Ir para conteúdo

Dicas para acampar

Pat Motinha

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

opa,

bem vindo(a) ai ao mochilas,

oh so, a rede de nylon nao protege nada do frio. Vc tem q ter uma protecao. Protecao pra frio sem ser fogo ou aquecedor eh cobertor e casaco. Nao tem misterio, pra nao passar frio vc vai ter q ter um sleeping adequado e/ou roupas adequadas pra segurar o frio enquanto vc dorme. Simples assim. De especial atencao para as costas, por ex. se cobrir com um cobertor legal vai te proteger a parte de cima do seu corpo mas vc vai sentir bastante frio nas costas, portanto se preocupe com as costas tb.

• Respostas 152
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

Valeu ai pela saudação e pela resposta rápida, Xaliba.

Eu aindei pensando nisto. Andei lendo muito aqui sobre acampamento em redes (hammock em inglês) e andei considerando a parte do frio nas costas.

O que andei lendo em sites gringos é que de fato há o problema de isolamento nas costas. Como deitado na rede faz-se compressão em toda a parte inferior do saco de dormir, a camada do saco entre as costa e a rede perde grande parte do ar e, consequentemente, grande parte da capacidade de isolamento.

Eles usam diversas alternativas: dormir com um isolante dentro, fazer a rede com duas camadas e entre elas colocar material com bolsões de ar para isolar, usar um grande saco de dormir que envolve toda a rede, etc.

A dúvida é se um saco de dormir não basta para a maioria das situações aqui no Brasil. Nesta situação, espero encontrar temperaturas em torno de 19ºC - 23ºC. Na sua opinião o saco fica devendo e não dá conta do recado nesta temperatura?

Mais uma vez, obrigado pela atenção. :)

• Membros de Honra
Postado

cara, depende claro do seu sleeping, mas sim, aguenta sim. Pode crer, eu nunca tinha pensado no papo da compressao diminuir a camada de ar. Em lugares ultra frios realmente isso faz todo o sentido. Essa temp q vc ta falando ta tranquilo. No maximo vc vai ter q colocar um isolante ou uma roupa a mais - acho q a roupa eh mais confortable.

• Membros
Postado

Ahhh! Valeu ai pela informação. :)

Acho que está muito em cima pra inventar de acampar com rede com somente 4 dias de preparação. Devo ir com então com o a barraca mesmo desta vez.

Mas como planejo acampar no dia 7 de setembro também, pode ser que eu invente de fazer uma rede pra mim com mosquiteiro integrado. Arrumo um toldo e deve ficar tudo bem legal.

Se realmente acabar fazendo a rede, devo colocar algo aqui. Por enquanto deixo os links dos tópicos que falam sobre redes deste forum pra facilitar a pesquisa depois:

http://www.mochileiros.com/rede-t13014.html - Tópico sobre redes focando no peso, custo e da questão de evitar chuva com toldos. Notas sobre tecidos e relato da rede feita pelo ogum777

http://www.mochileiros.com/escolha-a-sua-barraca-estrangeira-t12943-195.html - Foco em barracas, mas possui relatos sobre uso de redes pelo ogum777

P.S. Acabei achando uma dica (também do ogum777) num tópico que não coloquei acima sobre o uso de plástico bolha como isolante. Pode ser uma boa...

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

gostei do topico ::otemo::

lendo os relatos de convidados inesperados criei uma duvida, durante o acampamento tenho o abito de deixar a fogueira acessa, jáh preparada pra durar um pouco deposi de dormimos.gostaria de saber se isso realmente pode espatar animais de de medio porte(cobras,onças...stc) como as pessoa falão ou he só pra aquecer mesmo?

PS:Acredito que seja pelo cheiro da fumaça..

obrigado.

• Membros de Honra
Postado
gostei do topico ::otemo::

lendo os relatos de convidados inesperados criei uma duvida, durante o acampamento tenho o abito de deixar a fogueira acessa, jáh preparada pra durar um pouco deposi de dormimos.gostaria de saber se isso realmente pode espatar animais de de medio porte(cobras,onças...stc) como as pessoa falão ou he só pra aquecer mesmo?

PS:Acredito que seja pelo cheiro da fumaça..

obrigado.

felipe, onde vc acampa que tem medo de onças?

eu nem faço fogueiras, faço muita coisa sozinho mesmo, sem fogueira, dormindo em barraca ou mesmo rede...nunca tive problemas....

• Membros de Honra
Postado

Aliás é bom nunca fazer fogueira, é anti-ecológico, alem de vc matar o solo vc ainda pode provocar um incendio de grandes proporções, ainda mais indo dormir e deixando ela acessa, um vento pode jogar uma brasa na sua barraca e destrui-la, junto com a mata.

Para espantar animais é só não deixar comida aberta que pode atrai-lo com seu cheiro, e para aquecer use o saco de dormir ou antes de dormir esquente agua no seu fogareiro e coloque em uma garrafinha, da uma boa ajuda.

• Membros de Honra
Postado

Fala Felipe...

Rapaz...esquece esse lance de fogueira...faça apenas em ultimo caso.

Lembre-se, nos filmes do Jason sempre quem está na em volta da fogueira morre...e também a galera da maconha , e quem está fazendo sexo também, e também...ah, morre todo mundo. :twisted:

Abraço

• Membros de Honra
Postado
Valeu ai pela saudação e pela resposta rápida, Xaliba.

Eu aindei pensando nisto. Andei lendo muito aqui sobre acampamento em redes (hammock em inglês) e andei considerando a parte do frio nas costas.

O que andei lendo em sites gringos é que de fato há o problema de isolamento nas costas. Como deitado na rede faz-se compressão em toda a parte inferior do saco de dormir, a camada do saco entre as costa e a rede perde grande parte do ar e, consequentemente, grande parte da capacidade de isolamento.

Eles usam diversas alternativas: dormir com um isolante dentro, fazer a rede com duas camadas e entre elas colocar material com bolsões de ar para isolar, usar um grande saco de dormir que envolve toda a rede, etc.

A dúvida é se um saco de dormir não basta para a maioria das situações aqui no Brasil. Nesta situação, espero encontrar temperaturas em torno de 19ºC - 23ºC. Na sua opinião o saco fica devendo e não dá conta do recado nesta temperatura?

Mais uma vez, obrigado pela atenção. :)

vamos lá, eu já acampei de rede em local bem mais frio: Pico Paraná.

o segredo é o seguinte: use um isolante térmico, fininho mesmo, dentro da rede. simples assim.

e se for o caso, durma de meias. claro, com o saco de dormir. um saco leve, dá jeito.

• Membros
Postado

Humm... Valeu, Ogum! ::cool:::'>

Então deve rolar de usar a rede traquilamente...

Comprei meu nylon. Fininho... Rodei o centro do Recife inteiro pra achar. :roll:

Comprei com um medo da peste dele rasgar. Pelo bem da ciência mesmo... O único nylon viável que achei é superfino e não é ripstop...

Bem.. No final a rede ficou com 450 gramas. :P E testei com meu irmão de quase 100 kg pulando nela pra ver se ela aguentava.

Tranquilíssimo! Não apareceu nenhum sinal de stress no tecido. Custou apenas R$ 15,00 os 3 metros de nylon e R$3,00 uns 5 metros de corda de seda. ::otemo::

Agora que testei o nylon, vou costurar um mosqueteiro nela e uma por uma camada leve por baixo pra poder colocar o isolante entre as camadas da rede. 8)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...