSE SUPER PULMAN 127 BOLIVIANOS

Acho que você vai ter que dormir uma noite antes de embarcar, pois a viagem de ônibus é cansativa. Sugiro Dormir em Corumbá.

Leve a sério do documento de permanência.

Com relação ao transporte rodoviário na Bolívia você vai ter noção correta do que eu estou te falando quando embarcar no ônibus com direção a Sucre. A frota e velha e parece não ter boa manutenção. A maior parte do trajeto você verá seu ônibus passando na beira de desfiladeiros. É a verdadeira estrada da morte. Resumindo: Uma grande aventura.

Boa viagem e vá ônibus para a Sucre. Apesar de toda ansiedade você vai ver que compensa.

Hilário

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...