Membros fabif Postado Janeiro 22, 2010 Membros Postado Janeiro 22, 2010 Minhas dicas para os Lençóis Maranhenses. Na minha opinão, a melhor época pra ir aos Lençóis vai de agosto a outubro, pois já cessaram as chuvas, o calor não é tão grande (amenizado pelo vento) e as lagoas ainda estão bem cheias. Quem for em janeiro provavelmente não vai encontrar tantas lagoas assim. A não ser as perenes (cheias o ano todo), como a Lagoa do Peixe, no Circuito da Lagoa Azul, que tem até vegetação ao redor. Eu e meu marido visitamos o Maranhão em setembro de 2009 e ficamos em São Luís apenas 3 dias (2 na ida e 1 na volta). Ficamos bem decepcionados com o centro histórico da cidade, que está muito abandonado, com alguns casarões caindo aos pedaços. Esperávamos ver os azulejos portugueses e todo o resto e o que vimos foi mais descaso. Vários museus estavam fechados para reforma na época que fomos, então ficamos mais batendo pernas pelas ruas. Tinha tudo pra ser um bairro turístico recheado de casarões onde funcionassem restaurantes, pousadas, cafés, museus e lojinhas, mas somente alguns estão conservados. O que nos surpreendeu mesmo em São Luís foi a gastronomia, rica em frutos do mar. Comemos peixe quase todos os dias e, em alguns restaurantes, um prato individual servia muito bem duas pessoas. Degustamos de tudo um pouco, inclusive os "doces de espécie" (delícia), muita castanha-de-caju e farinha de mandioca, a tiquira (pinga lilás feita de mandioca), o guaraná Jesus (rosa fosforescente). Nosso roteiro: 1º dia - São Luís (praia do Calhau) 2º dia - Sao Luís (city tour e centro histórico) 3º dia - São Luís a Barreirinhas (Pousada do Rio, na beira do Rio Preguiças, com prainha particular) 4º dia - Barreirinhas (Circuito da Lagoa Azul) 5º dia - Barreirinhas (passeio a Caburé navegando no Rio Preguiças) 6º dia - Barreirinhas (Circuito da Lagoa Bonita) 7º dia - São Luís (centro histórico e compra de artesanato) Faltou conhecermos Santo Amaro e também os oásis no meio dos Lençóis Maranhenses, como a Queimada dos Britos. Mas não tínhamos mais tempo. Quem quiser ver as fotos e relatos da nossa viagem, é só acessar os links: http://picasaweb.google.com.br/fabiana.fernandes/Parte1ViagemSaoLuisELencoisMaranhensesMA# http://picasaweb.google.com.br/fabiana.fernandes/Parte2ViagemSaoLuisELencoisMaranhensesMA# Boas viagens!!
Membros fabif Postado Janeiro 22, 2010 Membros Postado Janeiro 22, 2010 Ah, uma dica preciosa, antes que eu me esqueça: O melhor horário para os passeios nas dunas dos Lençóis (Circuitos da Lagoa Azul e da Lagoa Bonita) é à tarde, pois aí dá pra curtir o pôr do sol. É um espetáculo imperdível!! Os passeios saem em 2 horários: 9h00 e 14h00. Prefiram os das 14h00. O passeio para o Caburé (voadeira pelo Rio Preguiças) dura o dia todo e dá pra curtir os Pequenos Lençóis, dunas que ficam às margens do rio. É muito show!
Membros de Honra billythekid Postado Janeiro 23, 2010 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2010 Olá Fabiana valeu pela as dicas,realmente nosso centro historico carece de mais atenção,recentemente quase perdemos o titulo de patrimônio cultural da humanidade,nossos politicos melhoraram um pouco e espero que cumpram com o prometido pois só assim poderemos continuar desfrutando de tão bela cidade,com seus azulejos coloniais,museus e etc,pra mim o passeio de lancha descendo o rio preguiça é imperdivel,quando possivel faze-lo bem devagar nesses barquinhos. Oi camila tudo bem,realmente nosso inverno está chegando ãos poucos então creio que até o carnaval as lagoas na sua grande maioria estejam secas,mais não deixe de vir pois certamente será inesquecivel. abraço.
Membros livia castelo Postado Janeiro 25, 2010 Membros Postado Janeiro 25, 2010 oi Nilsaum!! vi que você foi a sao luis partindo de Belém. Entao gostaria de saber quanto você gastou de gasolina? e tambem como posso fazer para pegar a balsa para que a viagem dure menos tempo? obrigada desde ja Lívia
Membros de Honra billythekid Postado Janeiro 26, 2010 Membros de Honra Postado Janeiro 26, 2010 oi livia,Nilsaum sumiu,caso apareça respondera com mais precisão mais vamos as contas:de belém pra são luis vindo pela travessia de balsa são mais ou menos 560kms como bem fez as contas Nilsaum não sei quanto custa em belém o litro da gasosa mais em aqui tá 2.50,aí é so multiplicar pelo o consumo do seu carro por kms,quanto a balsa neste mesmo tópico o EDITOR RAM colocou o link da empresa que faz a travessia,é isso. espero ter ajudado :'> :'>
Membros ReBio Postado Janeiro 27, 2010 Membros Postado Janeiro 27, 2010 Gente.. adorei todos os relatos, me ajudou a tirar várias dúvidas! Mas ainda ficaram algumas: - Como faço pra ir de Sto Amaro pra Barreirinhas (ou vice-versa)? Tenho tempo suficiente pra conhecer os 2! - Vale a pena passar uma noite em Caburé ou é melhor ir direito pra Atins? E como chego lá? rs. Vi que tem um passeio que vai pra Caburé, aí é só eu não voltar, né? rs. Mas como faço pra ir de Caburé pra Atins? - Tem como ir de Sto Amaro pra Atins? - E Alcântara? Tem que pagar um passeio ou tem barco regular que sai de São Luís? Acho que, por enquanto, é "só".
Membros de Honra Ram_Alen Postado Janeiro 27, 2010 Membros de Honra Postado Janeiro 27, 2010 ... -Oi Re! Então tem duas opções para ir de Barreirinhas para Santo Amaro ( ou o contrário). Podes ir a pé atravessando todos os Lençóis ( algumas agências disponibilizam guias para tal roteiro). Ou ainda, pela empresa de ônibus cisne branco, descendo no povoado de Sangue onde fará a baldeação para uma carro tipo toyta/jardineira, que transportará os passageiros até Santo Amaro. Neste caso, a venda é conjunta. Ao meu ver não vale a pena passar a noite em Caburé, lá é tudo muito caro, e não tem muito o que se fazer... Saindo de Barreirinhas tem 3 formas de chegar a Atins. Uma é ir de carro, algumas agências fazem os passeios. Outra é ir de barco voadeira( o passeio tradicional do rio preguiças que vai para Caburé, pelas agências) e pedir para descer em Atins ( por mais dez reais o barqueiro te deixa lá, ou se pedires e insistir, ele pode te deixar de graça até.) Tem ainda outra possibilidade: a prefeitura de Barreirinhas disponibiliza um Barco tipo chalana que segue para Atins, tal barco sai apenas uma vez ao dia é é bem mais demorado que as voadeiras, contudo, mais baranto também! Santo Amaro para Atins tem como ir com guias, tem guias locais em Atins que fazem tal travessia. Tem ainda a possibilidade de ir de carro, alguns carros levam suprimentos e fretes de Atins para Santo Amaro, mas é muito incerto, pois não fazem com certeza. Se desejas conhecer a beleza mesmo dos lençois, faça a travessia a pé (3-4 dias, cerca de 45-50 km) É muito lindo, e as lagoas mais são desconhecidas e ficam no meio do Lençóis. Agora tal caminhada deve ter certo preparo físico, com opção de acampar no meio das areias ou dormir nas casas de moradores que residem nos ''oasis'' de lá, que são as comunidades de Baixa Grande e Queimada dos Britos. Já para Alcântara tem lanchas, barcos, escunas e catamarãs que fazem linha regular ( não é preciso contratar agências nem guias, compre um encarte/guia local que é já o suficiente para conhecer as ruínas e a história de Alcântara ). Geralmente o passeio se faz em um dia, saindo de manhazinha e voltando no último horário, por volta das 17:00. Obs.: Assim que chegar a Alcântara, garanta sua volta, pois pode ter risco de não encontrares mais passagem de volta. Dica, prefira ir nas lanchas, pois é mais rápido o passeio, e balança menos. Detalhe, o mar da Bahia de São Marcos é muito agitado, muitas pessoas enjoam no percurso(mesmo nas lanchas), alimente-se com comidas leves, e se fores mais sensível, tome um dramin ou similar para evitar enjôos... Agora se quiseres aventura mesmo, vá de escuna ou catamarã, e te prepare para os sopapos e solavancos das ondas! Espero ter ajudado...ufa! No mais estejas a vontade de perguntar... :'>
Membros ReBio Postado Janeiro 28, 2010 Membros Postado Janeiro 28, 2010 Ei Ram.. valeu pelas dicas, foi ótimo! Mas não entendi uma coisa, esse Cisne Branco faz Barreirinhas/Sto Amaro? Ou só partindo de São Luís mesmo? Eu tinha visto sobre esse passeio de voadeiras mesmo, mas só até Caburé. Quer dizer que com uma choradinha, eles levam até Atins? E em Atins, quais as dicas (ainda não tive tempo de pesquisar isso..rs) Ouvi falarem mesmo dessa travessia a pé e acho que deve ser suuuuuuper legal! Mas tenho medo do sol! Dizem que é de matar! E além de eu sempre um tanto qto branco, não raciocino direito com sol na "moleira".. rs. Na Chapada Diamantina fiz a travessia do Vale do Pati (não sei se vc conhece) foram 3 dias e um dos dias tava um soool... que pedi pra morrer! Tive insolação, febre e tudo mais! O resto foi bem tranquilo, mas aquela manhã de sol me deixou traumas eternos! haha E em relação a Alcântara, super valeu pela dica do enjôo... pq meu estômago é fresco que só! Raiva que tenho disso! hehe 'Brigadinha'
Membros de Honra Ram_Alen Postado Janeiro 28, 2010 Membros de Honra Postado Janeiro 28, 2010 ... -Então Re, de Caburé para Atins é pertinho, tipo na outra margem do Rio Preguiças, por isso se deres sorte de pegar um Barqueiro legal, pede a ele para te deixar lá... no máximo ele vai te cobrar 10 reais apenas... Entáo, saindo de São Luis pela Cisne Branco, podes escolher como destinos Santo Amaro ( que fica antes de Barreirinhas) ou Barreirinhas. Mas de Barrerinhas, também, pela Cisne Branco, no mesmo ônibus que faz linha Barreirinhas - Sao Luis, podes comprar passagens para Santo Amaro, e fazer aquela baldeação que te falei outrora. É, lá faz muito sol mesmo, eu fiz a travessia, quando fui estava parecendo um beduíno, todo protegido do sol mesmo... pois não há uma única sombra pelo caminho, mas a sensação térmica é amena, pois tem as lagoas a todo instante, que proporcionam boa umidade ao lugar, e venta bastante. Então, camisa de dry feat branca, manga longa, calça de mesmo tecido, boné legionário, ou camisa amarrada na cabeça, oculos escuros, e muuuiiittto protetor fator 50, certamente não iria te deixar com insolação... Em Atins tem algumas lagoas perto, e um riozinho que adentra aos Lençois, tem o Canto do Atins, onde próximo tem uma espécie de córrego onde ao chegar no mar, devido a um desnível forma uma pequena cachoeira... Sim, vale do Pati foi a trilha mais linda que fiz na vida.. show mesmo.. Mas 3 dias? penso que conheceste poucas coisas, pois normalmente se faz em 5-6 dias ( incluindo no roteiro cachoeirão por cima, por baixo, cachoeira dos funis, Morro Lapinha e sua gruta...) :'>
Membros ReBio Postado Janeiro 28, 2010 Membros Postado Janeiro 28, 2010 Ei Ram.. Valeu mesmo pelas respostas, tirou todas minhas dúvidas! :'> Qto ao Pati, eu só tinha 8 dis na Chapada e queria o máximo de coisas possíveis! Por isso fizemos só 3 dias lá! Mas fui no Cachoeirão sim! Lindo d+ aquele lugar, né? Nossa! A gte deu a volta no Parque.. começamos por Lençóis, fomos pro Capão e lá fizemos a Fumaça, então fizemos a travessia. E depois fomos pra Mucugê fizemos Buracão (que é sensacional!!) e Fumacinha. E depois Andaraí, Iagatu, Poço Azul e voltamos pra Lençóis! Foi ótima a viagem! Mas ainda tenho vontade de voltar lá pra fazer mais dias no Pati! Obrigadão, viu?
Posts Recomendados