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Olá Carlois, legal mesmo falar sobre caminhos....

Quem quiser perguntar alguma coisa estou aqui.

Fiz, Santiago, Caminho das Missões no RS, e Caminho do Sol, em SP.

 

Abço

Jurema

 

 

 

Originally posted by Carlois

 

id="green"> Ai pessoal acho que podiamos começar uns relatos de peregrinações. Afinal muita gente fala do Caminho de São Tiago, bem como, os daque no Brasil, o Caminho da Fé até Aparecida com uns 15 dias e os Passos de Anchieta nas praias do Espirito Santo, entre outros.

Não sei se o lugar para criar o topico é aqui ou em treking. Achei melhor aqui para poder se levantar mais o lado espiritual

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  • 2 semanas depois...
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Fiz o Caminho de Santiago, sozinha, em 30 etapas, partindo de Saint Jean Pied-Du-Port, no dia 11 de maio e chegando à Santiago em 09 de junho de 2004. Foi "Ano Santo"

 

CUSTOS: média 25,00 Eruos/dia -

Total de 30 dias: 750,00 Euros

Passagens: por volta de 850,00 Dólares

Esta experiência foi um divisor de águas na minha vida !!

 

 

09 / 05 / 04 - Domingo -

- Saída de Cumbica- às 15:45 hs.

Além de ser o "Dia das Mães", é um dia muito especial, e de muita emoção para mim. É o dia da minha viagem ao misterioso "Caminho de Santiago". Um sonho acalentado há muitos anos. Estou muito feliz !!

Embarco em Cumbica, às 15:45 hs. Chegando ao aeroporto, identifico mais 4 peregrinos, porque estão com mochila e cajado. A viagem segue tranquila.

 

10 / 05 / 04 -

Chegada à Madri, às 06:00 hs, (horário local),

Duração do vôo - 09:15 hs.

Conexão Pamplona - às 10:10 hs

Chegada à Pamplona - às 11:00 hs.

Chegada à Saint Jean Pied du Port- França - 13:00 hs

Preço do táxi (Van)- até S.J.P.Port - 75,00 Euros - (Divididos por 5 pessoas)

Chegada à S.J.P.Port- às 13:30 hs.

 

Estamos em 5 brasileiros. Chove muito, e faz frio. Embarco numa conexão no aeroporto em Madri, e chego ao aeroporto de Pamplona às 11:00 hs. Alugamos um táxi, que era uma Van, que nos leva até SJPP. Dividimos as despesas, 15,00 Euros, para cada um. Chove e faz muito, mas muito frio. Tinha até gelo na estrada. Hoje foi um dia difícil para encontrar o que comer. Não entendíamos nada do cardápio, entrávamos e saíamos, daquilo que nem sabíamos se era um restaurante. Uma hora, entramos num lugar que parecia ser um restaurante, e quando adentramos, todos os homens que estavam lá, nos olharam espantados. Saímos rapidamente, fechando a porta atrás de nós. Depois de muito entra e sai, de abre e fecha porta, com muita dificuldade, conseguimos almoçar uma comida que não foi a mesma que pedimos. Aqui, em S. Jean, também comprei meu cajado. Foi meu companheiro mais fiel, e presenciou todas as minhas emoções, sem reclamar !!

Fui dormir cedo, assim como as outras pessoas. Mas quando foi por volta das 21:30 hs, saímos do albergue, e fomos andar pela linda cidadezinha de Saint Jean. Vi o Arco, nas muralhas medievais, por onde ia passar no dia seguinte. Era lindo demais. Cheio de luizinhas encrustradas nas pedras, que brilhavam feito vaga-lume. Se não tivesse ido aquela hora na rua, não teria visto aquela beleza.

 

1° dia - 11 / 05 / 04 -

SAINT-JEAN-PIED-DE -PORT / RONCESVALLES - 25 km

- Saida de S. Jean Pied-Du Port, às 07:45 hs

- Chegada à Roncesvalles às 17:15 hs

 

Foram 09:30 hs de uma caminhada cansativa. Fazia muito frio, chovia muito. Havia muito barro, subida, muita neblina, e muita dor nos pés. Tive que seguir a rota por Valcarlos, pois a rota napoleônica estava impedida, pois havia dias, que a neve não baixava. O caminho por Valcarlos, também é muito bonito. Caminha-se uma parte na perigosa "carreteira", cheia de curvas fechadas, mas entra-se nos bosques muitas vezes. A subida do Pirineus é belíssima, com um vale à esquerda e o rio que nos segue por todo o caminho. A floresta é densa, e a mata de um verde sem igual !! A chegada em Roncesvalles, foi difícil por causa da chuva, e frio. Havia muita neblina, e muitas vezes fiquei sozinha no bosque. Senti muito medo, e não enxergava nada à minha frente por causa da intensa neblina, mas não podia parar.

 

2° dia - 12 / 05 / 04 -

RONCESVALLES / LARRASOAÑA - 27 km. -

- Saida de Roncesvalles às 07:30 hs

- Chegada à Larrasoaña ás 16:30 hs

Foram 9 hs de caminhada com muita chuva. Éramos 6 pessoas. Mas logo depois de Espinal, não vejo mais ninguém. Subo o Monte do Erro, que é muito difícil, muito irregular e pedregoso. Chovia muito forte, muito barro, e muito frio. Meus pés doíam muito, tinha muitas bolhas. Fiquei só, e não vi os brasileiros. Caminhei sozinha, tive muito medo num trecho com muita neblina, no meio do mato e não se enxergava nada. Livrei-me de vários escorregões, graças ao meu cajado. Neste dia, não deu pra descansar nada, pois nem tinha lugar para parar, nem para sentar, pois era só lama, e água. Meus pés estavam que era um trapo. Atolo num barreiro, que quase perco meu tênis lá dentro !!! Pensei que não fosse chegar nunca. Chego em Larrasoaña, o albergue está cheio, e alguns peregrinos me disseram: Não tem vaga ! Mas conversei daqui e dali, e consegui dormir no chão. Hoje foi um dia triste, bateu insegurança, solidão, frio. O que será que estou fazendo aqui? Dormi na recepção do albergue, junto com as duas italianas e mais 3 peregrinos.

 

3° dia - 13 / 05 / 04 -

LARRASOAÑA / PAMPLONA - 15.9 km -

- Saída de Larrasoaña às 07:00 hs

- Chegada à Pamplona, às 11:00 hs

O trecho é bom, fácil, e muito bonito. Estou bem, sem dor. Não dormi direito, mas me recuperei bem. Foram somente 4 horas de caminhada, passando por uns pueblos bem bonitos. Depois de 2 dias puxados, hoje foi um presente. O albergue é ótimo, mas quando chego ele ainda está fechado, mas encontro com alguns brasileiros, também esperando pela abertura do albergue. Foi uma alegria enorme encontrá-los.

 

4° dia - 14 / 05 / 04 -

PAMPLONA / PUENTE LA REINA -23.5 km.

- Saída de Pamplona às 6:00 hs.

- Chegada à Puente La Reina às 14:30 hs.

Saimos em 4 brasileiros, mas acabo ficando para trás. Fico sozinha. Acho maravilhoso. Vou observando tudo. Os sons, os cheiros.... cheiro todas as flores que vejo pelo caminho...., ouço o barulho dos meus passos no chão de pedregulho, e o ritmo do meu cajado, batendo firme no solo. Às vezes converso com outros peregrinos de outras nacionalidades. Isso enriquece minha alma ! Subi a Serra do Perdon, é lindíssima, e muito alta. É uma trilha no meio de uma mata baixa, tipo arbustos. O trecho é difícil, mas vale à pena. Venta muito !! E a trilha vai até os cata-ventos, lá no alto. A descida, é dolorosa e cruel. Muita pedra, e desço bem devagar para não escorregar. Trecho de Muruzabal são campos floridos e multicoloridos. Faço um desvio para chegar à Eunate, que fica no caminho Aragonês. Caminho por uns 3 quilometros sem ver ninguém. Às vezes penso que me perdi, mas tenho que manter a calma. A igreja de Eunate, é octogonal, construida pelos Cavaleiros Templários no século 12. Não estou sozinha. Dentro da igreja há alguns peregrinos. A paz é imensa.... o estado é de graça, o fundo musical é belo, e acalma a minha alma. Senti naqueles instantes, que não deveria ter medo de mais nada. Senti que nunca estive e nunca estarei sozinha. Alguém olha por mim .... e está aqui comigo !!! Sinto uma energia muito forte a me dominar, que me impulsiona mais e mais a caminhar !! Saio da igreja e vejo muitos ciclistas chegando. Pego meu caminho, segura, e confiante. Depois de ter caminhado por 8:30 hs, estou em Puente La Reina. Penso foi o meu melhor dia !!

 

 

5° dia - 15 / 05 /04 -

PUENTE LA REINA / ESTELLA - 22 km -

- Saída de Puente às 7:00 hs.

- Chegada à Estela às 13:30 hs.

Neste trecho fizeram um desvio, e tive que subir um morro, muito íngrime, no meio do mato. É pesado demais, mas vou devagar. O albergue é bom. O trecho todo é de média dificuldade, e passa-se por um pueblo chamado de Cirauqui, que é muito lindo, com calçadas romanas. Hoje foram 6:30 hs de caminhada.

 

6°dia - 16 / 05 / 04 -

ESTELLA / LOS ARCOS - 21.8 km

- Saída de Estella às 7:00 horas.

- Chegada à Los Arcos às 12:30 hs.

Estamos em 5 brasileiros, novamente. Mas me distancio de todos e chego à Los Arcos sozinha, depois de 05:30 hs de caminhada. O trajeto é relativamente fácil. O albergue é bom e alegre. Fizemos o nosso almoço. Assisto uma missa de corpo presente, e fico admirada.

 

7°dia - 17 / 05 / 04 -

LOS ARCOS / LOGROÑO - 28 km.

- Saída de Los Arcos, às 05:50 hs.

- Chegada à Logroño às 14:30 hs.

Paramos numa praça em Vianna, para fazer um lanche. Sentados no chão da praça, despojamento total..... Este trecho é de dificuldade média, mas está muito quente. O albergue é excelente, tem internet, e uma fonte para fazer escaldapé. A torneira do tanque é temporizada e logo fecha!!! Não dá pra lavar a roupa !!! Pode isso?? Hoje foram 8:40 hs, de caminhada.

 

8° dia - 18 / 05 / 04 -

LOGROÑO / NÁJERA - 29 km.

- Saída de Logroño às 5:50 hs

- Chegada à Nájera às 14:00 hs.

Caminhada de 8:10 hs. O trecho é fácil, mas é feio, muito sol, setas mal colocadas na saída de Logroño, e na entrada de Nájera, as setas não são visíveis. Não gostei do albergue. Banho frio. Neste dia passamos por um lugar chamado Navarrete, e vimos uma enorme cerca que nos acompanhava pela estrada afora. Havia muitos, mas muitos pauzinhos ou gravetos, entrelaçadas nesta cerca, que iam decorando-na, em forma de cruzes. Nós também deixamos a nossa por lá. Hoje, também li, num muro, o poema mais lindo sobre o caminho. Isso compensou o feio trajeto.

 

 

 

9°dia - 19 / 05 / 04 -

NÁJERA / SANTO DOMINGO DE LA CALZADA - 21 km

- Saída de Nájera às 5:45 hs.

- Chegada à Santo Domingo, às 11:15 hs.

Foram 5:30 hs de caminhada. Hoje o trecho foi fácil, quase plano, muita plantação de trigo e ervilha. O albergue é ótimo, mas fiquei indignada, pois cobra-se ? 1,50, para visitar a igreja. Mas na hora da missa do peregrino, às 20:00 hs, entrei e visitei tudo sem pagar nada !!! Na hora da eucaristia o galo cantou 3 vezes, e fiquei admirada. Dentro da igreja conserva-se um galinheiro com um casal de galos. Existem várias lendas sobre o Caminho de Santiago, e esta do "GALO" é uma delas.

 

10° dia - 20 / 05 / 04 -

SANTO DOMINGO DE LA CALZADA / BELORADO - 22.9 km.

- Saída de Santo Domingo, às 5:45 hs.

- Chegada à Belorado às 11:30 hs.

Caminhada de 5:45 hs. Sem problemas. O trajeto é fácil, paisagem muito verde, plantações. Albergue médio. Fica ao lado da Igreja.

 

11°dia - 21 / 05 / 04

- BELORADO / SAN JUAN ORTEGA - 24 km -

- Saída de Belorado, às 5:45 h.

- Chegada à San Juan Ortega, às 12:00 hs.

Foram 6:15 hs, de caminhada. Neste dia estávamos em 3 brasileiros. Depois fico só. O trecho é médio, porém depois de Villafranca Monte de Ocas, subi por um caminho muito íngrime, no meio de um bosque de pinheiros, muito bonito, mas de um grau de dificuldade acentuado. Caminho por este bosque umas 4 horas, o que dá mais ou menos uns 12 quilometros, sozinha e sem ver ninguém. Apenas passaram por mim dois ciclistas. É um monte de pinheiros secos, e por várias horas fico só. Bateu aquele ..... mas não posso ter medo, eu dizia, não estou só !!!! Cantava, falava, dançava, e olhava pra trás...... e nada !! Cantava, falava novamente, e nada !!! De vez em quando via uma setinha amarela, que indicava o caminho certo. Quando menos espero, caio dentro de San Juan Ortega. O albregue é gratuito, e por isso é bem fraquinho. A água é fria. Mas isso não é tão importante nestas alturas!! O mais interessante foi que lavei a roupa na fonte lá na rua, e estendia-se a roupa no varal, no meio da rua mesmo. O pueblo é bem pequeno, só tem um bar, a igreja e anexo a esta, o albergue. Mas eu gostei. O túmulo do Santo está dentro da Igreja. E lá também tem o episódio do equinócio. Mas eu não vi, porque não era o dia.

 

12° dia - 22 / 05 / 04 -

SAN JUAN ORTEGA / BURGOS- 28 km

- Saída de S.Juan Ortega, às 5:45 h.

- Chegada em Burgos - às 13:30 hs.

Estávamos em 4 pessoas. O dia não tinha clareado, ainda permanecia muito escuro, e tinha neblina. Em Atapuerca, o trecho é descampado, e surge muitas dúvidas, qual caminho seguir. Há algumas dúvidas nesta local, pois os descampados tem várias trilhas. Estava dificil. Em um determinado trecho, havia uma cruz, e os dizeres; "FINAL DO CAMINHO DE SANTIAGO". Era assustador !!!! Que final era este??? Por fim aquilo não era nada !!! Ainda bem !! Mas, chegamos às 13:30 em Burgos, depois de andar por 7:45 hs. Passando por Villafria, Gramonal, numa área industrial muito grande, e feia, com lixões, para atravessar. Foi muito estressante a chegada à Burgos. Parecia que não ia acabar mais. Meus pés doiam !!! O albergue ficava na saída da cidade, mas é bonito e bom.

 

13°dia - 23 / 05 / 04 -

BURGOS / HONTANAS - 30.5 km.

- Saída de Burgos às 6:45 h.

- Chegada à Hontanas às 13:30 hs.

Foram 6:45 hs de caminhada. Trecho fácil, plantação de trigo, muitas flores, muito verde. Bonito mesmo. O pueblo fica num vale. Quando menos esperamos, vê-se o pueblo lá embaixo. O albergue é bom, mas está cheio. Então, fui levada a um alojamento fora do próprio albergue, mas o banho.... estava ótimo !!! Depois de caminhar por tantas horas, um banho quentinho e comida é tudo que precisamos. Mas não tinha comida. O único comércio que havia, era um bar muito sujo... deplorável. Comi algumas coisas que tinha na sacola, e esperei pelo jantar do albergue.

 

14° Dia - 24 / 05 / 04 -

HONTANAS / BOADILLA DEL CAMINO - 28.6 Km.

- Saída de Hontanas às 05:35 hs.

- Chegada à Boadilla às 13:15 hs

Foram 07:45 hs de caminhada.

Este trecho é um caminho fácil, e muito bonito, porém um morro muito íngrime, alto e muito seco, na saída de Castrojeriz, me deixou sem fôlego. O albergue é ótimo. O Dudu, e sua família, atende os brasileiros com muito carinho e atenção. Ao som de música de Toquinho, entre outras, foi o que nos fez sentir em casa.

 

 

15° Dia - 25 / 05 / 04 -

BOADILLA DEL CAMINO / CARRIÓN DE LOS CONDES - 25.3 km

- Saída de Boadilla às 05:45 hs.

- Chegada à Carrión, às 12:30 hs.

São 19 quilometros caminhando numa grande planície, sem, absolutamente nada !!! É tudo reto, o cansaço é grande, os movimentos repetitivos, e o tédio toma conta de mim. Em Carrion, uma parte do Monastério de Santa Clara, que funciona como albergue, é ótimo. Tudo silencioso, pois os Monges, moram lá, na clausura. Aqui o pueblo é grande. Chovia um pouco mas mesmo assim, fui ao supermecado, comprar minha comida, e suprimentos para o dia seguinte. Fiz o almoço na cozinha do albergue.

 

 

 

16° Dia - 26 / 05 /04 -

CARRIÓN DE LOS CONDES / TERRADILLOS DOS TEMPLARIOS - 26.2 km.

Novamente, aquela planície era a minha companheira. Caminhei por 17 quilometros sem nada. Muitissimo cansativo. Tive muitas bolhas, que doíam, e uma dor na perna esquerda me preocupava muito. Por final, chego ao albergue, que não era nada ruim. Bem razoável. Mas quase não consigo subir as escadas, por conta da dor na coxa. Foi aquela planície toda !!!! Não tinha nem uma subidinha, nenhuma curvinha, tudo reto !!! Este pueblo era bem pequenino, e não tinha nada pra ver. Fiquei no albergue a tarde toda.

 

17° Dia- 27 / 05 / 04 -

TERRADILLOS DOS TEMPLARIOS / EL BURGO RANERO - 31.3 km

- Saída de Terradillos às 05:45 hs;

- Chegada à El Burgo, às 14:15 hs.

Saio com mais alguns peregrinos, mas logo nos separamos, e acabo caminhando somente com a Terezinha. Foi a minha sorte. Por hoje, ela foi o meu anjo da guarda. Logo pela manhã, antes de chegar à Sahagun, minha perna doía muito... estava insuportável. Parava para aplicar spray analgésico... e a Terezinha lá comigo. Pensei em ficar em Sahagun, mas era por volta das 09 horas da manhã. Então paramos e tomei um remédio, apliquei mais spray.... a dor acalmou, e eu decidi seguir. Decisões são tomadas a toda hora. Em Bercianos Del Camino, paramos novamente, e dessa vez, sentadas num café, foi um momento crucial. Minha perna estava muito mal, sentia muita dor..... não sabia se ia ou ficava. Chorei de agonia e dor. Passei mais uma vez o spray, tomei outro remédio, e ela, a Terezinha, estava ali, me segurando a barra... decidi proseguir. Nesta hora ela foi essencial. Foi o meu porto seguro. E isso porque nunca combinamos de caminhar juntas !!! Um dia eu sou a seta, outros dias sou guiada. E assim se faz o caminho !!! Depois de 8:30 hs caminhando com muita dificuldade , cheguei em El Burgo Ranero. Foram 31,3 quilometros de muita dor, mas muita consciência dos meus limites. Puro desafio !!!!!!!

Eu estava com o joelho inchado, e Ana, a espanhola fisioterapeuta, fez-me uma massagem de dar inveja !! Sarei da perna. Ficou tudo resolvido. Estes são os verdadeiros anjos do caminho! Estava pronta para caminhar os quase 40 quilometros até León, no dia seguinte.

 

18°Dia - 28 / 05 / 04 -

EL BURGO RANERO / LEÓN - 39 km

- Saída de El Burgo Ranero, às 05:45 hs.

- Chegada à León, às 15:30 hs.

Foram 09:45 hs de caminhada e estresse. Cidade grande é assim. Muito estressante. Caminha-se por rodovias, às vezes sem acostamento, trânsito intenso, em auto pistas. Trecho muito plano, passando por Mansilla de Las Mulas, que é um lugar muito bonito. A entrada de León é muito ruim, mas o albergue é ótimo. Um banheiro enorme, com máquinas de lavar e secar.... um banho à altura. Estou cansada, mas mesmo assim caminhamos até a Catedral de Leon, e demos umas voltas pela cidade. Minha perna continua inchada, mas não dói quase nada !!

 

19° Dia - 29 / 05 / 04 -

LEÓN / SAN MATIM DEL CAMINO - 30 km

- Saída de Léon, às 07:00 hs.

- Chegada à San Matim, às 15:30 hs.

A saida de León é ruim, mal sinalizada, atravessando muitas estrada. Nosso plano, hoje era chegar à Hospital de Órbigo, e então saimos, eu, Terezinha, e Fernando. Mas um certo trecho, estávamos muito cansados, e decidimos fazer um desvio perpendicular ao caminho que estávamos, e parar em San Martim del Camino. Com isso tivemos que caminhar por mais uns 3 ou 4 quilometros. O que faz muita diferença pra quem não consegue mais andar de tanto cansaço. Foram 8:30 hs de caminhada. Mas ao final chegamos !!! Albergue bom, tem cozinha !! Deu pra fazer um belo macarrão com atum !!

 

20° Dia - 30 / 05 / 04 -

SAN MATIM DEL CAMINO / ASTORGA- 25 km

- Saída de San Martim el Camino - às 06:00 hs.

- Chegada à Astorga às 12:30 hs.

Logo pela manhã, passamos em Hospital de Órbigo. Um lugar muito lindo, com uma ponte medieval belissima. O trecho até Astorga, é calmo, bonito e tranquilo. Depois de 6:00 hs caminhando, chegamos em Astorga. O hospitaleiro nos avisa que o comércio está pra fechar, já que era domingo. Então, foi só largar tudo na cama, e sair correndo pra comprar alguma coisa pro almoço, janta e café da manhã.

 

21° Dia - 31 / 05 / 04 -

ASTORGA / FONCEBADÓN - 26.3 km

- Saída de Astorga - às 06:10 hs.

- Chegada à Foncebadón - às 13:20 hs.

Foram 7:10 hs de caminhada, com muitas subidas. Saindo de Astorga, já começa uma lenta subida, que quase não se percebe. Trecho muito bonito, e depois de Rabanal del Camino, que por sinal é belíssima, sobe-se por uma serra pessadíssima, muito íngrime, pelo asfalto, sem acostamento, por mais ou menos 1:20 hs. Todo o trecho é belíssimo. Os pueblos são todos em pedra. Foncebadón é um pueblo isolado, inóspito, e destruído. Queria mesmo ficar lá. E adorei !! O albergue é razoável. O alojamento não é muito bom, e as duchas não tem portas, somente cortinas, e são fora dos banheiros. Faz muito frio e venta muito.

 

22° Dia - 01 / 06 / 04 -

FONCEBADÓN / PONFERRADA - 27.4 km

- Saída de Foncebadón - às 06:30 hs.

- Chegada à Ponferrada - às 14:35hs.

Saindo de Foncebadón, sobe-se por uma serra, em asfalto, atravessando uma cadeia de montanhas... lindíssimas. Faz muito, mas muito frio, e o vento corta nossa face. Tem muita neblina, a estrada é estreita e não tem acostamento. Não consigo ver a peregrina Terezinha, que fica perdida na névoa atrás de mim.... é tudo muito emocionante. Parece um filme !!!! Chega a Cruz de Ferro que é o ponto mais alto do caminho. Não podemos desfrutar muito da cruz, pois faz muita neblina, e não se enxerga quase nada. Decepcionei-me um pouco com o local da Cruz. Achei que fosse um lugar diferente, mas fica num monte de pedras, à beira de uma estrada. Já tinha visto em fotos, mas pensei que fosse diferente. Logo passo pelo refúgio de Manjarin. É um lugar místico do Caminho, no meio da estrada. Lá o hospitaleiro Tomás, costuma fazer o Ritual da Espada, mas eu não vi, pois passei muito cedo. Depois de muito subir esta montanha, começo a descer, agora, pela mata. Os pueblos deste trecho, são todos belíssimos. El Acebo, fica num vale, e é lindissimo, todo em pedra. As descidas são bruscas, com trechos todos pedregosos, no meio de muito verde. Mais algumas descidas, chegamos à Molinaseca. Um belo pueblo. Chegamos à Ponferrada muito cansados, com muito calor. Foram 8:05 hs de caminhada. Fomos acolhidos, com suco e bolachas. Os hospitaleiros foram muito atenciosos conosco. O albergue é excelente. Parece uma grande pousada. Mas na hora do almoço, levo uma chamada de 4 hospitaleiros, porque eu estava fritando bifes, e não podia fazer fumaça na cozinha. Os sensores de fumaça podiam disparar e criar tumulto. Eles ficaram todos em volta de mim, até que eu apagasse o fogo. Paguei o maior mico !!! Comemos os bifes mau passados, e sem cebolas. Hummmm que ruim !!!

Hoje foi um dia de muitas emoções, um dia de grau de dificuldade muito grande, mas belíssimo.

 

23° Dia - 02 /06 / 04 -

PONFERRADA / TRABADELO- 35.3 km

- Saída de Ponferrada às 05:50 hs.

- Chegada à Trabadelo às 15:45 hs.

Trecho relativamente fácil até Villafranca del Bierzo. Depois disso foi muito pesado. Hoje, havia muitas cerejas no caminho. Comi muitas delas. Caminhei um pouco angustiada, acho que é saudade. O sol estava forte. Chegando à Villafranca, visito o albergue Fenix, e lá encontro com um hospitaleiro brasileiro, que nos recebe com muita atenção. Depois seguimos pela estrada em direção à Trabadelo. Optamos pela estrada e não pela mata. A mata parecia ser mais difícil, com muito mais subidas, e o calor era intenso, estávamos cansados. Porém a estrada, também não era nada fácil, pois o solo era quente, e o sol na cabeça, não trazia nada de bom. À nossa esquerda, encontrava-se uma densa floresta muito verde, num vale, margeada pelo barulho do rio. À direita seguia-se um morro pedregoso muito alto, margeando ao longo da interminável estrada. Cheguei à Trabadelo muito cansada, com muitas bolhas, o albergue privado era pequenino, mas bom. Havia poucos peregrinos por lá !! Hoje caminhamos por quase 10 hs !! Esta foi a melhor noite de sono !!!

Amanhã subiremos o tenebroso Cebreiro.

 

24° Dia - 03 / 06 / 04 -

TRABADELO / ALTO DO POIO - 28 km

- Saída de Trabadelo, às 05:55 hs.

- Chegada ao Alto do Poio às 14:20 hs.

A saida de Trabadelo, continua pela estrada, como no dia anterior. Mas é compensador, porque a paisagem é bonita, e o barulhinho o rio é música para nossos ouvidos. Depois de Herrerias, começa a subida. Os pueblos são bonitos, Vega de Valcarce, Ruitelán... Até o Cebreiro, são mais ou menos uns 7 quilometros, de subida... subida.... e mais subida. Mas é belíssimo, olhar todo aquele maravilhoso vale, todo cheio de montanhas. Parece que estamos chegando no céu de tão alto !!! Sinto uma forte tranqüilidade, e a paz reina nas alturas deste lugar !! A subida exige silêncio e assim o fizemos. Cebreiro é maravilhoso, místico, com suas palhoças de origem célticas, porém não passa de um lugar comercial. Chego muito cedo, por volta das 11:30 hs, o albergue ainda está fechado. Eu sigo adiante. Posso caminhar por mais algumas horas, e ainda é muito cedo pra parar. Vou juntamente com o Fernando. Já, saindo do Cebreiro, caímos numa estrada, e por ela caminhamos por cerca de quase três horas, chegando assim, no Alto do Poio, depois de subir, no finalzinho, uma trilha muito curta, mas parecida com um paredão de tão alta, caindo, diretamente, na porta do albergue, que era um restaurante à beira da estrada. Caminhamos hoje, por cerca de 8:20 hs. Não havia mais nada, neste local. Ventava muito.

 

25° Dia - 04 / 06 / 04 -

ALTO DO POIO / SARRIA - 35 km.

- Saída do Alto do Poio - às 05:45 hs.

- Chegada à Sarria às 17:20 hs.

Foram 10:30 hs de cansativa caminhada e muito sol. Muitas subidas e descidas, muitos bosques, pois já estamos na Galicia. Samos é belissima. Paramos em Samos, para descansar. Eu decidi ir pelo bosque, até Sarria, e faltavam mais ou menos uns 15 km. Estava muito quente. Foram horas duríssimas de muito calor. Pensei que não agüentaria tanto cansaço. Acho que foi o dia mais cansativo. Na chegada de Sárria, atravessa-se a cidade, e ainda por cima, sobe-se uma enorme escadaria antes de chegar no albergue !! Ninguém merece isso !!! Eu estava exausta, os pés latejavam de tão doloridos. Mas cheguei !!! Venci mais um dia. Não posso desanimar !!

 

26° Dia - 05 / 06 / 04 -

SARRIA / PORTOMARIM - 24 km

- Saída de Sarria, às 07:00 hs.

- Chegada à Portomarim às 12:30 hs.

Caminhei por 5:30 hs, por entre lindos bosques, que formavam um túnel, de tão fechados que eram. Lindos.... fresquinhos.... verdinhos... Quando se chega à Portomarim, também sobe-se uma grande escadaria, para chegar ao albergue. Este encontrava-se fechado, mas a fila era muito grande de mochilas no chão, na espera da abertura do albergue. Este havia inaugurado no dia anterior. Era tudo novinho. Hoje deu pra fotografar o pôr-do-sol, porque o albergue fechava às 23:00 hs, e lá demora muito pra escurecer. Às vezes temos que ir dormir com a claridade do dia !!!

 

27° Dia - 06 / 06 / 04 -

PORTOMARIM / PALAS DE REI - 25 km

- Saída de Portomarim às 05:40 hs.

- Chegada à Palas, às 11:30 hs.

O trecho é médio, com poucas subidas, mas eram bem ingrimes. Poucos bosques. Em Ligonde encontro uma mesa de café, montada na rua, gratuitamente, para os peregrinos, Este é o verdadeiro espírito da peregrinação !!! Entro no albergue de Ligonde, para selar minha credencial, mas vejo, sentados à mesa do café, um grupo de pessoas, que entoavam uma belíssima canção, que parecia ser um cântico religioso, ou um mantra, todos muito concentrados e afinadíssimos. Emociono-me muito e choro, sem selar a credencial, saio do albergue. É tudo muito lindo, e aquele som era tudo que precisava ouvir, hoje. Caminho um pouco distante das outras duas pessoas. Fico pensando.... refletindo sobre este caminho que decidi fazer. Porque será que estou aqui? A cada placa que vejo, marcando a distância à Santiago, sinto vontade de chorar. É um misto de alegria e tristeza. Uma confusão de sentimentos !! O albergue de Palas está fechado. Fico na fila, esperando abrir. Estou em contagem regressiva. Tenho muitas bolhas, mas tenho vontade de caminhar sempre mais e mais. Sinto que a partir de hoje preciso ficar espiritualmente sozinha. Telefono pra casa !! Tenho saudade da familia... A emoção é grande. Não sei se quero terminar o caminho, não sei se quero parar o tempo !!! Está duro de segurar.

 

 

 

28° Dia- 07 / 06 / 04 -

PALAS DE REI / ARZÚA - 28 KM.

- Saída de Palas, às 05:10 hs.

- Chegada em Arzúa às 11:45 hs.

Hoje saio muito cedo. Por entre os imensos bosques, está muito escuro, nem vejo por onde piso. Logo clareia, preciso caminhar só. A dor começa a me incomodar. Tenho dor no quadril, e caminho lentamente. Passa algumas pessoas por mim, e perguntam se estou bem. Digo que sim. Mas não consigo caminhar rápido. Fico ansiosa, mas tenho que prosseguir. Chego ao albergue, e tenho que esperar abrir.

 

29° Dia- 08 / 06 / 04 -

ARZÚA / MONTE DO GOZO - 34.5 km

- Saída de Arzúa às 06:10 hs.

- Chegada ao Monte do Gozo às 16:30 hs.

O trecho foi médio, sem muitas dificuldades, mas muito longo. Tem muito bosque. Eu e Terezinha fomos bravas e fortes para chegarmos até aqui. Caminhamos por mais de 10 horas !!!! Chegamos ao albergue muito cansadas. Este lugar é maior do que eu pensava, mas não é bonito. Imaginava outra coisa. Só faltam 5 quilometros para Santiago. Nem acredito !!!!! Daqui dá pra ver as torres, da Catedral de Santiago. Formando agulhas, apontando para o céu !! Estou calma, e disse que amanhã não choraria. Só estou aguardando a hora. Ainda não posso dizer que venci. Não atravessei ainda, na Porta Santa.

 

30° Dia - 09 / 06 / 04 -

MONTE DO GOZO / SANTIAGO - 5 km

- Saída do Monte do Gozo às 06:40 hs.

- Chegada à Santiago - às 07:40 hs

E por uma hora, caminhei muito à frente da outra brasileira, e ela respeitou minha decisão. Era um momento muito especial, e cada uma precisava deste momento. Foi somente por uma hora, mas, foram momentos intensos. Pois havia chegada a hora final. Depois de tantos sonhos, tanta preparação, muitas dificuldades, entre choros e alegrias, decepções, e dores, e muita determinação, estava alcançando meu objetivo. Mas agora eu entendi porque estava na frente. Ela era minha guardiã, pois eu ia chorando muito, e nem via as setas, quando lá de trás ela me chamava e dizia: é pra cá ! A passagem pela parte urbana da cidade é ruim. Eu atravessava as ruas, sem perceber, é tudo muito urbano e comercial. Mas quando avistei à Catedral, esperei por ela, demos as mãos e chegamos juntas à Porta Santa. Não havia ninguém, eram 07:40 hs, estava tudo tranqüilo, e pudemos passar pela porta, Santa, e praticar todo o ritual da peregrinação, sem que nada nos atrapalhasse, naquela hora. Era pura emoção. Poucas palavras foram ditas.. A emoção era muito forte !!! Depois de procurar uma hospedagem, voltamos para assistir a missa, e claro, com as mochilas nas costas, e cajado em punho !! Ele me serviu de apoio até na hora da missa, quando segurou as minhas lágrimas!!

 

Sinto-me uma peregrina completa.... mas meu "Caminho", não termina aqui.... ele está, simplesmente começando !!!!

 

Boa Viagem [Dance][Dance]

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  • 5 semanas depois...
  • Membros

Olá Paolo, quanto ao DVD sobre o Caminho, o único que eu tenho conhecimento, é um que o PAULO COELHO lançou. Mas se vc pesquisar bem em alguns sites que eu disponibilizei aqui, vc aprenderá mto.

Qto ao calçado, há bastante divergencia. Uns preferem botas, outros preferem tenis. A bota proteje o tornozelo das torções, mas em compensação são pessadissimas, e duras. Já os tenis não dão proteção adequada aos tornozelos, mas são bem mais leves e macios.Eu particularmente, fiz de tenis da marca SALOMON. Mesmo estando amaciado uns 300 quilometros, me fez bolhas. Mas nada que impedisse de caminhar !! Há várias marcas e modelos. Escolha aquele que se adapte aos seus pés, e que sejam próprios para trekking.

 

QQuer coisa pode perguntar !!

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  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Maus parabens, teu relato é realmente um relato, tem conteúdo, eu nem necessito fazer mais uma caminhada destas. Absorvi o que vc passou, o máximo que posso fazer é ir ver a Catedral de perto. Tem um site o www.nomad.com.br em que vc pode arquivar tuas viagens, sinceramnete acho que vc deveria copiar este relato e jogar por lá, muita gente vai ler e aproveitar a tua experiência.

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  • 1 mês depois...
  • 4 anos depois...
  • Membros
Bem vou escrever um pouquinho da minha peregrinação a Compostela.

Eu estava em Lourds com meu melhor amigo. Esse lugar com certeza é santo onde se ve muita fé e a Ordem dos Hospitaleiros, com suas capas pretas e cruz vazada branca, vive até hoje. A Basilica do Rozario lhe leva naturalmente a oração, a procição das velas é maravilhosa e beber um pouco da agua de Lourds faz bem. Lá conhecemos 2 peregrinos que estavam indo para Compostela e já tinha ido para lá inumeras vezes. Pegamos umas informaçoes e fomos.

Nos começamos pelo caminho da plata saindo da França em SanJeam. Lá peguei a credencial do peregrino e tambem me deram uma concha. Dormimos no camping da cidade pois o Albergue já estava lotado.

Já o primeiro dia impressiona. É uma travessia pelos pyrineus chegando em uma hospedaria centenaria. Na missa a noite tem a benção dos peregrinos. Muitos sairam da celebração emocionados.

Fomos até Estela, conhecendo muita gente, rezamos e pensamos na vida. Nesse trecho se passa pela fonte de vinho, por contruções templarias, romanas, plantações de girassol e ja se vive um pouco das providencias divinas.Tivemos a alegria de encontrar Pablito um senhor que vive de ajudar os peregrinos e ele me deu um cajado.

O caminho estava muito traquilo. Tem albergue no maximo a cada 25Km foi quando resolvi ir para o cominho do norte que tem menos estrutura e migramos para Bilbal. Tivemos a sorte grande de encontrar Angel, um senhor que ajuda na estruturação do caminho do norte até Compostela. Ele nos guiou até a saida da cidade que é gigante e com um campo industrial que não para de crescer e destruir as marcas que conduzem os peregrinos(setas e conchas amarela pintadas por ai, e uns azulejoss tambem)

O caminho agora fica mais autentico em todo o percurso só encontramos 6 peregrinos os albergues que muitas vezes não existiam estavam em consideravel distancia e pedir refugio começa a ser normal.

O unico lugar onde realmente nos perdemos foi em uma floresta onde os caminhos se bifurcavam muito mas saimos de lá depois de umas 3h.

Chegamos a Santilhana Del Mar onde um abade nos acolheu e alem de nos mostrar diversos livros antigos e boas historias nos confessou e me deu uma cabaça para o cajado e uma pena de pavao para enfeita-lo. Falou da autenticidade da nossa peregrinação e inspirado nos seus livros fizemos uma modificação no roteiro onde andando por 3 dias passando pelos Picos de Europa de onde se chega a Lebano onde passando pela porta santa que se abre a cada 4 anos se venera a cruz de liebano. Com certesa valeu a pena. Tambem se ganha uma credencial para o caminho de liebano e um papel ao final.

Segimos ate Leons e passamos pela junção dos 3 caminhos ate Compostela. Começa a ter mais vegetação arboria, se encontra os amigos que permaneceram no caminho da plata. E se chega a basilica do Apostolo depois de poucos dias recepcionado pela missa aos peregrinos e o turibalo gigante.

Que viagem linda... foi muito gostoso de ler

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