Membros Guaxinim Amigo Postado Janeiro 9, 2012 Membros Postado Janeiro 9, 2012 Fogueiras atrem cobras! Uma surucucu ou uma sucuri (venenosas) ficarão atraídas pela fonte de calor desconhecida, no caso a fogueira. Ao chegarem perto do acampamento, identificando a fonte de calor como sendo de fogo e não de algum animal, vão evitar a fogueira mas, paradoxalmente, vão descobrir o acampamento e podem se refugiar em algum lugar como o interior de barracas ou até mesmo dentro de sacos de dormir! Devemos portanto evitar de acender fogueiras, o uso de fogareiro ou de espiriteira é preferível, desde que o terreno seja previamente limpo de folhas secas e gravetos. Particularmente, não uso nada disto, não vou para o meio do mato cozinhar!
Membros de Honra gvogetta Postado Janeiro 10, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 10, 2012 Fogueiras atrem cobras! Uma surucucu ou uma sucuri (venenosas) ficarão atraídas pela fonte de calor desconhecida, no caso a fogueira. ... Olá Guaxinim, Apenas uma pequena correção: a Sucuri (gênero Eunectes) não é peçonhenta (venenosa), ela domina suas vítimas por constrição (sufocamento), ao contrário sim da Surucucu (gênero Lachesis), esta sim peçonhenta. Abs.
Colaboradores Trota Nando O Ateu Postado Janeiro 10, 2012 Colaboradores Postado Janeiro 10, 2012 A melhor forma de evitar ser picado por cobras é não visitando a sogra Brincadeira galera
Membros Guaxinim Amigo Postado Janeiro 10, 2012 Membros Postado Janeiro 10, 2012 Fogueiras atrem cobras! Uma surucucu ou uma sucuri (venenosas) ficarão atraídas pela fonte de calor desconhecida, no caso a fogueira. ... Olá Guaxinim, Apenas uma pequena correção: a Sucuri (gênero Eunectes) não é peçonhenta (venenosa), ela domina suas vítimas por constrição (sufocamento), ao contrário sim da Surucucu (gênero Lachesis), esta sim peçonhenta. Abs. É mesmo, eu sempre confundo estas cobras, para mim são todas venenosas, até porque eu não vou conferir de perto se uma falsa coral é mesmo falsa ou se é uma coral verdadeira (observando o ventre delas). Bom saber que tem colegas alertas no fórum. Bem lembrado!
Membros Mirtes ST Postado Janeiro 12, 2012 Membros Postado Janeiro 12, 2012 Acho que já foi dito, mas caso necesite transpor alguma área que tenha cobras, use uma perneira. Cuja sua utilização, dá uma certa proteção ao caminhante, além de uma bota de couro ou calaçado manufaturado com material que dificulte a perfuração através de picadas de animais peçonhentos. Não há nada que proteja 100%, mas evitar, seria uma forma de prevenir contra consequências indesejáveis.
Membros Guaxinim Amigo Postado Janeiro 12, 2012 Membros Postado Janeiro 12, 2012 Acho que já foi dito, mas caso necesite transpor alguma área que tenha cobras, use uma perneira. Cuja sua utilização, dá uma certa proteção ao caminhante, além de uma bota de couro ou calaçado manufaturado com material que dificulte a perfuração através de picadas de animais peçonhentos. Não há nada que proteja 100%, mas evitar, seria uma forma de prevenir contra consequências indesejáveis. Couro natural é mesmo a melhor coisa. O couro é impermeável, durável e as presas das cobras não perfuram. Uma bota protegendo o tornozelo e uma calça de brim já é suficiente, a perneira é indicada nos casos onde os acidentes ofídicos são frequentes e quase inevitáveis. Eu tenho uma perneira de couro natural, da marca Zootech, muito boa. Bota e perneira, esta é a verdadeira prevenção, alho só espanta cobras vampiras
Colaboradores claudio_ndr Postado Janeiro 16, 2012 Colaboradores Postado Janeiro 16, 2012 Algumas curiosidades do tempo da vovó:Esterco de gado bem seco(põem-se fogo e depois deixa-se fumegando)Espanta insetos tipo: moscas,mosquitos e outros.Alho realmente espanta cobras(já vi em ação).Arruda espanta pulgas,carrapatos e piolhos.Apesar de não ser ecologicamente correto usava-se naftalina espalhada ao redor do acampamento(4 ou 5 bolinhas),não esqueça de recolhe-las ao levantar acampamento e guardá-las em um pote herméticamente fechado para usar no outro dia. Abç Claudio
Membros de Honra gvogetta Postado Janeiro 16, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 16, 2012 Olá Pessoal! Então, controversa esta história do alho... Eu coloquei-o em um dos meus posts anteriores pois em mais de uma ocasião a "sabedoria popular" indica o seu uso como afugentador de cobras. Aqui no interior do PR basta você conversar com quem mora no sítio e te dirão a mesma coisa: chifre queimado e alho. Alegam ser infalíveis! Confesso de novo que pessoalmente nunca fiz o teste, mas posso atestar que alguma eficiência o alho tem, pelo menos na casa e nos galpões de nosso sítio nunca encontramos uma cobra sequer e existem vários pés de alho plantados nas imediações (coisa dos meus avós). E olha que na região sempre encontramos cobras no campo e nas estradas. Abraço!
Colaboradores Trota Nando O Ateu Postado Janeiro 16, 2012 Colaboradores Postado Janeiro 16, 2012 Vou fazer o teste do Alho e depois digo se funcionou. Vou colocar Alho no Portão de casa e ver se minha Sogra se manda antes de entrar
Membros de Honra gvogetta Postado Janeiro 17, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 17, 2012 Vou fazer o teste do Alho e depois digo se funcionou. Vou colocar Alho no Portão de casa e ver se minha Sogra se manda antes de entrar Ôhh Trota! Não zoa! Com este tipo de ofídio não vai funcionar não, pelo contrário, é capaz dela até gostar e vir te visitar mais vezes, só por conta do temperinho Abraço!
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.