Membros fefleig Postado Março 4, 2013 Membros Postado Março 4, 2013 Bom, resolvi escrever este relato como uma forma de retribuir toda a ajuda que tive enquanto organizava minha viagem a Los Roques, espero que possa ser util a alguém. Eu e meu noivo embarcamos para Caracas no dia 17/2, voo da GOL, chegamos em Maiquetia as 16hrs horario local (1h30 a menos do que o horário de Brasília). Chegando ao aeroporto o transfer do Hotel Catimar estava nos aguardando. Fiquei com medo de fazer o cambio no aeroporto, ai conversei com o rapaz do transfer que ligou para uma amiga. Saimos do aeroporto internacional de van, paramos no aeroporto nacional e lá a tal amiga entrou na van e fez a troca para nós. Trocamos 1 dólar por 16bsf (depois soubemos de turistas que trocaram por 17bsf com os carregadores de malas). O Catimar é bem simples, mas tem uma cama boa e ar condicionado. Jantamos no próprio hotel, restaurante meio, digamos assim, estranho, mas a comida boa. Gastamos em torno de 300bsf, quem comeu em restaurantes aos arredores gastou metade disso. O bairro em que fica o Hotel não é dos melhores, por isso decidimos comer por lá mesmo. Nosso vôo para Los Roque eras as 9hrs com a ChapiAir. Saimos do hotel as 7hrs, mas para o nosso azar nesse dia o Chávez resolveu voltar para a Venezuela e toda a população saiu nas ruas, engarrafou tudo e chegamos nos aeroporto 8h50. Por sorte metade do vôo da ChapiAir estava no transfer e acabaram mudando o horário do nosso vôo para 9h45. De Maiquetia a Los Roques são 45min, confesso que fiquei bem tensa naquele micro avião que mal dava para se mexer, mas ai, quando olhei para baixo e vi aquela paisagem maravilhosa esqueci todo o medo que estava sentindo. Chegando em Los Roques fomos com um carregador de mala até a Pousada Sol y Luna. Por sorte o nosso quarto já estava liberado, entramos e nos preparamos para a praia. Normalmente quando se chega pela manhã, o pessoal só consegue entrar no quarto à tarde, então é sempre bom deixar a roupa para a praia do primeiro dia bem a mão na mala. Ao meio dia embarcamos para a nossa primeira praia: FRANCISKYS. O barqueiro nos deixou lá com as cadeiras, guarda-sol e nosso cooler (contratamos diária com pensão completa). Sério, indescritível a sensação que senti ao chegarmos, a praia é simplesmente maravilhosa!!! Na realidade foi uma das que eu achei mais bonitas. Tem uma trilha que leva até uma piscina natural para fazer snorkel, lindo demais!! No segundo dia fomos a SEBASTOPOL, um banco de areia no meio do oceano super lindo também (na realidade tudo é maravilhoso por lá!!). Ficamos em Sebastopol até as 14hrs e depois fomos a CAYO FABIAN, parando no meio do caminho na LAGOA AZUL para fazer snorkel. Essa Lagoa é uma piscina natural no meio do nada que tem uma visibilidade super boa!! Vimos uma grande variedade de peixes e corais!! Cayo Fabian tambem é um banco de areia circundado por uma mar transparente e tranquilo, uma delícia. No terceiro dia fomos a NORONKYS, onde ficamos até as 10h30 e depois fomos para KRASKY. Achei Noronkys muito mais bonito do que Krasky, mas pelo o que falei com outras pessoas nos tivemos azar pois no dia que fomos a Krasky o mar estava revolto, profundo logo na beirada, a água turva e não vimos estrelas-do-mar (algo bem comum em Krasky). Krasky é uma praia maior, com alguns quilômetros para quem gosta de caminhar, também possui restaurantes. Neste dia a noite fomos no La Goteja conhecer a night de Los Roques. Fui achando que ia escutar rumba ou algum outro ritmo caribenho mas só tocou musica eletrônica, não gostamos muito, mas vai do gosto de cada um, estava bem cheio. Uma coisa legal lá é que tem puffs na beira da praia para sentar e tomar uma cervejinha. No quarto dia fomos a CARENERO, a praia mais bonita juntamente com Cayo da Agua. É uma praia mais distante, 45min de barco, mas é de uma beleza incrível. Quem puder vale a pena reservar um dia apenas para Carenero!! Tem gente que faz Carenero e Cayo de Agua no mesmo dia porque as duas são longe, mas esses tours acabam ficando apenas 30min em Carenero, o que é uma pena. Lá em Carenero comemos a famosa lagosta do Paim, ele cobra 300bsf o prato para duas pessoas e serve peixe, ceviche e lagosta. É boa, mas dizem que em Madrizqui se come lagosta melhor. Em Carenero também tem bastante coisa pra se ver com snorkel!! Saimos de Carenero às 15hrs e fomos ate SARKY, onde, com sorte, consegue-se ver tartarugas marinhas. Nós vimos uma bem de longe só. Em Sarky também tem uma piscina natural, na parte de trás da praia, que vale a pena fazer snorkel, tem corais lindos. Lá também vimos tartarugas de longe! No quinto dia fomos a famosa e bela CAYO DE AGUA e realmente é a praia mais bela, sem duvida. A água é de uma cor indescritível... Caminhando-se em direção ao farol se chega a uma piscina natural onde dizem ser boa para snorkel, porém não conseguimos ver nada pois o mar estava um pouco mexido e levantava areia. Mas a praia é realmente maravilhosa!! Até lá se faz uma viagem longa, em torno de 50min de barco, mas vale cada batida sentida dentro da lancha!!. Geralmente os tours saem de lá as 14h30 e passam em Dos Mosquises para conhecer o projeto das tartarugas marinhas e depois passa em Espenky. Nosso grupo optou por pular a ida ao projeto das tartarugas e permanecer mais meia hora na praia já que lemos e ouvimos alguns relatos de quem foi até lá de que não valia muito a pena. No sexto dia fomos fazer snorkel em BOCA DE COTE. Conselho para quem pretende ir, deixe para ir mais no final da viagem, porque depois de fazer snorkel lá nada mais tem graça!! É um lugar com uma visibilidade absurda, dá para enxergar muitos metros, tem uma grande variedade de peixes, lindo demais. Dizem que é o melhor lugar para mergulhar com cilindro também. De Boca de Cote passamos no EL PALAFITO (uma casinha no meio do oceano onde pescadores ficam ou ficavam em epoca de pesca), e depois passamos na LAGUNA DE RABUSKY para ver estrelas do mar e montamos acampamento em PELONA DE RABUSKY, lindo também. No sétimo dia fomos a NORDESKY, uma praia bela e tranquila, com poucas pessoas. Optamos por essa praia porque era perto e o dia amanheceu ruim, chuvoso, mar revolto. Mas no final da manha o sol apareceu e passou o resto do dia ensolarado. Dizem que quando chove em Los Roques é assim mesmo, chove por poucos minutos e logo em seguida abre o sol. No oitavo e último dia fomos a MADRIZQUI, muito bonita também. É uma praia maior, caminhando-se pelo lado esquerdo (de quem está de frente para o mar) chega-se a Cayo Pirata. Lá em Madrizqui também tem restaurante para quem não quiser pagar o cooler extra no último dia. Nosso vôo da ChapiAir eras às 17hrs, então ficamos na praia até às 15hrs. Eles pedem que se chegue 1h antes no "aeroporto" porque as vezes os vôos saem mais cedo. Tinha lido alguns relatos de que as vezes as cias aéreas mudam ou cancelam os vôos em cima da hora, mas conversando com o pessoal lá, parece que isso costuma acontecer frequentemente com a aerotuy, mas com a chapiair não. Nosso vôo acabou saindo 16h40, chegamos em Maiquetia 17h30. O vôo da GOL era só as 22hrs e inicialmente ate ficamos contentes porque poderíamos gastar uns bolivares no freeshop, entretanto o check-in só abriu as 19h30 e depois tivemos que passar pela imigração, sendo que quando conseguimos entrar no freeshop já era 20h15 e o embarque era 21h10. Trocamos vários dólares na ilha (lá conseguimos 1 para 18) com a expectativa de comprar muitas coisas no freeshop, mas ficamos decepcionados pois estava super desfalcado. Não sei se é sempre assim ou se foi porque era segunda-feira ou porque nosso vôo era o ultimo internacional do dia, mas o fato é que não tinha muita coisa. Maquiagem não tinha mais nada, as mulheres vão me entender se eu disser que não tinha rímel preto de nenhuma marca, por exemplo!! Bebida era só rum e champagne, não tinha uma misera garrafa de whisky. Eletrônico só Wii (que por sinal, vale a pena, custa 3000bsf). Chocolates só os venezuelanos mesmo. O que achamos que valeu a pena: perfumes (os grandes custam em média 1100bsf), relógios e óculos de sol. Algumas considerações: >> Itens de necessidade máxima: muito protetor solar (dá pra comprar na ilha, Australian Gold FPS 40, por exemplo, estava em torno de 180bsf), sapatilha de neoprene, repelente, alguma blusa tipo lycra para snorkel (caso contrário é torrão nas costas certo), máscara para snorkel (tem para alugar, mas é meio nojento). A sapatilha de neoprene foi super útil para mim a ponto de eu abolir as havaianas e usar só a sapatilha. Muitas praias tem na areia e no fundo do mar pedras e pedaços de corais, machuca mesmo. Comprei a sapatilha no Brasil por 65 reais, encontrei na ilha por 300bsf, então dá para deixar para comprar por lá mesmo. >> Se tiver lugar na mala vale a pena levar uma bóia. >> Nadadeiras, que ocupam mais espaço na mala, podem ser alugadas por 50bsf/d >> Essa é para as meninas: eu tinha dúvidas quando lia que não precisava levar muito roupa e blablabla até porque eu tenho muitos problemas em fazer malas pequenas, mas agora posso dizer para todas que sofrem do mesmo mal: meninas, podem acreditar, economizem na roupa. O chão é só areia, basta um chinelinho e viajem com um tênis no pé. Maquiagem e roupas mais arrumadas são totalmente dispensáveis. >> Os passeios em geral são organizados pela própria pousada. A Sol y Luna tinha uma lancha própria também. Os preços são tabelados, eu e meu noivo gastamos para os 8 dias 2260bsf (~ 160 dólares). >> Vale a pena, um dia que chegar mais cedo de algum passeio, subir até o farol e ver o pôr do sol divino lá de cima, é um show!! >> Para fazer snorkel com a máquina fotográfica comprei uma dartbag que funcionou super bem. Tenho 2 máquinas, uma semi profissional e uma mais simples, comprei a dartbag para as duas mas só tive coragem de mergulhar na água mesmo a máquina mais simples. Acho que vale a penas comprar uma sacola dessas protetoras mesmo que não se tenha a intenção de mergulhar a máquina, elas são boas para proteger da areia e da água (dependendo do dia o mar fica mais agitado e saimos das lanchas parecendo que saimos de dentro da água, com tudo molhado!!) >> Recomendo a Pousada Sol y Luna, os quartos são minúsculos, porém tem ar condicionado e a cama é queen é muito confortável e, no final das contas, só se entra no quarto mesmo para tomar banho e dormir. O atendimento deles é ótimo, os funcionários super atenciosos e preocupados com que tudo dê certo. As comidas do Dani são uma delicia, pratos lindos!! Por ser uma pousada de brasileiro (Fabio Blinder) em geral os hospedes costumam ser brasileiros, o que achamos bem legal. Alias, o dono é uma figura, gente boa, com muitas historias para contar!! >> Tinha lido que não havia assistência médica em LR, mas agora há. Construíram um hospital lá (na realidade está mais para UBS), mas tem médico e condições de dar um primeiro atendimento. >> Sobre as taxas: paga-se 53,50bsf por pessoa no momento do check-in para o vôo a Los Roques. O excesso de bagagem custa 7,5bsf para cada kg acima dos 10kgs. Chegando a ilha se paga mais uma taxa de 214bsf por pessoa. Na volta ao Brasil pagamos mais uma taxa de 93,50bsf por pessoa. O que a atendente do check-in nos disse foi que essa taxa costumava estar inclusa na tarifa da passagem aérea, mas como o bolivar desvalorizou muito a taxa aumentou e eles estavam cobrando a diferença. >> Para saber a cotação do dólar paralelo antes de embarcar: http://www.dolarparalelovenezuela.com/index.php Acho que era isso, não tem como nada ser ruim por lá, cada praia que se vai é uma bela surpresa!! A palavra paraíso deve ter sido inventada por alguém que esteve em Los Roques!! Espero ter conseguido ajudar e boa viagem!! Citar
Membros pet1 Postado Maio 20, 2013 Membros Postado Maio 20, 2013 Oi Fernanda! Excelente relato, lindas fotos também! Obrigado por compartilhar. Algumas dúvidas: 1. Tirando a passagem de avião, (BRASIL-VENEZUELA) qual o valor total que vocês gastaram nos 7 dias de viagem(passeios, alimentação, hospedagem, transporte, voo Caracas-Venezuela, etc)? 2. Qual o valor da diária do casal no Sol y Luna? 3. É fácil encontrar esse câmbio paralelo com o máximo de aproveitamento do dólar, considerando que eu vá sem serviço de agência? Obrigado mais uma vez, abraços! Citar
Membros fefleig Postado Junho 13, 2013 Autor Membros Postado Junho 13, 2013 Olá! Antes de mais nada desculpa pela demora em responder, espero que ainda seja útil! O vôo Caracas - Los Roques custou 240 dólares por pessoa ida e volta. Não consegui reservar por conta aqui do Brasil, quem fez a reserva para nós foi o pessoal da Venebrasil (Ag do Fábio Blinder, brasileiro, dono da Sol y Luna). A pousada foi 110,00 dólares para o casal por dia, mas com todas as refeições (maravilhosas) incluidas: café, cooler com almoço e bebidas (cerveja sem custo adicional), lanche ao voltar dos passeios e jantar maravilhosas (com direito a vinho incluido). Como a pousada incluia todas as refeições não gastamos praticamente nada de alimentação, exceto por um ou outro chocolate ou bolacha que levávamos a mais no cooler. Os passeios não lembro exatamente quanto foi, mas girou em torno de 200 dólares (ou menos) para nós 2 por 8 dias de passeio, achei bem em conta. O câmbio é tranquilo. Na realidade trocamos a maior parte do dinheiro em Caracas, falamos com o motorista do transfer que ligou para uma amiga que pegamos no caminho do hotel de van e fizemos a troca dentro da van mesmo (eu não queria fazer no aeroporto, achei arriscado). Lá na ilha é relativamente fácil tb, mas o pessoal fica mais tenso e faz tudo as escondidas. Nós trocamos na lojinha que fica em frente a pousada e conseguimos um câmbio melhor do que em Caracas! Teve gente que trocou na farmácia, no mercadinho e até com o Gustavo que vende pérolas na praça! Qualquer coisa pode perguntar, prometo que da próxima vez eu respondo mais rápido!! O fato é que é uma viagem incrível e que vale muito a pena!! Abraços Citar
Membros maybe12 Postado Junho 14, 2013 Membros Postado Junho 14, 2013 Ola! Adorei o relato e as fotos! Por favor, poderia me dizer que forma de pagamento usou para contratar a Venebrasil? Estou achando a taxa de cambio deles muito cara (R$ 2,30), além das demais taxas adminstrativas. Obrigada! Citar
Colaboradores cesinh Postado Agosto 8, 2013 Colaboradores Postado Agosto 8, 2013 Oi Fernanda, ótimo relato, tá de parabéns! Só uma dúvida, você escreveu que o valor da pousada foi de 110,00 dólares para o casal? Na verdade não por pessoa? abraços, Júlio César Citar
Membros fefleig Postado Outubro 22, 2013 Autor Membros Postado Outubro 22, 2013 Oi Julio! Nem sei se adianta responder ainda, fiquei muito tempo sem entrar por aqui... Sim, me enganei, foi 110 dólares por pessoa! Abraço Citar
Membros rodrigoragner Postado Janeiro 11, 2014 Membros Postado Janeiro 11, 2014 Ola! Adorei o relato e as fotos!Por favor, poderia me dizer que forma de pagamento usou para contratar a Venebrasil? Estou achando a taxa de cambio deles muito cara (R$ 2,30), além das demais taxas adminstrativas. Obrigada! Cara tenta ir sem agência é tudo muito tranquilo, eu fiz Margarita, Caracas e Los Roques em 2011, e fui tudo muito tranquilo. A passagem Caracas/Los Roques comprei antecipadamente ainda no Brasil pelo site da AeroTuy e apesar de pagar o câmbio oficial ficou muito barato, paguei R$ 500,00 ida e volta para eu e minha esposa, e com o cartão de crédito. E acredito que a Aerotuy deva ser a melhor agência por lá, pelo menos é que tem o maior avião, só nisso aí já da menos medo. De 2011 pra agora o cambio ta muito diferente na época tava Bs 4,50 para R$ 1,00 e eu consegui pousada completa por Bs 350 (não incluía cerveja nem vinho) mas no resto tudo de muito bom. Jantares e cafés maravilhosos o almoço geralmente são lanches. Citar
Membros bicudo SuperTramp Postado Maio 29, 2014 Membros Postado Maio 29, 2014 Olá Amigos. Estou pretendendo ir a Los Roques com minha esposa em Novembro deste ano. Pelo que li, ir com agência sai bem mais caro. Alguem teria informações de como ir sem agencia? Quais pousadas mais em conta, quanto que gastaria para ficar 8 dias la, essas coisas. Qualquer ajuda será bem vinda. Obrigado desde já. Thiago Bicudo Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.