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Este relato de viagem inclui informações de minha ida a França em Maio/10 e da próxima, agora em Maio/13.

A DESCRIÇÃO DE DIAS E ATRAÇÕES A VISITAR ESTÃO NA PLANILHA ABAIXO.

 

Não, o mês de Maio não é mera coincidência. É o início da primavera quando os dias são bonitos mas ainda fresquinhos, os jardins estão floridos

mas as ruas ainda não estão entupidas com os turistas das férias de verão.

 

Uma pergunta que aparece com frequência: três dias são suficientes para Paris?

A resposta é um enorme NÃO! Como visitar uma das cidades mais bonitas do mundo (e olhe que viajei bastante e concordo com o título) em tão pouco tempo?

Aqui, a planilha que montei para a próxima ida à França (um relato estilo déja-vu?):

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DIA 1 CHEGADA E MONTMARTRE

Eu gosto de me hospedar em Montmartre. É a região perto da da Catedral de Sacré Coeur, que tem uma linda vista de Paris e tem o Moulin Rouge, com vida noturna bem movimentada.

Lá eu fico no ibis budget Paris Porte de Montmartre (http://www.ibis.com/pt-br/hotel-2597-ibis-budget-paris-porte-de-montmartre-ex-etap-hotel/index.shtml) que fica a duas quadras no metrô St Ouen e me dá estadia com o café da manhã a 65 euros o casal.

Também acho interessante comprar o PARIS MUSEUM PASS que custa 65 euros por 5 dias e me dá ingresso livre na esmagadora maioria dos museus e atrações da cidade (incluindo Versailles).

Facilite sua vida e compre antes de sair do aeroporto.

Como meu marido e eu gostamos de caminhar (se usar muito o metrô acaba perdendo as belas vistas da cidade) nós não compramos o passe de transportes e sim um pac com 10 passagens de metrô, e cada viagem acaba custando 1,25 euros, quando necessário.

Preste atenção ao horário de funcionamento do metrô: em média, entre as 5h30 e 00h30 (não abuse da sorte, ou acabará trancado dentro de alguma estação...).

O PARIS PASS não vale a pena para o meu perfil. Inclui degustação de vinhos e passeio de bateau pelo Sena mas custa 195 euros por cinco dias!

As atrações estão agrupadas na planilha a fim de evitar andanças desnecessárias e colocadas em ordem de acordo com o fechamento dos locais. Conforme o dia da semana e a época do ano algumas coisas fecham bem mais tarde. É o caso do Louvre, que nas quartas e sextas fecha as 21 horas em maio.

Em 2010 eu reservei apenas um dia para o Louvre e faltou muita coisa. desta vez reservei um dia e meio (já que o Paris Museum Pass dá ingressos ilimitados)

Verifique os horários nos sites oficiais de cada atração (mesmo Igrejas e capelas os possuem na França).

O site do Paris Museum pass também fornece estas informações (http://en.parismuseumpass.com/rub-museums-monuments-by-name-5.htm).

Assim, chegamos a Paris, pegamos o trem e o metrô até St Ouen. Largamos as malas no hotel evamos ver o entardecer em Montmartre aos pés da Cacré-Coeur.

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Fizemos todo o caminho do hotel até Sacré-Coeur a pé, com escadarias íngremes mas lindas, e na volta eu passei por uma porta aberta. Lá dentro vi uma cozinha limpíssima. Tratava-se do restaurante Restaurante paquistanês Kohinoor (178 Rue Marcadet) onde tivemos um jantar delicioso a preços interessantes (frango ao curry e acompanhamentos 16 euros). Tornou-se nosso point habitual em Paris.

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Com isso encerramos o primeiro dia na França. Agora, uma boa noite de sono porque amanhã tem Versailles.

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DIA 2 VERSAILLES

 

Coloquei Versailles no segundo dia de viagem por uma razão bem simples: estamos no começo da viagem e pés descansados aguentam melhor a andança pelos Jardins de Versailles.

Não que os aposentos abertos ao público no Palácio de Versailles sejam assim tão vastos. Na verdade, temos o Salão dos Espelhos, a capela, aposentos dos delfins, quarto do rei e da rainha e mais umas algumas coisas para ver. Mas... se quiser visitar Petit Trianon e Grand Trianon (aposentos particulares dos Reis e mais tarde de Napoleão) você terá que andar até o final do espelho d'água e mais um tanto a direita.

Localize-se na foto...

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Caso você não tenha comprado o Paris Museum Pass e vai comprar o ingresso, recomendo que você compre o mais caro (aproximadamente 19 euros e incui um audioguide que pode ser em Português de Portugal). Dá direito a entrar no Petit e no Grand Trianon.

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Os aposentos dos reis no castelo de Versailles eram um local público, onde qualquer um entrava a qualquer momento. Nos trianons Maria Antonieta e Luiz XVI realmente moraram.

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Estes aposentos e mais a caminhada pelos jardins de Versailles já ocupam uma boa parte do seu dia, sem contar os aposentos dentro do próprio castelo de Versailles.

 

Durante a Revolução Francesa e Luiz VVI e Maria Antonieta moravam neste castelo que é um dos maiores do mundo. Depois da queda dos reis de França cogitou-se queimar o castelo, pois ele ela o símbolo da monarquia. Porém, os habitantes de Versailles pediram que ele fosse poupado e usado como hospital, escola... Ainda assim os aposentos foram pilhados e seu conteudo leiloado a preços irrisórios.

No século XX o milionário americano John D. Rockefeller doou 60 milhões de francos e com isso começou o processo de restauração de alguns aposentos do castelo que tem mais de 700 quartos!

É impossível não ficar deslumbrado com a beleza do salão dos Espelhos. Embora a multidão presente atrapalhe um pouco a experiência. Assim... se não poder olhar para a frente, relaxe e olhe para cima!

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Estude um pouco a Revolução Francesa antes de embarcar e veja o balcão onde Maria Antonieta curvou-se diante da multidão.

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Você pode dar mais de uma passada pelos aposentos de Versailles. Em cada uma encontrará um detalhe diferente e encantador.

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Leve suco, água e sanduiches na mochila. Há lanchonetes dentro dos jardins, mas como todo bom local turístico os preços são bem assustadores...

 

Depois de percorrer os jardins, sem esquecer a parte inferior com todas as laranjeiras e limoeiros (frutos amarelos, dignos do rei Sol)

saia do castelo e faça um lanche da cidade de Versailles. Há bons "bares a tapas" no caminho.

E se te sobrar um gás, vá até o Centre Pompidou e seu museu de arte moderna (que fecha mais tarde) olhar os telhados de Paris de outro ângulo.

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Volte para o hotel e descanse, amanhã são 18km de corredores dentro do Louvre.

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DIA 3 LOUVRE

 

Vamos combinar uma coisa: o Museu do Louvre não tem sua fama à toa.

Depois do setor Egípcio do Louvre o Museu do Cairo ficou basiquinho.

Então, reserve ao menos um dia para o Louvre. Foi o que fiz em 2010 e agora em 2013 reservei um dia e meio (quarta e sexta, porque fecha mais tarde).

O ingresso custa 9 euros. Uma merreca se comparado ao custo de uma Eurodisney, de um jantar no Moulin Rouge...

No Louvre você encontra bancos e poltronas para sentar e assim dar um descanso para seus pés durante as caminhadas pelos kilômetros de corredores

cheios de maravilhas a sua espera.

Não gosta de pintura e prefere escultura? Lá está a Vitória Alada de Samotrácia.

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Ah... prefere antiguidades egípcias? Deleite-se!

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Nem um nem outro, prefere arte mesopotâmia?

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Nada disso te interessa mesmo?

Ande pela Grande Galeria, cenário de abertura do Código Da Vinci, Dan Brown...

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E já que está por ali, não tira pedaço olhar as belas pinturas...

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Em resumo, você só não acha o que fazer no Louvre se for admirador incondicional de arte moderna e não dá nenhum espaço para qualquer coisa fora disso.

No site oficial do Louvre você encontra todas as respostas necessárias para uma visiya tranquila (http://www.louvre.fr/en/getting-here).

Existem várias entradas para o Louvre. Eu prefiro a do Carroussel do Louvre, que te leva através das escavações das muralhas do castelo medieval

desembocando abaixo da Pirâmide de vidro.

Aliás, segundo o Dan Brown os restos de Maria Madalena...

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A pirâmide de vidro eu deixo para a saida.

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E nem assim, depois de horas percorrendo os corredores do Louvre, esgotaram-se as possibilidades.

Saia pelo Arco do Carroussel do Louvre em direção aos Jardins de Tuileries.

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Em Maio anoitece bem mais tarde, sente-se nas cadeiras e aprecie o movimento...

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Caminhe pelos Jardins até a Praça da Concórdia, onde você poderá ver a Agulha de Cleópatra.

(Eu vi o irmão gêmeo deste obelisco em Luxor, 2012).

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Ah, sim, a Pont Del'Alma, local do acidente de Lady Diana, fica aqui pertinho...

 

 

E TEM MAIS POST AMANHÃ!

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DIA 4 ÀS COMPRAS!!!

 

 

Uma boa pedida é fazer algumas compras (perfumes, maquiagem...) nas Galerias lafayette.

Se você não tem um tostão para gastar vá assim mesmo, mas escolha a sede que fica na 40, Bd Haussmann.

É um prédio histórico, com uma abóbada em vitrais simplesmente deslumbrante e um terraço de onde se pode apreciar uma bela vista de Paris!

Para dar uma espiada nos preços e mercadorias ofertadas pelas Galerias lafayette, passe por aqui: http://www.galerieslafayette.com/c/fin+de+collection

 

Depois de alguns delírios de consumo dignos de Becky Bloom podemos retomar a vida normal e visitar o Museu D'orsay (http://www.musee-orsay.fr/) que fica na 1, rue de la Légion d'Honneur.

Este museu é "cria" do Louvre e lá você encontrará as coleções mais recentes que vieram para cá por falta de espaço físico no Louvre.

Como tantos outros locais em Paris, só a arquitetura do D'Orsay já vale a visita.

Sem falar da chance de ver de perto A Porta do Inferno, de Rodin, na versão mármore (a versão bronze está no Museu Rodin), as bailarinas de Degas, descorir por que as pinturas de Van Gogh são tão famosas...

Acredite, ve-las de perto é completamente diferente de ver a reprodução em um livro de arte ou em um documentário.

Não é permitido fotografar dentro do museu, você terá que deixar sua câmera no escaninho.

 

Mas nem tudo está perdido! Logo a seguir vá ao Museu Rodin onde poderá fotografar "à la vontê", como dizia o falecido colunista Ibrahim Sued.

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Visitar este museu na primavera tem uma vantagem extra: o jardim lotado de roseiras em flor! Já depois da porta de entrada vem o perfume maravilhoso enquanto eu caminho pelas alamedas

e encontro obras maravilhosas de Rodin.

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Quem não conhece O pensador?

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Uma coisa bastante comum nos museus franceses é o grupo de crianças aprendendo a respeito de arte. Cultura que vem de berço.

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Do outro lado da rua fica o Invalides, com o Museu do Exército (não, não tem só carro anfíbio e canhão e tem armaduras medievais lindíssimas) e a Tumba de Napóleão.

Apesar de perto, deixo esta visita para outro dia.

 

Depois de um mergulho no mundo de Rodin e Camille Claudel atravesse a Ponte Alexandre III, considerada uma das mais emblemáticas de Paris.

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Ela foi concluida em 1900 e leva até os prédios do Grand Palais e petit Palais, perto dos Champs Elysées.

O Grand palais na realidade é O Grande Palácio de Belas Artes e foi construido para abrigar a exposição de 1900.

Abriga exposições, concertos, teatro... Vale a visita nem que seja só pela arquitetura.

O hall do Grand Palais é um assombro!

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Caso você tenha comprado o Paris Museum pass, pode entrar aqui sem pagar também.

Agora, perambular um pouco pelas ruas, ver o anoitecer, jantar e cama.

Porque amanhã tem mais andança.

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