Ir para conteúdo

Cobras - Como Evitar?

Dani B

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

quer evitar assalto? Nao saia de casa..

quer evitar acidente de transito? Nao saia de casa..

quer evitar cobras? Nao saia de casa..

aff!

• Respostas 122
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra
Postado

Será que a cascavel que você viu não queria pegar umas sojas? Talvez ela estivesse só cortando caminho para chegar nas rochas do outro lado. :mrgreen:

Um olhar menos atento pode fazer com que o indivíduo acredite que cascaveis não frequentam plantações, seja de cana, banana, milho ou soja.

Afinal de contas, cobras não chupam cana nem comem bananas. Alguém já viu uma cascavel comendo uma espiga de milho? ::lol4::

Entretanto, temos de pensar na cadeia alimentar. Cobras não chupam cana nem comem milho, mas roedores (ratos e camundongos) adoram devorar um pé de cana docinho ou uma suculenta espiga de milho. Então as cobras não entram na plantação para comer vegetais, elas entram para caçar ratos!

Pode acontecer um encontro ofídico envolvendo humanos e cascavéis numa destas incursões pelo mato, não seria tão difícil assim.

Vai ver a cascavel foi procurar algum roedor no canavial. :mrgreen:

Entretanto, para que não fique só no campo das especulações.........

Cortador de cana morre após ser picado por cobra cascavel em Orindiúva

"Será enterrado nesta sexta-feira (18), em Palestina, o corpo do trabalhador rural que morreu após ser picado por uma cobra cascavel em um canavial. O acidente ocorreu durante o corte de cana em uma área de uma usina em Orindiúva.

Aurélio Alexandre, de 22 anos, chegou a ser socorrido por uma ambulância e levado ainda com vida para um hospital em Frutal, mas não resistiu. A assessoria de imprensa da empresa onde Aurélio trabalhava informou que lamenta o acidente e está prestando assistência à família da vítima."

FONTE: http://tn.temmais.com/noticia/9/60938/cortador_de_cana_morre_apos_ser_picado_por_cobra_cascavel_em_orindiuva.htm

Sem dúvida Guaxinim!!!

Só não sei porque você se apega tanto nas cascavéis... ::lol4::::lol4::::lol4::

Sds!

• Membros
Postado

Sem dúvida Guaxinim!!!

Sds!

Não gosto de cascaveis nem de cobra nenhuma, por isto, para evitá-las, procuro conhecer seus hábitos.

Da próxima vez que entrar em algum canavial ou milharal, lembre-se que assim como você não mora naqueles locais mas faz uma incursão neles em busca de alimento a cascavel faz a mesma coisa.

O canavial e o milharal funcionam como "supermercados" para as cobras, elas vão até aqueles lugares em busca de roedores e pequenos animais (preás, coelhos, etc).

• Membros de Honra
Postado

Sem dúvida Guaxinim!!!

Sds!

Não gosto de cascaveis nem de cobra nenhuma, por isto, para evitá-las, procuro conhecer seus hábitos.

Da próxima vez que entrar em algum canavial ou milharal, lembre-se que assim como você não mora naqueles locais mas faz uma incursão neles em busca de alimento a cascavel faz a mesma coisa.

O canavial e o milharal funcionam como "supermercados" para as cobras, elas vão até aqueles lugares em busca de roedores e pequenos animais (preás, coelhos, etc).

Sim Guaxinim, sem dúvida. Lições importantes essas. Geralmente faço o mesmo, só que antes falávamos de "probabilidades", mas parece que não viu isso. Por isso é importante citar que as jararacas também costumam passear nos canaviais, milharais e em outros lugares em busca de alimento e, como são mais abundantes em nosso país do que as cascavéis, costumam provocar muito mais acidentes em proporção a essas. Não esqueçamos ainda das corais (verdadeiras), porém estas com menos probabilidades ainda de serem encontradas do que as cascavéis, a não ser no estado de Santa Catarina, onde costumam causar um percentual maior de acidentes do que em outros estados brasileiros.

Sds.

• Colaboradores
Postado

Há um mês atras, num belissimo final de semana estava no PP e tinha muita gente fazendo a trilha que leva a diversas montanhas da região e em uma das primeiras paradas da trilha em um local muito conhecido por todos que frequenta, por ser a primeira grande janela, no Morro do Getulio, havia muita gente tirando fotos, quando meu amigo Anderson Liu subiu na rocha pra tambem tirar fotos notou bem pertinho de todos que ali ja estavam, uma jararaca.... ::sos::

20120326222106.JPG

Ou seja, so não atacou os outros mochileiros por pura sorte dos mesmos, ::mmm: que estavam ali todos desatentos. E para piorar, ::bruuu:: depois ficaram cada ves chegando mais perto da bixa pra tirar foto. ::toma::

• Membros de Honra
Postado

Boa Mageta!

Mas não seria uma cascavel essa da foto?!... ::essa::

Conta aí prá nós como diferenciar... ::hein:

Abraço!

• Colaboradores
Postado

Salve Getulio !!!!

Eu não sei dizer com exatidão que cobra é ::dãã2::ãã2::'> , mas sei que não é cascavel ja que a mesma não tinha guizo!!! Se alguem conseguir indentificar pela foto, nos informe!!!!! ::sos::

Mas o principal desta historinha que eu contei é pra nos insinar uma lição, pois o lugar que ela estava é bem movimentado de pessoas e foi por Deus que ela não atacou alguem neste dia. ::otemo::

• Membros de Honra
Postado
Salve Getulio !!!!

Eu não sei dizer com exatidão que cobra é ::dãã2::ãã2::'> , mas sei que não é cascavel ja que a mesma não tinha guizo!!! Se alguem conseguir indentificar pela foto, nos informe!!!!! ::sos::

Mas o principal desta historinha que eu contei é pra nos insinar uma lição, pois o lugar que ela estava é bem movimentado de pessoas e foi por Deus que ela não atacou alguem neste dia. ::otemo::

::otemo::::otemo::::otemo::

Realmente. Imagino onde foi o local em que ela estava pela sua descrição.

Interessante notar que naquela área têm sido comum avistamentos de jararacas neste verão. Já é a 5a. ou 6a. aparição relatada naquela área em que vocês a viram e já soube de outras até mesmo perto do cume do PP. Pelo que lembro este tem sido o verão mais movimentado em relação à aparições de cobras no Ibitiraquire. Mais um motivo para redobrar a atenção.

Para afastar cobras, um grande negócio é sempre ter contigo um bom pedaço de pau.

Olá Leão!

Realmente. Também está aí mais uma utilidade para o bastão de caminhada: afastar cobras.

Abraços!

• Membros
Postado

Então amigo me chamo gabriel sou estudante de biologia,minha área de pesquisa é relacionada a serpentes,bom pela foto não da bem para identificar com clareza a espécie, mas com certeza posso te afirma que se trata de uma jararaca gênero bothrops,são extremamente perigosas, sua toxina tem ação hemotóxica e citotóxica isso significa que destrói tecidos,porém o único cuidado que se deve ter é de evitar mecher com o bicho e olhar por onde anda. Acredito que seja uma bothops fonsecai ou uma bothops jararaca. Se possível e se tiver poderia postar foto das escamas da cabeça, facilitaria muio na identificação certa a e se posível conte mas sobre a área de onde você estava. Se quiser mas informações é so falar terei prazer em ajudar, se eu puder.

• Membros de Honra
Postado

Olá Gabriel!

Perdoe, mas as perguntas anteriores e a insinuação sobre ser cascavel, sobre a cobra da foto de nosso amigo Mageta, foram apenas uma pequena brincadeira off topic (note os smiles) com um outro frequentador deste tópico que gosta de cascavéis :? . Não era o lugar certo, concordo, e peço desculpas.

De qualquer forma, muito boas as explicações sobre o veneno. E era uma bothrops mesmo. Não existem outras fotos com mais definição ou proximidade, infelizmente. A serpente em questão foi avistada em área de vegetação tipo Floresta Ombrófila Mista Montana (mata de encosta).

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...