Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 5, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 5, 2013 Essa truta andina com arroz e batata, deve ser magnífica! Deu até água na boca só de imaginar... Edu, eu nao consigo imaginar alguém passando fome no Peru! Tudo ali è uma delícia! Fiz um post no blog sobre o que comemos em nossa viagem e postei fotos. Tudo muito simples, mas saboroso e bem feito! http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/2013/01/gastronomia-no-peru.html Estou arrumando as fotos para colocar no post! Parabéns pelo seu relato, otima contribuição para o grupo! Parabéns pele relato riquíssimo de informações, as quais serão de grande validade para a minha viagem em junho.Marcos Laura Patricia e Marcos, valeu pelos parabéns! Estou um pouco atarefada, mas em breve dou sequencia ao meu relato. Marcos, se precisar de alguma ajuda, pode me escrever! Citar
Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 8, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 8, 2013 (editado) Ilhas flutuantes de Uros Depois da Ilha do sol, retornamos para o Peru e chegamos em Puno no fim da noite. Ficamos em um hotel\albergue, o Marlon's, bem central, limpo e barato. Apesar de chegarmos tarde, eles nos auxiliaram a fechar um pacote de excursão para as ilhas que ocorreria na manhã seguinte! O café da manha parecia ser muito bom; mas como estávamos cansados, acordamos em cima da hora e engolimos rápido um pão e suco! O taxi apareceu logo cedo para nos levar até o porto (a cidade de Puno é feia); Ali, várias embarcações esperavam turistas para os passeios pelo Titicaca. Queríamos o passeio de 2 dias (com Uros, Taquile e Amantanì) no qual dormiríamos em um alojamento típico da ilha; mas acabamos ficando com o pacote de 1 dia inteiro para Uros e Taquile. Bom, o guia começa a explicar em espanhol e em inglês o que veremos e nos conta a história da ilha, do povo e do que veremos; Em pouco menos de 1 hora chegamos à Uros; E' bem interessante ver de cima as diversas ilhas flutuantes; Víamos ilhas distantes e sem embarcações, e outras ilhas com pessoas acenando para que fossemos até lá!; O próprio guia comentou que em Uros algumas "tribos" (talvez as genuínas) não queriam saber da agitação dos turistas; Depois de passar por algumas ilhas, o barco parou em uma no qual haviam "moradores" nos esperando. Descemos com a intenção de conhecer a ilha; mas não! Nos obrigaram a sentar em uma trouxinha de cobertores e na sequência começamos a ver um teatrinho no qual o guia da excursão narrava o que eles "mimicavam". Ok! Interessante! Não somos tao mau humorados assim. Eles explicam o que é a totora, como a ilha e as habitações são feitas e etc; Até ai, fantástico! Mas o teatrinho começou a me parecer mais encenação do que demostração da vida real; o jovem começou a dizer que caçava a comida que eles comiam (o guia mostrou uma "ave" morta) e que pai, mãe e filho adolescentes dormiam agarradinhos e felizes na casa feito de totora (faltou somente unirem indicador e polegar simbolizando um coração). Acabou o teatrinho, pensamos: vamos circular, olhar a casa, a ilha.... neste exato momento uma mão nos agarra e nos puxa! Olhei em volta: todo mundo estava sendo puxado para o barco de tutora que acabara de estacionar em frente à ilha; alguns entraram, outros não; percebi que eles estavam empurrando a galera para um passeio que custava U$ 10! Sim, em dólar; e não havia nenhum aviso sobre o pagamento (um brasileiro que conhecemos neste dia acabou entrando na farra e negou o pagamento!). O mais engraçado: eles nos empurravam ao som de "Vamos a la playa....o o o o o" ! Bom, quis entrar nas casas, para ver como era a moradia (não conseguimos fotografar direto; o ambiente era pequeno demais para uma foto mais ampla), mas era possível ver que aquelas casinhas eram apenas barracas quase vazias; Muito estranho uma família habitar ali; Haviam apenas algumas peças de roupas penduradas nas "paredes"; Enquanto observávamos e fazíamos fotos, novamente uma mão nos puxa e desta vez nos obriga a comprar produtos artesanais; alguns são bastante interessantes e bem turísticos; miniatura de casa e de barcos feitos com totora; brincos e colares; peças de roupas como gorro e echarpe; tudo colorido e com a cara do Peru, mas com preços irreais e em dólar! Primeiro você fica sem jeito; comovido. Vê os preços e pensa: Puta merda! Não vou pagar 25 dólares em um barco de tutora; mas a insistência é tanta que você acaba procurando o que tem de mais barato para fugir da pressão dos "nativos". Comprei um pingente de madeira pintado com um cordão bem vagabundo; Não me lembro o preço, mas era o mais em conta; Meu marido escolheu uma capa para almofada com um bordado de Pachamama que, em menos de 1 minutos, mudou de 20 dólares para 20 soles! Compramos e saímos de lá! A ilha perdeu a graça! Depois dessa, sentei com meu marido enquanto o barco de totora não retornava com os outros integrantes; enquanto observávamos a ilha, começamos a pensar na situação pitoresca que vivenciamos em menos de 30 minutos! E começamos a rir! Os caras nos envolve de uma tal maneira que não temos nem mesmo tempo de reação! E' tudo muito ligeiro! Demorou para "cair a ficha". Puxa, os caras dizem que vivem na ilha; caçam a própria comida; fazem a própria roupa e precisam vender suas quinquilharias em dólar??? E sentados, vimos a tremenda enganação que os caras fazem em cima dos turistas! Em MP conhecemos um rapaz que se orgulhava de ter comprado pela bagatela de 20 dólares o tal barquinho de totora; E no caminho do vale do Colca vimos a mesma capa de almofada por 10 pesos! Poderíamos ter comprado o par! Apesar das criticas, vale muito a pena conhecer a ilha! Mas sempre com cautela e uma atenção! Editado Abril 21, 2013 por Visitante Citar
Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 21, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 21, 2013 (editado) Taquile Ainda na mesma excursão que contratamos no albergue em Puno, saímos da ilha flutuante de Uros e seguimos para a ilha Taquile; distante mais o menos uma hora de Uros e 45km de Puno; Fomos para lá para comer bem e respirar um ar puro em seus 3950m de altitude e apreciar outro ponto do lago Titicaca! Do porto até a vila devemos fazer uma boa caminhada; atravessamos um portal e começamos a trilha em subida! Super cansativo, mas nada punk em comparação à Isla del Sol. Até porque, não são escadas! E aqui não estávamos com bagagens. Como estávamos com o grupo, o seguimos até o local onde almoçaríamos; era casa de moradores, que nos aguardavam. Antes do almoço, nos apresentaram uma dança típica e o guia nos mostrou alguns costumes dos habitantes; Um, talvez o mais interessante, tem a ver com os gorros que cada um usa; Agora não me recordo, mas os solteiros utilizam um tipo de gorro diferente do gorro dos casados; e, se não estou delirando, o gorro é o "anel de diamante" das "taquilenhas"! Depois da apresentação; a refeição! A nossa estava inclusa no pacote; mas a maioria (que havia pagado a mesma coisa que nós), tiveram que pagar um extra de 20 soles!!!! Como entrada, uma sopa de quinua ma-ra-vi-lho-sa! E depois, o prato principal: uma truta gigantesca, com batatas e salada! Foi suficiente para poder caminhar pela ilha, observar a paisagem do lago e esperar a partida para o barco! Não lembro o dia que fomos, mas eles estavam festejando algo (como passamos pelo dia de Pachamama em Cusco e Copacabana, deve ser algo do gênero!) e na praça principal os taquilenhos estavam dançando um tipo de quadrilha, com roupas bastante coloridas e uma grande animação! Ficamos por ali uns 15 minutos até o guia apontar o caminho de volta! Desta vez descida, bem mais fácil (risos) e menos cansados, conseguimos apreciar melhor a paisagem! O passeio em si é bem bacana, principalmente se você curte lindas paisagens; Minha dica: Antes de fechar pacote com agencias, veja o que elas oferecem e seus preços; Liguem também para o Marlon's Turismo. Pagamos barato e o nosso valor incluía a refeição! Editado Abril 21, 2013 por Visitante Citar
Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 21, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 21, 2013 Arequipa A cidade de Arequipa, conhecida como cidade branca, foi uma das grandes surpresas de nossa viagem; Situada no sul do Peru, a 2300 metros de altitude, é a 2° cidade mais populosa do país (cerca 841 mil habitantes) e está localizada uma área de oásis num vale de montanhas desérticas da cordilheira dos Andes, rodeada por vários picos e vulcões. Partimos de Puno à noite (por volta das 10hs) e chegamos em Arequipa muito cedo; Não sei se comentei sobre os ônibus do Peru, mas, apesar de caro, vale a pena comprar um assento executivo ou leito; A maioria dos ônibus são de 2 andares e o andar convencional é bastante ruim (e fedido). Acredito que as pessoas transportem animais para ter aquele cheiro peculiar; O trajeto de Puno à Arequipa não é fácil; são diversas curvas em descida e se você não consegue dormir em ônibus como eu, você irá sofrer! A rodoviária de Arequipa estava lotada mesmo na madrugada; Pegamos um taxi até o Marlon's de Arequipa mas, para a nossa surpresa, tocamos a campanhia e ninguém nos atendeu; Não me lembro o horário que chegamos, mas a cidade ainda estava amanhecendo; o céu ainda estava escuro e nós estávamos cansados; Depois de uma longa tentativa, vimos mais abaixo uns mochileiros saindo de algo que parecia albergue e era: encontramos um quarto privado e ali ficamos. O tal hostel que nos abrigou no meio da madrugada (Home sweet home) é bem simples; o quarto que conseguimos era com banheiro coletivo, mas não tivemos grandes problemas por causa disso; o café da manha não é farto, mas era gostoso e nos presenteia com uma vista maravilhosa do vulcão Misti. Com o pessoal do albergue conseguimos também um preço super interessante para a excursão no Vale do Colca (próximo post) além de serviço de lavanderia. A cidade é linda, apesar da fila de carros feios em um transito caótico (que dá medo!). Como disse, Arequipa é conhecida como "cidade branca". Ao ler isso, ficamos curiosos! Mas diferente do pensamento racista que possa surgir, a cidade é branca por causa da grande quantidade de sílica (pedra de origem vulcânica e de cor branca) encontrada nos vulcões que cercam as paredes da cidade. Desta forma, a maioria das construções da cidade é feita deste material. Claro que, é visível a diferença da raça na cidade; não encontramos por aqui as famosas peruanas com roupas coloridas, tranças em seus longos cabelos e um filho sendo carregado nas costas e nem mesmo crianças pedindo dinheiro na rua (pelo menos não vimos). A vida aqui é de cidade grande! Para o turista, o ponto de partida é a Plaza de Armas, que está no coração de Arequipa; uma praça imensa, bem cuidada, cheia de árvores e arbustos bem podados; Ao seu redor existem inúmeras lojas, restaurantes e supermercados dentro da galeria que também circunda a praça (detalhe na foto à esquerda); esta típica construção européia me encanta; E' possível circular pelas lojas (no térreo e primeiro andar) sem se molhar, em caso de chuva! Adoro! Um dos lados da praça é enfeitado pela bellíssima Catedral de las Companias. A igreja é o edifício neoclássico mais importante do Peru e considerada um dos primeiros monumentos religiosos do século XVII na cidade. A igreja foi reconstruída em Sílica no ano de 1844 pelo arquiteto Lucas Poblete após ser destruída por um incêndio. Em 2001 ela foi danificada por um terremoto e teve suas torres bastante danificada. A visitação da igreja é possível apenas com guia (existem vários jovens autorizados a entrar na igreja junto aos turistas e o valor é bem barato) para evitar baderna e principalmente a organização na sala das relíquias. No final do passeio, uma visita ao topo da igreja que nos permite uma vista maravilhosa da cidade, do vulcão Misti e da praça de Armas. Outro local bem interessante é o Museo Santuarios Andinos, a casa da jovem múmia de mais de 500 anos chamada Joanita. O valor da entrada não é caro e aceita a nossa carteirinha da faculdade. Antes da visitação, o museu aguarda a formação de grupos de pessoas para a apresentação de um vídeo que explica como encontraram a Juanita e o que eles acreditam que tenho ocorrido com ela. Na sequência, vários guias separam esse grande grupo em pequenos grupos (a divisão vai pelo idioma do guia) e este nos conduz às salas do museu. Vale bastante a pena. Um local bastante turístico que acabamos não indo é o Convento de Santa Catalina. Não me pergunte o motivo pois não me lembro de verdade; não sei se foi falta de tempo, se estava fechado ou fila muito grande. Não sei mesmo. De resto, tentamos curtir um pouco a cidade; beber e comer em locais típicos, Citar
Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 21, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 21, 2013 (editado) Vale del Colca Parada obrigatória para quem vai à Arequipa é o Vale do Colca, região desértica e montanhosa que abriga o maior canyon das Américas, duas vezes mais profundo que o Grand Canyon Para conhece-lo basta procurar uma das várias agencias de turismo em Arequipa (ou pedir informação no hotel\hostel) e escolher um dos vários pacotes oferecidos. Tem gente que prefere fazer por conta, pegar um ônibus ou alugar um carro; No site dos mochileiros e do Tripadvisor há algumas boas informações a respeito. Como não achei tao simples e fácil assim, contratamos um pacote bem econômico com o pessoal do hostel Home Sweet Home e fomos. Escolhemos o passeio que faz Arequipa - Chivay - Cruz de los Condores em 1N e 2D. Qual pacote econômico escolher? de 1 ou 2 dias? Hoje eu diria que o de 1 dia pode ser ideal, mas eu não o fiz e não sei quem o fez; A diferença, creio eu, é que o pacote de um dia a viagem será mais rápida e cansativa, pois não irá parar em Chivay (nada especial). O restante, creio que seja igual! A nossa excursão começou às 8h. A agência de turismo nos pegou no hotel com uma van e a guia (uma peruana muito simpática) começou a nos explicar todo o trajeto e as coisas que veríamos nos 2 dias; Fizemos 4 paradas antes de chegar em Chivay; 1) ainda em Arequipa para comprarmos balas de coca e agua; 2) no meio do caminho para um chá de coca (ou de uma outra erva que não me lembro o nome) e banheiro; 3) Em um local que havia um paredão de gelo de um lado e um vale de vulcões desativados 4) E por fim, a parada mais esperada, o mirador de la cordillera volcanica, também conhecido como Vale de los Volcones, que nos dá a possibilidade de apreciar distantemente os vulcoes Misti, Ampato, Chachani e Sabancayo. O local está na parte mais alta da viagem, a quase 5000m de altitude; Já havíamos passado por grandes altitudes e (aparentemente) estávamos aclimatados, mas mesmo assim sentimos um pouco mal mesmo dentro da van. Além do mirador, o local nos presenteia com uma belíssima paisagem da estrada e das diversas apachetas, que são montes de pedras, uma em cima da outra, no qual o peruano faz homenagem a PachaMama, para os proteger na viagem Após o mirador, a próxima parada é em Chivay, para o almoço. A Van para em uma rua erma com vários restaurantes para turistas; Todos aguardando os grupos de excursão (valor não incluso). O almoço, em estilo buffet, não é ruim e nos custou aproximadamente 30 soles (cada). Assim que o grupo termina o almoço, nos hospedamos e a guia fez um rápido e breve tour pela cidade. Percebemos que ela fez apenas porque eu, meu marido e mais 3 peruanos quiseram. O restante ficou esperando (ansiosos) no hotel para uma tal terma (que, ao descobrirmos que era um lago aberto e possivelmente sujo, decidimos não ir). O pacote dizia incluir apresentação típica. Bom, se isso é o que te fará escolher o pacote de 2 dias, repense! A tal dança típica nada mais é que moradores vestidos a caráter para um baile em um restaurante que a excursão te levará (e que você deverá pagar!). Resumindo: nesse primeiro dia nós fomos até Chivay, almoçamos e jantamos nos restaurantes escolhidos por eles (e sem preço promocional), fizemos um passeio pela cidade e dormimos muito (tarde e noite) O segundo dia é o que conta. Acordamos relativamente cedo para o café da manhã e a excursão saiu do hotel por volta das 7h. Pensei que seguiríamos direto para o Vale do Colca e Cruz del Condor, mas eles pararam em várias cidadelas, mostrando igrejas e explicando um pouco da cultura local (o que, de certa forma, me irritou. Poderíamos ter parado na volta). Por fim, chegamos no Mirador "Cruz del Condor" às 9h30! Parece que é esse o horário que os pássaros começam a sobrevoar. O problema é que já estava lotado de turistas! Marcamos horário para o retorno e tentamos achar um localzinho para ficar. O mirador, por si só, é lindo! Nos mostra uma breve, mas linda noção do Canyon do Colca. Por sorte, o dia programado estava lindo e conseguimos (mesmo com uma câmera compacta) tirar lindas fotos. Os condores desta região são imensos e, com as asas abertas, podem chegar a uma vergatura de 3 metros. Infelizmente eles são tímidos e nem sempre se exibem para nós. Acho que ficamos apenas uma hora aqui; Na sequência, tivemos várias paradas até o retorno (inclusive uma segunda parada no Vale de los Volcones), um almoço no meio do caminho e muita paisagem linda a ser fotografada. Paa ver mais fotos,http://osamigosdemochila.blogspot.com.br/2013/01/vale-del-colca.html) Editado Abril 21, 2013 por Visitante Citar
Membros Claudio Antonio Postado Abril 21, 2013 Membros Postado Abril 21, 2013 Oi Jujuba Que maravilha de relato. Cada foto que eu vi me reportei aos lugares que também estive. Um abraço Claudio Citar
Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 21, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 21, 2013 Oi JujubaQue maravilha de relato. Cada foto que eu vi me reportei aos lugares que também estive. Um abraço Claudio Que bom que gostou Claudio! Postei agora as fotos do Vale do Colca. Para mim, as melhores! Depois me diga se voce concorda! Citar
Membros GIACOME Postado Abril 21, 2013 Membros Postado Abril 21, 2013 Juliana, parabéns pelo relato, muito elucidativo; vou ao Peru agora em Julho e suas informações foram de grande valia; abraços Citar
Colaboradores Turistando.in (Juliana) Postado Abril 22, 2013 Autor Colaboradores Postado Abril 22, 2013 Juliana, parabéns pelo relato, muito elucidativo; vou ao Peru agora em Julho e suas informações foram de grande valia; abraços Obrigada GIACOME! Se eu puder te ajudar com alguma informaçao, é sò perguntar! Citar
Colaboradores Edu Alves Postado Abril 23, 2013 Colaboradores Postado Abril 23, 2013 Muito bom, muito completo o seu relato, com toda certeza ajudará muitos mochileiros que vão para o Peru e Bolívia, como eu. Parabéns Jujuba pelo relato e dedicação! Citar
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