Ir para conteúdo

Cidade del Este

bettyy

Posts Recomendados

• Respostas 730
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros

Olá amigos.

Senti-me na “obrigação” de deixar meu relato sobre a viagem à Foz. Digo obrigação porque recebi muita ajuda do sérgio e de outros membros nesse forum.

A primeira coisa que aprendi é que quanto mais se pesquisa, mas confuso se pode ficar.

Não costumava fazer este tipo de pesquisa sobre os locais que vou conhecer, mas como essa era uma viagem diferente, três países em três dias, achei que seria útil. Realmente foi, mas o excesso de informação acabou me deixando confuso em várias situações.

Fomos em um grupo de 15 pessoas, (muita gente acabou alterando todos os nossos planos e roteiros). Nos concentramos então nas visitas ao Paraguai e as Cataratas Brasileiras. Deixando assim uma brecha para voltar o mais rápido possível – Cataratas Argentinas.

Concentro então aqui minhas dicas no Paraguai, porque o resto foi tudo excelente, e pesquisando aqui nesse mesmo site, vai achar relatos que vão te deixar 100% informado sobre as Cataratas e Puerto Iguazu

Já no primeiro dia fomos ao Paraguai. Li várias versões sobre como atravessar, quais lojas comprar e como pagar. Vou resumir aqui o que fiz de certo (depois de alguns erros), e que pode te ajudar.

A travessia:

Vá cedo, saia do hotel até as 6h30 e assim não perde mais de uma hora na travessia da ponte. A travessia a pé é bem tranqüila, mas é bom poupar suas forças, vai ter muito o que andar quando chegar ao Paraguai. Optamos mesmo por alugar uma van. A motorista que nos acompanhou, foi super prestativa e pontual. ( Kacia Mozer – telefones 045 8819-4229 e 9119-9788. Pode dizer que foi indicação do Rodrigo de Brasília, quem sabe tem um desconto. Rsrsrs.) Cobrou R$ 20,00 por pessoa para ida e volta. Nos pegou no hotel e nos deixou novamente no final do dia, ou na hora marcada. Ficamos com ela durante toda nossa estada em Foz e foi a melhor opção sem sombra de dúvidas. A volta com a van na aduana é sempre mais tranqüila. Em todas as travessias não fomos parados nem uma vez. A Kácia além de dirigir pode ainda fazer o serviço de acompanhamento às melhores lojas do Paraguai

Chegando ao Paraguai tive a impressão de estar no... Melhor nem mencionar onde. Aquilo é uma loucura das 7h às 17h. Claro que essa opinião é minha e dentro do grupo vi várias visões diferentes sobre o local. Para quem já esteve nos EUA e fez compras, fatalmente não vai achar o Paraguai o melhor lugar do mundo. Preço mais alto, muita confusão, e falta de garantia de originalidade são algumas das diferenças. Já quem nunca esteve fora do Brasil vai curtir bastante e achar tudo realmente muito barato. E como já estávamos lá, sem exceção, compramos muita coisa e curtimos muito toda essa confusão, e olha que fui com dois filhos pequenos, que apesar de cansados acabaram curtindo também as compras. Deixo aqui algumas dicas, as mais importantes que tirei de toda a minha pesquisa e que pus em prática na viagem.

- Saiba o que vai comprar e aonde antes de ir (principalmente itens mais caros). Chegando lá, você vai se deslumbrar com milhões de coisas que nem imaginava existir e não vai ter tempo para as mais importantes.

- Se não conhece a fundo o produto que esta comprando tenha CUIDADO. Vi muitas réplicas (para não dizer falsificação), em muitos itens, cremes, perfumes, relógios, óculos. E tudo isso dentro de lojas. Sendo assim procure mirar nas lojas mais caras, maiores e de renome. Assim tem mais tranquilidade de comprar coisas boas. Não estou aqui difamando as pequenas lojas, mas para muita gente que não conhece o que esta comprando é realmente muito arriscado.

- Eletrônicos: Muita gente do grupo comprou em várias lojas. Concentrei minhas compras na Mega Eletrônicos e Grupo BO.

- Perfumes e cremes: Nesse quesito as mulheres também partiram para o principio da segurança. Shopping Monalisa, Shopping Hill, SAX e Shopping China, além do Dutyfree argentino onde além dos perfumes concentramos a compra de bebidas.

- Se você tem tempo (mais de dois dias para o Paraguai) pode fazer suas compras com tranqüilidade, caso contrário pode correr e focar no que já tinha planejado. São milhares de lojas e produtos que deixam qualquer brasileiro doido, e tudo isso faz você perder tempo. Um exemplo é que tínhamos planejado apenas uma ida ao Paraguai e fomos três.

- Roupas, tênis, bolsas, óculos e relógios: Achei tudo muito caro, claro que sempre acabo comparando com Miami, e por isso acabei nem prestando muita atenção nesses produtos. Mas se garimpar pode achar sim ótimas coisas com excelentes preços comparados com o Brasil.

- Pagamento: Sem sombra de dúvidas a melhor opção é o real. A compra de Dólar não te garante nem o desconto nem a melhor cotação. Com exceção do saque no posto do Banco do Brasil localizado no Paraguai, onde com uma taxa única de R$ 20,00 você saca dólar com um excelente câmbio e/ou de lojas grandes que não cobram taxa para utilizar o cartão de crédito, mesmo caso do DutyFree na argentina.

- Na chegada é normal sempre concentrar as compras do lado direito, Shopping Americanas, Shopping China, Sax e outros, mas tem excelentes lojas do lado esquerdo. No lado esquerdo tive a impressão de ser mais bagunçado, mas é só impressão. Lá se concentram as lojas mais antigas, e é melhor para eletrônicos e informática. A verdade é que temos mesmo muita opção e procurar não é fácil.

- Compras na rua: Só pare na rua depois de fazer todas as suas compras. Na rua só vai achar produtos básicos. Nunca compre nada mais sofisticado. E nunca dê atenção para os que te param na rua.

- Itens de pesca: Minha preferência nas compras. Temos várias opções de lojas para esses itens. Achei todas ótimas e com excelentes preços. Não é muito fácil localizá-las por isso pesquise antes e as marque no seu mapa. (Mapa que por sinal é item indispensável).

- Travessia na volta: Não se preocupe. Se não estiver trazendo produtos para venda, não precisa se preocupar. Eles focam mesmo é no contrabando e eletrônicos acima de U$ 300,00 (notebooks por exemplo). Acabam parando mesmo só quem chama muito a atenção, quem tem grande volume de malas ou caixas muito grandes. Tudo isso vale para a aduana na ponte e para o aeroporto (onde todas as malas e bagagem de mão passam pelo raio-x). Deixo claro que não estou propagando a ilegalidade, apenas relatando como acontece a travessia. Outra coisa, como é muito comun passar pela aduana sem ser parado, é interessante que você peça para parar e faça sua declaração. Assim quando questionado no aeroporto ou nos postos de fiscalização rodoviários vai estar com sua mercadoria legalizada.

Galera isso é o básico, pois cada viajante tem sua particularidade. Qualquer dúvida pode perguntar.

Abraços

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...
  • Membros
Estou indo pela primeira vez em Foz e queria fazer algumas compras no PY. Eh melhor ir para CDL ?

Como eh melhor ir ? DE taxi, a pe ou de onibus ?

A distancia eh perto ? Posso ir varias vezes, ir e voltar ?

A cota de US$ 300,00 eh por essa passagem na ponte da amizade ?

Eh possivel pagar com cartao ?

Thks.

-----------------------------------------------------

Estou indo pela primeira vez em Foz e queria fazer algumas compras no PY. Eh melhor ir para CDL ? Você só pode ir a Ciudad del Este, não tem cidades próximas.

Como eh melhor ir ? DE taxi, a pe ou de onibus ? Depende de quanto quer gastar, de bus (uns R$ 3), de taxi (Entrar R$10-R$15) (Volta R$ 25-30). Esses são preços para TAXIS Paraguaios, que são feios e velhos, mas são os únicos usuais. Tudo vai de acerto com taxista. Se vai sozinho pode pegar uma VAN, paga R$ 2 a R$ 3, nada mais que isso. Se vai entre 2 ou tres e quiser mais conforto vai de taxi e acerta antes esse valores. Eles fazem até R$ 10 para entrar quando estão voltando para o paraguay, e estão voltando vazios.

Em hipótese alguma pegue Moto Taxi!

A distancia eh perto ? Posso ir varias vezes, ir e voltar ? Pode mas é cansativo não compensa, a não ser que foz trazer coisas muito caras. Eu vou direto e nunca declaro nada, de carro dificilmente você é parado, mas pode ser, é por amostragem.

A cota de US$ 300,00 eh por essa passagem na ponte da amizade ?

Essa é a cota, por pessoa, e se for em dois nunca pode somar, se for um produto de $450 e for parado vai pagar 50% do excedente, mesmo se tiver entre duas pessoas.

Eh possivel pagar com cartao ?

O imposto nunca.

A compras sim, mas não vale muito a penas, pq acrescem 10% e não parcelam.

Dica: Eletrônicos vá na www.MEGAELETRONICOS.com , melhor loja em preço e seriedade.

Peças de informática é na MAster10.com

Perfumes e cométicos na MONALISA .

qualquer coisa tamo ae. manda msg.

Link para o comentário

• Membros

Me disseram também que não é recomendável usar cartão no Paraguai com o risco de ser clonado. E outro detalhe: você pode ir e voltar várias vezes de Ciudad del Leste, fazendo compras dentro ou um pouco acima do limite para não correr risco. Mas se for embora de avião, no aeroporto de Foz do Iguaçu eles dão de novo uma olhada nas bagagens (me parece que procuram principalmente por notebooks) e você precisa ter as notas fiscais se o produto já era seu antes. Só estou avisando porque as pessoas acham que saiu do Paraguai, está tudo certo. Mas podem implicar com suas compras também no Brasil, saindo da cidade de Foz do Iguaçu!

Link para o comentário

• Membros

E ai pessoal. Vou fazer minha primeira viagem pra Foz/CdL/Puerto Iguazu e ai começam as dúvidas.

Basicamente não tenho muitas, afinal o fórum é bem esclarecedor, então vamos lá:

Para atravessar a ponte, tanto na ida quanto na volta, quais os melhores horários (me refiro a estar cheia, pois pelo que puder perceber ser parado ou não é aleatório) pois não vou estar portando nenhum grande volume.

Compensa pagar um transporte especial para CDL? (van, taxi) ou busão, moto taxi e até caminhando é tranquilo?

Como está a fiscalização no aeroporto? rígida, moderada? alguém tem algum relato a fazer?

Valeu a força ai.

Link para o comentário

• Membros de Honra

ltrindade,

Para ir tanto faz, o movimento de compra/venda em CDE começa de madrugada. Se fores tipo: 7 às 9 da manhã, é tranquilo.

Para o retorno o movimento grande é entre 11 e 14 horas, depois tende a diminuir. Aos sábados é bemmm movimentado, assim como nas terças-feiras.

As principais lojas se concentram num raio de 5 quadras, portanto tu podes ir tranquilo a pé por elas.

Quanto à fiscalização no aeroporto depende. Às vezes, pegam aleatoriamente para revista um a cada dez passageiros, outras vezes nenhum, outras vezes todos, vai da sorte mesmo!

Link para o comentário

• Membros

Bah, valeu a resposta ai...

mais uma dúvida, alguém conhece a casa de câmbio Yrendague (http://www.yrendague.com.py/v2/index.php), sabem se é confiável?

estou procurando uma cotação legal, mas a maioria que encontro é no Paraguai, ai não sei se é muito seguro (a diferença pode parecer pouca, mas pra 1500 dólares uns centavos fazem uma boa diferença).

Obrigado novamente.

Link para o comentário

• Colaboradores
Bah, valeu a resposta ai...

mais uma dúvida, alguém conhece a casa de câmbio Yrendague (http://www.yrendague.com.py/v2/index.php), sabem se é confiável?

estou procurando uma cotação legal, mas a maioria que encontro é no Paraguai, ai não sei se é muito seguro (a diferença pode parecer pouca, mas pra 1500 dólares uns centavos fazem uma boa diferença).

Obrigado novamente.

Logo ao entrar no Paraguai, depois da aduana e do shopping, você verá na sua esquerda várias casas de câmbio. Eu já cambiei na MaxiCambios e na Alberdi e foi trankilo. Acredito que essa Yrendague seja sossegado.

Evite os caras que ficam na rua, sentados nos banquinhos e tem também duas séries de dólar que várias lojas não aceitam no Paraguai (mas agora não lembro quais são essas séries ::putz:: )

Link para o comentário

• Colaboradores

Boa tarde.

Primeiramente agradecer a Káren e o João Alexandre que muito tem me ajudado no planejamento da minha viagem.

A dúvida é a seguinte: Dá para sair de Puerto Iguazu numa segunda-feira bem cedo, pegar um ônibus na Rodoviária para Ciudad Del Este, comprar o que tem que comprar (no máximo 1 ou dois itens), voltar e fazer Cataratas e Parque das Aves em Foz ou é melhor pagar um pouco mais caro e contratar uma Van ou Táxi?

Minha idéia: Acordar umas 06:30, tomar café, pegar um bus na Rodoviária de Puerto no máximo umas 07:30 direto para Ciudad Del Este e depois retornar para Foz para conhecer as Cataratas e Parque das Aves.

Valeu,

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...