Membros Quelarinha Postado Março 14, 2013 Membros Postado Março 14, 2013 Boas mochileiros, estou a planear outra viagem para o sudeste asiático e desta vez terei de ir à Birmânia. Já andei a pesquisar bastante, mas mantém-se algumas duvidas. Se alguém foi lá nos ultimos tempos agradecia alguns esclarecimentos. 1 - Quero ficar em pousadas familiares e não em hoteis. Já andei a ver e não é facil de arranjar. Também quero fazer a travessia terrestre de Yangon a Mandalay passando por alguns locais, Bago, Inle lake e Bagan. Alguém tem dicas ou é melhor requisitar um agente, que pelo que vi quase toda a gente faz isso? Há muito pouca informação sobre alojamento e transportes, principalmente alojamentos familiares. É fácil chegar a um local e arranjar dormida, ou convém levar tudo reservado? 2 - Ainda não existem caixas ATM? Ainda é necessário levar dinheiro? Neste caso, convém dolares americanos ou moeda birmanesa? 3 - Internet - já vi que existe, mas muito limitada. Alguém sabe se o gmail está bloqueado no país? 4 - Rede de telemovel - já existe serviço de roaming? Agradeço quem me conseguir esclarecer as duvidas Citar
Membros de Honra heka Postado Março 15, 2013 Membros de Honra Postado Março 15, 2013 Não sei se te ajuda, eu fui em 2007 pra lá, há algum tempo. 1- eu fiquei em pousadas, não em hoteis. Não foi dificil achar, mas é sempre bom pesquisar antes pra saber onde estão, porque ainda são poucos. O transporte na epoca era muito ruim. Trem quebrado, onibus rudimentares. Era mais facil viajar de avião e barato. Não sei como está agora. 2- leve dólar. Se tiver ATM tente ver pelo site do Visa, que tem localizador de ATM no mundo inteiro. 3-Na epoca todos os e-mails : gmail, yahoo, hotmail, etc eram bloqueados. 4-não sei dizer. Citar
Membros Quelarinha Postado Março 15, 2013 Autor Membros Postado Março 15, 2013 Ola heka, quanto ao custo dos transportes, já andei a ver alguns percursos maiores entre trem e avião e a diferença ainda é grande. Por exemplo, de comboio em cabine com cama fica a 26 euros e o avião a 100. Mas realmente eu quero fazer terrestre, adoro andar em comboios podres no meio do nada sem mais nenhum estrangeiro lá. Enfim, são gostos. Vou ver o site da Visa, talvez já lá tenha alguma coisa. muito obrigada pela ajuda Citar
Membros pflynn Postado Março 15, 2013 Membros Postado Março 15, 2013 Olha, eu estive lá no ano retrasado (outubro/novembro 2011). Minha dica: leve a última edição do guia Lonely Planet do Myamnar que ele vai te ajudar com praticamente tudo. Transporte, hospedagem, alimentação, passeios, etc, etc. Tudo o que fiz por lá eu usei o Lonely Planet. Acomodação boa e barata não era problema por lá. Transporte: sempre ônibus. Avião, apenas para entrar e sair do país. Os ônibus de Yangon para Mandalay são muito bons, com direito a ar condicionado, TV passando todo tipo de programa nacional durante a viagem e até garrafinha de água inclusa. O único detalhe é que a viagem demora um pouco: cerca de 10 horas (e antes da construção da via expressa Yangon-Mandalay, chegava a durar 14 horas). Aproveite esse detalhe para viajar durante a noite. Saia de Yangon por volta das 17:00, 18:00 horas e chegue em Mandalay por volta das 5 da manhã. Em Mandalay você faz várias viagens do tipo "one day trip" para várias cidades/locais próximos (Amrapura, Mingun, Saigang, etc). De Mandalay você pode ir pra Bagan de ônibus (não tão bom quanto Yangon/Mandalay, mas usável). De Bagan, ônibus para Inle ou, se gostar muito de andar, pode fazer como eu fiz e ir de Ônibus de Bagan para Kalaw e de lá, contratar um guia que vai te levar a pé até Inle numa caminhada de três dias, onde você vai dormir em mosteiros e em casas de famílias locais. De Inle, você pode ir para Bago e de lá, antes de voltar para Yangon, tentar passar um dia no campo base onde fica a Golden Rock ( Kyaiktiyo). Posso te passar todos os detalhes e dicas da viagem se você quiser. Acho que daria pra escrever um livro O que eu posso te garantir agora é que você não vai se arrepender. Certamente será uma das melhores viagens da sua vida. E em tempo: aproveite o quanto antes. Myanmar está mudando muito, desde o ano passado, quando cairam várias sanções importantes entre EUA e Europa que afetavam o país. Até a Coca-Cola voltou a ser vendida lá no ano passado, 60 anos depois de ter deixado o país. E sim, hoje já tem ATMs em Yangon, mas ainda é algo muito novo e, por enquanto, vale a regra: leve dólares em notas perfeitas, sem manchas e nem dobras ou nenhum tipo de marca e cuide muito bem das notas. Citar
Membros Quelarinha Postado Março 15, 2013 Autor Membros Postado Março 15, 2013 muito obrigada pela ajuda, foi bastante esclarecedora especialmente nos transportes. O que irei fazer é o seguinte: entrar por yangon, depois bago, a seguir inle, depois bagan e sair por mandalay. Infelizmente não terei tempo de fazer one day trip em locais perto de mandalay, apesar de já ter visto alguns locais fantásticos. Já nadei a ver bus e comboios, mas as reviews sobre bus eram tão más que coloquei essa hipótese de lado. Posso te passar todos os detalhes e dicas da viagem se você quiser. Acho que daria pra escrever um livro O que eu posso te garantir agora é que você não vai se arrepender. Então, se não te importares, agradecia mais detalhes, especialmente locais de alojamento e a rota que faz esse autocarro com ar condicionado. por exemplo, se passa em algum dos locais que quero visitar. E tens razão.... não me vou arrepender. Estou ansiosa por aterrar naquele país Citar
Membros pflynn Postado Março 15, 2013 Membros Postado Março 15, 2013 Uma dica muito boa sobre como arranjar acomodação e transporte, além do Lonely Planet: peça recomendações de acomodação e transporte nos próprios lugares em que estiver hospedada. Leia-se: nos albergues. Em cada albergue que se hospedar, peça sugestões sobre como chegar e onde se hospedar no próximo destino. Todos os funcionários de albergues conhecem outros albergues em outras cidades, geralmente nas próximas, e sabem como chegar onde você quiser. Eles podem arranjar tudo. E o melhor: não costumam cobrar nada por isso. Funcionários de albergues costumam ser amigos de funcionários de outros albergues e tudo funciona na recomendação, o que é bom pra eles. Por exemplo, em Yangon eu fiquei hospedado no Mother Land Inn 2. Com certeza você deve ter lido ou ouvido falar sobre ele. Simplesmente o melhor albergue e ponto de encontro de mochileiros de Yangon, e o que é melhor: eles aceitam reservas pela internet - http://www.myanmarmotherlandinn.com/ . Não é muito barato - quando me hospedei lá, paguei 12 USD por um quarto privado com banheiro, café da manhã incluso (pequeno almoço pra vocês, portugueses), e hoje os preços dobraram, mas vale cada centavo (pra você ter idéia, em kalaw eu paguei 5 USD por um quarto privado com banheiro e café da manhã incluso). No Mother Land Inn 2 eles me recomendaram o albergue em Mandalay (fiquei no E.T Guesthouse). Não apenas recomendaram, como telefonaram pra lá e informaram que eu estava indo, ou seja, reservaram, e também compraram o bilhete do ônibus, que me entregaram em mãos. Quando cheguei em Mandalay, um funcionário do E.T Guesthouse me abordou pelo nome em sua moto logo que desci do ônibus e me levou pra lá. Nem precisei pagar por um moto-taxi separadamente. E fiz o mesmo no E.T Guesthouse, onde me indicaram acomodação em Bagan e também o ônibus. E assim praticamente por toda a viagem. O único lugar mais complicado de chegar por conta própria no meu caso foi a Golden Rock. Mas pra chegar lá contei com o Lonely Planet e com um casal de mochileiros ingleses que conheci no ônibus que ia de Inle para Bago, que sabiam tanto como eu sobre como chegar lá, ou seja: nada. Mas pedindo informações chegamos lá. E basicamente é isso. Tenha seu guia em mãos, e não tenha receio de perguntar para as pessoas, tanto nas ruas quanto nos albergues, sobre como chegar em algum lugar. Citar
Membros Quelarinha Postado Março 15, 2013 Autor Membros Postado Março 15, 2013 bem, mas que grande ajuda. Já estive a ver o site do albergue e gostei, vai ser mesmo lá onde ficarei em yangon. Depois de ler todas as tuas recomendações, acho que vou mesmo à eventura e reservar apenas albergue para uma noite, pelo que vi é fácil desenrascar transporte e alojamento nos locais onde se vai passando. Quanto a Golden Rock, infelizmente não tenho um dia para lá ir. Passarei pouco mais de uma semana em Myanmar e queria ver com calma inle e bagan. Isto com o tempo que passarei em deslocações não sobra para ver a Golden Rock. Quanto a perguntar a pessoas, sempre faço isso. São os locais que melhor sabem aconselhar como desenrascar num país. Vou ver se encontro então alguma coisa sobre o E.T guesthouse. Muito muito obrigada pela ajuda preciosa Citar
Membros pflynn Postado Março 15, 2013 Membros Postado Março 15, 2013 bem, mas que grande ajuda. Já estive a ver o site do albergue e gostei, vai ser mesmo lá onde ficarei em yangon. Depois de ler todas as tuas recomendações, acho que vou mesmo à eventura e reservar apenas albergue para uma noite, pelo que vi é fácil desenrascar transporte e alojamento nos locais onde se vai passando. Um conselho: reserve a primeira, mas também, a última noite, já que provavelmente você vai sair do país via Yangon. Então aproveite e reserve também sua última noite, principalmente se você for se hospedar no Mother Land Inn 2, que é meio concorrido. Citar
Membros Quelarinha Postado Março 16, 2013 Autor Membros Postado Março 16, 2013 Tenho de reservar já em yangon porque é exigida a reserva de hotel para conseguir o visto. Depois disso não vou reservar mais nada antecipadamente porque vou sair do país por Mandalay. Penso que não haverá problema entrar em yangon e sair por mandalay Citar
Membros de Honra heka Postado Março 16, 2013 Membros de Honra Postado Março 16, 2013 Ola heka,quanto ao custo dos transportes, já andei a ver alguns percursos maiores entre trem e avião e a diferença ainda é grande. Por exemplo, de comboio em cabine com cama fica a 26 euros e o avião a 100. Mas realmente eu quero fazer terrestre, adoro andar em comboios podres no meio do nada sem mais nenhum estrangeiro lá. Enfim, são gostos. Vou ver o site da Visa, talvez já lá tenha alguma coisa. muito obrigada pela ajuda Os preços do transporte aumentaram! Na epoca o trem eu pagaria 10 dolares, mas estava quebrado e não tinha previsão de funcionamento. Já o avião eu paguei 31 dolares, ou seja pelo tempo e facilidade compensava o avião. Mas pelo visto os onibus melhoraram, o que ajuda. Tambem recomendo o Mother Land, na epoca paguei menos de 10 dolares a diaria. Em Mandalay me hospedei no Royal City hotel, que eu recomendo bastante. Em Bagan me hospedei no May ka Lar Guest house, que fica em Niyung U, onde a maioria dos mochileiros fica. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.