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Fiz essa viagem em julho de 2012, 90% do meu roteiro original fiz atraves do fórum, acompanhando diversos relatos de pessoas com destinos semelhantes ao que eu tinha em mente o que facilitou bastante pra mim. Gostaria de agradecer a toda a comunidade ativa do mochileiros.com e estou aqui pra fazer uma pequena contribuição, que talvez ajude, principalmente aos marinheiros de primeira viagem, como eu. ::sos::

 

Combinei com várias pessoas aqui do mochileiros, e outros amigos por fora também, mas na hora H todo mundo tem uma desculpa e pula do barco, era pra termos ido num grupo de 4, mas acabei indo só com uma pessoa que conheci aqui no fórum mesmo, mas seja viajando sozinho ou em grupo, ambos tem suas vantagens/desvantagens, o importante é IR, e curtir ao máximo!

 

Enrolei bastante pra postar o relato pois estava tendo problemas de login pra acessar o fórum, fui adiando e adiando, hoje tomei vergonha e fiz uma conta nova. ::tchann::

 

Vou postar o roteiro de base, e depois o definitivo, que foi o que fiz na real.

Saiu bem diferente do que eu havia planejado, na hora que estamos montando não tem como levar em conta todas as variáveis, mas isso é ótimo, quanto mais dinâmico puder ser, melhor!

Postarei todos os detalhes, e caso tenha alguma dúvida ou comentário pode me perguntar!

 

Álbuns com as fotos da viagem

Rio Branco e Peru : http://www.facebook.com/media/set/?set=a.3450186366031.2123477.1011872922&type=3

Bolívia : http://www.facebook.com/media/set/?set=a.3453763215450.2123573.1011872922&type=3

 

Grupo criado pra discutirmos roteiro:

http://www.facebook.com/groups/173150689365555/

 

 


  • Roteiro de Base
     
    Dia 01 - Rio Branco - Cuzco
    Dia 02 - Cuzco (City tour e sítios arqueológicos / aclimatação)
    Dia 03 - Cuzco ( Tour no Valle Sagrado)
    Dia 04 - Machu Picchu (Salkantay)
    Dia 05 - Machu Picchu (Salkantay)
    Dia 06 - Machu Picchu (Salkantay)
    Dia 07 - Machu Picchu (Salkantay)
    Dia 08 - Cuzco (Dia livre, descanso)
    Dia 09 - Cuzco - Arequipa
    Dia 10 - Arequipa (Volcan Misti, Canyon del coca)
    Dia 11 - Arequipa (Rafting)
    Dia 12 - Arequipa - Puno (Tour Uros & Taquile)
    Dia 13 - Puno (Tour lago titicaca), Puno - Copacabana
    Dia 14 - Copacabana
    Dia 15 - Copacabana - La Paz (Dia livre / City tour)
    Dia 16 - La Paz (Valle de la Luna / Chacaltaya)
    Dia 17 - La Paz (Death road)
    Dia 18 - La Paz ( Dia livre)
    Dia 19 - La Paz - Sucre - Salar de Uyuni
    Dia 20 - Salar de Uyuni
    Dia 21 - Salar de Uyuni
    Dia 22 - Salar de Uyuni
    Dia 23 - San Pedro de Atacama (Dia livre, Biking, Sandboard)
    Dia 24 - San Pedro de Atacama (Valle de la Luna/Muerte, Tour astronômico)
    Dia 25 - San Pedro de Atacama - Calama (Destino final)


  • Roteiro Real
     
    Dia 01 - Rio Branco
    Dia 02 - Rio Branco - Cuzco
    Dia 03 - Cuzco (City Tour)
    Dia 04 - Cuzco (Valle Sagrado)
    Dia 05 - Cuzco ( Maras y Moray)
    Dia 06 - Inka Jungle (Dia 01)
    Dia 07 - Inka Jungle (Dia 02)
    Dia 08 - Inka Jungle (Dia 03)
    Dia 09 - Inka Jungle (Dia 04) - Machu Picchu
    Dia 10 - Cuzco (Dia livre / descanso)
    Dia 11 - Cuzco - Ica
    Dia 12 - Ica - Huacachina
    Dia 13 - Paracas (Islas Ballestas)
    Dia 14 - Nazca (Linhas de Nazca) - Cuzco
    Dia 15 - Cuzco - Puno
    Dia 16 - Puno (Uros e Taquile)
    Dia 17 - Puno - Copacabana
    Dia 18 - Copacabana (Isla del Sol) - La Paz
    Dia 19 - La Paz
    Dia 20 - La Paz (Death Road)
    Dia 21 - La Paz (Valle de la Luna / Chacaltaya)
    Dia 22 - La Paz (Mil tretas)
    Dia 23 - La Paz - Casa

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Dia 01 - Cheguei em Rio branco com passagem comprada no decolar.com (vôo da Trip), paguei caro porque deixei pra última semana (R$ 800,00 de BH pra Rio branco), mas comprando com antecedência acha por volta de 300 reais.

Chegando em Rio branco fique esperto com os táxis do aeroporto, eles não têm taxímetro, então se não negociar antes te cobram o preço que quiserem quando chega no destino, me cobraram 70 R$ do aeroporto até o centro (uma facada, não cometa o mesmo erro que eu, negociando antes consegue até por 30).

Tem várias opções de hospedagem, encontrei um hotel no centro, bem perto de tudo, hotel JK, cobraram 59 na diária. Quarto razoável com TV e ar-condicionado, os donos eram bem simpáticos, todo mundo do interior de minas. Depois de se acomodar pode ir andando para a rodoviária, que não é muito longe, só precisa atravessar a ponte e ir seguindo as sinalizações, e já aproveitar pra ir conhecendo um pouco da cidade, chegando na rodoviária procure pelo escritório da Movil Tours (não se preocupe chegando lá eles procuram por você!), a passagem custa R$ 115 e precisa pegar 2 ônibus, chegando em Puerto Maldonado precisa trocar, mas lá na rodoviária te explicam tudo direitinho.

 

Chegando na praça principal na av. Getúlio Vargas não tem como se perder, bem no meio da praça tem um centro de informações turísticas, os funcionários foram super gentis, me deram as direções para os pontos turísticos, além de um guia escrito muito bem feito (apesar de o meu estar em espanhol) na praça mesmo tem um lugar bem bacana pra visitar, o Palácio Rio Branco (e é 0800), lá dentro vc conhece um pouco sobre a história da Revolução Acreana e um pouco sobre a vida de Chico mendes, tem também um dos maiores quadros do mundo, pena que não pode tirar foto! :(

 

Na praça ao lado, perto do convento, tem vários lugares para comer, além de ser bem agradável!

 

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Dia 02 - Acordei cedo para pegar o ônibus que sai às 10 da manhã, chegando em Cuzco mais ou menos às 6 da manhã no dia seguinte, mais ou menos 20hrs de viagem... leve ipod/celular/mp3 com suas playlists favoritas e vários petiscos.

Graças ao atraso absurdo do ônibus, acabei conhecendo uma missionária que faz trabalhos voluntários em igrejas do mundo todo, achei bem bacana, ela comentou que tinham várias crianças sumindo nas cidades perto da fronteira, mas pra evitar tensões entre os países vizinhos ninguem faz nada, disse ela. No bus tinha um grupo de garimpeiros que estavam indo procurar ouro no peru, estavam levando vários sacos de provisões no bagageiro do ônibus e passou tudo de boa na alfândega! aushuahsuhas

 

Os ônibus são até confortáveis, mas como sou azarado o pneu do bus furou (atrasou 2hrs), o ar-ondicionado estava quebrado (imagine um ônibus sem janelas e sem ar num calor de 40 °C)!

 

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Dia 03 (Cuzco - City Tour) - Cheguei na rodoviária de Cuzco por volta das 6 da manhã (o táxi até o centro ficou por 7 soles) fui para o hostal Magico onde ja tinha feito a reserva, é um dos mais baratos, não é lá o mais confortável, mas tem água quente, wi-fi e computadores para uso. O único ponto negativo é que fica um pouco longe da plaza de armas. Não consegui dormir nada na viagem, mas nem se eu quisesse iria conseguir, tinha acabado de chegar em Cuzco, assim que me acomodei no hostal sai para conhecer um pouco da cidade , lá é bem tranquilo pra caminhar, só tem que tomar cuidado com os veículos pois a maioria das ruas são BEM estreitas e não tem calçada/acostamento, mesmo eu que tenho péssimo senso de direção não consegui me perder, as agência de turismo ficam em volta da plaza de armas, logo que encontrei uma já fui entrando pedindo o máximo de informações possíveis (era 8 da manhã num domingo, hehe), logo fechei o city tour por 15 soles que começava 2 da tarde e terminava por volta das 6, pra fazer o passeio é preciso ter o boleto turístico da cidade, a própria agência leva a galera pra comprar antes de iniciar o passeio, custa 130 soles o ticket completo, e vale por 10 dias (para estudante custa 70 soles, leve sua carteirinha ISIC!) o city tour é essencial para conhecer um pouco da história dos Incas e da cidade, sem falar que dá pra tirar umas fotos bem bacanas! :)

 

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Dia 04 (Cuzco - Valle Sagrado) - Acordei cedo para agendar o passeio para o Valle Sagrado dos Incas, geralmente sai por volta das 9 da manhã e não fica por mais que 20 soles. Cheguei com 1 hora de antecedência na agência e consegui marcar de boa. O passeio dura umas 10 horas, algumas agências cobram 20 soles adicionais para incluir o almoço. O passeio em si eu daria nota 4 em 10, perde-se muito tempo fazendo paradas fúteis para fazer os gringos comprarem aquelas bugingangas peruanas :(, e quando finalmente chega no tal do Valle Sagrado eles dão apenas 1 hora pra conhecer o lugar, que é gigantesco! Fiquei muito puto, acabei fazendo amizade com uma italiana do grupo que também não estava nada satisfeita, decidimos ir correndo pra ver tudo o que queriamos, no final deu tudo certo, mas chegamos mortos no ônibus! :)

No final do passeio visitamos Ollamtaytapa, lugar onde aconteceu a última batalha de resistência dos Incas, onde eles destruíram uma represa para deter os espanhóis! Muito bacana a história do local, no mais apesar das desavenças, é um passeio imperdível!

 

No grupo de 25 pessoas, 14 eram brasileiros... ::hahaha::

 

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Dia 05 (Cuzco - Maras y Moray) - Acordei cedo para fechar o passeio para Maras y Moray, fechei o tudo por 30 soles e foi o passeio que mais gostei por enquanto, o guia (que também era o motorista) foi super simpático, contou detalhadamente como funcionava o sistema de agricultura em Moray, e todo o processo do sal da origem à extração em Salineras, muito massa! Chegamos em Cuzco 3 da tarde e aproveitei oresto da tarde para visitar os museus, gostei de todos, e dá pra visitar todos no boleto turístico em 2 horas! Quando começou a anoitecer fui correr atrás do guia com quem eu havia converssado no dia anterior, acabei fechando a Inka Jungle completa por 200$, 4 dias com tudo incluso, hospedagens, passagens, rafting, tirolesa, 2 guias profissionais, bikes, almoço, café e jantar todos os dias.

 

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Dia 06 (dia 1 Inka Jungle) - Acordei bem cedo para arrumar a mala que ia ficar no hostel e a mochila que ia levar comigo, nela levei:

 

Segunda pele x2

Calça mochileiro x2

Calça segunda pele x1

3 Camisetas

1 bermuda

Lanterna

 

O transporte que tinha combinado de me pegar às 7:30 acabou atrasando umas 2 horas... algo normal, naquele ponto já tinha percebido que os peruanos não são nada pontuais, para minha surpresa o grupo era quanse todo chileno, uns 12, e mais 2 alemãs, o carinha da agência tinha me falado que o grupo seria 100% brasileiro, mas tudo bem, pelo menos a galera era gente fina. Viajamos por umas 3 horas de van, subimos uma puta montanha de 4350 metros chamada de Abra Malaga e lá no topo começamos a preparar as bikes e os equipamentos para o downhill, tava muito frio e não dava pra ver 1 palmo à frente por causa da neblina que tinha no topo, começamos então com a descida de 45km, para minha surpresa começou a chuviscar assim que começamos a descer, minha blusa toda molhada, misturada com a velocidade da descida e mais o frio absurdo, resultou numa fina camda de neve, fiquei branquinho! uahsuashu (pensei que fosse perder os dedos!), chegando lá pra 1/3 do trajeto, quando a neblina começa a dissipar dá pra ver toda a paisagem , muito lindo, parece cena do vale dos dinossauros com aquele vale gigantesco e um rio conrtando-o, uahuaha.Como nada é perfeito, minha corrente arrebentou no meio do trajeto ... no meio do nada e num frio do caralho, fiquei muito puto kkkkkk, mas tudo bem, enrolei a corrente na bike e fui descendo tranquilo enquanto contemplava a paisagem. Depois de almoçar me levaram direto para fazer o rafting, como essa parte é opcional, acabei pegando um grupo diferente, foi um grupo de australianos, galera gente finíssima, andamos uns 30 min de van e chegamos no rio Urubamba, nos dividimos em 2 grupos, 5 para cada bote, depois das instruções de segurança descemos rio abaixo, é alucinante, recomendo o rafting para todos, é uma experiência única de trabalho em equipe, sem falar que que tivemos a chance de dar uma nadada no rio sagrado dos Inkas! :)

Depois disso me levaram para uma casa de família em Santa Maria onde me reuni novamente com o grupo original, lugar super simples, saímos todos pra jantar e fomos dormir por volta das 22:00. Detalhe, meu carregador explodiu no meio da noite, acordou todo mundo e quase botou fogo no lugar... hahaha

 

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Dia 07 (dia 2 Inka Jungle) - Acordamos às 6 em ponto para o desayuno, tomei um banho tão gelado que fiquei uns 2 dias sem sentir frio, e andamos meia hora de carro de Santa Maria até chegarmos numa estrada de terra que leva para uma parte da trilha Inka, depois disso foi só andar, andar e andar, 80% do trajeto foi de subidas íngremes, andamos por 6 horas (15km) e paramos para almoçar em um vilarejo no meio do nada e descansamos por 30min, dei muita risada quando as 2 alemãs foram sentar numa rede e a rede rasgou! ::lol4::

Lá deu pra tirar os sapatos e dar uma descansada, acabei encontrando com o grupo australianos com quem tinha feito rafting no dia anterior. Depois caminhamos por mais 2 horas e chegamos até um transporte para atravessar o rio, é tipo um bondinho, e no final precisa pagar 1 sole pro peruano que fica puxando os cabos. Caminhamos por mais meia hora e chegamos aos banhos termais, foi uma recompensa e tanto, chegando lá tem banhiros decentes e vestiários. Pra entrar na água precisa pagar 5 soles, tivemos 2 horas pra aproveitar o lugar, tinha gente do mundo todo e inclusive um grupo de mineiros lá fazendo bagunça! :)

Saindo de lá tivemos que pagar 5 soles cada um pro transporte que nos leva à Santa Teresa, nos acomodamos em uma casa de família, descansamos um pouco (me cobraram 3 soles por um banho quente) e fomos jantar, lá tem uma rua só de restaurantes e barzinhos, cheia de turistas, o guia fez 2 rodadas de shots pra galera do grupo, um deles de tequila peruana e o outro chamava kriptonita, mistura de tequila peruana com uma pimenta louca de lá, geral passou, mas chegando na minha vez a galera começou a gritar brasil, aí não teve jeito, virei de uma vez e uma galera fez o mesmo em seguida! Jantamos porquinho da índia com um monte de coisa que nem sei o nome, meu estômago até deu uma embrulhada, fiz uma horinha lá e voltei pro hostal pra descansar.

 

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Dia 08 (dia 03 Inka Jungle)

Acordamos tarde e fomos tomar café por volta das 10 da manhã, depois me levaram pra subir a montanha onde tem as tirolesas, novamente me juntei com outro grupo, dessa vez eram 4 chilenos e 1 argentino, galera bem jovem e animada, caminhamos uns 30 min até chegar no ponto onde iríamos descer, tivemos uma aulinha básica de segurança e fomos descendo de uma montanha para a outra, totalizando 4 Ziplines, foi muito show! Logo depois peguei um transporte que me levou para a hidrelétrica, onde encontrei novamente com meu grupo, almoçamos e começamos a subir a linha de trem que leva à Aguas Calientes, a caminhada foi bem suave, quase não tem subidas e encontrei um monte de gente que havia conehcido em Cuzco, foram 3 horas de caminhada e chegamos em Aguas Calientes por volta das 5 da tarde e fomos direto para o hostel, a cidade é bem bacana, lotada de gringos! O hostel em que ficamos era bem sujinho, já deixei o saco de dormir em cima da cama pois era lá que eu ia dormir! O guia nos deu a grana para comprar as entradas pra Machu Picchu enquanto ele ia comprar as passagens de trem pra voltar, paguei 71 soles como estudante. Fomos jantar num restaurante super bacana, depois saí para conhecer a cidade e comprar mantimentos para o dia seguinte, lembrando que em Machu Picchu os preços são absurdos, uma água chega a custar 10 soles!

 

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Dia 09 (Dia 04 - Inka jungle)

Acordei às 4:30 para chegar cedo em Machu Picchu e descobri que meu banheiro estava trancado por dentro... O peruano da recepção que estava dormindo no sofá se recusou a acordar ::mmm: , acabei pegando o bolo de chaves e fui lá testando uma por uma até abrir. Não estava me sentindo muito bem pra pegar trilha no escuro então acabei comprando passagem de ônibus para subir a montanha por 23 soles (a única vantagem de subir andando é que você vai economizar grana, já que a rota é quase a mesma que a do ônibus), fiquei uns 40min na fila para entrar no ônibus, estava ocupando quase 3 quarteirões, a vantagem é que anda rápido, já que sai bus toda hora. São 20min de viagem para chegar, e de cara já encontra outra fila gigantesca na entrada de Machu-Picchu... Esse negócio de madrugar com a intenção de chegar lá antes de todo mundo é a maior furada, já que todo mundo pensa na mesma coisa... Mas chegando lá vc se da conta que não tem preço ver o nascer do sol na cidade perdida dos Incas. Andei por quase 2hrs com o guia para conhecer um pouco da história do lugar e depois fui dar uma volta para explorar sozinho as ruinas e ir até a casa do vigia para tirar aquela foto clássica. Acabei não subindo a Montanha Machu-Picchu e nem Wayna Picchu, estava passando super mal. Voltei para águas calientes logo depois do almoço, minha passagem de trem era para 21hrs, tinha 8 horas livres ainda...

Desci na estação de Ollantaytambo e de lá peguei um transporte pra Cusco, cheguei por volta das 2 da manhã e fui direto para o hostel, estava fazendo um frio de trincar os ossos, deitei na cama e apaguei!

 

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Dia 10 - Dia de agendar o passeio para Nazca, Huacachina e Paracas, rodei em umas 10 agências e o melhor preço que encontrei, com tudo incluso, foi de $ 350, e saía às 6 da tarde do dia seguinte, fechei o passeio completo, com bus cama e tudo incluído por 900 soles (esse foi o maior erro da minha viagem, não faça como eu, se tivesse pegado um ônibus direto para Ica no mesmo dia teria conseguido fechar todos os passeios de boa, pouparia uns 2 dias no meu roteiro e economizaria uns 300 soles... Fechei tudo em um pacote só pra não ter que ficar esquentando cabeça quando chegasse lá, engano meu!), como o bus só saía as 6 da tarde fechei também um bungee jumping + paintball para o dia seguinte por 140 soles, depois fui fazer uma massagem inka perto da plaza de armas, paguei 25 soles por 1hr de massagem, bem relaxante!

 

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Dia 11 - Acordei muito mal, provavelmente por causa de alguma virose que contraí em Aguas Calientes, acabei mão indo ao bungee jumping que já tinha pago... Fui na farmácia comprar alguma coisa pra tomar e comi só frutas durante o dia, de tarde já estava bem melhor. Arrumei a mochila, deixei a mala no hostel e fui pra rodoviária pegar o bus, para minha surpresa o $%#@!%$! do cara da agência não tinha comprado minha passagem ainda, tudo bem, algumas ligações, alguns chingamentos e tudo resolvido, acabou não dando pra voar em Nazca por causa do tempo e por causa também da imcopetência da agência, ::toma:: então fui direto para Huacachina, 16hrs de viagem (como a viagem eh pura curvas, parece que você está num barco). ::dãã2::ãã2::'>

Dia 12 (Ica - Huacachina) - Cheguei em Ica às 10 da manhã, o ônibus da Movil Tours me deixou num lugar deserto e muito suspeito, nada da pessoa que supostamente deveria estar lá esperando po mim, tudo bem, peguei um táxi e desci num lugar mais movimentado e policiado, liguei para a agência e uns 30min depois apareceu o guia que me levou para a hospedagem em Huacachina, lugar bem bacaninha, tinha piscina e tudo, e se olhar de longe o lugar realmente é um oásis no meio do deserto, uma paisagem única! às 4 da tarde fiz o passeio com o carro tubular (estava incluído no meu pacote, mas o preço a parte fica por uns 20~30 soles), é passeio obrigatório para quem está por lá, e inclui também o sandboarding, o passeio é irado, o motorista era bem animado, ameaçava os pedestres, fingia que ia bater e acelerava o máximo quando chegava nas dunas, parecia que o carro ia tombar ::lol4::, tem também o city tour e o passeio para conhecer os vinhedos/bodegas do pisco de Ica, não fiz pois acabou não dando tempo. De noite fui jantar em frente ao lago e aproveitei para comprar várias garrafinhas de pisco pra levar de lembrança! :)

 

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Dia 13 (Paracas, Huacafuckingchina) - Acordei cedo para ir ao passeio para as Islas Ballestas em Paracas, fica a mais ou menos 40min de Huacachina, como saímos bem cedo o céu ainda estava bastante nublado, mas mesmo assim foi incrível! Logo que chegamos já deu pra ver vários pelicanos na praia, tivemos que pagar 6 soles de taxa portuária antes de entrar no barco e com 5min de viagem já deu pra avistar o Candelabro, o guia explicou várias teorias, depois viajamos por mais uns 20min e finalmente chegamos às ilhas, muito massa, todas elas repletas de pássaros, tinha uma que parecia um tapete, segundo o guia só nela tinha por volta de 70mil pássaros! Pena que não deu pra ver muitos penguins e leões marinhos, acho que eles aparecem mais no verão, avistei apenas alguns. Depois disso voltei para Huacachina e descobri que ainda não tinham conseguido agendar meu Vôo em Nazca, oba, tinha acabado de ganhar outra noite de estadia no deserto! ::hãã2:::)

Como eu havia dito, lá é um lugar bem agradável! Fechei um City Tour com os vinhedos inclusos para as 3 da tarde e fui dar uma volta nas dunas ao redor, fiquei surpreso com a quantidade de lixo que encontrei... mas tudo bem. voltei para a hospedagem onde falaram que iam me pegar, deu 3 e meia e nada, fui lá na agência e disseram que por causa de um problema não iriam fazer o City Tour naquele dia, tudo bem, conversei com uma galera que tinha ido e disseram que o passeio não era grande coisa. Acabei pagando 25 soles pra fazer outro passeio nos carros tubulares, ainda tinha o final da tarde para aproveitar ainda!

 

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Dia 14 (Nazca) - Acordei 5 da manhã pra pegar o transporte que supostamente deveria me pegar às 6, mas na boa prática peruana só colocamos o pé na estrada lá pras 8 da manhã... tudo bem. Foram 2 horas de viagem até Nazca, tinha um casal argentino bem simpático no banco de trás, fomos conversando sobre nossas terras natais (para minha surpresa eles conheciam o Brasil melhor que eu), chegando no aeroporto de Nazca paguei os 25 soles de taxa de embarque e tive que esperar usn 45min até o tempo abrir, deu tempo de assistir um documentário sobre as linhas que estava passando, em japonês... tudo bem. O Vôo dura 30min, mas parece que não dura nem 10, a maioria das figuras mal da pra ver, as que achei mais bem conservadas e de fácil visualização foram o Colibri e o Macaco, no vôo são realizadas manobras dos lados esquerdo e direito para que todos possam visualizar e tirar fotos das linhas. Fiz o vôo com um grupo de 6 franceses, e o piloto foi muito simpático. Depois disso descobri que meu ônibus só saía de Nazca às 9 da noite, tudo bem... fiz um city tour básico, onde fui ver os aquedutos/cemitério/museu, e depois disso fui dar uma volta no centro, acabei descobrindo que Nazca é um lugar super barato pra comer, fui num fast food que só servia pratos de frango, acho que chama Roxy's, paguei 10 soles no melhor filé de frango que já provei, + prato de batatas fritas, + prato de salada, + copo de InKa Cola e + copo de sorvete! ::otemo::. Peguei o ônibus às 9 como previsto e parti para Cuzco, estava sem bateria no celular e no ipod, foram 16hrs de viagem bem cansativas.

 

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Dia 15 - Cheguei em Cusco 13:30 da tarde e já comprei a passagem pra Puno por 50 soles (bus cama), pela companhia Transzela, saia 22hrs. Chegando no hostel tomei um banho fervendo e fui bater papo com umas inglesas bem simpáticas que estavam assistindo a abertura dos jogos olímpicos. Jantei um spaghetti excelente no Pancha Mamma, perto da Plaza de Armas fiz um caminho alternativo na volta para o hostel e acabei encontrando uma padaria bem interessante na calle teatro, comprei um pedaço de bolo de chocolate com cobertura de mousse de maracujá por 2 soles, muito bom! Fui arrumar as coisas para pegar o bus enquanto a galera se arrumava pra ir numa festa que ia ter ali perto, sair de Cusco justo numa sexta-feira... mas tudo bem. O taxista que me levou na rodoviária era super simpático, gostava muito dos brasileiros, falou que quando eu voltasse pro peru levasse umas morenas pra ele ::lol4::, e cobrou só 3 soles pra me deixar na rodoviária. (acho que foi o único peruano que não me passou a faca! ::tchann::)

 

Dia 16 (Puno) - Cheguei em puno às 6 da manhã, mal desci do ônibus e já fui abordado por diversos funcionários de agências, fechei o passeio para Uros e Taquile por 50 soles e me indicaram uma hospedagem bem localizada também por 50 soles a noite, chegando lá descansei por 1hr, até o transporte vir me pegar, fomos para o porto de Puno, de lá fomos de barco para as ilhas flutuantes de Uros, visitamos uma ilha familiar onde nos mostraram como fazem para criar as ilhas e como é importante ancorá-las, o presidente da ilha disse que uma vez ventou tanto que eles acordaram perto do lado da Bolívia... Depois fomos para a ilha principal, que é bem maior que as outras, pagamos 10 soles cada para ir naqueles barcos tradicionais de adobe, chegando lá não vi muita novidade, a ilha só era maior e tinha algumas lojinhas vendendo algumas coisas básicas (podia inclusive carimbar o passaporte com uma estampa do Titicaca por 2 soles). Saindo de lá foram 2 horas de barco até a ilha de Taquile (o barco era muito devagar, deu vontade de pular no lago e ir nadando! ::hãã::), a ilha é muito bonita, caminhamos 2km até chegar na praça principal do vilarejo, a vista é impressionante, quando chegamos estava tendo festa de 28 de julho, aniversário do Peru. Almoçamos uma trucha deliciosa e voltamos para Puno, onde comprei minha passagem para Copacabana por 20 soles e saia às 7:30 da manhã. À noite fui dar uma volta pra explorar um pouco o local, encontrei uma padaria que vende coisas deliciosas na rua Jr. Moregua.

 

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Dia 17 (Copacabana) - Acordei cedo pra pegar o bus , passamos sem nenhum problema na alfândega (li relatos sobre a péssima conduta da polícia boliviana na fronteira, porém foram super prestativos e simpáticos comigo, acho que depende mesmo da sorte de cada um) e chegando em Copacabana tem que pagar uma taxa de 1 bol ou 0,50 soles para entrar na cidade. O ônibus parou na avenida principal e entrei logo na primeira hospedagem que avistei, Osla del Titicaca, me cobraram 50bol por noite (se procurar encontra lugar pra ficar por até 10bol), na hospedagem mesmo já fechei o passeio para a Isla del Sol por 30 bols saindo às 8:30 do dia seguinte e voltando às 17:30, achei ótimo pois o bus para La Paz saía 18:30. Tinha um dia inteiro para explorar a cidade, fui dar uma volta na praia (impossível não reparas nos diversos esgotos a céu aberto... ::dãã2::ãã2::'> ) e já deu pra perceber a diferença absurda nos preços, Copacabana é uma das cidades mais baratas da Bolívia, então aproveite pra comprar lembrancinhas/artesanato. Passei a tarde num café bem agradável enquanto assistia o jogo do Brasil x Bielorussia, comprei a passagem para La Paz por 25bol.

 

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Dia 18 (Copacabana - La Paz) - Levantei por volta das 7 da manhã e descobri que água do chuveiro estava gelada... chamei o dono da hospedagem e ele foi lá mexer nos fios, a água acabou ficando tão quente que dava pra fazer até uma sauna ali no quarto ::hãã2:: . O barco partiu para a Isla del Sol às 8:30, fui na parte de cima para aproveitar melhor a vista, mas não aguentei nem 10min, o vento estava absurdo, desci pra cabine e todo mundo acabou vindo atrás ::hãã::, a viagem de ida acabou durando umas 2:30, o barco parecia transporte público, foi deixando passageiros em várias partes da ilha, até que finalmente chegamos na parte norte, onde descemos e nos encontramos com um guia local que nos levou direto para comprar um boleto turístico por 10bols, visitamos um museu super simples e começamos a caminhada rumo às ruinas, são mais ou menos 1:30 de caminhada bem tranquila, com várias paradas ao longo do caminho, onde o guia explicava diversas coisas sobre o lago e as culturas que fizeram parte daquele lugar, inclusive nos mostrou onde estão as ruínas submersas no meio de um triângulo de pedras, bem ao lado da ilha, nos mostrou também uma planta que chamam de muña, que ajuda a caminhar sobre altitudes elevadas, tem cheiro de menta e achei muito mais agradável do que a coca. Chegando nas ruínas o grupo se divide entre os que querem ir caminhando até a parte sul da ilha e os que querem ir de barco mesmo. Decidi ir caminhando, são de 2 a 3 horas de caminhada, com várias descidas e subidas, vale lembrar que no caminho você encontra uns 4 pedágios, ao todos dá uns 30bols (fiquei surpreso por não cobrarem o ar que se respira na ilha), e detalhe, no primeiro pedágio (15bols) te dão um boleto e falam que se mostrar nos próximos pedágios não precisa pagar mais nada, pura lorota. Cheguei no porto e consegui pegar o barco que sai 15:30, chegando em Copacabana já arrumei as coisas e fui pegar o bus, era um ônibus exatamente igual ao dos relatos que li, uma lata velha do século passado, parecendo que vai desmontar a qualquer momento, e com bagageiro no teto ainda, pra fechar o pacote o ônibus vai lotado, tinha nego sentado até no corredor, e vale lembrar que lá pra metade da viagem o bus para pra pegar a balsa no estreito de takina, todos tem que descer pra pegar um barco e encontrar o ônibus do outro lado, tinha uma norueguesa mais perdida que o batman, se agarrou em mim pra não se perder ::tchann::! A vista quando está chegando em La Paz é extraordinária, os picos nevados e as favelas sem fim são uma vista única! (pena que fiz aviagem na parte da noite e não tive a sorte de viajar na janela, só tive chance de ver isso no dia seguinte). Chegando em La Paz peguei um táxi pro Loki (10bols), até aí tudo bem, o lugar parecia ser bem organizado, tinha reservado um quarto com banheiro privado e 5 camas por 60bols a diária.

 

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Dia 19 (La Paz) - Acordei cedo pra tentar fechar algum passeio, mas o comércio de La Paz só começa à partir das 8, assim que as lojas começaram a abrir a cidade repentinamente encheu de vida, na região central, principalmente aos arredores da praça Murillo é bastante policiado, 1 policial por esquina, com máscara, granadas e metralhadora... Call of Duty la Paz. Fui na agência que fica logo ao lado do Loki e acabei fechando tudo por lá mesmo (The Line Adventures), fechei Death Road para o dia seguinte por 400bols e Chacaltaya + Valle de la Luna por 60bols para depois de amanhã. Usei o resto do dia pra explorar, La Paz é uma cidade incrível, visitei vários museus de arte e no final da tarde fui ao mercado das bruxas para chegar ao Museo de la Coca, o mercado é fantástico, cheio de coisas bizarras, ideal pra comprar presentes! O museu de Coca conta detalhadamentea história da Coca, desde as culturas pré-incas até os dias atuais, onde é usada como anestésicos e na popular Coca-Cola. Tem inclusive um livreto em português lá contando tudo! No centro de La Paz tem vários lugares bons e baratos pra comer, toda esquina você encontra uma padaria/confeitaria, as melhores empanadas que já provei foram em La Paz. :)

Na hora do rush a cidade vira um caos, uma orquestra bem bagunçada de veículos e pessoas nas ruas estreitas e muitas vezes precariamente sinalizadas da cidade, voltei pro hostel e fui conhecer o bar do Loki, assim que anoitece fica bem cheio e vc conhece gente do mundo todo, e apesar da política de silêncio do lugar o bar é bem barulhento, mesmo depois das dez (os quartos ficam bem próximos do bar, ou seja, se quiser descansar o Loki pode não ser uma boa escolha).

 

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Dia 20 (La Paz - Death Road) - Acordei cedo pra fazer a famosa Death Road, o transporte chegou 7:30 em ponto e foi + ou - 1:30 de viagem pra chegar no ponto onde nos preparamos pra descer de bike, o grupo era pequeno, 4 pessoas contando comigo (um casal da Alemanha e 1 espanhol). O guia parecia escelente e as bikes de primeira qualidade, a companhia chama Gravity. A primeira parte do trajeto é asfaltado, bem tranquilo, depois de uns 40min de descidas paramos pra fazer um lanche e depois fomos de carro para a trilha, assim que entramos na estrada de terra já deu pra ver aqueles precipícios sinistros, logo no começo vimos um passáro chamado Ave Maria, considerado sinal de boa sorte! :)

A descida é intensa e suave ao mesmo tempo (por ter muita descida), a estrada é cheia de pedras e curvas acentuadas, não pode vacilar. No começo é super frio, mas a medida que fomos entrando no bioma amazônico começou a ficar super quente, demos uma parada pra tirar as roupas de frio e continuamos. Faltando 10min pro fim do trajeto meu pneu estourou, tudo bem, tava demorando pra algo dar errado (que sorte na verdade, meus dedosestavam travando e não conseguia freiar direito, com o pneue estourado fui obrigadoa parar!). A companhia fez jus à seu nome e trocou minha bike em menos de 2min, tinha um veículo de suporte logo atrás. Logo em seguida fomos pra um hotel ali perto, almoçamos e relaxamos por umas 2hrs, uma recompensa e tanto pular na piscina depois de tudo! Foram umas 3hrs de viagem pra regressarmos a La Paz, chegando na agência da Gravity (no meio do mercado das Bruxas) ganhamos uma camiseta e 1 cd com fotos/vídeos.

 

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Dia 21 - (La Paz - Valle de la Luna / Chacaltaya) - O transporte do tour de Chacaltaya + Valle de la Luna me pegou no hostel às 8:45, era um daqueles típicos ônibus bolivianos do século passado, bem desconfortável pra quem é alto. Até Chacaltaya é pura subida, 90% do trajeto é em estrada de terra, levamos 1hr pra chegar aos 5300 metros de altitude e pagamos 15bol de entrada cada (a entrada geralmente não é incluída no passeio), a partir daí podiamos ir caminhando até o topo, a trilha é bem íngreme e cansa fácil por causa da altitude, no caminho tinha bastante neve, mas é no verão que fica bacana, como fica mais úmido, acumula mais neve e dá até pra esquiar. Lá no topo de Chacaltaya temos uma visão de 360° com destaque para Huayna Potosi que fica logo ao lado, dá pra ver também várias lagoas de diferentes cores.

Tivemos 1hr pra curtir o local e depois partimos pro vale da lua, no caminho pra parte baixa de La Paz dá pra ver a casa do presidente Evo Morales, e é por lá que as pessoas com mais dinheiro vivem , já que por ser um pouco mais baixo é consequentemente mais quente e agradável, chegando no valle tivemos que pagar +15bols de entrada, as formações de area/argila não lembram em nada o solo lunar, e devem sua formação única por causa de um lago que havia no local e secou, a erosão fez o seu papel ao longo dos anos esculpindo o vale. Lá de cima dá pra ver o dente do diabo ao fundo, e um campo de golfe logo a frente. O bus nos deixou na agência às 17hrs, de lá passei no Burguer King pra fazer um lanche e paguei apenas 38bols (10R$, metade do que normalmente pagaria no Brasil ::hãã::), fui ao caixa automático ao lado sacar uma grana pra fechar o passeio de Uyuni, pra minha surpresa a máquina devorou meu cartão... fui direto no banco pra resolver isso o mais rápido possível, mas falaram que só podiam me atender no dia seguinte, tudo bem... mais 1 dia de atraso no roteiro, e fica a dica, muito cuidado com os caixas bolivianos, conheci várias pessoas que tiveram problemas semelhantes ao meu.

 

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Dia 22 (La Paz...) - Como o banco abria 9hrs acabei não agendando nenhum passeio pra hoje (se pudesse prever o futuro teria agendado Tiwanaku ::mmm:), fui no banco resolver o problema do cartão e disseram que não podiam me devolver, já que todos os cartões presos nos cajeros malditos são enviado pra destruição, tentei dialogar pra ver o que dava pra ser feito, mas já tinha visto que não tinham interesse algum em resolver meu problema e nem devolver meu cartão, fiquei muito puto, banco é foda! E fica a dica, evitem de usar o tal do banco Union, avacalharam minha viagem e o atendimento de lá é o fim do poço, a gerente nem inglês sabia falar (e ainda mexeram na minha mochila achando que eu tava carregando bomba). ::lol4::

Então foi isso, game over, podia pedir pra me enviarem outro cartão, mas levaria de 3 a 5 dias úteis, ou então fazer cartão no mercantil, mas acabei aproveitando pra ajeitar minha volta pro Brasil. Comprei a passagem no decolar.com, encontrei vôo La Paz - Guarulhos por 700$ para o dia seguinte, e comprei Guarulhos- BH por 150R$. Por sorte eu tinha um bolo de bolivianos guardado na mochila pra caso de emergência, deu pra pagar o hostel e não precisei esquentar cabeça.

 

Dia 23 (La Paz - Casa) - Acordei cedo pra pegar o vôo que saia às 8:30, encontrei um brasileiro enquanto fazia o checkout que também estava indo pro aeroporto, rachamos o táxi que deu 25bols pra cada, e chegando no aeroporto tive que pagar 25$ de taxa de embarque (165bols), fiquei feliz por ter a grana no bolso, e bravo, já que estava levando pra minha coleção de cédulas. ::tchann::

Depois disso não houveram mais surpresas, os vôos foram tranquilos e chegeui bem em casa, mas passei super mal nos próximos dias, provavelmente por causa de alguma virose que veio comigo! :)

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Listei algumas dicas/curiosiedades que podem ajudar quem esta pensando em fazer viagem semelhante:

 

 

- Se está em dúvida quanto a Salkantay / Inka Trail / Inka Jungle, fique sabendo:

 

Salkantay - 4 dias de caminhadas severas e paisagens incríveis, quem já fez diz que o esforço vale a pena.

Inka Trail - 02 a 04 dias de caminhada, dependendo do pacote, passando por diversas ruínas, é a mais procurada devido ao seu valor cultural.

Inka Jungle - 02 a 04 dias pra se aventurar e sair da rotina, caminhadas, biking, zip-lines e rafting, fiz e recomendo!

- Tanto Uros como Taquile tem culturas bem interessantes, inclusive idioma próprio, em Taquile notei que as mulheres são bem reprimidas, todos os homens rindo e batendo papo enquanto elas ficam escondida debaixo de uns panos pretos, sem falar que por motivos culturais elas não podem andar na frente de um homem.
- Fui muito bem tratato no Peru, acho que todos os brasileiros são, no geral, deu pra ver que eles tem rixa é com chilenos e espanhois.
- Quando for comprar passagem de ônibus peça pra ver fotos do veículo, principalmente se a viagem for muito longa.
- Se não for com a cara da comida, não coma, principalmente se for algo que não conheça, o barato pode sair caro. Contrair virose em lugar precário como Bolívia e Peru é fria, ande sempre com barras de cereal, proteína na mochila.
- Esteja sempre preparado para o pior. Dramins, aspirinas, relaxante muscular, repelente, papel higiênico, floratil e etc são sempre bem vindos na mochila.
- Se usa aparelho como eu, NÃO MASQUE COCA... o negócio anestesia a boca toda, e como consequência de ficar mascando com a boca anestesiada vc nem sente o aparelho te mutilando, fiquei uns 3 dias com a boca destruída... e nunca engula a coca, o guia brincou que quem fizesse isso ia mandar um fax pra Dilma! ::hãã::

- Se estiver viajando sozinho sempre faça amizade com alguém no tour que for, a maioria dos guias não estão nem aí, se ninguém sentir falta te deixam pra trás.
- Tenha sacolas na mochila sempre, são úteis pra muitas coisas, especialmente no Peru, onde lixeiras são luxo.
- Se for viajar de ônibus opte pelas companhias mais conhecidas, no Peru fechei tudo com a Movil Tours / Transzela / Oayruros, achei o serviço destas bem satisfatório. Ouvi muita gente falando bem da Cruz del Sur e da Flores também.
- Se estiver pensando em fazer Nazca-Ica-Pisco, pense bem se quer MESMO ver as linhas de Nazca, é a parte mais cara desse trajeto (uns 250 soles pra voar meia hora, e precisa agendar com pelo menos 3 dias de antecedência).
- Quando for fechar passeios, escolha com sabedora a agência, pra já fechar tudo com ela e poder ganhar descontos, se estiver em grupo, sucesso!

- Você recebe pelo que paga , nunca agende passeios com companhias que fazem preços muito abaixo da concorrência, desconfie! Principalmente naqueles passeios em que guias, equipamentos de primeira qualidade são essenciais, como as trilhas para Machu Picchu e a estrada da morte.
- Tenha sempre trocados na carteira, Bolívia e Peru são cheios de pedágios e taxas aleatórias.
- Se seu celular não tiver lanterna, compre uma. Se for fazer trilha Salkantay/Jungle/Inka (ou até mesmo no hostel, pra não incomodar a galera quando chegar de madrugada) você vai precisar!
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Muito massa seu relato! Metódico na medida! Parabéns pela Viagem! Estou indo agora em Julho para Cusco (moto) e sempre me preocupo com a alta temporada! devo me preocupar mesmo?

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Olha, na alta temporada (maio até agosto) os preços sobem bastante, e as cidades ficam bem mais cheias que o normal, eu aconselho vc ja ir com os passeios principais agendados, principalmente Machu Picchu.

E o mais importante é o tempo imprevisível, se prepare pra pegar bastante chuva, ano passado estava no Atacama em Julho e vi até tempestade no deserto mais seco do mundo! Cada época tem seus altos e baixos, a vantagem de ir no inverno é que vc fica seco e o céu fica quase sempre limpo pra tirar fotos bacanas (meu primo estava em Machu Picchu em julho do ano retrasado, estava neblina pura, muito azar!), e dá pra ir sem reservar nada, mas sente um frio de trincar os ossos!

 

Agora, um lugar que ouvi dizer que compensa 100% ir em julho é no salar de Uyuni!

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Valeu! Mas Julho é chuvoso em Cusco? ouvi dizer que é Dezembro a Janeiro! Abraços cordiais

 

Confundi geral aqui, eu estava no Atacama era justamente em fevereiro, e no peru em julho, falei tudo ao contrário! ::putz::

 

Sim, de dezembro até março é a epoca que mais chove nessa região (média de 125mm), eles inclusive costumam fechar a trilha Inca em fevereiro (e até Machu Picchu quando chove demais), a melhor época pra visitar realmente fica entre abril e julho (justo na alta temporada), apesar do frio intenso a chuva certamente não será problema! Mas entre Setembro e Novembro fica bem interessante também, você escapa dos preços da alta temporada e não pega tanta chuva (média de 45mm).

 

Se você for em Julho não vai se arrepender, é fantastico, voce acaba pagando um pouco mais caro pra fazer os passeios, mas é um custo adicional que vale a pena, se planejar bem, reservando passeios/hospedagens com antecedência fica muito em conta, e no seu caso, como nao vai precisar comprar passagem, sucesso! ::hãã2::

 

A verdade é que a “melhor época para ir à Machu Picchu” depende muito do que você está disposto a encarar, uma grande quantidade de turistas e frio intenso ou eventual chuva.

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