Ir para conteúdo

Às Margens Sao Francisco:Paulo Afonso -BA, Piranhas-AL, Canindé de Sao Francisco, Xingó


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Faz tempo que este relato estava pronto e esqueci de postar. Apesar do tempo que fiz a viagem, faz um ano, ponderei que valeria à pena, ainda assim, compartilhar informações deste local tão lindo, que hoje é foco de interesses políticos e corre riscos de ter sua beleza e vivacidade afetadas.

Lá vai...

As cidades brasileiras sempre são atrativas para mim. Nesta viagem queria descansar e aproveitar para conhecer novos lugares e novas pessoas!! Desta vez, o local escolhido para a viagem foram algumas cidades banhadas pelo rio São Francisco, sertão nordestino, que me surpreendeu bastante!!

Fiquei encantada com a beleza das cidades e a cultura local, que é muito rica e interessante. A região que visitamos é divisa entre três Estados: Bahia, Sergipe e Alagoas. Vale a pena conferir!!

Resumidamente, começamos a viagem por Paulo Afonso, cidade onde está sediada a CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), cidade com mais de 100 mil habitantes, muito charmosa, aconchegante e com uma história surpreendente, já que a cidade surgiu a partir da construção das usinas da CHESF. Partimos para Piranhas, cidade histórica do cangaço brasileiro. Banhada pelo rio São Francisco, é uma cidade muito aconchegante, bonita e organizada. Além disso, o banho nas margens do rio é FANTÁSTICO!! Hoje, a cidade é tombada pelo IPHAN como patrimônio histórico brasileiro. Há paisagens lindas, encantadoras... do Mirante Secular a vista parece uma obra de arte, um quadro pintado pelas mãos de Deus!! :)

Ficamos hospedados em Piranhas, mas conhecemos também Canindé de São Francisco, que fica há 15km e oferece outros atrativos turísticos. Como moramos em Salvador, decidimos voltar pela Linha Verde e parar para conhecer Mangue Seco e outras praias do litoral norte.

 

Primeiro dia: Quarta, 21/12/11

Ida: Salvador–Paulo Afonso, saímos de Salvador às 12:30. Fomos pela BR-324, passamos por Feira de Santana e seguimos pela BR-116 até Jorrinho, onde paramos para um lanche, acabamos comendo Bode assado!! ;)

De lá seguimos viagem e chegamos em Paulo Afonso por volta das 19h. A cidade estava toda enfeitada para o Natal, lindaaa!! Depois de nos acomodarmos no hotel saímos para um lanche!!

 

Segundo dia: Quinta, 22/12/11

Manhã: Percorremos toda a cidade de carro, conhecemos a Igreja de São Francisco, feita de pedra, linda!! Passeamos pelas praças da Mangueira e pela dos Trabalhadores, em que tem uma escultura dos trabalhadores. Almoçamos no restaurante Tambaú (muito bom) e a tarde fomos visitar as Usinas da CHESF, motivo do surgimento da cidade de Paulo Afonso. Muito interessante e vale a pena conferir, até por que a história da cidade gira em torno da construção dessas usinas, que até hoje tem papel importante para o desenvolvimento da cidade e do nordeste.

A usina foi construída entre os anos de 1948 e 1963, foram 15 anos para sua construção. Inicialmente, Paulo Afonso se resumia a um pequeno povoado e ao acampamento da CHESF, que era uma cidade murada, com portaria para entrada, totalmente arborizada e organizada para seus funcionários; desde os operários até diretores. Então, lá foram construídos clubes, havia escolas, hospital, diversos jardins e tudo o mais que fosse útil para aquela população. Mas ao redor daquela construção se aglomeraram pessoas com o interesse de trabalhar na CHESF e surgiu assim a vila Poty, que ganhou este nome, pois foi toda construída com as sobras de cimento da marca Poty que eram jogadas pelo muro do acampamento CHESF. Com o crescimento da vila, a privatização de parte da CHESF e a instituição de concurso público para trabalhar nesta empresa, a cidade tornou-se uma só, sem muros.

A noite curtimos as apresentações de natal que foram realizadas na praça da Mangueira, principal da cidade, que estava toda enfeitada!!

 

Terceiro dia: Sexta, 23/12/11

Manhã: Fomos visitar a Usina de Angiquinho, que já é Alagoas. Primeira usina do Nordeste, segunda do Brasil... A Usina de Angiquinho, atual patrimônio histórico, foi construída por Delmiro Gouveia em 1913, um visionário nordestino, que teve a idéia de abastecer sua tecelágem com luz elétrica gerada pela força da água, das cachoeiras da região. Após alguns anos, com o crescimento de seu negócio, ele tentou construir uma usina maior com o objetivo de abastecer o Nordeste e o Brasil de energia elétrica, mas seu plano não se concretizou, pois foi assassinado logo depois, em 1917. Trinta e cinco anos depois inspirou a construção da CHESF. Nesta usina há também um pequeno museu em que conta a história da cidade de Delmiro Gouveia, de seu fundador e da história de Lampião e seu bando de cangaceiros.

Tarde: Fomos almoçar na Pousada a Regina, local bem interessante pois é às margens do rio e dá pra tomar um banhinho enquanto almoça!! Passamos a tarde lá, curtindo o local!!

Noite: Apreciamos as apresentações de natal (gravação de DVD de um cantor de MPB da região, muito bom, por sinal) e comemos pizza...

 

Quarto dia: Sábado, 24/12/11

Manhã: Fizemos o passeio de catamarã pelo rio São Francisco, belíssimo passeio!! Pudemos apreciar as belezas naturais dos cânions e, claro, tomar banho!!

Tarde: Seguimos para Piranhas-AL. Passamos por Delmiro Gouveia e chegamos em Piranhas antes do pôr-do-sol, ficamos hospedados na Pousada Pedra do Sino. Curtimos o pôr-do-sol lá da pousada que fica no alto da montanha e tem uma vista privilegiada de toda a cidade. Eu recomendo hospedar-se por lá, principalmente se estiver de carro. É fantástica. A cidade é muito linda, toda tombada como patrimônio histórico... vale muito a pena conferir. As paisagens são belíssimas, a cidade é super aconchegante e muito turística!!

Noite: Fomos ao centro da cidade para jantar no restaurante chamado Altemar Dutra; excelente pedida!! Vale a pena conferir!! Além disso, curtimos as apresentações culturais que estavam acontecendo na cidade!!

 

Quinto dia: Domingo, 25/12/11

Manhã/Tarde/Noite: Fizemos um passeio de barco bem interessante pelo rio São Francisco. Esta parte do rio é divisa de Alagoas com Sergipe. Conhecemos uma família paraibana muito gente boa... nos divertimos bastante!! Passamos pelo povoado de Entremontes, local que foi visitado por D. Pedro II (isso orgulha a cidade) e que atualmente exporta rendas para todo o Brasil e mundo. Visitamos também a cidade de Poço Redondo, fomos à Grota do Angico, local onde Lampião e seu bando foi morto pelos policiais da época. Lá há algumas fotos desse grupo e guias que contam suas histórias. Gostei muito de tudo!! Além disso, aproveitamos mais banho às margens do rio. Foi MARAVILHOSO!! Vimos mais um pôr-dol-sol lá da pousada e a noite aproveitamos mais um pouco no Altemar Dutra... com música ao vivo!! Bom demais!!

 

Sexto dia: Segunda, 26/12/11

Manhã/Tarde: Visitamos a Usina Xingó, que fica do lado Sergipano!! Muito legal!! É bem mais moderna que a CHESF, menor, mas muito interessante também. Logo seguimos para o passeio de Catamarã no lado sergipano do rio, lado que foi represado para que a usina pudesse funcionar. O passeio é bastante animado, a estrutura é maior e melhor que o Catamarã baiano e o banho também é excelente!! Vale muito a pena conhecer! Ao chegar em Piranhas, fomos passear na cidade e resolvemos subir cerca de 200 degraus de escada para conhecer a igreja católica que eles têm lá. A vista é linda e vale muito a pena!! Desta vez, vimos o pôr-do-sol do píer da cidade, de onde saem os barcos de passeio pelo rio. Foi FANTÁSTICO!!

Noite: Depois de um luau com nossos amigos paraibanos, fomos mais uma vez no Altemar Dutra, irresistível o café nordestino!! Muito bom mesmo!!

 

Oitavo dia: Terça, 27/12/11

Manhã/Tarde/Noite: Acordamos beeem tarde e seguimos viagem para Mangue Seco. Chegamos lá ao anoitecer, estávamos muito cansados e resolvemos ficar na pousada mesmo!!

Nono dia: Quarta, 28/12/11

Manhã/Tarde: Passeamos de lancha. Foi caro(R$100,00 por pessoa), mas valeu a pena. Visitamos as praias próximas, como a praia do Saco, em Sergipe, a Ilha da Sogra e a Ilha do Sossego. Após um lanche, pois tudo em Mangue Seco é muuuuiiito caro, fomos passear de Buggy, caro, mas necessário!! Paisagens lindíssimas!! FANTÁSTICO!! Pôr-do-sol tomando banho de mar... simplesmente perfeito!!

Noite: Decidimos passear pelo povoado e comer uma pizza!!

 

Décimo dia: Quinta, 29/12/11

Manhã/Tarde/Noite: Retornamos pela Linha Verde, mas passamos pelas praias de Conde, Barra do Itariri, Baixios, Porto de Sauípe e Guarajuba. Todas elas são lindas, mas voltarei a Barra do Itariri com certeza!

Espero ter contribuído! Abraços

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
Faz tempo que este relato estava pronto e esqueci de postar. Apesar do tempo que fiz a viagem, faz um ano, ponderei que valeria à pena, ainda assim, compartilhar informações deste local tão lindo, que hoje é foco de interesses políticos e corre riscos de ter sua beleza e vivacidade afetadas.

Lá vai...

As cidades brasileiras sempre são atrativas para mim. Nesta viagem queria descansar e aproveitar para conhecer novos lugares e novas pessoas!! Desta vez, o local escolhido para a viagem foram algumas cidades banhadas pelo rio São Francisco, sertão nordestino, que me surpreendeu bastante!!

Fiquei encantada com a beleza das cidades e a cultura local, que é muito rica e interessante. A região que visitamos é divisa entre três Estados: Bahia, Sergipe e Alagoas. Vale a pena conferir!!

Resumidamente, começamos a viagem por Paulo Afonso, cidade onde está sediada a CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), cidade com mais de 100 mil habitantes, muito charmosa, aconchegante e com uma história surpreendente, já que a cidade surgiu a partir da construção das usinas da CHESF. Partimos para Piranhas, cidade histórica do cangaço brasileiro. Banhada pelo rio São Francisco, é uma cidade muito aconchegante, bonita e organizada. Além disso, o banho nas margens do rio é FANTÁSTICO!! Hoje, a cidade é tombada pelo IPHAN como patrimônio histórico brasileiro. Há paisagens lindas, encantadoras... do Mirante Secular a vista parece uma obra de arte, um quadro pintado pelas mãos de Deus!! :)

Ficamos hospedados em Piranhas, mas conhecemos também Canindé de São Francisco, que fica há 15km e oferece outros atrativos turísticos. Como moramos em Salvador, decidimos voltar pela Linha Verde e parar para conhecer Mangue Seco e outras praias do litoral norte.

 

Primeiro dia: Quarta, 21/12/11

Ida: Salvador–Paulo Afonso, saímos de Salvador às 12:30. Fomos pela BR-324, passamos por Feira de Santana e seguimos pela BR-116 até Jorrinho, onde paramos para um lanche, acabamos comendo Bode assado!! ;)

De lá seguimos viagem e chegamos em Paulo Afonso por volta das 19h. A cidade estava toda enfeitada para o Natal, lindaaa!! Depois de nos acomodarmos no hotel saímos para um lanche!!

 

Segundo dia: Quinta, 22/12/11

Manhã: Percorremos toda a cidade de carro, conhecemos a Igreja de São Francisco, feita de pedra, linda!! Passeamos pelas praças da Mangueira e pela dos Trabalhadores, em que tem uma escultura dos trabalhadores. Almoçamos no restaurante Tambaú (muito bom) e a tarde fomos visitar as Usinas da CHESF, motivo do surgimento da cidade de Paulo Afonso. Muito interessante e vale a pena conferir, até por que a história da cidade gira em torno da construção dessas usinas, que até hoje tem papel importante para o desenvolvimento da cidade e do nordeste.

A usina foi construída entre os anos de 1948 e 1963, foram 15 anos para sua construção. Inicialmente, Paulo Afonso se resumia a um pequeno povoado e ao acampamento da CHESF, que era uma cidade murada, com portaria para entrada, totalmente arborizada e organizada para seus funcionários; desde os operários até diretores. Então, lá foram construídos clubes, havia escolas, hospital, diversos jardins e tudo o mais que fosse útil para aquela população. Mas ao redor daquela construção se aglomeraram pessoas com o interesse de trabalhar na CHESF e surgiu assim a vila Poty, que ganhou este nome, pois foi toda construída com as sobras de cimento da marca Poty que eram jogadas pelo muro do acampamento CHESF. Com o crescimento da vila, a privatização de parte da CHESF e a instituição de concurso público para trabalhar nesta empresa, a cidade tornou-se uma só, sem muros.

A noite curtimos as apresentações de natal que foram realizadas na praça da Mangueira, principal da cidade, que estava toda enfeitada!!

 

Terceiro dia: Sexta, 23/12/11

Manhã: Fomos visitar a Usina de Angiquinho, que já é Alagoas. Primeira usina do Nordeste, segunda do Brasil... A Usina de Angiquinho, atual patrimônio histórico, foi construída por Delmiro Gouveia em 1913, um visionário nordestino, que teve a idéia de abastecer sua tecelágem com luz elétrica gerada pela força da água, das cachoeiras da região. Após alguns anos, com o crescimento de seu negócio, ele tentou construir uma usina maior com o objetivo de abastecer o Nordeste e o Brasil de energia elétrica, mas seu plano não se concretizou, pois foi assassinado logo depois, em 1917. Trinta e cinco anos depois inspirou a construção da CHESF. Nesta usina há também um pequeno museu em que conta a história da cidade de Delmiro Gouveia, de seu fundador e da história de Lampião e seu bando de cangaceiros.

Tarde: Fomos almoçar na Pousada a Regina, local bem interessante pois é às margens do rio e dá pra tomar um banhinho enquanto almoça!! Passamos a tarde lá, curtindo o local!!

Noite: Apreciamos as apresentações de natal (gravação de DVD de um cantor de MPB da região, muito bom, por sinal) e comemos pizza...

 

Quarto dia: Sábado, 24/12/11

Manhã: Fizemos o passeio de catamarã pelo rio São Francisco, belíssimo passeio!! Pudemos apreciar as belezas naturais dos cânions e, claro, tomar banho!!

Tarde: Seguimos para Piranhas-AL. Passamos por Delmiro Gouveia e chegamos em Piranhas antes do pôr-do-sol, ficamos hospedados na Pousada Pedra do Sino. Curtimos o pôr-do-sol lá da pousada que fica no alto da montanha e tem uma vista privilegiada de toda a cidade. Eu recomendo hospedar-se por lá, principalmente se estiver de carro. É fantástica. A cidade é muito linda, toda tombada como patrimônio histórico... vale muito a pena conferir. As paisagens são belíssimas, a cidade é super aconchegante e muito turística!!

Noite: Fomos ao centro da cidade para jantar no restaurante chamado Altemar Dutra; excelente pedida!! Vale a pena conferir!! Além disso, curtimos as apresentações culturais que estavam acontecendo na cidade!!

 

Quinto dia: Domingo, 25/12/11

Manhã/Tarde/Noite: Fizemos um passeio de barco bem interessante pelo rio São Francisco. Esta parte do rio é divisa de Alagoas com Sergipe. Conhecemos uma família paraibana muito gente boa... nos divertimos bastante!! Passamos pelo povoado de Entremontes, local que foi visitado por D. Pedro II (isso orgulha a cidade) e que atualmente exporta rendas para todo o Brasil e mundo. Visitamos também a cidade de Poço Redondo, fomos à Grota do Angico, local onde Lampião e seu bando foi morto pelos policiais da época. Lá há algumas fotos desse grupo e guias que contam suas histórias. Gostei muito de tudo!! Além disso, aproveitamos mais banho às margens do rio. Foi MARAVILHOSO!! Vimos mais um pôr-dol-sol lá da pousada e a noite aproveitamos mais um pouco no Altemar Dutra... com música ao vivo!! Bom demais!!

 

Sexto dia: Segunda, 26/12/11

Manhã/Tarde: Visitamos a Usina Xingó, que fica do lado Sergipano!! Muito legal!! É bem mais moderna que a CHESF, menor, mas muito interessante também. Logo seguimos para o passeio de Catamarã no lado sergipano do rio, lado que foi represado para que a usina pudesse funcionar. O passeio é bastante animado, a estrutura é maior e melhor que o Catamarã baiano e o banho também é excelente!! Vale muito a pena conhecer! Ao chegar em Piranhas, fomos passear na cidade e resolvemos subir cerca de 200 degraus de escada para conhecer a igreja católica que eles têm lá. A vista é linda e vale muito a pena!! Desta vez, vimos o pôr-do-sol do píer da cidade, de onde saem os barcos de passeio pelo rio. Foi FANTÁSTICO!!

Noite: Depois de um luau com nossos amigos paraibanos, fomos mais uma vez no Altemar Dutra, irresistível o café nordestino!! Muito bom mesmo!!

 

Oitavo dia: Terça, 27/12/11

Manhã/Tarde/Noite: Acordamos beeem tarde e seguimos viagem para Mangue Seco. Chegamos lá ao anoitecer, estávamos muito cansados e resolvemos ficar na pousada mesmo!!

Nono dia: Quarta, 28/12/11

Manhã/Tarde: Passeamos de lancha. Foi caro(R$100,00 por pessoa), mas valeu a pena. Visitamos as praias próximas, como a praia do Saco, em Sergipe, a Ilha da Sogra e a Ilha do Sossego. Após um lanche, pois tudo em Mangue Seco é muuuuiiito caro, fomos passear de Buggy, caro, mas necessário!! Paisagens lindíssimas!! FANTÁSTICO!! Pôr-do-sol tomando banho de mar... simplesmente perfeito!!

Noite: Decidimos passear pelo povoado e comer uma pizza!!

 

Décimo dia: Quinta, 29/12/11

Manhã/Tarde/Noite: Retornamos pela Linha Verde, mas passamos pelas praias de Conde, Barra do Itariri, Baixios, Porto de Sauípe e Guarajuba. Todas elas são lindas, mas voltarei a Barra do Itariri com certeza!

Espero ter contribuído! Abraços

 

Olá, Jeane! Tudo bem?

 

PA é linda demais...!!! Sem palavras!!

Conheço a cidade...todo ano dou passada lá!

 

Jun/Jul estarei lá novamente...se DEUS quiser!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...