Membros bolota Postado Janeiro 7, 2009 Membros Postado Janeiro 7, 2009 Olá mochileiras e mochileiros!!! Volto a partilhar este site com vocês: http://www.savemiguel.com/home.html Trata-se de um apelo à preservação dos montados de sobreiros existentes no sul de Portugal e noutros países do Mediterrâneo. O Miguel é um sobreiro português que o actor norte-americano Rob Schneider tenta proteger. Estas são fotos de sobreiros. Tirei-as em pequenas caminhadas com a minha família. Espero que gostem! Basta preferir garrafas de vinho com rolha de cortiça, para proteger o sobreiro. Boas caminhadas!!! E bom ano de 2009
Membros bolota Postado Janeiro 8, 2009 Autor Membros Postado Janeiro 8, 2009 Olá! Não são só os espanhóis que fazem a sesta. Também no Alentejo, as pessoas ficam em casa a cochilar, depois do almoço. Não há quem aguente o calor das tardes de Verão. Em relação à cortiça, uma outra utilização é o fabrico de malas, cintos, pastas,... Aqui está um exemplo. São bastante caras De facto existe legislação para proteger os sobreiros. O corte ou arranque destas árvores têm de ser autorizados. No entanto, aprovam-se empreendimentos turísticos, casas de férias, estradas e auto-estradas,... e a pouco e pouco se vão abatendo muitas árvores. Para não falar das pragas. Bem, o eterno desafio de conciliar a presença humana com a natureza.
Membros bolota Postado Janeiro 15, 2009 Autor Membros Postado Janeiro 15, 2009 Parte da minha família é do Alentejo. O meu avô sempre se dedicou a tirar a cortiça. Esta tarefa é extremamente difícil e perigosa. A utilização do machado tem de ser muito precisa, para não ferir nem as árvores, nem o trabalhador. A desertificação é um problema no sul de Portugal. Para além da substituição do montado por pinhal ou eucaliptal, a cultura intensiva de cereiais durante décadas causou o empobrecimento dos solos. Algumas zonas tornaram-se estéreis. Mas nem tudo é mau. Pelo menos na zona da minha família, estão a plantar novos sobreiros. Abs
Membros sovesky Postado Junho 18, 2009 Membros Postado Junho 18, 2009 Olho com grande infelicidade para os sobreiros que aos poucos e poucos vão sendo removidos. É uma árvore linda e bem mais lucrativa que outras não nativas, como o eucalipto... a longo prazo! Infelizmente a necessidade de gerar dinheiro rápido é superior a tudo. Isto para não falar do facto de o eucalipto ser um autêntico sugador de nutrientes do solo. O Sobreiro é uma árvore que marca a cultura alentejana. Alentejo sem sobreiro não é Alentejo.
Posts Recomendados