Ir para conteúdo

Cidade del Este

bettyy

Posts Recomendados

• Membros
Pessoal, me tirem uma dúvida: é sobre o lance da aduana... por exemplo, o que eu entendi até aqui, lendo esse tópico desde o começo é que:

- se eu comprar menos que os US$ 300 da cota, eu tenho que declarar, mas não pago imposto;

- se eu comrpar mais que os US$ 300, eu declaro e pago imposto de 50% sobre o qu exceder a cota;

Correto?

Supondo que eu esteja correto, vamos à seguinte suposição: caso eu compre mais que os 300 dólares da cota e resolva "passar batido" sem declarar, mas por um azar eu seja paradopor um agente... pelo fato de eu não ter declarado voluntariamente o que eu comprei eu perco todas as minhas compras? Ou apenas serei "forçado" a declarar tudo e pagar o imposto, seguindo meu caminho normalmente logo depois???

Em que situação eu perco tudo???

Outra coisa: é mais vantagem trocar reais por dólar em CDE mesmo ou tanto faz trocar aqui em minha cidade ou lá???

Valeu!

O que me disseram quando estive lá em janeiro de 2010 é a opção 2, ou seja, te obrigam a pagar mas você leva. Em compensação, se te pegarem no aeroporto sem a DBA carimbada, você dança. Ambas as informações foram "de boca", OK?

- Troque dólares lá: Você sempre ganha uns centavos de vantagem, e isso dependendo da quantidade pode fazer uma boa diferença.

- Travessia da ponte: É indiferente. Pode ser de ônibus, a pé, moto taxí... A pé é rápido, pois frequentemente tem congestionamento, mas dependendo do horário pode ser perigoso (pouca iluminação, a ponte é estreita). De ônibus o fiscal entra e da uma olhada por cima nas coisas de todos. Sacolas maiores ele manda abrir, se achar um eletronico sequer manda descer e declarar. Moto taxi atravessa tranquilo e as chances de ser parado são bem pequenas.

- Compras: Vá com sua lista pronta e vá nas lojas já recomendadas aqui. Não tem mistério. Dica: Não fale com vendedores de rua!!! Um "não, obrigado" já pode ser motivo pro cara te seguir quadras e mais quadras incomodando. Diga apenas NÃO e nem olhe mto para o que ele tiver oferecendo.

- Lojas: Shoping Del Este, bem na entrada é bom mas um pouco caro. Nave, Monalisa, Macedonia são equivalentes. Todas boas, se tiver tempo faça uma pesquisa antes da compra. Casa china é ótima. tem muita coisa. Mega, Dien, Master 10, Compubras... Todas boas tbm. pesquise e encontre o melhor preço. se for em lojas menores ou camelos peça desconto, muito desconto. Eles costumam colocar o preço das coisas lá em cima, pra ver se tem sucesso, se tu não cai na deles o valor vai caindo. chore bastante que dá resultado.

- Duty Free: Nada de mais. um pouco mais caro que as lojas paraguaias, mas muito mais tranquilo para comprar. É como um shopping de qualquer grande capital do país. tem degustações de vodkas, cervejas, whiskies... É bom, mas é mais caro.

Onde trocou seus dólares? Eu e o nomesemuso estamos doidos atrás dessa informação... a diferença é de mais ou menos quanto?

Uma outra dúvida: o valor do imposto excedente em reais é calculado a partir de que taxa de câmbio? Por exemplo, se tenho que pagar US$100 de imposto, pagaria R$162 (dólar comercial) ou R$175 (dólar turismo)?

De resto, minhas experiências em janeiro de 2010 batem quase 100% com as suas. Só discordo do "travessia da ponte tanto faz". Para marinheiros de primeira viagem, pessoas impressionáveis e quem não gosta de andar, a travessia a pé ou moto-taxi é caos total. O teste é muito simples: se você mora em uma cidade média/grande e acha o comércio popular dela uma bagunça, pegue uma van/taxi, porque o comércio de CDE é mais caótico e qualquer refresco é válido. Se tem espírito aventureiro, é mochileiro de verdade, tanto faz mesmo. ::otemo:: E acrescento sobre o Duty Free de Puerto Iguazu: eletrônicos lá quase sempre não compensam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 730
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros

Para os que estão pensando em comprar eletrônicos voltando de avião e resolvem "arriscar" em relação a cota de US$300, achei umas histórias de horror bem recentes em um forum sobre direito tributário. Você até consegue passar na ponte sem susto, mas o raio-x no aeroporto é mortal. Para quem, como eu, pretende comprar peças de informática em maior quantidade, a parada no posto da RF na ponte da amizade é obrigatória! Melhor pagar o imposto do que perder tudo... e dependendo das peças, mesmo com o imposto acaba valendo a pena. E o pente fino no aeroporto só deve aumentar, por notícias como essa abaixo.

Fonte: http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/05/sacoleiros-tem-nova-estrategia-para-viajar-com-mercadorias-do-paraguai.html

Link para o comentário

• Membros de Honra

Pra galera que pediu dicas de cotação, resultado da minha pesquisa parcial até o momento:

tirada de um depoimento de um user num forum na net, acho que foi no hardmob:

Primeiramente, vc vai pegar um onibus que te leve pro paraguai. Caso esteja mesmo no 3 fronteiras vc vai pegar o onibus na frente do McDonalds subindo a rua. Daí qdo atravessar a ponte vc já desce na primeira parada. É onde todo mundo desce. De cara vc vai ver um prédio bem alto do lado direito escrito SAX (1). É uma galeria grande onde tem o melhor lugar pra vc trocar o câmbio, o que é sempre bom pois comprando em real vc sempre paga mais caro. A casa de câmbio fica nesse prédio pretão da SAX. Entrou nele pegou a esquerda vc já vai ver uma casa com um carequinha armado com uma 12 esperando alguém se meter a gaiato pra cima da casa. Trocou o câmbio vc pode subir pra olhar essa galeria da SAX. É bem arrumada e tem muita coisa interessante de roupa e bebidas. Eu não comprei nada por lá pq tava em reforma mas agora deve tá bem melhor.

E a dica da Káren, user daqui do forum, no tópico de Puerto Iguazú:

Marcos.

Eu sempre compro em CDE com reais, sempre mesmo. Pense: vc tem teu real, vai lá e troca por dólar a câmbio de em média. O melhor site para verificar a cotação do dia é o: Dolar hoy, clique aqui. Neste site vc inclusive tem várias agências, que tem casa de câmbio em Puerto Iguazu. Tem a cotação do dia de cada casa. Difícil é te indicar; vai nessa. Vai que te "meto numa fira" ::lol4::

Quem puder enriquecer as dicas, continuo agradecendo.

Link para o comentário

• Membros

Pessoal, voltei de lá na segunda..

Compensa mais vc levar o dinheiro em REAL e trocar por Dólar nas casas de cambio em CDL ..

Quando vc entra em Cdl a esquerda tem uma casa de cambio muito boa..

Troquei o dólar por 1.68 ..

E as lojas de la se vc comprar com real estava com a cotação de 1,74 à 1,78.

Geralmente as casas de cambio em CDL troca na mesma cotação do turismo daqui,

Só que não cobra nenhuma taxa.

Se vc trocar o dólar no BRASIL, geralmente as casas de cambio cobram uns 5 centavos a mais

que a cotação do turismo do dia, + IOF, e algumas ainda cobram taxa pra troca..

Por isso Trocar o dólar Em CDL compensa mais!

Salve se vc for comprar na monalisa( La tem 10% de desconto e passa cartão sem cobrar os 10%)

Quando vc passa no cartao, vem a cotação do dolar comercial (1,62)

No duty free tb pode ser passado o cartão de credito..

Espero ter ajudado!

=D

Link para o comentário

• Membros
Pessoal, voltei de lá na segunda..

Compensa mais vc levar o dinheiro em REAL e trocar por Dólar nas casas de cambio em CDL ..

Quando vc entra em Cdl a esquerda tem uma casa de cambio muito boa..

Troquei o dólar por 1.68 ..

E as lojas de la se vc comprar com real estava com a cotação de 1,74 à 1,78.

Geralmente as casas de cambio em CDL troca na mesma cotação do turismo daqui,

Só que não cobra nenhuma taxa.

Se vc trocar o dólar no BRASIL, geralmente as casas de cambio cobram uns 5 centavos a mais

que a cotação do turismo do dia, + IOF, e algumas ainda cobram taxa pra troca..

Por isso Trocar o dólar Em CDL compensa mais!

Salve se vc for comprar na monalisa( La tem 10% de desconto e passa cartão sem cobrar os 10%)

Quando vc passa no cartao, vem a cotação do dolar comercial (1,62)

No duty free tb pode ser passado o cartão de credito..

Espero ter ajudado!

=D

Opa, valeu muito seu relato! Tem alguma casa de câmbio para recomendar? Essa do cartão na Monalisa é uma dica ótima... sabe se vale o mesmo raciocínio pro cartão de débito?

Só tem uns detalhes sobre cartão de crédito internacional, não são todos os bancos que operam com cotação do dolar comercial, então fiquem atentos. O melhor de todos é o Itaú, mas no link abaixo tem os detalhes de outros bancos. Advirto: o Santander e Bradesco/AMEX usam dolar turismo ou muito perto disso! ::vapapu::

http://www.bankreview.com.br/taxas-usd-cartao-credito/

Outro problema é o IOF de 6,38% válido desde Março. Para compras pequenas em um cartão como o do Itaú, com cotação favorável, é tranquilo, mas se for comprar algo caro é osso! Tem umas dicas legais nos links abaixo:

http://www.valoresreais.com/2011/04/03/bb-bradesco-itau-e-santander-qual-banco-oferece-a-melhor-cotacao-para-saque-internacional-no-cartao-de-debito/

http://www.viajenaviagem.com/2011/03/iof-o-que-muda-para-o-viajante/

Link para o comentário

• Membros

As casas que troquei dólares sinceramente não lembro. No primeiro dia fui numa casa de câmbio que é mais ou menos o seguinte: Depois de passar a ponto entra na primeira rua a esquerda, a casa fica na segunda quadra dessa rua. Tem um letreiro vermelho que indica o valor. Troquei por 1,65 (1 mês atrás) e no outro dia troquei no Cambios Alberdi, por 1,66.

Se você for meio cagão vá de taxi. É mais tranquilo, mas não esqueça de negociar o valor. Sempre sai um descontinho.

Se tiver por curtir a banda vá a pé mesmo, desde que não seja nos horários onde há pouco movimento, e ai pode ser perigoso.

Não tente "dar de malandro" com os caras da receita. Eles estão ali a anos e já viram todo tipo de tentativa de golpe. Sabem quando você ta falando a verdade antes de você abrir a boca.

Link para o comentário

• Membros

Patrese-X,

Quanto ao cartão de débito não sei dizer...

Sempre quando eu vou eu troco na 1º casa de cambio,

Logo quando vc passa pela aduana do Paraguai, é só vc olhar a esquerda,

Acho que é ''Maxxi Cambios'' ( Não tenho certeza)

Eu sei que tem uma paraguaia linda lá! kkkkkkkkkk ..

A caminho da monalisa tem uma casa de cambio mto boa tb..

Em CDL tem várias casas de câmbio,e geralmente trabalham com a mesma cotação..

Tirando os tiozinhos que ficam na rua querendo trocar, tem várias lojas de cambio boa lá!

Só fica ligado quanto as notas,

Nunca tive problema de pegar notas falsas, mas é sempre bom ficar ligado né!!!

A Fiscalização lá ta bem tranquila..

Tirando no Sabado, que tinha a receita, policia federal,força nacional e os agentes da aduana fiscalizando ..

Na sexta e no domingo tava bem tranquilo, tanto na aduana e pra fazer as compras!

Agora sabado é tenso!

Abraço!

Link para o comentário

• Membros
Valeu pelas dicas. Outra coisa importante que li, é que não aceitam notas de dólar séries "CB" e "D", ou algo parecido ... anotei aqui no pc, depois leio, mas alguém no tópico fala a respeito.

É isso mesmo... tem até isso escrito nas dicas daquele site "Compras no Paraguai".

E valeu pelas dicas, Diego! Sobre fiscalização, o que eu tenho lido é que a ponte está como sempre foi, sem maiores problemas se você for turista. O aeroporto é que anda tenso. Li vários relatos de que retiveram XBOX 360+Kinect de turista sem DBA, por exemplo. Como passa dos US$300, a RF tem todo direito de fazer isso e o turista estava errado de não ter pedido o documento e pago os impostos, não discuto isso de maneira alguma. Só menciono como registro de que essa coisa de "a RF faz vista grossa para turista" não é completamente verdade no aeroporto. E se você for pego lá, já era, é apreensão mesmo. ::toma::

Link para o comentário

• Membros

Pessoal, me tira uma dúvida: já li o tópico todo e ainda estou um pouco confuso com algumas coisas... por exemplo, na página anterior eu perguntei se eu passar sem delcarar voluntariamente e for abordado pela Receita, eu pago os impostos e levo minha mercadoria... ou seja, não rola apreensão. O amigo Patrese respondeu dizendo que sim. Ok, depois lendo aqui vi que se eu qusier dar uma de joão-sem-braço e passar sem declarar, posso ser pego no aeroporto e aí sim, posso perder tudo se não tiver com a DBA.

Agora, vejam o seguinte: já li em algum lugar que roupas, perfumes, 1 aparelho de celular, 1 máq. fotográfica, maquiagens, tênis, etc, não precisam ser declarados, ou seja, são isentos (desde que não caracterizem futura comecialização)... procede??? Tipo, como eu pretendo ir em CDE apenas uma vez, eu posso comprar por exemplo, 1 celular, roupas e perfumes, e mais alguns aparelhos eletrônicos não isentos, tipo som de carro, video-game, etc. Nesse caso eu declaro os não isentos e posso deixar as roupas e perfumes na mochila e não mostrar???

Ainda estou confuso com essas regras!!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...