Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 24, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 24, 2013 (editado) Lima E com Lima terminamos a nossa viagem de 18 dias pelo Peru. Uma das capitais mais limpas e graciosas que já vi. Me impressionei muito mesmo. Para chegar à Lima de Arequipa, pegamos um ônibus noturno leito (bastante confortável) da companhia CIVA, porém, em um horário horrível (20h31) que é perfeito para as pessoas que descem em Nazca ao amanhecer (escolhemos este horário pois não sabíamos o horário que retornaríamos da excursão no Colca). Digo horrível pois acordamos com o pessoal descendo em Nazca e depois disso não conseguimos dormir. E a viagem até Lima parecia eterna (curiosamente, os ônibus no Peru não fazem paradas na estrada) e a paisagem não estava tao encantadora. Ficamos 3 dias em Lima. Escolhemos o albergue Gallery House no bairro de Miraflores, um bairro de classe média bem organizado, limpo, arborizado e lindo (sim, amamos!). Eu diria que esse é o melhor bairro para se hospedar em Lima. Geralmente prefiro e escolho o centro, mas no caso de Lima, acertamos na escolha. Sobre o albergue, também aprovamos. E' um imenso casarão com quartos no piso superior; No andar de baixo, tem uma grande sala de vídeo (com TV, livros e diversos DVDs), uma cozinha bem equipada, um bar super elegante e um quintalzão que só não é melhor pois em Lima não faz sol! Sim, o céu de Lima normalmente é coberta por nuvens, deixando a cidade com aquele aspecto cinza dos dias nublados, mas isso não vai por nada espantar o teu bom humor. Há muito o que ver na cidade e o simples caminhar pelas suas ruas é já bastante agradável. Nosso primeiro dia em Lima foi praticamente nulo. Chegamos na rodoviária por volta das 13hs famintos. Peguei o voucher do hotel e fomos atrás de um taxi (assim como no resto do país, bem barato. O valor da corrida é definida no início). Achei curioso o pessoal do albergue explicar (no voucher) como chegar da rodoviária ou aeroporto ao hostel de táxi, mas depois de alguns minutos dentro dele nòs percebemos o motivo: os taxistas são mais perdidos que os turistas. Dá para acreditar que eu tive que ajudar o taxista? Muitos deles são clandestinos e mal sabem dirigir! Percebi que o nosso estava perdido quando ele começou a passar várias vezes pela mesma rua; E ele nem conseguiu achar o endereço lendo a explicação dada pelo pessoal do albergue. Eu tive que ler, olhar onde estávamos e as ruas que passávamos para conseguir achar o hostel. rsrsrs A noite um colega peruano que meu marido conheceu no RJ nos levou a alguns pontos interessantes em Barranco e Miraflores e nossa noite terminou na melhor praça do mundo: A Praça Kennedy, que está ao lado do parque central de Miraflores. Ok. Posso ter exagerado, mas é um parque com cara de praça, com pequenas muretas, provavelmente aberto 24hs e com uma grande convivência das pessoas; Há locais para se sentar, para deixar a criançada brincando (mesmo a noite), para caminhar, para comprar artesanatos e comidas. E nos pareceu bem seguro. Ali, conhecemos os deliciosos picarones; um tipo de bolinho de chuva embebecido em um melado muito saboroso. Sem contar que ao seu redor há diversos bares, restaurantes, teatros, lojas e livrarias. (Um ótimo local para se hospedar). Mas, o que vimos em Lima? Centro: O centro de Lima é bonito, mas não tao conservado como os outros centros peruanos que visitamos; A praça principal do centro de Lima (Plaza de Armas, claro, mas também conhecida como plaza Mayor) está no coração do centro histórico e, do ponto de vista arquitetônico, uma beleza a parte; Em apenas um ponto, encontramos a catedral, o palácio do governo (conhecido como Palácio Presidencial ou antiga residencia de Pizarro) e a prefeitura. Atrás do Palácio do Governo, há a Puente de Piedra, uma das mais antigas de Lima, que mostra uma área bem degradada de Lima, assim com a sua "marginal". Ainda no centro histórico é possível visitar várias igrejas antigas, museus, teatro municipal, mas o que atraiu muito atenção foi a igreja, convento e museu de São Francisco, símbolo de Lima. A visitação desta igreja colonial e do convento vale muito a pena. Do lado de fora, pombos que oferecem brutas surpresas aos passantes, mas em seu interno, ainda na entrada, encontramos vestígios de azulejos de Sevilha (essa igreja sofreu muito com um terremoto em 1746). Deste ponto, segue-se uma visita guiada (obrigatória - paga-se um valor irrisório para a visitação e estudantes pagam meia) para o museu, passando pelo claustro, pela antiga e imensa biblioteca (estima-se mais de 20.000 títulos), por capelas (tudo cheio de obras de artes) e pela parte mais esperada da visitação: as catacumbas. Um labirinto subterrâneo repleto de ossadas. Pecado que é não é permitido tirar fotos (apesar de alguns tirarem: http://goo.gl/tVil8). Informações sobre horários, preços e visitações: http://www.museocatacumbas.com/ Depois desta visitação, estamos liberados para apreciar a igreja. Não me lembro se era permitido fotografar, mas tenho algumas fotos em meus registros. Mas o que mais me maravilhou foram os tetos, pintados ao bom estilo mourisco. Eu diria que que é bom reservar uma ou duas horas de seu roteiro para apreciá-la. Ainda no centro, deem uma paradinha para comer. Tem uma rua pedonal (estilo calçadão) próxima da Plaza de Armas chamada Pasaje Nicolás de Rivera el viejo com diversos restaurantes charmosinhos. Os preços são bons (uns 30 soles por pessoa) e a qualidade também; mas o mais curioso é o modo como os garçons e garçonetes te arrastarão para seus estabelecimentos. Todos virão em cima de você como urubus (quando passamos não era horário de almoço); Acabamos escolhendo o Tres i Punto (adoramos) pois a garçonete (Alex, meio tímida) não nos pressionou para irmos com ela. Acabamos conversando e descobrimos que ela é uma jovem fotógrafa americana que, para pagar sua viagem, faz bicos nas cidades que fica. Miraflores: Foi o bairro que ficamos e recomendamos. Nossos 3 dias em Lima foi totalmente relax; Fomos atrás de pontos turísticos, mas sem a pretensão (também por causa do tempo) de conhecer tudo. Pensamos mais em caminhar tranquilamente por suas ruas, entrar em supermercados e comer! E fizemos bastante isso em Miraflores. O local é tao bacana que criaram um site para ajudar o turista com o que ver e visitar: http://www.mirafloresperu.com/index.php Lima è uma cidade litorânea e conhecer sua praia è obrigatório. Quem esta acostumado com as praias brasileiras, se entristecerá ao ver aquele barranco de morro que costeiam o mar e, ao olhar o mar, encontrar um chão repleto de pedras. Bom, fomos no inverno, mas nos disseram que essa praia é boa para surfar. Eh curioso pois não é fácil chegar ai em baixo. São poucas as escadas que dão acesso ao mar. Mas se encontrarem, deem uma descidinha e apreciem o mar. (Mais infos: http://www.mirafloresperu.com/turismo-miraflores-lima-peru/playas-peru.php) Se não conseguirem, tudo bem. A parte de cima do barranco vale também muito a pena. Confesso que a cada dois passos, eu e meu marido suspirávamos e dizíamos: "Vamos nos mudar para cá?" risos A "beiramar" limenha está a alguns bons metros acima do nível do mar. Eh muito limpa e cheia de verdes. Com espaço para cooper, ginástica, skate ou simplesmente se sentar com os amigos e jogar conversa fora. Do ponto onde estávamos, percorremos todo o beira mar até chegarmos no Parque del Amor (http://www.mirafloresperu.com/turismo-miraflores-lima-peru/parque-del-amor.php). Um pequeno parque com uma estátua representando os casais apaixonados no centro e vários mosaicos coloridos cheio de frases de poetas peruanos. Infelizmente nossa estadia em Lima foi curta; Dos 3 dias, aproveitamos apenas 2, mas um local delicioso que vale super a pena conhecer (principalmente com a criançada) é o parque das águas. Pagamos 4 soles e visitamos praticamente todas as atrações. O ideal é chegar próximo do fim da tarde pois, além de apreciar o local com a iluminação natural do dia, o parque é lindo com o jogo de iluminação artificial! Mais informações sobre o parque (horários e valores): http://www.parquedelareserva.com.pe/indexEs.html Para retornar ao aeroporto, o pessoal do albergue pediu um taxi e este sim sabia dirigir. Era um carro muito mais confortàvel e de Miraflores até o aeroporto, pagamos 40 soles! E com Lima termino o meu relato de 18 dias no Peru. Espero que tenham gostado e que sirva bastante de ajuda! Editado Abril 24, 2013 por Visitante Citar
Colaboradores Renato Pinto Postado Abril 24, 2013 Colaboradores Postado Abril 24, 2013 Ola Jujuba, adorei acompanhar o seu relato pelo Peru. Adorei o seu relato pelo fato de ter cido objetivo em tudo aquilo que voce escreveu, suas experiências foram relatadas amavelmente. Parabens, e Você ja sabe qual será seu proximo destino? Citar
Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 24, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 24, 2013 Ola Jujuba, adorei acompanhar o seu relato pelo Peru. Adorei o seu relato pelo fato de ter cido objetivo em tudo aquilo que voce escreveu, suas experiências foram relatadas amavelmente. Parabens, e Você ja sabe qual será seu proximo destino? Obrigada Renato! Esse meu relato, infelizmente, è a lembrança de uma viagem que fiz em 2011! Mas a pròxima eu pretendo ser mais objetiva! Pretendo colocar os nomes dos locais que comi, os valores das hospedagens, das excursoes e ect! Neste sàbado me encontrarei com uma amiga para finalizarmos o roteiro. Iremos para Porto Alegre e ali alugaremos um carro (o que està sendo um problema, pois descobri que a maioria nao permite a travessia para outro pais!) e desceremos para o Uruguai e faremos (por enquanto) as tradicionais Punta, Montevideo e Colonia. De Colonia pegaremos o Busquebus para Buenos Aires (que conheci 6 anos atràs e merece uma nova visita ); Depois voltaremos para o Uruguai para subir para POA e là fico na casa de uns amigos, que nos mostrarà a cidade (que ainda nao conheço) e os arredores como Gramado e Canela! Tudo isso em 3 semanas.... para nao ser corrido! Citar
Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 24, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 24, 2013 Gastronomia no Peru Devo ter dito anteriormente que no Peru se come muito bem. A base da alimentacao sao os frutos do mar, com o delìcioso Ceviche e as "trutas a la plancha", mas também de batata (com diversos tipos). Quem nao curte peixe, pode saborar a macia e deliciosa carne de Alpaca Em meu blog criei um link com as fotos dos locais que comemos. Vale a pena dar uma conferida: http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/2013/01/gastronomia-no-peru.html Além de comida, escrevi sobre o que bebemos, desde o chà de coca atè o Pisco Sour. Citar
Membros Fred Moura Postado Abril 24, 2013 Membros Postado Abril 24, 2013 Oi Ju! Você lembra do custo médio de uma refeição na região de Cusco? Citar
Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 25, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 25, 2013 Oi Ju! Você lembra do custo médio de uma refeição na região de Cusco? Olha Fred, se nao me falha a memória, pagávamos aproximadamente 20,00 soles para um prato bem feito em um restaurante médio. Era possìvel encontrar locais que servissem peixe por 12 soles. Os pratos sao individuais, com peixe ou carne (geralmente grandes), batata e alguns legumes e às vezes arroz! Teve um dia que fugimos um pouco da zona turística e achamos um local bem pobrezinho que servia comida aos locais e pagamos 7 soles para o prato principal com sobremesa (mas nao aconselho - rs) Voce vai ficar no El Tuco? Mande um email a ele perguntando a média de preços dos restaurantes (e poste a informacao aqui! ). O primeiro que fomos, na rua Platero, foi indicação deles. Outra coisa, no albergue tem cozinha equipada e no caminho voce passarà por um supermercado. Em alguns momentos, para economizar, nos cozinhamos là! Citar
Membros Fred Moura Postado Abril 26, 2013 Membros Postado Abril 26, 2013 Valeu Ju! Vou passar um email pro El Tuco, ficarei lá, foi o melhor custo-beneficio que encontrei. Citar
Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 26, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 26, 2013 Valeu Ju!Vou passar um email pro El Tuco, ficarei lá, foi o melhor custo-beneficio que encontrei. Ok! Fico aguardando aqui as novas informações! Se voce nao é muito exigente, creio que gostarà do El Tuco! Simples, mas limpo, organizado e tranquilo! Eu tbem fiquei na "Casa Hospedaje Llaqtayay". Eh mais barata (acho que pagamos 16 dolares a diaria do quarto privado), mas nao tinha cozinha e o banheiro era coletivo! Citar
Membros Be_diniz Postado Abril 26, 2013 Membros Postado Abril 26, 2013 Oi Ju, muito legal o relato e sua viagem! Estou programando uma bem parecida, só que não vou para Lima. E já que vc foi ao titicaca nos 2 lados, queria saber qual passeio vc recomenda se tiver que escolher um só: Uros e Taquille ou Isla del Sol? Ou ainda, só Uros x Isla del Sol? (Taquille é indispensável??) Eu tinha programado só Puno-Uros, mas todos sempre falam que no lado boliviano é mais bonito, então fico pensando se compensa as horas de viagem, passar por puno e ir direto para copacabana-isla del sol, ficar um dia lá e voltar para Arequipa ou Cusco. O passeio de Uros me parece bem montado mesmo, por mim eu nem iria, é minha amiga que quer muito conhecer o Titicaca. Vale a pena atravessar a fronteira e conhecer pelo lado boliviano? Considerando que temos só 13 dias de viagem para Cusco, MP, Arequipa, tudo de ônibus saindo do Acre. Citar
Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 28, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 28, 2013 Oi Ju, muito legal o relato e sua viagem! Estou programando uma bem parecida, só que não vou para Lima. E já que vc foi ao titicaca nos 2 lados, queria saber qual passeio vc recomenda se tiver que escolher um só: Uros e Taquille ou Isla del Sol? Ou ainda, só Uros x Isla del Sol? (Taquille é indispensável??) Eu tinha programado só Puno-Uros, mas todos sempre falam que no lado boliviano é mais bonito, então fico pensando se compensa as horas de viagem, passar por puno e ir direto para copacabana-isla del sol, ficar um dia lá e voltar para Arequipa ou Cusco. O passeio de Uros me parece bem montado mesmo, por mim eu nem iria, é minha amiga que quer muito conhecer o Titicaca. Vale a pena atravessar a fronteira e conhecer pelo lado boliviano? Considerando que temos só 13 dias de viagem para Cusco, MP, Arequipa, tudo de ônibus saindo do Acre. Olà Be_diniz, sou suspeita em te aconselhar algo. Eu gostei muito mais da Isla del Sol, apesar de nao ter feito nada nela! A ilha é bem tranquila, mas o azul do lado boliviano me pareceu ser muito melhor e mais bonito do que do lado peruano. O problema è a viagem. Para nòs foi muito cansativa e praticamente um dia morto! Chegamos bastante cansados e o sol jà estava se pondo. Apesar de ser mais bonito, talvez nao seja ideal vcs perderem 1 dia de viagem. Pense que você levarà um dia para ir e depois um dia para voltar! Aproveitarà a ilha no fim da tarde do 1° dia e na manha do 2° dia! Claro que, é um sacrifício que vale a pena! Quanto ao lado peruano, eu achei mais interessante Taquile. Nao tem nada para se fazer em Uros. Em Taquile, se voces pegarem excursao, terà uma boa refeiçao e poderà caminhar pela ilha (o que nao é possível fazer em Uros). Porém, a maioria das excursoes faz as 2 ilhas em 1 dia! Voce irà fazer o Vale do Colca ou apenas Arequipa? Se tiver mais duvidas, è sò perguntar! Citar
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