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Bom... eu esqueci de contar um dia! :)

 

O dia 17 era um dia comum, e o dia 16 também. Eu fui pra o Chacaltaya dia 18 e comprei minha passagem pra o dia 20 sair de La Paz. Então esse tópico vai alinhar tudo pra eu continuar o relat...

 

DIA 18-19

 

Então... eu passei tantos dias rodando em La Paz, comendo, dormindo e vendo tv (economizando, vamos dizer assim)... que eu me perdi no tempo. Heheheh

 

Enfim, no dia seguinte do Chacaltaya o pessoal foi pra o Tihuanaco e eu decidi ficar por minha conta pela cidade de novo. La Paz tem muitos lugares diferentes e o ambiente é bem interessante, e eu preferi economizar lá... então como tinha ouvido que era meio besta, sem muita coisa.. eu resolvi ficar sozinha.

 

Não me pergunte que eu não sei o que eu tanto fazia lá. Eu passeava, cozinhava, assistia tv, morria de frio e de cansaço subindo as ladeiras de La paz que não consigo distinguir os dias em La Paz. Teve um dia que eu andei a cidade quase toda procurando lavanderia, porque era final de semana e eu ia pegar um ônibus no domingo. Ou seja, precisava de uma lavanderia que funcionasse domingo. Então assim eu fui matando tempo. Só tenho uma coisa a dizer sobre La Paz: tudo você vai encontrar na Calle Lhampu. Tudo que um turista precisa, de hostel, comida a lavanderia e roupas... tudo tem lá. Então, não perca seu tempo e consiga um bom hostelzinho ou hotel por lá mesmo. Só lembre de visitar os quartos antes, pois encontrei uns lugares esquisitos quando eu ainda pensava em mudar de hostel :)

 

Outra coisa, eu aprendi bem a andar pela rodoviária de La Paz... ir e voltar. Explicando melhor isso... eu fui comprar a passagem pra Uyuni direto numa agência do lado do hotel, a mesma que fiz o passeio, e achei meio caro. Então peguei um taxi por uns 10 bols e procurei onde comprar. Pelo que entendi tem 3 empresas que fazem, e eu escolhi uma que me pareceu boa, a Panasur. Paguei pela cama, não me lembro o valor mas era em torno de 90 bols e a semi-cama algo como 75 bols. Valia a pena a cama pra uma viagem tão longa como seria, saindo ás 19hs e chegando pela manhã.

 

Acontece que eu perdi o ticket do ônibus. Eu tenho mania de checar minhas coisas várias e várias vezes. Confirmar, se está lá. E passagem não estava em uma dessas vezes. Então peguei um táxi e voltei correndo pra a rodoviária, encontrei a mesma pessoa que tinha me atendido e contei o que aconteceu. Ele me deu o bloquinho dele depois de achar a página que tinha meu nome escrito e eu fui tirar uma xérox. Acabou que deu tudo certo porque ele tinha registro do nome do passageiro, imagine se não tivesse? Eu estava perdida... mas já foi um belo susto pra quem estava com o dinheiro contado.

 

 

 

 

Então onde eu estava... passei o dia sozinha, fazendo o que fosse. Então de noite, no mesmo horário fui pra o ponto de encontro na praça esperar o pessoal que ainda estava em La Paz. Nos encontramos e fomos comer no mesmo lugar, dessa vez menos gente. E quando perguntei como tinha sido o passeio no Tihuanaco, a resposta foi que não valeu a pena, era caro e não podia chegar perto de nada.

 

Ok, eu estou falando dos meninos que gostavam de escalar as coisas, como no Vale de la Luna. Então... vale pensar um pouco se é o tipo de passeio pra você ou não. Mas pelo que entendi eles ainda estão em escavação e algumas coisas são legais de ver, mas no geral ainda está tudo muito "protegido" e muito distante, dependendo do tipo de turista que você é, você pode não gostar. Fiquei feliz por não ter ido. Meu dia de molho pareceu mais interessante.

 

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Então... esse era o último dia da maioria de nós em La Paz. No dia seguinte de manhã iríamos nos encontrar pra tentar achar a barraca de roupas de R$1,50 e depois todos iríamos embora. Eu iria pela noite, alguns pela tarde. Nos despedidos e acertamos os detalhes do dia seguinte, nos encontraríamos na frente do hostel de um deles.

 

 

DIA 20

 

Dia 20, eu me atrasei um pouco arrumando as bagagens e depois saí correndo pra tentar chegar a tempo ao hostel do pessoal. Acontece que quando eu cheguei lá eles já tinham saído pra as compras... Eu saí andando um pouco por lá e encontrei 2 deles tomando café. Ai eles me falaram que se perderam também do outro casal que a gente ia encontrar, e já estavam indo pra a rodoviária. Me despedi e fui andando de volta pra o hotel, quando eu encontrei mais dois amigos do grupo. Almoçamos juntos e fomos comprar algumas coisas pra a viagem. Ficamos juntos por um tempo, eles tinham acabado de voltar do mirador Kili-kili. Eu me arrependo de não ter ido, passei bastante tempo ocioso em La Paz e não teria sido caro. Eles falaram que tem uma vista sensacional e é facil ir de onibus, só não é bom ir a noite pelo perigo dos bairros próximos. Mas que é uma vista panorâmica da cidade - recomento por eles :P

 

Depois desse tempo juntos, nos despedimos e eu fui pra o meu hotel esperar a hora de pegar meu ônibus. Peguei minhas coisas, fui pra a rua pegar um taxi e fiquei na rodoviária até dar a hora de ir. Por acaso um amigo que conheci em Cusco passou e ficamos conversando um até descobrir que pegaríamos o mesmo ônibus. Então, partimos pra Uyuni, pra atravessar o deserto! A viagem levaria a noite toda, então, só me restava dormir.

 

Só pra contextualizar, o plano era chegar lá e contratar um passeio na hora.

Não foi beeeeeeeeemmmm isso que eu fiz, mas ... dá pra fazer. Mas se fosse pra fazer de novo? Eu teria contrato antes.

 

 

 

Concluindo sobre La Paz... é uma cidade bem interessante, totalmente diferente de qualquer coisa por aqui. Os mercados, as ruas, os bairros e tudo que se pode ver dentro da própria cidade é muito diversificado da nossa cultura. E ainda tem a parte "rica" da cidade, o lado sul ou zona sul, não sei. Parece um pedaço da europa em La Paz - vale a pena conhecer. Eu não consigo contar coisa por coisa porque realmente em La Paz eu só vaguei. Nem tirar fotos eu tirava mais... eu estava lá numa transição, descansando e curtindo a cultura sem compromissos turísticos.

Eu super aconselho o Chacaltaya, é um passeio bom demais. Eu iria até o topo, aconselho ver tudo. Eu não fiz isso, mas não teria feito diferente. O que eu vivi lá, as pessoas, a turma que se formou ... eu não troco por nada.

 

E ah.. cuidado com seus papeis e tickets. E mais importante, cuidado com golpes... fiquem atentos!

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DIA 7

 

Então… ao acordar, fomos tentar descobrir como pegar um ônibus pra a última ruína do city tour. O plano era ir até a última e voltar andando. Descobrimos o endereço do lugar, dava pra ir andando, era uma entrada na Av. Del Sol (se alguém precisar disso especificamente – ônibus pra Tambomachay – me pede que eu vou buscar o nome da rua certinho). Fomos até o local, e só tinha povo local mesmo pegando o ônibus. Algumas pessoas até olhavam estranho pra a gente, mas foi super tranquilo... o ônibus saiu bem rapidinho. No caminho, uma “cholinha” entrou com sua irmãzinha e sentou no meu colo. Foi super legal! Heheheh É incrível como no Peru as crianças são independentes, duas irmãs entre 3 e 6 anos andando sozinhas de ônibus! Paguei S/.2,50 no ônibus.

 

Oi Barbara meu mochilão se aproxima (junho) e eu decidi fazer o City tour e vale sagrado por conta igual você =) Gostaria do nome da Rua por favor. Meus planos foram alterados não consegui o ingresso para MP para dia 6/6 apenas dia 05/06. Vou chegar em Cusco dia 04/06 as 6 da manha =) então pensei em fazer o seguinte: Dia 4 faço o vale sagrado e durmo em Ollata. Estou pensando em Começar por Pisac o que você acha? O que você me sugeri? tenho uma duvida. Você comprou o Boleto ( 130 pesos) ou pegou a parte a entrada? Vou comprar o bilete para o trêm para de Ollata para A.C e dormir la e fazer MP e voltar no final da tarde para MP no final do día 05. Dia 06 tenho o dia todo em Cusco para fazer o City tour. O onibus pelo que enteni sai da rua do sol é isso? Desde já agradeço a ajuda ::cool:::'>

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DIA 7

 

Então… ao acordar, fomos tentar descobrir como pegar um ônibus pra a última ruína do city tour. O plano era ir até a última e voltar andando. Descobrimos o endereço do lugar, dava pra ir andando, era uma entrada na Av. Del Sol (se alguém precisar disso especificamente – ônibus pra Tambomachay – me pede que eu vou buscar o nome da rua certinho). Fomos até o local, e só tinha povo local mesmo pegando o ônibus. Algumas pessoas até olhavam estranho pra a gente, mas foi super tranquilo... o ônibus saiu bem rapidinho. No caminho, uma “cholinha” entrou com sua irmãzinha e sentou no meu colo. Foi super legal! Heheheh É incrível como no Peru as crianças são independentes, duas irmãs entre 3 e 6 anos andando sozinhas de ônibus! Paguei S/.2,50 no ônibus.

 

Oi Barbara meu mochilão se aproxima (junho) e eu decidi fazer o City tour e vale sagrado por conta igual você =) Gostaria do nome da Rua por favor. Meus planos foram alterados não consegui o ingresso para MP para dia 6/6 apenas dia 05/06. Vou chegar em Cusco dia 04/06 as 6 da manha =) então pensei em fazer o seguinte: Dia 4 faço o vale sagrado e durmo em Ollata. Estou pensando em Começar por Pisac o que você acha? O que você me sugeri? tenho uma duvida. Você comprou o Boleto ( 130 pesos) ou pegou a parte a entrada? Vou comprar o bilete para o trêm para de Ollata para A.C e dormir la e fazer MP e voltar no final da tarde para MP no final do día 05. Dia 06 tenho o dia todo em Cusco para fazer o City tour. O onibus pelo que enteni sai da rua do sol é isso? Desde já agradeço a ajuda ::cool:::'>

 

Vamos organizar essa resposta aqui... pra você entender! :D

 

Pontos de ônibus/van:

 

semttulogqu.jpg

 

- City Tour (Onibus que vai pra Tambomachay - avisar ao motorista e descer antes): SETA AZUL. Esse é um terminalzinho junior, com muita gente local...

- Vale Sagrado (Van para Ollanta, passando por Pisac também): SETA VERMELHA. Eu indiquei a seta, mas se não for exatamente nessa rua é muito próximo, é só perguntar... é uma transversal da Av. Grau e tenho quase certeza que é esta indicada.

 

(No google maps tem terminais na mesma região, acredito que seja exatamente o que eu estou mostrando, mas estão indicados um pouquinho distantes do que é na verdade. Mas é isso ai... só ver a minha setinha que é mais confiável)

 

Sobre o que fazer... sim, é melhor começar em Pisac e de lá ir pra Ollanta e dormir lá. No dia 05 você pega um trem cedo pra Aguas Calientes e de lá já fica o dia inteiro em Machu Picchu. Dorme em Aguas Calientes e no dia seguinte volta pra Cusco. Ou volta pra Cusco no mesmo dia, e de lá faz o CityTour. Se você dormir em Aguas Calientes é melhor... você volta com mais tranquilidade, e no meio da manhã começa o citytour.

 

Nesse caso... você vai de Ollanta pra Aguas Calientes e de lá pra Machu Picchu no dia 05 pela manhã, não vai chegar tão cedo... mas em compensação você pode ficar lá até o fechar, o que é ótimo. E dorme lá, sem pressa.... pode aproveitar bem as ruinas quando está mais vazio (final da tarde). E.... no dia seguinte volta pra cusco no primeiro trem pra Poroy e de lá pegando um taxi pra Cusco. Nesse dia (06) você pode fazer o citytour....

 

 

Dicas... leve roupa de frio pra todos esses lugares, principalmente o citytour que você fica muito tempo a pé exposto. Você não deve pegar tempestade ou chuva que nem eu, vai ser inverno e lá é seco no inverno - APROVEITE.

 

E lembre-se, cerca de 4 horas heim... andando! Procure ler sobre os lugares antes de ir, porque você não ver ter um guia pra te dizer as melhores observações...

 

Eu comprei o boleto sim, mas é 140 soles e eu paguei meia, ou seja: 70 soles. Vale a pena se você for pra várias ruínas eu acho... tem a opção do boleto por roteiro, você pode dar uma olhada se vale mais a pena do que esse boleto completão.

  • 2 semanas depois...
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Volteeeeeii.. eu sempre volto! Hahaha

 

Escrevendo dia 20 agora! :)

 

Obaaaa, bem vinda novamente... Estava em semana de prova na faculdade?

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DIA 20-21

 

Eu ainda meio perdida nas contas de dias em La Paz… provavelmente eu me perdi no tempo, e estou tentano me localizar que dia estou. Eu olhei aqui nas fotos e a data de criação diz que eu cheguei dia 21/01/13 a Uyuni. Então... claramente eu me perdi no tempo em La Paz! :P

E esse é o relato de um único dia, só é um ajuste de datas.

 

Então... desci do ônibus meio sem saber o que fazer. Esse dia eu dei uma cagada (no sentido negativo), que foi não saber o que fazer. E como eu tava com uma mochila pesada nas costas, outra na frente e um saco na mão, eu fui ficando cansada. Eu comecei mal. Eu desci do ônibus tentando perguntar onde tinha empresa pra ir pra o Salar. Ai me indicaram um caminho... eu fui andando, andando, andando e depois de umas 6 quadras ficou bem claro pra mim que eu estava na direção errada. Voltei tudo... e perguntei novamente. Fui entrando então a rua e me indicaram uma direção completamente oposta. Peguei essa direção e andei mais um bucado até chegar numa praça, que era meio que o “centro”. Daí eu fui batendo de porta em porta das agências INDICADAS e todas estavam lotadas pra o passeio para o mesmo dia. Eu comecei a pensar na opção 2. Essa opção dois foi proposta pelo meu amigo canadense com quem eu esbarrei em La Paz na rodoviária e pegou o mesmo ônibus que eu. Ele reservou o passeio pra o dia seguinte e ia dormir uma noite lá em Uyuni. Eu não queria fazer isso inicialmente, mas depois de um tempo recebendo “não” e com muito peso pra carregar eu só queria deixar aquelas coisas num hostel e procurar com calma.

 

Então... depois disso eu resolvi que ia ficar lá. Er... eu não precisava. Mas... fui passando em vários hosteis que me disseram que eu só poderia fazer o check-in 11 hs. E ainda era mais cedo, não ia adiantar muita coisa. Eu passei por uns 3 que eu achei simpatico e fui parar no HI da região. Ô MENINA TROCHA... hahahah Hostel International é pra pagar muito e ter um atendimento ruim. Eu fiz o checkin ;)

 

Antes de perceber algumas coisas do hostel eu fui passear de novo, dessa vez sem mala, pra descobrir onde estavam as outras empresas que eu tinha anotado. Fui fechar com a Olivos’ Tour.

 

Na epoca que eu tava querendo atravessar o deserto estava tendo um conflito entre duas cidades e eles tinham fechado a região da Laguna Verde... então não tinha como atravessar a fronteira. Eles me disseram que se não tivesse acabado o conflito e eu tentasse passar eu podia conseguir passar e depois ficar presa la no meio do caminho, por dias... Fiquei preocupada né, mas eu tinha que atravessar um dia ou outro, por um caminho ou por outro, afinal eu ia embora por Santiago, CHILE! =p

 

Fui pergutando a algumas empresas sobre isso e era uma mentirada sem mais tamanho. Eu não sabia se tava tendo conflito, se ja tinha acabado, se era perigoso, se dava pra passar... enfim. Cada historia que me contavam deixava tudo mais embolado ainda na minha cabeça, não dava nem pra tirar uma média. Cada uma era diferente da outra. Eu cai na conversa da minha própria empresa e torci pra que eles tivessem certos. Eles me cobraram 850 bols pelo passeio, umas taxas adicionais e mais 120 bols PARA O CASO de eu ter que ir por um caminho mais longe pra chegar em San Pedro de Atacama. A minha sorte foi que o conflito “acabou” exatamente no dia que eu sai, então teoricamente quando eu chegasse na fronteira eu não ia nem notar diferença... e ela me deu meu dinheiro de volta!

 

Ainda tinha outro problema nessa época... AS CHUVAS! Não dava pra atravessar o salar, então iriamos entrar e sair... não iríamos passar pela Ilha e talvez não conseguíssimos atravessar um caminho que tem depois que passar do salar. Eu ouvi conversas de que algumas empresas tiveram que voltar porque não conseguiram atravessar... mas minha “agente” disse que dava pra ir! E ainda tinha outro detalhe............ (ok, esse é o ultimo)........ todas as empresas saiam do salar e iam pra a proxima vila pra dormir. A minha não... a minha disse que tinha que voltar pra Uyuni (WHAT!!!!???), trocar de carro e depois continuar.

 

Reservado e pagado meu tour, eu tinha que esperar até o outro dia. Foi ai que eu percebi que ainda era cedo, que dava tempo de ter ido no mesmo dia se eu não tivesse ficado com a mochila pesada pra resolver tudo. Eu fiquei lá com o colega canadense, tentando resolver as coisas do tour dele também, encontrei alguns amigos, e depois disso, acabou. A cidade para. Todos os tours saem quase na mesma hora... e depois do almoço, até umas 3 da tarde, não tem NADA ABERTO. E o detalhe é que a cidade parece um faroeste. Reparem no lugar...

 

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Só faltou o feno rolando no meio da rua e alguns dramas. Enfim.

 

Depois disso, era esperar. Eu juro que entrei no timing daquele lugar, que por sinal está perdido no tempo, e fiquei lá... aproveitando a brisa. Conversando sobre a vida. E o a grande descoberta da minha viagem aconteceu ai... tararararararararararam a conversa do coração de galinha. Isso que dá estar num lugar perdido no tempo, sem nada pra fazer... a conversa chega nesses pontos. Mas foi a partir daí que eu comecei a minha pesquisa sobre coração de galinha, porque o canadense me disse que foi a coisa mais nojenta que eu poderia ter dito a ele.

 

O dia foi todo isso ai... comendo pizza a lenha (deliciosa num hostel bem de frente a praça, tem muita opção por lá), esperando o dia passar, indo na lan house e avisando a todo mundo que seriam 3 dias sem contato, aproveitando um pouco, conversando, e tudo que um dia perdido no tempo tem direito.

 

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Vamos voltar agora a comentar sobre o hostel. Quando eu fui novamente no hostel tomar banho no meio do dia eu percebi algo estranho: EU ERA A UNICA HOSPEDE. Sério.. não vi ninguém. Ainda tomei uma queda na saída em cima do joelho que eu tinha machucado em Ollanta. OLHA O ESTRAGO!!!!!

 

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E sim.. esse foi um dia TÃO emocionante que eu tenho fotos do joelho.

 

Continuando... eu fiquei preocupada sobre a noite, dormir sozinha.. tava meio estranho o lugar. Quando eu cheguei pra dormir de noite, eles ME COBRARAM POR UM BANHO 10 BOLS........................... não tinha NINGUEM no hostel, nem alma penada eu encontrei e ainda assim eles me disseram que eu só tinha direito a um banho por diária e eu teria que escolhar quando eu tomaria esse banho, se no mesmo dia ou se no dia seguinte pela manhã. EU NÃO TENHO UMA LETRA MAIOR PRA DEMONSTRAR MINHA INDIGNAÇÃO. :evil:

 

Imaginem que eu tinha chegado de La Paz... HORAS no ônibus... passado o dia devagando sobre a vida, andando e morrendo de tédio na terra do nunca e eles queriam que eu não tomasse banho. Sem mais.. paguei o banho e fui dormir. Foi uma noite sinistra, no hostel vazio. Foi muito sinistro. Entrou pra a lista das duas noites sinistras da minha viagem: Uyuni e Isla del Sol. Eu odeio dormir sozinha numa vila vazia e escura, imaginem num hostel inteiro só pra mim? Muito ruim... e frio. ::Cold::::Cold::::Cold::

 

Ai sim né, deixei tudo pronto, banho pago, hostel pago, passeio pago. No dia seguinte era levantar e ir pra ver se:

-Ia passar do alagamento.

-Ia passar da fronteira.

 

Grandes expectativas ::otemo::

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