Ir para conteúdo

Mochileiros.com x comunidade no Facebook


Petroni-SP

Posts Recomendados

  • Editores

Oi Marcos!

Concordo com boa parte do que você falou sobre as pessoas que postam dúvidas no Facebook.

No grupo ( https://www.facebook.com/groups/mochileiroscom )por exemplo, acontece bastante de pedirem dicas já publicadas aqui, sugestões de roteiros etc.

O que eu tenho trabalhado ali é linkar pra cá. Se alguém está com dúvidas ou gostaria de uma sugestão de roteiro pela Bolívia e Peru, eu digo que ela pode encontrar sugestões de outros viajantes e roteiros já feitos por eles no http://www.mochileiros.com/america-do-sul-roteiros-de-viagem-f419.html. Também pode encontrar muitas dicas e informações nas experiências de viagem que são trocadas por aqui via relatos no http://www.mochileiros.com/america-do-sul-relatos-de-viagem-f390.html

Em alguns casos tem funcionado :)

Já as pessoas que postam seus roteiros lá, ou criam um documento (pdf, word etc) com a viagem que fizeram e dizem que podem passar por e-mail para quem solicitar, realmente fica difícil trabalharmos. Mas o que você está fazendo é legal, incentivar o pessoal a publicar aqui. Também sempre digo, que aqui fica exposto para mais pessoas e que há infinitamente mais informações aqui. Agora a fanpage ( https://www.facebook.com/mochileiroscom ), como disse o Silnei, tem surtido efeito positivo e é um incentivo a mais para postarem coisas por aqui, no meu ponto de vista.

Abraço!

 

OBS: Aliás, qualquer membro do Mochileiros.com que frequenta ou dá uma passadinha de vez em quando no grupo, pode incentivar a participação aqui como você tem feito (falando diretamente, ou apontando para os links que servirão para a pessoa que está pedindo a dica/sugestão/informação etc).

Link para o comentário
  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Acho o facebook, muito interessante e das redes sociais já criadas, creio que ele veio pra ficar

 

O problema realmente é como as pessoas o utilizam, no caso específico aqui do fórum, se for possível, linkarmos o conteúdo que pinta lá, aqui com o fórum, ótimo!

 

Mas acho dificil, porque é tentador, você poder responder ali na hora no facebook e muito mais tentador ainda para as pessoas que querem, sempre, a resposta "pra ontem" e sem ter de procurar muito

 

Acho que cabe a galera aqui se conscientizar e sempre que possível, incentivar para que essa "troca" traga cada vez mais conteúdo para o fórum e não para o facebook

Link para o comentário
  • Admin

Concordo André. ::cool:::'>

 

Marcos,

Nos fizemos a mudança na opção do recebimento de notificações para novos usuários. A administração do sistema não trazia essa opção, mas foi possível com uma pequena mudança no código do sistema. ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Valeu pela sugestão!

 

Abraço,

 

Silnei

Link para o comentário
  • 10 meses depois...
  • Membros de Honra
Oi Marcos!

Concordo com boa parte do que você falou sobre as pessoas que postam dúvidas no Facebook.

No grupo ( https://www.facebook.com/groups/mochileiroscom )por exemplo, acontece bastante de pedirem dicas já publicadas aqui, sugestões de roteiros etc.

O que eu tenho trabalhado ali é linkar pra cá. Se alguém está com dúvidas ou gostaria de uma sugestão de roteiro pela Bolívia e Peru, eu digo que ela pode encontrar sugestões de outros viajantes e roteiros já feitos por eles no http://www.mochileiros.com/america-do-sul-roteiros-de-viagem-f419.html. Também pode encontrar muitas dicas e informações nas experiências de viagem que são trocadas por aqui via relatos no http://www.mochileiros.com/america-do-sul-relatos-de-viagem-f390.html

Em alguns casos tem funcionado :)

Já as pessoas que postam seus roteiros lá, ou criam um documento (pdf, word etc) com a viagem que fizeram e dizem que podem passar por e-mail para quem solicitar, realmente fica difícil trabalharmos. Mas o que você está fazendo é legal, incentivar o pessoal a publicar aqui. Também sempre digo, que aqui fica exposto para mais pessoas e que há infinitamente mais informações aqui. Agora a fanpage ( https://www.facebook.com/mochileiroscom ), como disse o Silnei, tem surtido efeito positivo e é um incentivo a mais para postarem coisas por aqui, no meu ponto de vista.

Abraço!

 

OBS: Aliás, qualquer membro do Mochileiros.com que frequenta ou dá uma passadinha de vez em quando no grupo, pode incentivar a participação aqui como você tem feito (falando diretamente, ou apontando para os links que servirão para a pessoa que está pedindo a dica/sugestão/informação etc).

 

Oi Claudia, só um ano depois vi seu post :oops: . Concordo com o que você disse e vou até tentar aparecer lá no grupo do Mochileiros no Face para ver se ajudo o pessoal a vir pra cá, vamos ver se vai dar certo.

 

Abs.

 

PS: agora que vi, os posts no grupo são todos "públicos". Entendo que a finalidade disso deva ser divulgar as mensagens para fora do grupo, mas isso tem um inconveniente - tudo que você posta aparece para todo mundo, até para quem você não quer que veja - gente fofoqueira, essas coisas. Quase nunca posto em publicações marcadas assim por conta disso, fica aí uma visão a respeito.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

 

PS: agora que vi, os posts no grupo são todos "públicos". Entendo que a finalidade disso deva ser divulgar as mensagens para fora do grupo, mas isso tem um inconveniente - tudo que você posta aparece para todo mundo, até para quem você não quer que veja - gente fofoqueira, essas coisas. Quase nunca posto em publicações marcadas assim por conta disso, fica aí uma visão a respeito.

 

Como assim Marcos...? Aqui no mochileiros.com não é tudo ainda mais público que o facebook? Ninguém precisa estar logado / ter conta no mochileiros.com para ler o fórum. Até mesmo o nosso perfil, que uma vez precisava estar logado para ver, agora também é público. Qualquer pessoa, sem ter conta, pode clicar no meu nome e ler o que está escrito no perfil. Alguém por favor me corrija se eu estiver errada, mas acredito que o único recanto totalmente privado aqui no mochileiros.com sejam as mensagem particulares (MP) que a gente troca. Abs.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Aqui no Mochileiros vê a mensagem quem tem que ver, ou seja, quem se interessa por viagem e procurou o fórum. No Face se você comentar uma publicação marcada como "público" a mensagem aparece na linha do tempo de todas as pessoas da sua lista de amigos. Se você comentar 10 vezes ao dia, todos os dias, vão aparecer 10 mensagens todos os dias para todos os seus amigos e familiares. Ao menos para mim isso é extremamente desagradável.

 

Então não se trata de ser "público" em sentido amplo, mas, sim, o mecanismo "público" do Face que é problemático. Uma coisa é a pessoa vir aqui ver o que to escrevendo, quanto a isso não me incomodo. Outra é eu manter todo mundo que eu conheço atualizado do que eu estou fazendo o tempo todo.

Link para o comentário
  • Admin

Concordo Marcos,

 

Isso é realmente desagradável. Além disso, tudo que é postado naquele grupo é descartável, pq a busca do grupo é muito ruim. Nós só criamos ele para marcar presença dentro do Facebook. Pra divulgar o site lá dentro. É uma estratégia de divulgação que de certa forma deu certo, pq muita gente conheceu o fórum por lá . Entre as redes sociais, hoje é o que mais traz visitantes pra cá. Esse é o ponto positivo.

 

Aqui, o conteúdo postado se torna uma fonte de pesquisa livre, que qualquer um pode acessar, mesmo não sendo usuário do site. Além disso vc não é obrigado a usar seu nome real. Pode usar um nickname para preservar sua privacidade. A internet sempre foi assim. As coisas estão mudando agora por conta de sites como o Facebook. Lá é uma rede fechada, que não sabemos o que irão fazer com o conteúdo, na prática, o conteúdo postado naquele grupo é conhecimento humano jogado no lixo. Por isso colocamos lá bem grande que é um bate papo pra mochileiros, nada mais.

 

Além disso tem esses problemas relacionados com a privacidade. A pessoa expõe a vida dela de forma como nunca antes havia acontecido na internet.

 

O Facebook piorou o uso da internet. Imbecilizou a internet. Quando a internet surgiu, ela aos poucos foi retirando as pessoas da frente da TV. Elas passaram de meras expectadoras à criadoras de conteúdo. É o caso do Mochileiros. É um site de conteúdo colaborativo como vários que surgiram com esse propósito. É o caso dos blogs. O Google ajudou a revolucionar isso tudo, fez as pessoas correrem atrás, sem ficarem esperarando a informação chegar até elas. O Facebook fez o caminho inverso.

 

Aquele feed de notícias colocou mais uma vez as pessoas na postura de expectadores, e o conteúdo é totalmente controlado por eles, ou seja, vc "assina" o conteúdo de algumas páginas, mas são eles que escolhem o que vai aparecer na sua tela. É um engodo! Quando a gente fala de privacidade essa é a questão maquiavélica por traz da coisa. É uma TV piorada, já que não é vc que está com o controle remoto na mão e eles sabem tudo sobre vc.

 

Além disso tem outras questões humanas, bem estressantes. Todo mundo sabe que convivência não é fácil. Conviver o tempo todo com outras pessoas é uma tarefa árdua. O Facebook criou uma espécie de convivência virtual forçada. É outra coisa inédita na web. Você via seus amigos e conhecidos regularmente, sem conviver com eles diariamente. Isso faz parte da mágica de reencontrá-los. O Facebook trouxe eles pra dentro da sua casa por 24h por dia. Isso pode ser legal pra quem é muito carente, mas eu acho isso um verdadeiro saco. Seu feed de notícias é invadido por uma monte de informações inúteis e afetações o tempo todo. E se vc se descuidar passa a fazer o papel de chato também. Deixa de ser o choppinho de vez em quando pra se tornar um show de horrores, uma guerra de egos, um espetáculo de carência humana. Além disso tudo, é uma fonte inesgotável para quem gosta de cuidar da vida alheia.

::hahaha::

 

Posso estar errado mas se eles não mudarem isso, as pessoas irão cansar de tanto convívio forçado. Vai gerar mais inimizades do que amizades. Isso já aconteceu com outros sites. É o caso do Orkut.

 

Mas pode ter certeza que próximo site que irá substituir o Facebook será ainda pior que ele. ::hahaha::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...