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Bolivia - Chile - Peru: 28 Dias - 10.000 Km - R$ 3.100,00 (Dez/12 e Jan/13)


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Compartilho a mesma dúvida do Marcel 3100 por pessoa ou casal

 

 

abraços

 

jaques

 

 

Jaques,

 

Os custos são individuais, porém em algumas situações está incluso o valor do casal, por exemplo, hospedagem matrimonial = custo casal / alimentação = custo individual.

Também se atente que estão expressos apenas os custos com transporte, hospedagem, alimentação e passeios. Os gastos com itens pessoais não estão indicados na tabela, mas expressos no corpo do relato.

Abraços

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12º Dia – SPA x Arica x Tacna x Arequipa

 

Eram 5:30 da manhã quando fui acordado pelo “rodomoço” pra receber o lanchinho que eles distribuem e 10 minutos depois o bus encostou no terminal de Arica.

Tomamos café instantâneo horrível de um dos barzinhos da rodoviária e guardamos nossas mochilas no guarda volumes (P$ 1700,00/cada).

O sol nem tinha nascido quando pegamos um taxi até o morro de Arica, não me recordo exatamente o valor, mas foi algo perto dos 3 mil até lá.

Quando o taxista nos deixou, os primeiros raios de sol refletiam nas nuvens do céu chileno com um amarelo vivo intenso.

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No morro de Arica existe um museu, Museo Del Morro de Arica, que é basicamente militar e conta a história da resistência chilena na luta contra os Bolivianos pelo território que antes pertencia a Bolívia e era a saída para o mar do país, mas atualmente é do Chile. A rixa entre Chilenos e Bolivianos é grande por conta deste episódio. É como Brasil x Argentina no futebol.

Este museu não abre as segundas feiras, nós nem sabíamos disto e quando fomos chegando perto um militar (eles administram o museu) nos deu a má noticia. Rapidamente os 4 fizeram cara de “Gato do Shrek”, implorando por uma olhadinha rápida pelo museu. Ninguém resiste ao gato do Shrek e sua cara de coitadinho, e não foi diferente pra nós também. O cara logo cedeu, com ressalva de que teríamos de sair até as 7:30 pois as 8 haveria a troca de guarda.

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Entramos e como não havia ninguém no museu fizemos algumas travessuras, abraçamos os manequins trajados com uniformes de mais de 100 anos da época da guerra, subimos nos canhões, pegamos as pistolas Luger e Mausser de 1895 na mão e fomos em algumas áreas “proibidas” do museu.

Depois, ainda no morro, tiramos fotos da cidade, do 1º contato com o pacífico, dos monumentos e do cristo que existe no morro. Este Cristo, aliás, tem uma capela no seu interior, ou melhor, dentro do “pedestal” que o Cristo fica em cima.

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Perdemos um bom tempo nessa brincadeira e avistamos lá de longe um M amarelo gigante (McDonald´s) que me deu água na boca só de pensar no queijo quente derretendo logo de manhã.

Uma rápida analisada e vimos que havia um caminho que desce do morro até a praça na frente da igreja matriz da cidade, do ladinho do McDonald´s. Nem pensamos duas vezes,

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No meio da descida há um pequeno santuário onde as pessoas depositam oferendas por graças alcançadas. Havia por lá 4 litros de vinho fechados, não pegamos por respeito e também por receio, vai que tem algum urubaca pra cima do vinho....alías, alguém sabe dizer se só vinho de macumba que não pode pegar??? vinho de oferenda pode? Vai que um dia eu encontro outra por ai dando sopa...rsrsrs

 

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Depois de umas fotos na frente da igreja e da pracinha, enfim chegamos ao MC. Decepção total. O queijo quente demorou 15 minutos pra sair e veio frio, agora explica: como se faz um queijo derretendo...mas frio? O café é uma verdadeira merda! Fraco, fedido e frio. E só esse queijo quente c/ café pequeno ficou P$ 4000,00.

Só eu e a Lú animamos pra entrar no MC. O Roger e a Taia resolveram comer uma salteña (P$ 500,00) na praça. Quando saímos, perguntamos se era boa.. “é magnífica” disse a Taia e era mesmo. Molhadinha, bem recheada e temperada, deixa o Mc Donald´s bem pra trás na qualidade e sabor, além de que vem quente. E olha que sou meio viciado em fast food. Não sei o nome da tiazinha, mas ela disse que fica todos os dias, de domingo a domingo no mesmo lugar, na praçinha da estação antiga de Arica-La Paz, em frente a um banco que não lembro qual é.

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Comemos algumas salteñas e saímos andando pela avenida Pedro Montt, em frente ao porto e beirando o mar, e ai andamos, andamos e nada de praia. A gente até avistava a areia, mas não achava uma entrada pra praia. Decidimos para e pegar um taxi que nos deixasse em um bom lugar. Nisso eu tava sem cigarros e a taxista, uma mulata com os cabelos dread que iam até a cintura, foi gente boa e me arrumou dois. A corrida ficou P$ 3000,00 e ela nos deixou em frente um barzinho que tava fechado, aliás, tudo estava fechado nessa hora, mas esse tal barzinho chama-se Soho e parece ser uma discoteca muito boa.

Enfim a gente tava pondo os pés nas águas do pacifico, melhor, as meninas. Eu tava na maior preguiça, sem roupas pra trocar e ficar molhado naquele frio não ia ser uma boa idéia. Tirei o tempo pra umas fotografias e dar uma caminhada pra ver se achava algum boteco que vendesse cigarros.

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Lá pelas 10 e meia da manhã a gente resolveu sair da praia de Chinchorro, voltar pro terminal terrestre pegar as mochilas e ir ao terminal internacional pra pegar um taxi pra Tacna o quanto antes.Pegamos um taxi por P$ 2.000. O objetivo era chegar em Arequipa antes da meia noite.

Esse é um dos pontos que por mais que eu lia e tirava dúvidas na época do planejamento eu não conseguia entender direito. Como assim tem um terminal de ônibus e outro de taxi? E como assim ir pra outro país de taxi? Ele espera você passar pelos processos da fronteira? E ainda assim fica mais barato?

Doideira né...mas é isso mesmo! Você atravessa a rua e tem um “terminal” do outro lado. É um grande terreno murado onde os taxistas se organizam pra fretamentos entre Arica e Tacna. Tem de pagar P$ 1500,00 pelo uso do terminal, e a viagem fica por 3 mil pesos pra cada, isso se o taxi estiver com 5 pessoas fora o motora. Nós estávamos em 4 ai o Taxista “achou” outro interessado por lá e partimos pra Tacna. E realmente é bem mais rápido do que ir de busão, na fronteira, por exemplo, você só precisa esperar os outros 4 terminarem pra seguir viagem...imagina em um busão de 40 lugares. Se bem que a fronteira ali é chique heim...detector de metais e raio-x pra malas...coisa de CSI. Então tudo é bem rápido. Outra vantagem do taxi, é que o motorista já agiliza o formulário pra você ir preenchendo e te dá as dicas de qual fila ir e tals.

Feita a entrada no Peru (não me entendam mal), demora uns 40 minutos até o terminal de taxis de Tacna e adivinhem só...do outro lado da rua fica o terminal de buses...rsrsrs.

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Trocamos nossos últimos pesos no terminal de taxis mesmo, a um câmbio horrível e não aconselho a ninguém..só em emergências. Fomos ao terminal de buses com a idéia de comprar passagens pela empresa Ortulsa,a qual já tinha verificado antes pela net os horários, os preços e as referencias, mas adivinhe só, a Ortulsa não faz esse trecho. Entre as outras opções disponíveis, a única que já tinha ouvido algum comentário era a empresa Flores, só não lembrava se eram bons ou ruins.

Compramos bus cama convencional (4 filas) por S/ 38,00 no terminal, mas o embarque é feito no terminal próprio da Flores que fica na esquina ao lado. Eram 12:30 quando o bus saiu de Tacna que diga-se de passagem, parece muito interessante e organizada para o turismo, pena que pouco difundida pra nós. Em outra oportunidade vou dedicar mais tempo lá.

O bus chegou a Arequipa as 8 da noite em ponto. Também em um terminal exclusivo da empresa Flores. Nós gostamos muito da qualidade do busão, que apesar de ser 4 filas era super confortável, não tinha aqueles barulhos de bus velho e passou segurança pra todos, então resolvemos já comprar a passagem pra Cuzco por ela mesmo e economizar sola de sapato pra procurar depois. O bus cama 3 filas saiu por S/ 70,00.

Enquanto a gente tava na fila tinha um taxista chato do caralho aporrinhando a gente pra levar pro hostel, eu dei um esporro no cara e mesmo assim ele ficou ali plantado do lado esperando a gente acabar de comprar, ai eu desconfiei desse cara, porque ele ficaria tão interessado assim em nós? Resolvi que não era uma boa dar mole pro azar e procuramos outro taxista. Fica a dica!

Ah...houve um apagão geral em nós e só voltamos a tirar fotos na noite em Arequipa, portanto não temos nenhuma até o restaurante lá.

Estávamos um tanto cansados. Depois de uma madrugada inteira viajando, uma manhã de ressaca na beira da praia e mais uma tarde inteira dentro de um ônibus, decidimos por ter mais conforto nem que precisasse gastar um pouco mais, abri o planejamento e escolhi o hostel mais perto da praça das armas. A 30 metros da praza, o hostel Los Andes Bed & Breakfast fica na Calle La Merced 123, em frente o Museu dos Santuários Andinos (da múmia Juanita) e é disparado o melhor hostel de toda viagem. Pagamos S/ 70,00 o casal em habitacion privativa c/ baño. Um puta apartamento gigante, com uma janela enorme que emoldurava a grande catedral de Arequipa a menos de 50 metros dali com o vulcão El Misti ao fundo, pensa numa paisagem de cinema!

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A ducha era forte e quente e depois de tanto tempo de estrada caiu como uma luva. Após o banho nós já separamos as roupas pra lavar e entregamos na recepção, a minha e da Taia deu 6 quilos e ficou S/12, a da Lú e do Roger tinha só 4 quilos e saiu por S/10... vai entender a matemática peruana.

A dona do Hostel (não lembro o nome) é super simpática e deu várias dicas pra nós, entre elas de um bom jantar gourmet no Mixto, um restaurante bem bacana que fica na viela atrás da catedral.

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Começamos com uma Pilsen Calão, experimentamos a Arequipeña e a Cusqueña, todas são muito boas e estavam geladíssimas, mas até então ninguém tinha lembrado do Pisco Sour e como adoramos as tradições locais (rsrs) tratamos de prestigiar a cultura peruana rapidinho. Ô trem bão que é esse tal de Pisco Sour heim?? Fraquinho mas dá um fogo!!! Depois de vários Piscos eu falei que tinha clara de ovo na receita e todo mundo ficou com nojinho, mas pergunta se pararam de beber?

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Nesse dia foi o “jantar oba-oba em restaurante bonzão”, como li certa vez em algum relato por aqui. Ceviche misto gigante que dá pra dois tranqüilo, camarão gratinado, casquinha de siri e tudo quanto é tipo de frutos do mar passou pela nossa mesa. Comemos e bebemos como reis e pagamos como tal também: S/ 256,00 (ai se arrependimento matasse!

Quando saímos do restaurante demos uma olhada com mais calma na Plaza de Armas e realmente é uma das mais bonitas que já vi na vida, depois descobri que todo o centro histórico de Arequipa é tombado pelo patrimônio histórico mundial e considerado um dos 10 mais bonitos do mundo.

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Tava rolando uma movimentação de gente armando umas barracas, a rua sendo fechada para apenas 1 pista de rolamento e muitos policiais circulando. Achamos que devia ser alguma feira que ia rolar no dia seguinte de manhã e fomos perguntar que horas, mas foi uma grande surpresa descobrir que amanhã seria a largada da quinta etapa do Rali Dakar de Arequipa – Tacna e que eu poderia ver tudinho tomando uma gelada da sacada do hostel, com uma vista privilegiada da festa...chato né?

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Voltamos para o hostel e na fomos pra cama, ai decidir ligar a TV pra ver o que rolava no mundo, tem globo internacional e tudo no apt. Quando tava vendo as notícias aparece o lance do tal Arthur que se perdeu lá pros lados de Santa Maria e que tudo tinha fechado pelas aquelas bandas por causa das buscas ao rapaz, tinha até exército Peruano envolvido na parada. Ai pensei, putz, vou ter de gastar mais pra ir pra Machu Pichu porque parece que o roteiro da hidrelétrica não ia rolar...mas tinha que ser um Brasileiro pra fuder os planos?! rsrsrs

O sono foi ótimo e o hostel passou com louvores pela primeira noite!

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Aí Leo, cara qual é o endereço desse bar que eu já estou com sede!!!!!

::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

Acho que isso responde suas perguntas:

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Léo, tambem estou virando seu fã, uma dica dessas vale mais que ouro !!!

 

Abraço !

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