Membros LeoTaco Postado Maio 2, 2013 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 2, 2013 Leo me diz uma coisa, não existe nenhum transporte direto do Atacama pra Arequipa? O mais "direto" é SPA-Calama(Busão-Turbus) e depois Calama-Arequipa(aéreo-sky airline), e se prepare: é caro demais!!! Mas veja bem, se eu quisesse ir direto pra Arequipa, sem conhecer nada de Arica, teria chego lá no meio da tarde, ou seja, uma noite e pouco mais de uma manhã dentro do bus, e a maioria do tempo dormindo. Se não me engano voce tem de sair no meio da manhã de SPA pra pegar o voo no meio da tarde em Calama, assim acaba chegando junto em Arequipa com quem saiu na noite anterior de bus, a única diferença é que você dormiria no hostel (+ gasto ainda) e não no bus. E particularmente, acho que a diferença de preço entre aéreo e bus/taxi não justifica esse pequeno conforto e muito menos economia de tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Marcos Hoffman Postado Maio 2, 2013 Membros Compartilhar Postado Maio 2, 2013 __________________________________________________________________________________________________ E aí Leo, blz ? Pretendo fazer meu Mochilão no estilo mais Mochileiro possível. Nesse caso pretendo procurar os albergues mais baratos nas cidades onde passarei, somente comer em mercados municipais ou comprar comida nos supermercados e fazer na cozinha do albergue; Pegar os onibus mais baratos e até tentar pegar umas caronas. A diferença de preço entre os onibus MAIS COMUNS (usados por residentes das cidades) e os onibus tradicionalmente usado por Mochileiros (como foi o seu caso) é alta ? E sobre os hostels ? Consigo realmente achar hostel com diferença de preços absurdamente menores comparado aos melhorzinhos (como os que vc se hospedou) ? Agradeço desde já pelas informações ____________________________________________________________________________________________________ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros LeoTaco Postado Maio 3, 2013 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 3, 2013 Hoffman, Tudo é relativo nessa vida não é mesmo? Dependendo de onde estiver algumas coisas compensam, outras não! Por exemplo: em La Paz nós cozinhamos e percebemos que é perda de tempo, pois facilmente vc acha menús turisticos com refeições fartas por valores irrisórios e em muitos casos, bem mais barato do que você gastaria cozinhando, isso sem contabilizar o tempo que vc perdeu pra cozinhar né...Já em SPA, a refeição mais barata que fizemos foi cozinhando e ficou 1 décimo do valor da segunda refeição mais barata que fizemos na cidade. Bus tb é relativo....de Sta Cruz pra LPZ existem bus por 60 bolivianos, enquanto os bus-cama 3 filas mega confortável sai em média Bol 170...1/3 do preço, mas se são 18~20 horas em um "bom" bus (pros padrões bolivianos) quanto tempo não seria com o outro? e a segurança? e o conforto?...pense bem: 100 Bolivianos são menos de 30 reais e uma noite mal dormida pode te trazer mais problemas e prejuízos. Neste caso eu tenho uma tática: gasto com um bus bem confortável e faço deslocamentos sempre noturnos, assim eu consigo descançar bem e economizar a grana do hostel. Quando chego no destino estou disposto pq o bus era bom e com mais dinheiro no bolso do que se tivesse dormido no hostel e viajado em busão porcaria. Ah...e volto a frisar...ainda ganhou tempo!!! Agora os hostels não tem jeito amigão...ou tu desencana e gasta um pouco mais pra ficar em um hostel sabidamente melhor ou vai entrando em todos os que ver pela frente, olhando sempre o quarto, a ducha, a privada e tudo aquilo que seja pra vc a melhor equação entre economia e conforto antes de fechar um bom negócio!...e perde um pouco mais de tempo, de novo! Fiz questão de frisar o lance do tempo, pq pra mim que sou trabalhador e tenho férias contadas...eu percebi ao longo da viagem que meu maior bem não era a grana, as fotos, o quarto ou a comida e sim o tempo....como eu desejava cada vez mais que tivesse mais tempo!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Pericles David Postado Maio 3, 2013 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 3, 2013 E aí grande Leo, blz? Cara, concordo demais com vc em relação ao tempo!! Também concordo que seja um dos bens mais valiosos em uma viagem, somado à boa disposição física, pq viajar todo quebrado é perder tempo!! Vou dar um pitaco aqui. M. Hoffman, sobre a questão de cozinhar nos hostels é importante frisar que a grande maioria dos hostels tanto no Peru quanto na Bolívia não tem muito a tradição de disponibilizar cozinhas para o mochileiro preparar as refeições. Até hoje eu me recordo de apenas um relato que um casal se hospedou em um hostel que tinha essa facilidade. E no Peru, apesar da refeição ser um pouco mais cara que na Bolívia, eu cheguei a comer menu turístico por 7Soles (aproximadamente R$ 5,80). Isso foi em outubro de 2012 e a refeição incluía uma sopa como entrada, um prato principal e uma coca cola!!! Então é muito sossegado e barato fazer refeições por lá! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Marcos Hoffman Postado Maio 3, 2013 Membros Compartilhar Postado Maio 3, 2013 _______________________________________________________________________________________________________ Obrigado pelas dicas, amigos ! Pois é, realmente percebi que no Perú e na Bolívia não compensa muito economizar em comida, transporte que demandem várias horas e hospedagem (principalmente Bolívia). Talvez cidades próximas como ICA para Nazca e Puno para Copacabana compense até pegar os ônibus mais baratos. Mas os que demandam muitas horas vi que não compensam muito. Pretendo começar meu Mochilão por Lima, e descer até o Uruguai. Porém, a partir de Jujuy-Argentina pretendo viajar de carona entre cidades que tenham até 4 horas de viagem. Acho que pra esses lados até compensa mais, devido a preços mais elevados que na Bolívia e Perú. Estou aberto a novas dias, visando se compensa realmente fazer o que estou pensando ! _______________________________________________________________________________________________________ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros chodos Postado Maio 4, 2013 Membros Compartilhar Postado Maio 4, 2013 Grande LeoTaco, Acompanhando seus posts desde o roteiro e agora o relato, sempre muito útil para ajudar a compor o meu, para a viagem que está chegando agora em Junho! Vc está chegando, mas vou adiantar algumas perguntas... Vc chegou a ir até Ica? Não tem ônibus mesmo de Ica para Cuzco? Onibus para Cuzco somente de Nazca? Por onde vc foi e quanto tempo levou? No seu roteiro diz que leva em torno de 14h, mas achei informações na internet de até 21h de viagem! Desde que saímos de Uyuni sabíamos que havia um conflito na região da Laguna Verde e que a fronteira com o Chile estava fechada na região que dá acesso a Sam Pedro, inclusive pagamos mais caro pelo transfer até justamente pelo desvio que deveria ser feito. O problema é que interpretamos errado as informações que nos foram passadas pela agencia em Uyuni.Lá fomos informados que normalmente se chega a fronteira com SPA por volta das 11 da manhã e que desta vez iríamos atravessar pela região de Ollague, perto do vulcão, e que chegaríamos lá por volta das 12:30~13:00. Pensamos: “Ora, são duas horas a mais apenas, vamos pagar a diferença do transfer pq queremos ir a SPA” Não entendi o erro de intrepretação... Tb estou pensando em ir para SPA será que vou ter algum problema? Valeu! Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros olv.ok Postado Maio 5, 2013 Membros Compartilhar Postado Maio 5, 2013 Ansiosa pelos próximos capítulos! []s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros LeoTaco Postado Maio 6, 2013 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 6, 2013 Vc chegou a ir até Ica? Não tem ônibus mesmo de Ica para Cuzco?Onibus para Cuzco somente de Nazca? Por onde vc foi e quanto tempo levou? No seu roteiro diz que leva em torno de 14h, mas achei informações na internet de até 21h de viagem! Então Chodos...não fui pra Ica. De Arequipa fui direto pra Cuzco. Na planilha, a que postei em novembro no post do roteiro, eu corrigi essa informação das 14 horas. O tempo previsto é de 19 h, mas como toda viagem podem haver atrasos, então chegar nas 21h de viagem não é nada dificil. Tem 3 empresas que fazem de Ica p/ Cuzco, são elas: Cruz del Sur, Tepsaq e Expresso Cial. A melhor relação custo x benefício, na minha opinião é ada Tepsa (S/ 130) que sai de Ica as 16:30h, porém se quiser fazer o passeio à ilhas Ballestas e a reserva nacional de Paracas no mesmo dia que for pra Cusco, vc vai ter que ir de Cruz del Sur (S/ 160) e sai as 19:30h. Indo pra Nazca existem mais opções de horários, mas não tem necessidade disso, compre a passagem em Ica, no dia que chegar, antes de ir para Huacachina. Não entendi o erro de intrepretação... Tb estou pensando em ir para SPA será que vou ter algum problema? O nosso erro de interpretação foi que achamos que iriamos perder só 2hrs a + do que o transfer "normal" que vai pela reserva, após a laguna verde. Na realidade foi até menos que isso! Ai invés de estarmos na fronteira BOL/CHI (pela reserva Eduardo Avaroa) as 11 da manhã, chegamos na fronteira BOL/CHI (em Ollague) as 12h, ou seja...só 1 horade atraso. Interpretamos errado pq não nos preocupamos em perguntar quanto tempo seria da fronteira até SPA por esse caminho. O problema é que indo pela reserva, após a fronteira vc chega em SPA em 40 minutos, já por Ollague demorou quase 7 horas após a fronteira. O que compete à responsabilidade da agencia de turismo de Uyuni é nos deixar na fronteira, com o voucher do transfer p/ SPA em mãos. Por isso, eles informaram só 2 horas de atraso e por isso a interpretação errada da nossa parte. Esse problema do conflito de terra parece que acabou, mas é sempre bom vc se manter informado sobre o que tá acontecendo nos países que vc vai visitar, principalmente quanto aos Parôs (bloqueios de estrada) que são bem comuns na Bolívia e Peru. A melhor fonte de informação são os jornais on-line dos países. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Aurileide Alexandre Farias Postado Maio 6, 2013 Membros Compartilhar Postado Maio 6, 2013 Leo, estou adorando seu relato, de fato está bem completo, com detalhes importantíssimos que irão me ajudar muito na minha trip em setembro. Caros mochileiros, estou preparando meu roteiro para o Peru, embarcarei do Rio, será uma viagem de 12 dias, no roteiro está incluso, CUSCO e MP (reservamos 8 dias), LIMA (2 dias), mas achamos que 8 dias em CUSCO é muuuuito tempo, e queremos acrescentar, AREQUIPA ou PUNO, mas a dúvida é: qual dos dois será melhor?, já que pensamos que o tempo ficará muito corrido e desgastante para fazer os dois. O que vcs sugerem? e Qual seria o meio de transporte, trem ou onibus mais adequado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Cristiane Neres Postado Maio 7, 2013 Membros Compartilhar Postado Maio 7, 2013 Olá Léo e turma, estou adorando ler tudo, chamo esse tipo de relato de "passional", pois tem tudo nos mínimos detalhes, desde coisas "técnicas" até as coisas de bar! Senti saudades de SPA e nem conheci o bar da praça , mas mesmo assim valeu! Fomos de carro saindo do Acre até Tacna, depois Arica e Iquique para Santiago, depois para SPA e voltando para a fronteira de Tacna. A Bolívia estou adiando, pois pra mim fica relativamente perto, mas vai chegar a hora! Me identifiquei pq tb trabalho com educação, então o tempo se torna mais precioso ainda! O Peru é fascinante mesmo, fui umas 3 vezes e nunca canso. Abração a todos e estou ansiosa pela continuação do relato! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.