Ir para conteúdo

Trekking no PN Los Glaciares - El Chaltén

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Gustavo:

Nao vi equipo para alugar lá. Nao tem muita opcao em El Chalten. Se for o caso talvez seja melhor vc tomar emprestado aqui no BR.

Amanha lhe dou as dicas para 3 dias em El Chalten. Tenho de embarcar agora de volta para o BR. Estou em Lima-Peru.

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra

Gustavo:

Quanto ao aluguel de equipamento, não tenho muita certeza da resposta. Há firmas lá que organizam excursões, especialmente de escalada e travessia do gelo continental e elas podem, de repente, alugar também barracas! Mas não tenho certeza. Entra no Google com El Chalten e veja se há tiendas que alugam.

3 dias é pouco. Mas se não dispõem de mais, minha sugestão é fazer os dois primeiros dias acampamento D'Agostini e Acampamento Poincenot (como eu fiz) que vc vai ver o melhor do parque (Cerro Torre e o Fitz Roy). Não acho que vale a pena ir para Piedra del Fraile ou Laguna Toro com tão pouco tempo.

Abs, Peter

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Marcio:

O visual é bonito, especialmente na descida rumo ao vale onde esta a laguna Toro. Melhor ainda se vc tiver a cadeirinha e souber técnicas de tirolesa para subir até o Paso ....(? Esqueci !) de onde há uma vista espetacular do gelo continental.

Mas esteja preparado para os mosquitos infernais do acampamento Laguna Toro.

Outro roteiro, não fiz, é ir até o extremo norte do Lago del Deserto e dobrar a esquerda rumo a uma laguna na divisa com Chile. Aconselham guia neste trecho. Deve ser muito pouco transitado.

Peter

Link para o comentário

• Membros

Legal Peter !!

Também pretendo visitar o Lago del desierto, parece ser um lugar incrível !! Irei pesquisar por mais informações e posto aqui.

Achei o mapa abaixo na internet, estive olhando e identifiquei 2 campings próximos a cidade: Camping Confluencia e Camping Madsen que ficam praticamente na área urbana. Você que passou por lá viu esses campings ? Gostaria de saber, pois posso utilizar como plano B caso necessário. Não sei a idade desse mapa, pode estar desatualizado também.

Abs.

20090918221131.jpg

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Peter,

É permitido cruzar o rio usando a tirolesa sem um guia ? As duas cordas / passagens vistas no vídeo abaixo são os caminhos (ida) e (volta) da tirolesa ? (no vídeo abaixo parece que sim, gostaria da sua opinião, pois esteve lá). Assim não corro o risco da roldana ficar presa do outro lado, pois a corda que vai na roldana em cada caminho serve para puxá-la de volta, certo ?

OBS: To pensando seriamente em ir até o Glaciar Torre passando pela tirolesa.

Abs.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Marcio:

Não veio o link para o vídeo (ao menos eu não visualizei). Vc se refere a tirolesa na Laguna Toro não? Geralmente é usada por quem sobe para o Paso de Los Vientos.

Não creio que é necessário ir acompanhado. Nos dois guias que tenho do parque não consta esta exigência. Os dois guarda-parques que encontrei na laguna Toro me perguntaram com naturalidade se iria para o paso de Los Vientos (e eu estava sozinho). Respondi que não, pois não tinha a cadeirinha. Acho que falariam algo se não fosse permitido. Quando preenchi a ficha, obrigatória para quem vai para a Laguna, não constava esta vedação. Os livros apenas alertam que é necessário ter experiência com tirolesa.

Não cheguei a ver a tirolesa que fica oculta atrás de rochas. Acho pouco provável que fique presa pois deve ser bem utilizada. Vc antes de sair de El Chalten pode perguntar na oficina de guarda-parques para saber a condição dela. Em todo caso o desaguadouro do glaciar na laguna Toro não pareceu muito dificil de atravessar, especialmente de manhã bem cedo, se a roldana estiver enganchada.

Abs, Peter

Link para o comentário

• Membros

Uai Peter,

Então fiz confusão, eu estava me referindo a Tirolesa sobre o Rio Fitz Roy.

Parece existir 2 tirolesas. Uma sobre o Rio Fitz Roy na sendera para o Glaciar Torre a sudeste da Laguna Torre e outra sobre o rio Túnel na sendera para o Glaciar Rio Túnel logo a oeste da Laguna Toro.

Os mapas do project Mapear (GPS) identifica estas duas tirolesas.

Tirolesa sobre o Rio Fitz Roy (p/ Glaciar Torre)

20091103193552.JPG

No link ao lado você pode ver o pessoal atravessando a tirolesa sobre o Fitz Roy:

OBS: Conseguiu visualizar agora ? Não coloquei as tags do youtube.

Tirolesa sobre o Rio Túnel (p/ Glaciar Túnel)

20091103193636.JPG

Estou na dúvida se devo comprar a cadeirinha. É um equipamento que não irei utilizar novamente tão cedo.

Abs.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Marcio:

Eu é que troquei o local.

Esta tirolesa fica pertinho do acampamento DAgostini onde pernoitei a 1ª noite, porém não há vi devido as árvores e as morenas que impediam a visão para este lado. Eu subi para o mirador Maestri, pelo outro lado da laguna Torre.

No seu caso seria melhor alugar a cadeirinha. Mas pratique antes, o Rio Fitz Roy é bem caudaloso. E também é desaconselhável subir na geleira sozinho pois as gretas devem exigir que se ande encordado, com técnicas para andar em glaciar e resgate em caso de queda.

Abs, Peter

Link para o comentário

• Membros

Fala Grande Peter,

Tem alguma sugestão de onde eu poderia alugar a cadeirinha em El Chaltén ?

Tipo, não irei andar pelo glaciar. Sei dos riscos, irei apenas até a parte antes de entrar no gelo para tirar umas fotos.

Quanto a tirolesa acho que não tem muito segredo, seria comprar 2 conjuntos de 2 mosquetões com fita para usar entre a cadeirinha e a roldana e outro entre a cadeirinha e o cabo como backup.

Se eu não conseguir alugar a cadeirinha eu vou deixar isso pra lá, pois não dá pra fazer esse investimento para depois ficar parado.

Abs.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...