Ir para conteúdo

Dicas para acampar

Pat Motinha

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Jeferson

Na minha opinião se vc fez comida a mais no jantar, o melhor lugar p/ deixar essa comida que vc fez é deixar do lado de fora da barraca ou jogar em um local longe da barraca e colocar terra em cima.

Não vegetação, mas terra mesmo.

Se não o cheiro vai atrair alguns visitantes indesejaveis no meio da noite, como ratinhos e insetos que vc não quer perto da barraca.

Outra coisa também importante é nunca esquecer de deixar a comida que vc ainda vai fazer dentro da mochila, no interior da barraca.

Senão vai ser o mesmo problema.

O cheiro pode atrair animais que no meio da noite vão tentar entrar na sua barraca.

Qto aos utensilios, se puder lave-os em agua corrente e se não tiver um rio próximo, faça a mesma com o resto da comida. Deixe-os longe da barraca, se puder.

Abcs

opa, oi galera, eu tava afim de saber como é que vcs fazem pra estocar comida e os utensilhos(to com uma duvida de onde enfiar umas colheres de plastico q arrumei)

valeu!!!!! :mrgreen:

• 1 mês depois...
  • Respostas 152
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

Bom galera...

Vi muita coisa interessante aqui!!!

Para afastar os mosquitos, além dos repelentes tradicionais, o que ajuda muito também é queimar um pouco de cocô de vaca ou senão um pedaço de cupinzeiro. A fumaça faz com que os mosquitos fiquem longe.

Quanto a barraca, use jornal em baixo. Assim, você evita que a barraca fique enxarcada e se estiver fazendo frio, ele tbm serve como isolante térmico. Mas lembrem-se de sempre trazer os jornais assim como todo lixo que fizer! ::cool:::'>

• 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá pessoal!

Realmente, devemos estar atentos a detalhes que poderão nos trazer dissabores.

- Se chegar ao local onde irá acampar, ou mesmo camping à noite tenha sempre o cuidade de se intereirar dos pontos cardeais e de eventuais sombras durante todo o dia ou parte dele. Sempre pergunte para quem está lá onde o sol nasce e onde se põe. Verifique se as árvores em volta servirão de anteparo aos raios solares da manhã ou da tarde.

- Caso tenha certeza que nào tenha usará a barraca durante o dia, nesse caso ela pode ser armada onde não exista sombra. Mas veja bem, se por um infortúnio você tiver um revertéro qualquer e tiver de ficar de molho, você está frito, ou melhor cozido. Literalmente.

- Sempre deixe a barraca fechada para evitar a entrada de insetos e outros bichos. Se estiver dentro descansando e queira que fique aberta para refrescar, é ideal ter alguém do lado de fora de olho nos arredores.

- Caso tenha veículo, prefira sempre uma barraca de qualidade, robustas, daquelas com um ou mais toldos por cima e material resistente por baixo (a minha tolera tempestades consideráveis).

- Se estiver mochilando sem veículo, não tem jeito, uma barraca bem leve do tipo iglu TEM que ser sua opção. E tanto quanto possível, arme-a em locais cobertos. Tomar banho DENTRO da barraca não é legal.

- Nunca, mas NUNCA mesmo acenda algo dentro da barraca que não use pilhas ou baterias. Botijóes, lamparinas a gás e fogareiros devem ser mantidos do lado de fora a uma boa distância. Até mesmo a luz elétrica deve ser evitada. Existem no mercado luminárias apropriadas para barraca com leds que gastam pouca energia e usam pilhas ou baterias. São muito seguras e não geram calor. Caso a intenção seja aquecer, a lãmpada elétrica incandesecente cumpre esse papel com menos riscos que outros tipos de aquecedores. Mas só nesse caso.

- Às vezes, mesmo estando com a barraca em mãos ela pode não ser a melhor opção. Estive em um camping em Alcobaça na Bahia e quando cheguei lá perguntei o preço e fui informado que seria R$ 17,00. Achei razoável, já que estávamos em três. A supresa ficou por conta na hora de pagar a conta. Eram R$ 17,00 por cabeça e não por barraca. Poderíamos ter ficado confortavelmente instalados os três em uma pousada por R$ 35,00.

- Em outra oportunidade paguei R$ 8,00 em Nova Vicósa na Bahia a diária (por cabeça e éramos dois). Razoável nesse casom e um camping muito bacana de frente para o mar.

- Ah, se tiver de carro, em um camping com bastante gente, faça como eu: Leve seu bote inflável, os dois caiaques e aquela piscina EMTEX de 12.000 litros (eles costumam ter água de graça). E não se esqueça daquele som de qualidade no porta-malas. Tudo usado no bom senso em comunhão com o resto da galera. Você vai se sentir como se fosse o prefeito do lugar!

Uma abraço, e até mais dicas...

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Boa tarde a todos....

Então galera, Sou de Uberaba-MG e sou novo aqui no Forum tbm...

Faço Rapel a 7 anos... Conheço muitos lugares perto aqui da minha cidade e até longe daqui pra se fazer Rapel e acampar, muitas cachoeiras e tals...

Mas desta vez eu tava querendo acampar em um lugar que nao é muito plano... Neste caso usar o jornal embaixo da barraca seria melhor que a uma lona né?

Comprei recentemente uma barraca Coleman LX Weather 5, ela é bem grandinha e nao queria correr o risco de acordar ensopado....

Outra coisa, pelo lugar que vamos ficar ser na mata digamos que fechada e o local onde achamos para armar as barracas é embaixo de varias arvores,

seria ideal esticar uma lona em cima da barraca para evitar que galhos caem em cima dela e acordamos pensando q o mundo ta acabando?

Alguém ja fez isso? De esticar uma lona em cima?

Obrigado a vcs....

• Membros de Honra
Postado

rapeleiro,

me lugar com muita árvore, bom mesmo é rede! esse fórum gringo trata só disso:

http://www.hammockforums.net/

outra coisa, o comum é levar barraca pequena, pq:

1. são mais leves.

2. ocupam menos área (portanto cai menos coisa em cima)

3. dá pra armar em espaços menores.

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Sou uma mochilera de primeira viagem (aliás, nem isso, pois o primeiro acampamento, assim a Deus dará, será mes que vem), mesmo sem muita experiencia tenho duas dicas bem oportunas para combater insetos e mosquitos em acampamento. Para manter longe qualquer animal com mais de quatro patas não convidado usem alho espalhado ao redor da barraca (segundo meu pai que voi escoteiro e acampou bastante pelos idos de 1960 e 1970 funciona!!!). E para combater os indesejáveis de asas faça em casa uma infusão de citronela (uma planta) em alcool, depois é só colocar num borrifador, essa eu uso em casa. É isso aí pessoal, em março volto para dar mais risadas desastradas peripércias de voces, e contar as minhas... 8)

• Membros de Honra
Postado
Sou uma mochilera de primeira viagem (aliás, nem isso, pois o primeiro acampamento, assim a Deus dará, será mes que vem), mesmo sem muita experiencia tenho duas dicas bem oportunas para combater insetos e mosquitos em acampamento. Para manter longe qualquer animal com mais de quatro patas não convidado usem alho espalhado ao redor da barraca (segundo meu pai que voi escoteiro e acampou bastante pelos idos de 1960 e 1970 funciona!!!). E para combater os indesejáveis de asas faça em casa uma infusão de citronela (uma planta) em alcool, depois é só colocar num borrifador, essa eu uso em casa. É isso aí pessoal, em março volto para dar mais risadas desastradas peripércias de voces, e contar as minhas... 8)

é, natália, o escotismo, nos anos 60´não se preocupava com o "leav no trace" - não deixe rastros. hj não se coloca alho, pq interfere no ambiente.

citronela pra mim não funciona, eu chamo mosquito com poucos, eles me farejam a kms de distância....

uma outra dica, é manter a barraca fechada. as barracas dos anos 60 eram basicamente apenas a cobertura - eu acampei com barracas assim já - e realmente era um problmea a entrada de bichos. hj as barracas se fecham todas, mesmo as mais baratas. mantendo a barraca fechada vc não tem entrada de bicho. e hj tem até mosquiteiro pra rede.....

• Membros
Postado

Muito bom o tópico,estou com fortes planos de fazer uma Trip,sozinho,influênciado por Kerouac.... :mrgreen:

Pretendo usar só um saco de dormir,e essas Redes tipo da Amâzonia,já citada..,tenho algumas dúvidas,do tipo,como faço para fazer um fogueira segura,que não prejudique o solo?..e no caso do saco de dormir,seria essêncial um izolante térmico?..ahh e por último,o metodo do Carbureto,para espantar os "peçonhentos" é confiavel?

Vlw!

Good Vibrations!

• Membros de Honra
Postado
Muito bom o tópico,estou com fortes planos de fazer uma Trip,sozinho,influênciado por Kerouac.... :mrgreen:

Pretendo usar só um saco de dormir,e essas Redes tipo da Amâzonia,já citada..,tenho algumas dúvidas,do tipo,como faço para fazer um fogueira segura,que não prejudique o solo?..e no caso do saco de dormir,seria essêncial um izolante térmico?..ahh e por último,o metodo do Carbureto,para espantar os "peçonhentos" é confiavel?

Vlw!

Good Vibrations!

péra, juliano, pára.

dá uma boa fuçada em dois setores aqui do mochileiros.com.

1. o setor de relatos. tem alguns ótimos, que vão dar uma idéia do que vc pode encontrar pela frente.

2. o setor de equipamentos. pra usar os equipos certos. isolante é necessário em qualquer lugar frio. rede do exército pesa pra dedéu, tem barraca mais leves e tb redes mais leves, isso vai de gosto.

a literatura do kerouac é ótima. eu adoro. mas identifica-se ali uma tecnologia de mundo outdooor ultra-hiper-mega ultrapassada. ninguém mais usa fogueira pra cozinhar. na pior da hipóteses usa fogarerio a lenha. fogueira dá muito trabalho. existem outras formas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...