Membros de Honra Mary Rocha Postado Fevereiro 21, 2013 Membros de Honra Postado Fevereiro 21, 2013 Hoje, dia 22 de fevereiro, faz exatamente 2 anos que um gigante terremoto mostrou a sua força e destruiu boa parte do centro da cidade de Christchurch, localizada na Ilha Sul e que por muito tempo foi considerada uma das cidades mais lindas, arborizadas e inglesa da Nova Zelândia. Confesso que quando fecho os meus olhos e me lembro da cena, tenho vontade de chorar pois a sensação de vulnerabilidade e surpresa – acho que esta é a melhor expressão, o que está acontecendo debaixo dos meus pés? - é algo que eu e muito das pessoas que vivificaram a mesma coisa não conseguirão expressar de forma tão completa em palavras. Entretanto, quando fecho novamente os meus olhos e penso nos resultados que este evento gerou nos últimos 2 anos, tenho que concordar com o velho ditado que diz que depois da tempestade vem a bonança. Quando ando pelas ruas, vejo muitos espaços vazios devido a prédios demolidos em que entrei diversas vezes e hoje não existe mais. Todavia, quando olho para o lado, há um café que foi feito dentro de um container (café num container?) super colorido e vibrante, com o atendente oferecendo aquela delícia hospitalidade própria do neozelandês. Isto mas fez refletir de que o terremoto, puramente falando, nada mais foi do que um acontecimento natural da terra e que, eu e muitos outros, por um acaso, estava no meio do processo. Percebi que o terremoto deixou sim mortos e feridos entre cerca de 200 pessoas, mas certamente mudou para melhor a vida de milhares. Pessoas que resolveram seguir os seus sonhos. Pessoas que valorizaram entes queridos. Pessoas que finalmente conseguiram se mudar para um outro país, mas que nunca tinha tido coragem. Isto não se vê na mídia - que tende focalizar somente o aspecto negativo do ocorrido. Recentemente, resolvi re-visitar um dos meus restaurantes preferidos na cidade. Embora o local oferecesse uma excelente comida, o restaurante era bem apertadinho, com uma localização razoável. Hoje, o restaurante está numa ponto estratégico, num moderno complexo com dois andares em que você tem a vista do fantástico Hagley Park – um dos maiores parques do mundo localizado dentro de cidade. Fui parabenizar o dono que comentou: “o terremoto definitivamente fez com eu expandisse a minha mente.” Sorri e entendi o que ele queria dizer sobre a questão de ampliar os seus horizontes. Como empresária, eu estava muito regionalista desde que abri a minha empresa na Nova Zelândia. Após o terremoto, a minha mente se expandiu, o que resultou na abertura da filial da minha empresa na maior cidade do país (Auckland) e a expansão de outros mercados. Talvez se a natureza não tivesse dado aquele empurrãozinho (ou melhor, aquele chocalhão), eu teria continuado na mesma, com os mesmos conceitos estreitos. Hoje posso afirmar que tenho menos medo de mudanças que muitas vezes paralisam nossas ações. Se sua vida tiver que dar uma reviravolta em 20 segundos como aconteceu com o terremoto para muitas pessoas aqui no país, vai dar, com o seu consentimento ou não. Portanto, é olhar de forma positiva para tudo que a vida e a natureza coloca na nossa frente e pensar em formas criativas de sair do problema. Como o autor da Lonely Planet, uma das bíblias dos viajantes bem colocou: as comunidades de Christchurch são as mais corajosas e resistentes e, em meio a incerteza ocasional de tremores secundários, a cidade vem se emergindo como uma das cidades mais interessantes da Nova Zelândia. Ele adiciona que as pessoas que visitam a cidade está apoiando os novos negócios que inspiram o renascimento de Christchurch. Então minha dica é: venha! Venha apoiar você também estas pessoas que estão se reerguendo e você se surpreenderá com a "cidade jardim" do país - que está se desabrochando como uma bela flor que desabrocha no deserto! Mary Rocha - http://www.nzega.com Citar
Membros moratelli Postado Abril 21, 2013 Membros Postado Abril 21, 2013 Belas palavras!! Estou indo em Outubro. Felicidades!! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.