Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Norte da Argentina e Atacama

Olá Amigos, estou iniciando este topico para trazer à vocês informações sobre a minha viagem com minha esposa à América do Sul durante o carnaval de 2013. Esta viagem passa por Argentina e Chile. O roteiro básico passa pelas cidades de Córdoba - Cafayate - Salta - Purmamarca - San Pedro de Atacama (Chile) - Salta - Córdoba. Cerca de 3.000Km.

Informações detalhadas da viagem no meu BLOG

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/

Córdoba, ponto de partida da viagem, acabou sendo uma escolha obrigatória, isso porque era o único destino da Argentina que consegui passagens com 10.000 milhas. Culpa foi da minha total falta de planejamento, já que o esperto aqui decidiu fazer esta viagem de "sai carnaval!" de última hora. Mas até que a escolha acabou sendo ótima, e a partir de Córdoba iniciei o plano da viagem.

cor_cidade.jpg

O roteiro foi montado para uma viagem de carro, mas provavelmente se enquadraria à uma viagem de ônibus entre as cidades escolhidas. Particularmente eu gosto de ter liberdade de ir e vir e, para isso, alugar um carro torna-se fundamental. Mas, voltemos ao roteiro. Córdoba está próxima de algumas regiões muito visitadas no norte e oeste da Argentina, como Mendoza, Catamarca, Salta e Jujuy. Região ainda desconhecida por muitos brasileiros. A nossa decisão foi seguir ao norte, para Salta e depois atravessar ao Chile para conhecer o Deserto do Atacama a partir de San Pedro de Atacama.

Cafayate é uma pequena cidade, o segundo pólo produtor de vinho da Argentina. Nosso desejo de conhecer Cafayate surgiu das dezenas de relatos na internet e de reportagens sobre a hospitalidade e beleza da cidade, além da reconhecida qualidade de seus vinhos. Além dos vinhedos, bodegas e restaurantes, bem próximo à cidade, existem atrativos naturais espetaculares como a Quebrada de Las Flexas e Quebrada del Rio de Las Conchas.

caf_igreja.jpg

Caf-Cafayate+Placa.jpg

caf-quebradaConchas4.jpg

caf-flechas3.jpg

Salta é o ponto de partida para quem quer conhecer o norte da Argentina. Como o nosso destino final é o Atacama, tivemos que deixar pouco tempo para esta belíssima região. Um dia para Salta e outro para Purmamarca e Tilcara (estas duas últimas distantes 25Km uma da outra).

Salta+_Igreja+San+Francisco.jpg

Salta_tele.jpg

Em Purmamarca está localizado o Cerro de Las Siete Colores, são montes com cores espetaculares. É um daqueles lugares que você tem que ir conferir de perto... Em Tilcara fizemos a caravanas de lhamas e as ruínas Pulcara de Tilcara (antigas ruínas de uma civilização pré-colombiana). também fomos à cidadezinha de Iruya, encrutada nas montanhas a quase 4.000 metros.

TILCARA

tilcara2.jpg

tilcara122.jpg

PURMAMARCA

Purma+-+Cerro+7.jpg

purma+-+passeio2.jpg

IRUYA

iruya-igreja.jpg

A partir de Purmamarca o plano foi seguir viagem ao Chile passando pelo Andes através do Paso Jama (4.800m). Passando por paissagens espetaculares da Cuesta del Lipan e do Salar Salinas Grande. A dica mais comum para "aturar" esta altitude é hidratação (bastante água) e o chá de folha de coca. Mascar as folhas e tomar o seu chá é uma tradição desta região altiplanica.

Ah, outra dica, pode-se atravesser a fronteira com carro alugado. A reserva tem que ser feita com pelo menos 10 dias de antecedência (para a papelada) e paga-se uma taxa de US$100 a US$ 200, dependendo da locadara. A nossa locadora foi a Hertz, a reserva foi pela internet e foi onde conseguimos as melhores condições de preço e veículo.

CUESTA DEL LIPAN

Cuesta+Lipan.jpg

SALAR SALINAS GRANDES

Salina+Grande.jpg

PASO JAMA - COM NEVE EM FEVEREIRO

Jama-neve.jpg

San Pedro de Atacama é o point para conhecer os encantos do Deserto do Atacama. A maioria dos passeios e serviços turísticos estão nesta cidade. Os preços das hospedagens é salgado e foi difícil achar vaga nesta época, já que carnaval também é feriado para los hermanos chilenos e argentinos. As atrações mais conhecidas são o Salar de Tara, Vale de La Luna, Vale de La Muerte, Gesers del Tatio e as Lagunas Altiplanicas. Tinhamos apenas dois dias e com nosso carro conhecemos as lagunas altiplanicas e o Salar de Atacama, contratamos um tour para o Salar de Tara que não seria possível ir com nosso carrinho alugado.

ADUANA EM SPA

8-SPA-Aduana.jpg

LAGUNAS ALTIPLANICAS

SPA+-+lagunas2.jpg

SALAR DO ATACAMA E SUAS LAGUNAS

SPA+-+Laguna+Cejar.jpg

De San Pedro de Atacama a viagem de volta á Córdoba foi longa... O primeiro trecho será até Salta. No outro dia, de Salta a Córdoba, mais 800Km. E fim da viagem.

É isso,

Informações detalhadas no meu Blog

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/

Editado por Visitante
  • Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

Vocês foram pra Purmamarca! Que bacana! Cantinho encantador, não é?

Poucas pessoas que eu conheço foram pra Purmamarca, parece que normalmente passa "batido", sei lá.

Poste relato com fotos ;)

• Membros
Postado
Vocês foram pra Purmamarca! Que bacana! Cantinho encantador, não é?

Poucas pessoas que eu conheço foram pra Purmamarca, parece que normalmente passa "batido", sei lá.

Poste relato com fotos ;)

Editei e coloquei algumas fotos no relato

Purmamarca é muito bonita mesmo, o Cerro das Setes Cores é demais, antes pensei que era fotoshop mas é colorido mesmo... A cidadezinha também é muito agradável (achei a cidade mais agradável que San Pedro de Atacama...) Vale a pena ficar pelo menos 1 dia lá;

• Membros de Honra
Postado

Parabéns pela linda viagem!

Eu adoro o norte da Argentina, a regiao tem muitos lugares para explorar.

As fotos estao lindas!

• Membros
Postado

Opa !! obrigado pelos elogios

Li os seus relatos de viagem (da assinatura) adorei !

Pessoal, o Norte da Argentina é uma região maravilhosa e ainda pouco conhecida de nós brasileiros e de outros visitantes estrangeiros. Resolvi fazer este relato no meu blog para dar algumas dicas de viagem a esta região maravilhosa.

DICAS PARA O NORTE DA ARGENTINA

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2013/03/norte-da-argentina-dicas-e-sugestoes-de.html

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Ola edu

Ih desculpe a demora na resposta, eu só vi sua mensagema agora. Fiz algumas mudanças no blog mas ainda está ativo, mas não gostei muito do resultado, mas a maioria das informações ainda está lá. Qualquer dúvida ou dica é só falar.

Abraços

• Membros
Postado

Edu, dei uma repaginada no fórum para facilitar o acesso à informação.

Uma dica, se vc for de carro do Brasil é melhor fazer a rota até Foz do Iguaçu depois descer pela Argentina para Corrientes e seguir em direção a Salta.

De carro alugado dá para cruzar da Argentina para o Chile, Mas se alugar na Argentina não poderá cruzar a fronteira para o Chile.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá Vicente! Estamos fazendo um roteiro para SPA entrando por Foz do Iguaçu. Meu marido está preocupado com o desempenho do carro diante as altas temperaturas até Salta e altitudes elevadas (Cuesta de Lipan). Vc saberia me informar se nestes trecho Corrientes-Salta e mais diante (quando começarmos a subida) existe infra-estrutura caso alguma pane aconteça com nosso carro? Não ouvi nenhum comentário sobre isso em nenhum relato a SPA, mas é uma preocupação nossa. Vamos viajar em uma Pálio Adventure. Obrigada

• Membros
Postado

Olá.

Olha não tem problema no que diz respeito a temperatura. A temperatura média lá não é diferente do Brasil, se bobear é até mais baixa.

Os carros que tem injeção eletrônica tendem a compensar o deficit de oxigênio na altitude. Eu andei com um Classic 1.4 e não senti nenhuma perda de potência absurda. Dá para andar na boa. No Paso Jama cheguei a 4.800 metros e peguei neve com este carro.

Olha, eu não conheço o trecho Corrientes-Salta, mas acredito que deve ter uma estrutura razoável de postos de combustível e serviços. nâo deve ser diferente do trecho Salta-Cordoba (que foi o que fiz). O maior problema é achar postos de combustível com gasolina (ou "nafta" que costuma faltar muito no norte da Argentina) e que aceitem cartão (quase nenhum aceita). Então sempre que possível ande com dinheiro e sempre pare para encher o tanque, ficou abaixo da metade do tanque já é hora de encher.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...